65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, abril 04, 2010
Afasta de mim este "cálice"!
O blog não acredita em mandato de representação popular subjugado a interesses comerciais de ninguém, muito menos de jornais que engordaram com verbas públicas.
Hipótese idêntica foi oferecida a este blogueiro e recusada há quase seis anos. Aliás, tempo que quase coincide com a vida deste blog. Naquela época o blogueiro já entendia a necessidade de ter um instrumento de comunicação independente para expor suas opiniões e lutar pelas suas ideias, sem dependências ou favores.
O restante da história é conhecida da maioria dos que lêem este blog. Os detalhes, datas, etc. podem ser contadas por blogueiro no momento e na forma que julgar oportuna.
Até que isto seja efetivado, o blog defende que todos aqueles de boa fé e vontade, se afastem desta tentação, sob pena de atolarem no pântano que pretendem combater.
A representação popular deve usar todo e qualquer instrumento para se comunicar com seus representados e vice-versa.
Porém, um mandato não pode ser correia de transmissão daqueles que ao invés de informar, debater e dar espaços a opiniões, forjam posições e repercussões com interesses individuais. Esta mistura é causa de muitos dos problemas pelo qual vive esta nossa região. Pai, afasta de mim este "cálice"!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Não entendi, porque esta postagem?
Explica melhor!
Se o senhor acha que é fácil para um vereador aparecer e divulgar seu trabalho e seu nome escolhendo esse ou aquele canal de mídia, e ainda querer se tornar uma opção viável (com possibilidade de vitória), por que não se candidata e banca o herói?
Os meios de comunicação de Campos são todos vinculados a este ou aquele grupo, a esse ou aquele interesse, sendo, portanto, impossível dizer que "nesse jornal eu não falo por causa disso...", ou "nessa rádio eu não dou entrevista por esse motivo...", caso contrário, o representante popular, que tem como uma de suas obrigações se corresponder com a população, não vai falar em lugar nenhum, ou apenas em locais com pouca divulgação.
A briga interna do PT é divulgada pra todo mundo, e isso dá mais munição para os adversários.
Ao comentarista das 09:07,
Meu (minha) caro(a),
Há uma distância grande entre a adesão a interesses mesquinhos e individuais e a responsabilidade com tinteresses coletivos.
O blog não falou em escolher veículos para se comunicar. O representante popular fala para todos, mesmo que alguns queiram lhe moldar a seus interesses.
A questão é outra. O mandato de representante da população deve dar autonomia para executar um trabalho não tutelado.
Não precisamos de heróis, mas de líderes que se proponham a deixar claro seus compromissos com projetos que sejam de interesse coletivo e da população e não de grupos...
No caso de Campos precisamos de alternativas às duas faces da mesma moeda... aliás precisamos de novos ideais... ou se rompe com o passado ou se agarra e se lambuza dele, se afastando da alternativa que se deseja.
Hoje, como nunca, há espaços para se comunicar para além destes que "cobram" e como cobram o espaço (cada vez mais limitado e menos crédito).
O blog insiste, o caminho não é a subjugação, da dependência. Um mandato sério com posições firmes, com diálogo com a sociedade enfrentará resistências, mas construirá um caminho sem volta e com alternativas que até aqueles que hoje ameaçam e sinalizam com oferendas, serão obrigados a divulgar suas posições e opiniões.
É preciso acreditar e trabalhar e não submeter. Não é possível acreditar em lideranças sem estes predicados.
Respeito quem pensa diferente, mas não contem comigo para este atalho que levará de onde a sociedade campista quer sair.
Sds.
Roberto, porque você não se candidata a algum cargo político? Com seu histórico você tem chance de ganhar. Seria muito bom ter você como prefeito. Uma terceira via, estamos cansados desses sanguessugas.
Caro(a) comentarista das 10:37 PM,
Eu quero ajudar a construir esta alternativa. Acho que aquele que se dispõe a ajudar é tão importante quanto a liderança que vai assumir esta tarefa.
Sds.
