65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, abril 02, 2010
Exemplo de impacto pela produção do petróleo na região
O blog sabe que a questão da divisão dos royalties e das participações especiais é muito mais profunda. O blog também percebeu que ninguém da "mídia tradicional" tocou no assunto. O caso ontem, do caminhão que "entalou" numa passarela na avenida Brasil, no Rio de Janeiro, quando transportava uma peça de grande porte para uma das plataformas da Bacia de Campos, é um bom exemplo de que a região que serve de base à produção de petróleo em seu litoral, não pode ser tratada de forma igual às todas as demais. O caso de ontem, pode ser somado à inúmeras situações similares vividas por moradores de Rio das Ostras e Macaé quando dos problemas gerados no transporte de outras grandes peças e equipamentos por dentro de suas cidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O blogueiro está corretíssimo.
Lembro também que nos últimos anos, e cada vez com mais intensidade, tem aumentado o tráfego de cargas da indústria do petróleo na BR-101, no trecho entre o Rio de Janeiro a Vitória.
Constantemente se verifica cargas gigantescas, necessitando de batedores, que atrapalham o fluxo dos veículos na BR, atrasando em muito as viagens.
Dependendo do trecho, principalmente os ainda não duplicados, as últrapassagens seguras custam a ser feitas, principalmente pelos ônibus.
Ano passado aconteceu a mesma coisa na BR-101, na passarela de manilha em São Gonçalo.
Postar um comentário