sábado, abril 10, 2010

Análise ou propaganda pró-Serra?

O artigo de Merval Pereira, na edição de ontem, sexta, em O Globo, "Com ou sem PT?" mais que uma análise política ele parece um peça de propaganda pró Serra. Veja a metade final: "É por essa razão que a situação na corrida presidencial tende a se manter estável, com uma dianteira média do candidato tucano de cinco pontos percentuais, variando de acordo com o instituto de pesquisa e seus métodos. Uns institutos apertam essa diferença para 3 a 4 pontos, outros a alargam para até 9 ou 10 pontos. O que parece certo é que até o momento o eleitorado tem se mantido dentro das previsões, com a candidata oficial recebendo cerca de 30% dos votos; o candidato oposicionista, na faixa dos 35%; e outro terço do eleitorado se mantendo indefinido, à espera da campanha propriamente dita, depois da Copa do Mundo. Isso demonstra também que, mesmo tendo até 80% de avaliação positiva nas pesquisas, o presidente Lula dificilmente transformará sua popularidade em votos para Dilma. Há uma parte da eleição que só pode ser feita pelo próprio candidato, que tem que convencer o eleitor de que ele é melhor alternativa que seu adversário. Mesmo porque a mesma pessoa que acha bom o governo Lula pode considerar que Dilma não é a pessoa certa para dar continuidade a ele. É nesse aparente paradoxo que está apostando o candidato tucano, José Serra, que pretende receber o voto de eleitores que, gostando do governo Lula, não são fanáticos a ponto de seguirem cegamente as ordens do líder. Também Dilma teme essa tática, e tenta evitar que dê certo chamando de "lobo em pelo de cordeiro" o oposicionista que diz que vai continuar o governo Lula. Assim como Lula prometeu mudar tudo e manteve o essencial, que é a política econômica, agora Serra acena a esse eleitorado ainda não definido com um governo de continuidade mas que mudará o essencial, isto é, não terá o PT. Dilma tem mostrado, por enquanto, sua faceta mais dura e uma submissão a Lula que pode dar segurança aos seguidores de Lula mais fanáticos, mas também colocar em dúvida eleitores mais independentes. Serra se apresentará amanhã como um moderado com experiência política e administrativa. Esse parece ser o ponto decisivo dessa eleição: o eleitor quer experimentar um governo do PT sem Lula como mediador?" O colunista só faltou pedir o voto diretamente!

6 comentários:

Anônimo disse...

ele só fez o mesmo que vejo diariamente em seu blog! aqui nesse blog só falta colocar estrelinhas vermelhas e o 13 do PT !

Helton Cardoso

Anônimo disse...

O Lula cometeu um erro ao nao escolher o Ciro, pois Dilma nao tem cacife eleitoral nenhum. Nao tem empatia com o povo nem experiencia de palanque.

Acho que se isso nao eh um erro, Lula so quer por um laranja pra voltar em 2014.

Marcelo Abreu Gomes disse...

Merval Pereira? Tem credibilidade para pedir votos para alguém?

Roberto Moraes disse...

Caro Helton,

Aí tem um equívoco seu. Este blog tem mais que opinião e posição e não esconde isto de ninguém, nem de você, mas, diferentemente, do Merval e do seu jornal, não tenta pousar de neutralidade.

Esta é uma pequena, mas, a meu juízo, sensível diferença.

Para ajudar você a entender a posição deste blog, vai reproduzido abaixo um texto (nota) deste blog, publicada em 30 de setembro de 2008 com o título "O mito da imparcialidade". Vou ter que postar parte dele apenas por conta da limitação de caracteres neste espaço.
Sds.

"O mito da imparcialidade"
"Assim como a unanimidade, que o genial Nelson Rodrigues já dizia que era burra, pode-se dizer que a imparcialidade é corrupta, porque o seu intento é o de vender algo que nunca será entregue. Alguns ainda fazem isso iludidamente, outros não, apenas buscam compradores destes espaços. Os blogs não são espaços para este engodo: a imparcialidade.

