segunda-feira, maio 31, 2010

Servidor reclama de recebimento de e-mail

O blog recebeu por e-mail a reclamação do servidor público municipal de Campos que, apesar de se identificar, solicitou que seu nome fosse preservado, para não sofrer perseguições: "Boa noite Roberto Moraes, Recebi o e-mail em anexo do Sr. Suledil (Secretária Municipal de Controle e Orçamento). Porém, não conheço o mesmo a não ser de nome. O único jeito dele saber meu e-mail é pegando os dados preenchidos no re-cadastramento realizado pela Prefeitura esse mês. Questiono o seguinte, não seria ilegal a obtenção do meu e-mail para fins de politicagem por meio de um banco de dados oficial da prefeitura??? Repito, a única forma desse senhor conseguir meu e-mail seria através do banco de dados que a prefeitura criou dos funcionários. Outro fato grave é que o referido Suledil não é do RH, é do Orçamento, ou seja, de uma área que não tem nada a ver com os dados pessoais dos funcionários municipais. Digo mais, se ele consegue ter acesso ao meu e-mail, quem garante que não vai ter acesso ao meu CPF, ao meu título de eleitor... Esses dados eram para ser sigilosos. Aviso também que consultei alguns amigos que também receberam o mesmo e-mail. Peço que o sr. divulgue em seu blog, mas sem referência a minha pessoa, pois temo possíveis retaliações. Att."

Merconoroeste este ano será em Pádua

Até então, o evento apesar de ser da região Noroeste vinha sendo realizado ano após ano em Itaperuna, porém, ano passado o pessoal de Santo Antônio de Pádua, outro município pólo da reião Noroeste, se mobilizou e levou para lá o evento deste ano. É compreensível e desejável este compartilhamento:

Curta produzido por alunos de Design Gráfico do IFF

O blog recebeu do aluno, concludente do curso de Tecnologia em Design Gráfico do IFF, Murilo de Souza, o convite que reproduz abaixo. A produção é um proposta do Núcleo de Estudos e Práticas de Animação organizado pelo alunos do curso que pretendem com a proposta gerar produtos audivisuais com fins educacinais. Futrica irá ao ar, nesta segunda-feira, 31 de maio, às 18 horas, no auditório Reginaldo Rangel do IF Fluminense. Prestigie!

domingo, maio 30, 2010

"Uma tecnologia revolucionária"

A sugestão da postagem é do professor Hélio Gomes Filho. Em épocas de modismos e muita fragmentação, é sempre bom retornar ao ponto de partida!

Botafogo 1 x 1 Vasco

Além do empate no clássico do Rio, tivemos a vitória de virada do Fluminense sobre o Atlético Mineiro 3 x 1, o Ceará, do meu amigo Romeu, ao ganhar do Cruzeiro se estabeleceu na vice-liderança do Brasileirão. Outra notícia que interessa aos torcedores dos grandes clubes do Rio vem do Flamengo, com a confirmação de que a presidente acertou com Zico, para ser o diretor executivo de futebol com liberdade para tocar todo o esporte, inclusive com a escolha do novo técnico do clube. Abaixo o gol do Botafogo, de penalty, contra o Vasco, em jogo terminou há pouco no Rio:

A matéria da TV Record mostrando o áudio em que Garotinho fala sobre suas "articulações políticas"

Assista a reportagem de 2 minutos exibida na edição de ontem, sábado, do Jornal da Record:

Acusações na mira e chumbo no alvo!

São fortes os rumores que o ex-governador Garotinho prepara um forte arsenal de acusações contra o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral. O calibre das acusações é grosso e o alvo definido, resta saber as consequências e o tamanho das provas disponíveis. Nesta linha, o deputado Geraldo Pudim escreveu ontem em seu blog, depois de defender que o áudio recentemente divulgado sobre conversas de Garotinho traz mais problemas para o atual governador Cabral, seus aliados e assessores, do que ao ex-governador Garotinho: "Alerta aos Palácios: o chão vai tremer!!!" A conferir!

O político ideal e a arte de representar

Quem acompanha mais amiúde este blog sabe a rejeição que tenho a este discurso generalista contra os políticos, que são todos iguais, e etc. A oposição a este discurso é que o mesmo não ajuda a construir algo melhor, e, além de tudo, é uma grande mentira julgar que são todos iguais, mesmo que a maioria, independente de partidos, ainda possa estar longe do que se imagine ideal, mas, nesta linha, não só o político, mas, também o eleitor também tem muito para ser aperfeiçoado... Nesta linha, tenho resistências a muito do que foi escrito no artigo deste sábado, da artista, Fernanda Torres na Folha de São Paulo: "Eleições: o dom de iludir". Porém, a sua última parte (transcrita abaixo) é brilhante como a maioria de suas atuações no cinema, na televisão ou no teatro, com exceção (mais uma exceção) do último verbo utilizado. Preferiria que ela dissesse "o dom de renovar as esperanças" ao invés do "dom de iludir". "Hoje, o político ideal deve reunir o carisma de Sílvio Santos, a classe de Paulo Autran, a astúcia de Alexandre, o Grande, a retórica de Ruy Barbosa, o empreendedorismo de Antônio Ermírio, a responsabilidade do doutor Paulo Niemeyer, o desapego de Buda, a razão de Confúcio, a bondade de Cristo e ainda sair vivo da arena quando soltarem os leões famintos atrás da sua carne. Essa pessoa não existe. O político, portanto, tem que ter o dom de iludir." Se desejar ler o artigo da Fernanda Torres na íntegra clique aqui.

sábado, maio 29, 2010

Campos e Macaé cumprem a Lei da Transparência?

