Montagem do jornalista Maurício Faez a partir de imagens do R7:
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
2 comentários:
È nessa hora que a gente vê pra onde foi o dinheiro dos royalties,e cada vez mais chego a conclusão que estamos entregue a um bando de fariseus.
Se permitido for dar minha opiniao sobre este caos, fato é q procurar culpados é uma atitude de praxe de qualquer um q debata o assunto. Entretanto, fatos relevantes devem ser lembrados:
1) Choveu 2 MESES em 14 HORAS. Nao há cidade NO MUNDO q consiga absorver tanta agua em pouco tempo e ainda com o mar em ressaca.
Em São Paulo choveu durante 43 dias seguidos e nao se chegou à terça parte do caos de um único dia do Rio. Teve problemas sim, mas nao dessa forma.
2) Grande causa das inundações está no lixo das ruas. Porem, alto lá: quem jogou o lixo foi o Estado? A coleta tem hora e local diários e o lixo vinha já de dentro dos córregos e rios. A má educação e comportamento da população (muitos do que perderam tudo por sinal) causou parte do estrago.
3) A ocupação desordenada das encostas nao acontecu nos ultimos 3, 4 ou 12 anos. Isso vem desde a Ditadura. Quem deixou começar, portanto, é que está errado. Quem deixou continuar erra, mas aí o Estado precisa pagar indenização àqueles que erradamente ocuparam terreno alheio. Infelizmente é assim.
4) Dizer que o Rio nao pode ser sede de Olimpiada ou Copa por causa do caso de ontem é um absurdo tao grande quanto excluir o Chile e o México do mapa esportivo pq existem terremotos lá. No Japão tem incidência absurda de tremores e ja tivemos inúmeros eventos, inclusive uma Copa do Mundo (2002) sem problemas.
Estas críticas sao oportunistas e visam apenas atrapalhar ainda mais.
5) Por ultimo, queria dizer que falar que só a má aplicação dos royalties que causou o caos é uma conduta ridícula. Repito que choveu o equivalente a DOIS MESES em CATORZE HORAS. Horas! É como se chovesse o equivalente a 4 dias/hora.
Catástrofe se atenua, nao se previne. Voce nao pode impedir a natureza mas pode capacitar, treinar e precaver para diminuir o problema. Mas fazia pelo menos 12 anos que nao chovia de forma parecida e 44 anos q nao chovia tanto. É de se esperar q nao houvesse preparo.
Postar um comentário