sábado, abril 03, 2010

Barca da Ciência na Globo News

No dia 15 de março, o canal de TV GloboNews da Sky levou ao ar, uma reportagem sobre o projeto de Educação Ambiental da Prefeitura de São João da Barra: Barca da Ciência. A professora da rede pública de ensino sanjoanense, e ex-aluna do curso de pós-graduação e especialização, em Educação Ambiental do IFF, minha orientanda na monografia de conclusão de curso, Izabel Gregório, atualmente coordenadora do projeto, foi quem me avisou do vídeo que o blog disponibiliza abaixo:

2 comentários:

Andre Pinto disse...

Professor Roberto Moraes,
Este projeto, sob a coordenação da minha colega de trabalho, Izabel Gregório, é um dos melhores projetos-modelo que São João Da Barra vem desenvolvendo em busca da sustentabilidade, face à corrida de seu desenvolvimento acelerado com a vinda de novos empreendedores no território sanjoanense. O Projeto-piloto, desenvolvido pelo competente Ex-Secretário de Meio Ambiente, Plínio Berto, acabou por render ótimos frutos e está aí a sua comprovação. Sucesso total. O Próprio CEIVAP tem elogiado muito estas iniciativas feitas pelo município foz - São João da Barra, sob a gestão da Prefeita Carla Machado. O Nosso rio, que é muito maltratado pelos dejetos provenientes dos municípios à montante e por receber poluições advindas de indústrias químicas diversas que estão instaladas às margens do velho Paraíbão, merece um projeto como este, que visa trazer a história, discutir o meio ambiente (pontos positivos e negativos) e trazer a contemplação da natureza em um excelente passeio de escuna pela foz e pelas ilhas fluviais que ainda restam. Tem no projeto a sua importância devida.
Inspirados no sucesso da "Barca da Ciência",aproveitando o equipamento turístico - Escuna - membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, lançaram no dia 22/03- dia Municipal do Rio Paraíba do Sul (Lei municipal n. 001/2005) e Dia Mundial das Águas, o Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Paraíba do Sul" que já recebeu elogios da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES,por tratar o Paraíba de forma consciente, levando alunos da rede pública municipal de ensino a terem uma aula ao ar livre, plantarem mata ciliar e ainda coletarem amostragens de águas de diversos pontos do mesmo para análise posterior, em kit próprio.

Além disso, o projeto "Caminhos Científicos do Delta do Paraíba" visa a demarcar, com placas turísticas, a presença de ilustres estudiosos que passaram pelo Paraíba do Sul no Século XIX, a exemplo de Saint-Hilçaire e Príncipe Maximiliano de Wied Newvied, bem como D. Pedro II, este último tendo saboreado uma porção de araçá-coroa nas margens do mesmo.

Ambos os projetos, são diferenciais para uma educação ambiental eficaz e foram elogiados pelo representante da ONU - HABITTAT,Sr. Nicolas You, que esteve em São João da Barra, nesta semana que passou e conheceu de perto o projeto "Barca da Ciência".

Parabéns São João da Barra
Outros sub-projetos virão dentro destes aqui apresentados!
Abraços
Andre Pinto

Anônimo disse...

COMO E ONDE PEGA O BARCO PARA O PASSEIO? QUALQUER UM PODE?