O grande jornalista Ricardo Kotsho já disse que um blog não existe sem opiniões e se ela é imparcial, talvez, nem possa ser considerada como opinião. Ninguém visita um blog sem saber disso. Talvez, um ou outro desavisado chegue até aqui sem ter pensado nada sobre o assunto.

Os leitores dos nossos blogs querem opinião até para reformular ou sedimentar as suas convicções. E todos, sabem que ela sempre vem junto de posições que representam cortes ideológicos, culturais, etc.

Este blog desde o seu nascedouro deixou claro sua posição sobre isto. Nunca quis ser neutro, isento, imparcial, sem lado, etc., embora sobre muitos assuntos, em diversas oportunidades, tenha também exposto suas dúvidas e questões antes de ter formado sua opinião, ou até mesmo apresentado o interesse em saber mais para reformular ou aprofundar a opinião antiga. Este é o lado bacana dos blogs. Emitir, trocar e reformular opiniões.

É natural que o aumento da visitação de um blog traga até ele, muitos e bem-vindos leitores que ainda não sabem disso. Este blog nunca deixou de ter opinião, mesmo que às vezes confusas ou em construção, como agora, neste conturbado e inusitado processo eleitoral campista. Até por isso, considera legítima a pressão daqueles que imaginam que assim o blog ficará com algum dos lados desta disputa...

...Agora, estes que estão querendo te vender imparcialidade estão te enganando. Ninguém é imparcial quando escolhe colocar ou não uma nota no ar. Ninguém é neutro quando comenta com suas opiniões e interesses uma matéria. Bobagem este mito. É pueril da parte daqueles que pensam em imobilizar ou neutralizar o blog ameaçando deixar sua audiência conforme sua opinião.

O blog pretende, ao contrário, expor ao debate suas opiniões. Sem isso não haveria razão de existir. Quanto ao processo eleitoral local de Campos o blog já disse e repete é lamentável o encaminhamento que teve e está tendo, a escolha do gestor de nosso município, uma escolha de Sofia, ao inverso. Em 2004, o blog externou sua posição de forma clara. É possível que ainda faça isso, também nesta eleição, embora, alguns dos últimos desdobramentos de campanha tenham trazido novas e importantes dúvidas.

Diante de tudo isto, é ainda possível que o blogueiro julgue que a não assunção de posição neste espaço, sobre o processo eleitoral seja um caminho adequado. Neste caso, esta posição se transformaria num caso, quase único, nestes mais de quatro anos de existência do blog, mas, ainda assim, o blogueiro não vê problema, porque a situação de Campos é senão única, mas também, uma das mais lamentáveis de toda a sua história. O fato de poder expor e debater diariamente este momento, já é uma contribuição cidadã à democracia deste importante território...

...Por fim, este blog alerta: melhor ficar com o pior dos lados a acompanhar quem se diz imparcial. A imparcialidade é um mito!"

Anônimo disse...

Se o Merval pediu voto ou não, é um direito dele.

E o Jorge Bastos Moreno, também colunista do O Globo,que declara abertamentamente seu voto para a terrorista candiadata do PT?

O NHENHENHÉM (eta nomezinho de coluna ridículo) declara voto à Dilminha há meses de forma escancarada. É um direito dele, que para mim só demonstra que ele é um jornalista de caráter questinonável, pois (sabendo ler e escrever, portanto, não é nenhum idiota), defender a candidata do PT é ser conivente com a roubalheira (como nunca antes visto neste pais!), com as sinecuras muil para os companheiros (mormente sindicalistas), pois o projeto do PT é apenas um projeto de poder, para se perpetuar no poder, com toda a bandidagem que ele já mostrou ser condescendente.

orkut disse...

O Brasil Pode mais com José Serra para Presidente da República!