Meus Deus, Roberto, quanto cinismo.
Me perdoe o tom, mas não resisto. Então o problema é que a mídia é assim mesmo, e por isso devemos rezar na cartilha deles.
Eu fico a pensar no exemplo do Lula, claro não dá para comparar, mas veja: Conviveu, combateu e venceu a mídia. Tudo no ambiente democrático e com liberdade de expressão, embora a mídia sempre apontasse no caminho inverso: o assassinato de reputação e o autoritarismo.
Será que esse pobres "líderes" de Campos imaginam que conseguirão "pautar" a mídia "por dentro" em uma aliança tática, à lá MR8?
Pobres idiotas: serão usados e desacartados assim que apareça um "produto" melhor!
Juro que não sei. Se eles acreditam nisso, estamos todos perdidos.
Ou vai ver eles sabem, e escolheram deliberadamente esse caminho, pois acordos outros foram firmados. aí é "outro filme".
Ora, na década de 80 e 90, éramos execrados pela mesma mídia, mas nunca deixamos de colocar nossas agendas para a sociedade, e construímos um capital político mínimo que nos deu Antonio Carlos Rangel, e bons desempenhos eleitorais, mas o principal: Todos nos enxergávamos como alternativa!Cometemos erros, claro, mas esses erros nunca foram pautados pela mídia! NUNCA!
Agora é o contrário. E justamente agora.
Com todas as facilidades dos meios alternativos e da agilidade desses meios, nosso PT parece querer "abraçar o capeta".
É o fim, meu caro Roberto, c'est la fin, mon ami!
Professor,
A suplente de vereadora Odisséia, "noviça rebelde" mordeu a isca da imprensa chapa branca de Campos. A Ilustre suplente, conseguiu rachar até a base de oposição ao governo municipal. Fantástica esta suplente de vereadora.Há... Há... Há... O pior de tudo, faz o jogo da mídia chapa branca de Campos, que a lançou candiadata a prefeita. E a tão propalada discussão entre os membros do PT? Cadê a rapaziada da dialética? Infelizmente professor, tenho que dizer que o PT de Campos não passa de mais uma sigla. Como também o Nacional. Abraços.
Prezado Professor Roberto,
Poderia esclarecer para os seus leitores de que forma o PT de Campos e o mandato da vereadora tem sido tutelado ou tem os seus interesses moldados ou estão subjugados a interesses comerciais?
Você apresentou alguma proposição sobre a estratégia para a construção do PT de Campos na atual conjuntura que foi desconsiderada em nome de algum interesse escuso?
Como militante, liderança do PT, blogueiro muito lido e um potencial candidato a Prefeito, você tem aproveitado o seu blog para estabelecer alguma interlocução com o Partido dos Trabalhadores em Campos?
Honestamente, gostaria de saber de que forma você se propõe a colaborar com o PT campista na sua atual gestão?
Prezado Roberto,
Esse Douglas da Matta do comentário acima e que chama os outros de idiota é aquele que fica zombando da viúva de Renato Barbosa, desrespeitando mortos, chamava você de Bob Imorais e Luciano D'Angelo de mafioso.
Eu reparei que ele não fala mais mal de garotinho. Por que será? Foi só a vereadora aparecer um pouquinho que ele começou a falar mal dela. Esse cara tá fazendo o jogo de garotinho ou então é a "nova jumentinha".
Semana passada, a vereadora era comadre adorada e o cara se fazia de assessor especial. Agora parece o grande vira-casaca. O nome disso não era "traíra"?
Professor Roberto, conheço a sua grandeza e a sua comiseração mas não fique se juntando a estes tipos perdidos.
Afasta de você essa nova jumentinha.
Ao comentarista Petista amigo, das 05:47,
Se você lê e acompanha o blog a resposta já está dada. O debate sobre esta questão é um dos muitos assuntos que o partido pode
aproveitar e discutir com a sociedade.
Sobre outras colaborações converse com a vereadora que ela poderá te ajudar a responder.
Sds.
Postar um comentário