sábado, abril 03, 2010

Leitora comenta sobre a Operação IPVA em Campos

Luciana Gomes por e-mail comenta a questão. O blog já havia falado sobre o assunto, inclusive repassando a informação dos gerentes de concessionárias, que estimaram, em cerca de 70%, os emplacamentos feitos no ES para os carros novos adquiridos em suas lojas: "Caros amigos, Na ultima segunda-feira (29-03) foi realizada uma operação da Polícia Civil do Rio, aqui na nossa campos, para cumprir mandados tornando robustamente comprovado crimes de sonegação fiscal e falsidade ideológica, por ventura cometidos. Ora, todos nós sabemos que 50% do produto da arrecadação do IPVA é AUTOMATICAMENTE REPASSADO aos municípios de licenciamento do veículo, conforme determina o artigo 158 III da CF. Logo, se a maioria da população de campos resolve emplacar seus veículos no Espírito Santo, obviamente para fugir da aliquota absurda cometida no estado do Rio, o município deixa de arrecadar. Gostaria de saber o que originou essa operação vinda do Rio. Como ficaram sabendo lá que na nossa Campos circulam veículos com placa do Espírito Santo. Os cofres públicos do nosso município já estão transbordando de recursos!! Chega!!! Chega!!! Nossa prefeita Rosinha Garotinho veio mesmo para arrecadar O MÁXIMO possível. É de se ressaltar que o IPVA sempre foi muito visado no governo Garotinho, tanto que ele o elevou absurdamente quando foi Governador do Estado. É só questão de recordação. E ainda, em 2002, quando planejava sair, ele antecipou o pagamento do imposto, que passou a ser pago entre janeiro e abril. Com isso, ele antecipou receitas que entrariam no caixa da vice-governadora Benedita da Silva, que assumiu com a renúncia dele em abril. DEVE SER UMA CONSIDERÁVEL RECEITA, NÃO!!! Luciana Gomes."

12 comentários:

Ricardo Pescolli disse...

Bem feito ... tomara que todos que utilizaram deste artifício sejam processados e tenham que pagar o imposto devido ao Estado do Rio de Janeiro. Se a sociedade não concorda com o valor de um imposto, ela que se organize e faça pressão sobre seus representantes. É fácil criticar a classe política pelos seus desvios, mas a sociedade também se alimenta por estas pequenas corrupções. E como sempre falo aqui ... a classe política é um reflexo da sociedade representada, querem um exemplo melhor do que este do IPVA. Aliás, se querem saber meu carro está devidamente emplacado no RJ, mesmo eu tendo direito de emplacá-lo no ES por causa da posse de um imóvel.

Anônimo disse...

Acho que a Luciana não percebeu que o atual governador é o Cabral. Se tem alguem com alguma ascedência sobre a polícia civil que desncadeou a operação é o governador! Querer culpar a prefeita de campos por isso é no mínimo tendencioso. Se o munícipio ganha com isso, o estado ganha muito mais.

Renato.

BiChOdOiDo disse...

Lamento profundamente nao ter tido a "maldade" de fotografar quando tive oportunidade o deprimente flagrante que vi.

Trabalhei na campanha de Pudim para prefeito. Certo dia, tive de ir à casa dele, no bairro Alphavile. Quando cheguei, soube que estavam na casa em reunião ele e os entao governadores do Estado (é, fica no plural assim mesmo pq nao era um governante só mesmo...).

Eis que fui convidado a voltar em outro horário e pediram para que saísse pelos fundos. Passei pela garagem e lá estavam estacionados bons carros que, segundo o segurança, eram de quem eu pressupunha ser.

O que eu nao registrei foi o seguinte: os carros tinham placa do Espírito Santo (os 3 na garagem). Ou seja: IPVA no olho dos outros, é refresco. Aumenta pra eles q, pra mim, eu emplaco la fora e dou carteirada depois...

Anônimo disse...

Esse e um dos jeitos brasileiro de se viver, e como esse jeitinho de se pagar menos IPVA existem varios outros.

Ao invens de voces ficarem discutindo se e culpa do politico fulano ou ciclano. Porque que voces nao tentam descobrir como uma grande parte do nosso povo vive com um salario minimo.

A solucao para o IPVA e so igualar a aliquota de um estado com o outro.

Anônimo disse...

A operação nã foi só em Campos...
E TOMARA QUE MULTEM ESSES CARROS AINDA, TANTO CRÍTICAM NOSSOS POLITÍCOS MAIS TAMBÉM ROUBAM..

vladmir ferreira disse...

É brincadeira, como a nossa sociedade campista se encontra. Todos querem jogar a culpa em cima de alguém. Niguém assume responsabilidade. Furou o pneu do carro, a culpa é da rosinha. Choveu a culpa é da rosinha, levei um tropeção...
Querem tirar o cisco do olho do outro, e não sabem que tem um trave no seus.
Devem se aqueles que acreditam no quanto pior melhor. Torcem a cada minuto para nossa cidade não dar certo, e assim justificam aquele ditado " em terra de cego quem tem um olho é rei".

