65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, abril 22, 2010
Os chineses também estão por aqui!
E por onde eles não estão? É a pergunta. Aqui em Angola eles fazem obras de infraestrutura, como pontes, estradas, saneamento, tubulações e construções de todos os tipos, especialmente casas e apartamentos.
Começaram atuando para o governo e hoje já se embrenharam para investimentos particulares. Conjuntos habitacionais horizontais e prédios (verticais) são erguidos com recursos próprios e vendidos diretamente ou através de financiamentos bancários divulgados em jornais, rádios e TVs, inclusive com propagandas do rei Pelé.
A pujança da presença da China com o uso da sua própria mão-de-obra, conhecida pela alta capacidade de trabalho e baixo valor remuneratório, tornam seus negócios sempre muito vantajosos comparativamente.
Vendo o que estão fazendo aqui, com o que já se vê há anos no Canadá e em outras partes do mundo, há o que se preocupar com as perspectivas que se abrem com o complexo industrial do Açu, em São João da Barra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ainda não encontramos resposta para um pergunta: "A China é uma oportunidade ou uma ameaça?"
Os Chineses invadiram o mundo! Não há mais um lugar do mundo onde você não avista alguns chineses
Cara Angeline,
É difícil não acreditar que não seja tanto um quanto outro.
Daí que mais que nunca é fundamental a gestão local e estadual estabelecer as bases desta relação.
É bom reforçar a necessidade de planejamento e regulação.
Abs.
Perfeitamente, professor! O grande problema é: será que nossos gestores pensam ou estão preparados para isso?
Postar um comentário