65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, março 14, 2010
Royalties do estado e dos municípios na visão de um carioca
O nosso leitor, o médico, Dr. João Bosco Queiroga, foi quem indicou a fonte: o blog Cidade Copacabana do jornalista, André Balocco, hospedado no Portal do Jornal do Brasil. Nele, o blogueiro questiona a utilização do dinheiro na capital e no interior. Mesmo tendo pontos questionáveis, a argumentação mostra que só agora, mesmo as pessoas bem informadas estão se perguntando sobre o destino destes significativos recursos. Antes tarde que nunca. Abaixo a introdução do artigo:
"Royalties: Cabral está certo, mas onde vai parar esta dinheirama?"
12/03/2010 - 09:32 Enviado por: Andre Balocco
"O governador Sergio Cabral tem razão em chiar na questão dos royalties: para variar, Brasília está fazendo demagogia com o dinheiro dos outros. A emenda Ibsen Pinheiro (um ex-anão do Orçamento) que saca do Estado quase R$ 5 bilhões, para distribui-los 'irmamente' entre outros Estados é, na minha avaliação, demagoga, extremamente demagoga por estarmos em ano eleitoral. Não se pode simplesmente retirar do Rio de Janeiro um dinheiro que lhe é devido de fato. Nossas cidades litorâneas pagam até hoje pelo crescimento desordenado advindo da indústria petrolífera. Indigno é o mínimo para se definir o que fizeram os deputados do estado que faltaram à sessão (dois) ou votaram contra o projeto (dois).
Mas há uma outra questão que não está sendo discutida e que merece nossa atenção - e que não seja usada pelos oportunistas de BSB para enxovalhar a reivindicação justa do governador:
Para onde vai esta dinheirama?"
Se desejar ler o texto na íntegra clique aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Senhores, o momento não é de discutir se o dinheiro é bem ou mal aplicado. O fato é que tanto os que defendem quanto os que apóiam a redistribuição dos royaties não se remetem ao fato de que este não é uma "receita" e sim uma "idenização". É como se fosse um adicional de insalubridade. A proposta de redistribuição soa como pagamento de insalubridade para quem é operador da Bolsa de Valores, para exemplificar. Amanhã escreverei sobre a LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997, alguns petistas de plantão podem gostar...paciência. Meu nome é Adilson (o Pessanha)
Olá,
Você já ouviu falar na questão dos royalties, que o Rio de Janeiro vai perder recursos imprescindíveis para o desenvolvimento, né? Mas você sabe bem o que são os royalties e o que vai mudar se a emenda Ibsen for aprovada? Então, se quiser saber mais sobre os impactos no Rio de Janeiro e nos estados não-produtores de petróleo, o secretário de Fazenda do RJ, Joaquim Levy, explicou bem toda a questão >> http://bit.ly/cGuxrB
Por isso, vamos participar quarta-feira agora (17) da marcha CONTRA A COVARDIA – EM DEFESA DO RIO. A concentração é na Candelária, às 16h. Entenda o que é assistindo ao vídeo no nosso canal no YouTube >> http://bit.ly/aBGWPl
E veja as fotos do lançamento da campanha, sábado >> WWW.flickr.com/photos/GovRJ
Postar um comentário