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Muitos dos comentaristas tem razão!
Inclusive o Ricardo, que felizmente tem vida digna e tranquilidade finaceira a ponto de se abster de seu DIREITO de emplacar seu veículo no endereço do imóvel que mantém com respectivos impostos pagos, imagino, no ES.
Contudo, o fato de ser clara irregularidade o emplacamento de veículos de residentes em Campos em endereços supostamente mantidos por despachantes locais naquele estado não reduz o ABSURDO e a vilania protaginizados por Garotinho, Rosinha e Cabral ao manter alíquotas caríssimas para o IPVA neste Estado.
Como servidor público do RJ que NÃO POSSUI carro, deveria estar satisfeito com a sanha arrecadadora que em tese garante o pagamento de meus miseráveis vencimentos, mas sei bem que este não é o único destino dos valores "superfaturados" pela receita estadual...
O atual governador tem aí mais uma contradição em seu discurso crítico ao casal Garotinho. Na prática, em três anos ele NÃO alterou em quase nada as características do governo, apenas desmontou os programas assistencialistas que eram marca dos governos anteriores.
O fato é que ouvi de fato rumores de que a operação seria consequência de denuncia da Prefeita a orgãos competentes do Estado pelas razões expostas pela leitora que provocou este debate. Não sei se é verdade, mas é coerente com a prática fiscal da então Governadora que seguiu seu marido na exorbitante cobrança.
Inclusive é muito interessante a "denúncia" de "BiChOdOiDo" sobre a frota particular de homens - e mulheres - públicos (as) responsáveis pela majoração do imposto em questão no RJ!
Vale lembrar que essa prática não é expediente exclusivo de campistas. No sul de São Paulo também é comum emplacar veículos em municípios no norte do Paraná para fugir do imposto draconiano de Alckimim/ Serra.
Repito, essa é uma prática irregular e eu não a apóio, até por interesse próprio como já salientei. Mas é compreensível como reação à "guerra fiscal" e à sanha fazendária do RJ, que, "guloso", não se contenta com a dádiva dos royalties, cuja defesa une a nós todos.
O correto é o que propõe o anônimo das 10:58, que a União ao menos estabelecesse parâmetros máximos e mínimos para o IPVA inibindo ABUSOS contra os contribuintes como os protagnizados por SP e RJ, este último nas gestões de GAROTINHO, ROSINHA E CABRAL!

. disse...

ola, roberto.
Sou assinante do servico de feed, e raramente comento, mas axei a discussao pertinente.
Nao entendo a razao para que as pessoas possam transformar uma aliquota estadual em discussao politica.
A verdade é que nao ha nada de errado com a taxa, o mesmo valor eh praticado em diversos estados da uniao, caso o cidadao se sinta ofendido com tal taxa, ele deve buscar as vias legais ou politicas(neste caso, mobilizacoes publicas sem fins partidarios) para lutar por seus direitos.
dizer que eh culpa do governador, de agora ou de 12 anos atras nao isenta do crime que essas pessoas praticam, dizer que a prefeita q mandou(outra loucura!) sonegacao e falsidade ideologica. Acredito q realmente que eh dificil ver o dinheiro que ganhamos ir embora por uma carga tributaria tao grande, mas cometer um crime nao eh o caminho!

Anônimo disse...

Baboseiras campistas: o presidente é Lula, quem na polícia federal é Garotinho e Rosinha.
O governador é Cabral, quem manda no Estado é Garotinho e Rosinha.
São os super poderosos.
Pelo amor de Deus, querer saber como o Detran ficou sabendo da enorme fraude campista é ridículo:INFORMATIZAÇÃO.
Se 70% dos carros comprados aqui, são emplacados no ES, não faz sentido com um orçamento de mais de um milhão.Seriam pouquissìmos caros vendidos aqui.
Há alguns dias foi postada neste blog uma nota sobre servidores públicos com váris matrículas, o cerco está se feichando para todos os filhotinhos de Garotinho, nâo coloquem a culpa no papai.

Anônimo disse...

Um aspecto nessa história toda de emplacamentos irregulares no ES é o seguinte:

Se a polícia comprovar as fraudes, o IPVA terá que ser pago ao Estado do Rio de Janeiro e o Estado do Espírito Santo terá que devolver o IPVA que recebeu indevidamente.

Isto porque, se na realidade o veículo é de uma pessoa com residência no RJ (e sem nehum outro imóvel no ES), o IPVA é devido ao RJ e não ao ES.

Se o ES tiver que devolver todo o IPVA recebido indevidamente, ele vai quebrar. Alías, o Governo/Detran do ES tem culpa nessa estória toda, pois aceita como documento para emplacamento naquele estado apenas uma declaração de residência, ou seja, um documento qualquer.

Ora, deveria exigir ao menos uma conta de luz ou de água como comprovante de residência, como faz qualquer empresa séria.

Anônimo disse...

duas questoes... recentemente dirigindo ouvi em uma radio de Campos o Garotinho fazendo criticas ao IPVA cobrado no estado ser maior do que do ES (sera que ele esqueceu que foi ele quem aumentou a aliquota?)
segundo: Cobrar todos querem, mas cade os retornos nas rodovias estaduais que vivem deterioradas.
Acho que o congresso deveria definir uma aliquota unica para todo o país.

Anônimo disse...

E os veículos emplacados no Paraná? A alíquota é de 2,5% para autos de passeio e 1% para ônibus, caminhões e veículos de frota. O detran deveria também dar uma batida na cidade do Rio de janeiro.

John Walker