65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, março 15, 2010
Por que a política de uso do solo é tão importante?
O professor Luiz Pinedo, do curso de Arquitetura e Urbanismo e do mestrado em Engenharia Ambiental do IF Fluminense, volta a remeter ao blog reflexão sobre construções habitacionais no município de Campos dos Goytacazes que o blog publica abaixo:
"Caro Roberto Moraes,
Hoje fui conhecer o Conjunto Habitacional Terra Nova que pertence a uma Empresa Paulista que está construíndo dois conjuntos habitacionais próximos do Parque dos Prazeres, num teremos 465 imóveis tipo Habitação Mercado Popular que atinge a faixa de renda de 5 a 7 Salários mínimos e outro de 382 imóveis no padrão Minha casa, minha vida que atua na faixa de 0 a 3 SM.
Para quem atua no setor isto significa algo positivo pois estas faixas de renda eram inexistentes dentro da produção organizada pelo capital imobiliário.
Podemos afirmar que está surgindo uma nova cidade atrás da Lagoa dos Prazeres. No projeto do Parque dos Prazeres são 5100 casas que serão no padrão Minha Casa Minha Vida, Habitação de Interesse Social tipo embrião de 0 a 3 SM.
A pergunta que qualquer pessoa sensível faria é o que muda com tudo isso? A estrutura urbana, isto é sistema viário, infraestrutura de saneamento, serviços urbanos não está adequado pois a escala de pequeno bairro que lá existia passa para uma população de mais de 30 mil habitantes. Agora teremos uma mancha urbana adensada cercando a Lagoa atrás do HGG.
Pelo Plano Diretor teríamos de ter a criação de algo equivalente a uma operação urbana que significa como fazer a conexão desta área com a área consolidada de Guarus. O correto é fazer as adequações urbanísticas antes que os Loteamentos Parque dos Prazeres e Terra Nova estarem concluídos para preservar a qualidade urbana e não criarmos infernos urbanos.
A escala da produção imobiliária mudou em função da capitalização das empresas que passam a atuar em escala nacional, o Terra Nova pertence a uma empresa de São josé do Rio Preto(SP) e atua em 40 outras cidades.
Para que serve o Plano Diretor?
Luiz de Pinedo."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário