sexta-feira, abril 02, 2010

Leitora questiona mudança no brasão de Campos

Por e-mail a leitora Adriana Rangel pergunta e o blog abre a outros leitores a resposta:
"Bom dia.... Roberto ,estava pesquisando sobre os significado do brasao de nossa cidade ,foi quando me surpreendi o brasao mudou???Talves vc ja tenha comentado em seu blog,mas se puder me orientar ate pesquisei e achei este link:
http://www.estouprocurandooquefazer.com/2009/06/mudanca-historica-no-governo.html discutindo tambem o porque mudou as cores ,formatos,simbolos E tambem se houve aprovacao ou nao da camara ja que foi mudado no site da prefeitura e no da camara .se puder me orientar quanto ao significado dos simbolos e desta mudanca ,agradeço e aproveito para perguntar aonde foi parar o indio do trevo,ainda continua no arquivo publico?
Adriana Rangel."

5 comentários:

Anônimo disse...

Brasão coisa nenhuma, nós temos que mudar sao essas placas todas irregulares em nossa cidade.olha ai gente, q tal fazer um movimento p tirar essas placas q sao irregulares e já foi dita pelo presidente da EMUT que é irrgular e ele nao faz nada.tambem tem mais culpados, preste atenção:
culpado tambem dessa coisa estúpida é do Ministério Público. Sim, Ministério Público, pq foi dito na radio pelo sr. Prsidente sei lá o q da EMUT, que é incostitucional essas placas, e ele estaria providenciando as retiraddas dessas porcarias. é um privilégio, que teria q ser proibido.e digo mais, em outras cidades o ministerio publico age, aki em campos ficam só olhando. que negócio é este. vamos tirar esses privilegios desse pessoal. vc chega ali no ninho das aguias é uma vergonha.cadê o ministerio publico gente. olha ai gente, vamos fazer um movimento serio, para tirar essas placas no peito. se é irregular pq ficar onde estão. eu acho q podemos ir em cada uma e tirá-las. o q vc acha? fala ai roberto !!!quero ver vc comprar essa briga.. junta ai com Doulas do lamacento, nao dá desculpa nao,,,vamos entrar nessa briga, nossa cidade tá uma vrgonha

Anônimo disse...

mudar o brasão coisa nenhuma, nos temos q mudar ou digo, fazer , um movimento p tirar essas placas q sao irregulares e já foi dita pelo presidente da EMUT que é irrgular e ele nao faz nada.tambem tem mais culpados, preste atenção:
culpado tambem dessa coisa estúpida é do Ministério Público. Sim, Ministério Público, pq foi dito na radio pelo sr. Prsidente sei lá o q da EMUT, que é incostitucional essas placas, e ele estaria providenciando as retiraddas dessas porcarias. é um privilégio, que teria q ser proibido.e digo mais, em outras cidades o ministerio publico age, aki em campos ficam só olhando. que negócio é este. vamos tirar esses privilegios desse pessoal. vc chega ali no ninho das aguias é uma vergonha.cadê o ministerio publico gente. olha ai gente, vamos fazer um movimento serio, para tirar essas placas no peito. se é irregular pq ficar onde estão. eu acho q podemos ir em cada uma e tirá-las. o q vc acha? fala ai roberto, vamos juntar ao Douglas e n deixar cair no esquecimento.

Anônimo disse...

Bem, nos comentários do post linkado temos a informação de que a reformulação foi feita por um especialista em heraldica. Eu já sabia, há muito tempo, que o uso das estrelas em volta do brasão, como era feito anteriormente era errado (as estrelas são só na bandeira e além do mais o número estava errado).

Quanto à formas, basta consultar o livro "Campos depois do centenário", de Waldir Carvalho, para ver que o "novo" brasão se assemelha MUITO mais ao desenho original (é mais estreito, o círculo interior tem formato mais ovalado). Infelizmente, a imagem no livro é em preto e branco, então nada podemos afirmas sobre as cores - mas sempre estranhei uns tons quase rosa shock no anterior, pois essa cor não é nada comum em brasões.

Anônimo disse...

Ficou mais bonito, e mais ORIGINAL.

Provisano disse...

Toda e qualquer mudança no Brasão de Armas do Município, tem que passar pelo crivo da Câmara Municipal, segundo a Lei Orgânica do Município. O que está ocorrendo até hoje é que tal procedimento vem sendo ignorado solenemente pelo executivo, apesar do presidente do legislativo municipal já ter dito que a prerrogativa de mudança do Brasão é da Câmara , que, portanto, o Brasão antigo, com suas estrelas e o dístico em latim, é o que vale, é o que é oficial, até que os ritos legais sejam cumpridos. há muita discussão sobre esse Brasão, inclusive, segundo as normas de Heráldica, ele, o Brasão de Campos dos Goytacazes, possui uma representação de brasão de baronato e não de uma cidade. Por exemplo, todo brasão de cidade, deveria ter, em cima do escudo português, uma espécie de coroa, na verdade, uma representação de oito torres (nas pontas, elas são meias torres, por isso só visualizamos três inteiras, as outras estão por trás) que protegem a cidade. Dentro do escudo, encontramos símbolos que contam a história do município e também, é comum encontrarmos no seu entorno, imagens que mostram as riquezas da região, além de faixas com a data da criação do município, etecetera e tal.

Em suma, o executivo, através de algum artista, houve por bem redesenhar o Brasão ao seu bel-prazer, colocou no site oficial da Prefeitura, utiliza esse redesenho em suas peças publicitárias como logomarca da atual administração e, simplesmente, cara Adriana e caro Professor Roberto Moraes, ignora os trâmites legais, usurpando uma prerrogativa, torno a repetir, do Legislativo, que por seu lado, não toma nenhuma atitude concreta em relação à esse ato discricionário. Falo com certo conhecimento de causa, até mesmo porquê, sou autor de dois brasões e bandeiras de municípios da região: o município de São Francisco de Itabapoana e o município de Carapebus.