Em nossa região apenas Campos e Macaé estão inseridas nesta nova obrigação por terem mais de 100 mil* habitantes. No estado são 27 municípios obrigados a atender a lei complementar 131, que foi de autoria do senador João Capiberibe. Assim, junto da União e dos estados, e 275 do total de 5.564 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes estão, desde ontem, dia 28, submetidos às novas regras de transparência da execução orçamentária. A regulamentação da lei, que determina que as informações financeiras estejam disponíveis em até um dia útil depois das operações, foi publicada na quinta-feira, 27 de maio. O decreto presidencial define que o lançamento dos dados ocorra até um dia útil depois das operações. Ou seja, após a efetivação de uma compra, por exemplo, a administração tem um dia útil para tornar a operação pública. Veja abaixo como o governo federal, que já disponibilizava o Portal da Transparência, tomou providências e se organizou para cumprir a determinação da disponibilização diária de cerca de 200 mil novos documentos, sobre a sua execução orçamentária: PS.: Atualizado às 21:56 para correção observada em comentário do Isaac.

Fla empata com o Grêmio no Maracanã: 1 x 1

Petkovic agora com contrato renovado fez o gol do Flamengo. O time rubro-negro perdeu gols e teve outro anulado indevidamente, mas no final, o placar acabou como castigo e com vaias da torcida: Flamengo 1 x 1 Grêmio.

Basquete feminino e volley masculino do IFF vencem JIFs em Brasília

Em finais disputadas neste sábado, as equipes de basquete feminino e volley masculino do IF Fluminense (ex-Cefet Campos) sagraram-se campeãs nacionais dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) que se encerram hoje, em Brasília. O JIFs é a etapa final dos jogos, disputados em onze modalidades, onde cada IFF participa de duas delas, a partir de uma seleção regional, dos jogos conhecidos como JIFETs. Pelo regulamento cada estado, independente do número de IFs poderia participar com no máximo 80 estudantes. Os Jogos Brasileiros das Instituições Federais (JIF) 2010 integram as comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Esta etapa nacional reuniu em Brasília, entre domingo, 23 de maio e este 'sabado, 29 de maio, cerca de 2 mil atletas dos 26 estados e do Distrito Federal. Em modalidades coletivas o IFF participou e conquistou o título de campeã das duas equipes que participou. Veja abaixo a matéria sobre as dias conquistas no portal do MEC. Apenas a lamentar a falta de compreensão, de que nós moradores do interior do estado do Rio de Janeiro, somos fluminenses e não cariocas. Parabéns, aos atletas, técnicos e a comissão técnica do IFFluminense: Do portal do MEC: "O placar da vitória do Rio de Janeiro sobre o Ceará terminou em 43 a 22. As cariocas estiveram à frente durante todo o jogo. O tricampeonato foi festejado com lágrimas pela a estudante Maria Alice Camacho, 17 anos, única a sentir o sabor do ouro nas três edições dos JIF. “A cada edição os jogos ficam mais competitivos. A vitória é resultado de muito esforço e dedicação. Agora, vamos brigar pelo o tetra”, comemora.

O técnico do time carioca, Ricardo Reis, conta que o treinamento da equipe começou em 2007, quando foi implantado o basquete no Instituto Federal Fluminense. Os resultados já começaram a aparecer em 2008, na primeira edição dos JIF. “Essas meninas têm muita garra. Elas estudam dois períodos, pois fazem o médio e o técnico em horários diferentes, e ainda treinam diariamente”, revela.

Depois de dois vice-campeonatos, o Rio de Janeiro soltou o grito de campeão. "Batemos na trave duas vezes e desta vez o grupo estava ainda mais concentrado para conquistar este título", destacou o capitão carioca, Raniere Gomes, de 20 anos, aluno do curso técnico em mecânica no Instituto Federal Fluminense. O técnico Wellington Venâncio apontou o entrosamento da equipe carioca que treina e joga junta há três anos e chegou invicta à final dos JIF 2010. "Estamos crescendo com a própria competição. Não perdemos nenhum set nesta edição do torneio e conseguimos chegar ao título". Focados, os cariocas começaram o jogo em ritmo acelerado e conseguiram barrar o ataque amazonense no bloqueio. Raniere, de 1,89m, e João Vitor, de 1,96m, puxaram o 'paredão' e o Rio venceu o primeiro set por 25/18. Mas os amazonenses não se entregaram, quebraram o passe carioca e tomaram a dianteira no placar para empatar o jogo (25x23)."

Veja mais detalhes e resultados dos JIFs clicando aqui.

A falta de argumentos sobre o uso da mídia e a mistura do público com o privado na defesa de Rosinha e Garotinho

O objeto da cassação e da suspensão dos direitos políticos da Rosinha e do Garotinho não foram tratados nas matérias, inclusive da Secretaria de Comunicação da própria PMCG. Todas as explicações são sobre detalhes da legislação que tornariam a punição injustificável, mesmo com o que a lei interpretaria como "abuso de poder econômico" pelo uso de veículo de comunicação social indevidamente para proveito eleitoral. Sobre o assunto, o procurador Francisco de Assis alegou duas questões diferentes do objeto principal, usando o que poderíamos chamar des "brechas da lei": 1) "A ação já teve o prazo expirado e o processo já deveria ter sido extinto, levando-se em consideração que no ano passado foi aprovada legislação – Artigo 97 da Legislação Eleitoral – que estipulou prazo para trâmite de todo processo eleitoral em um ano." 2) "As ações desta natureza (por suposta influência no resultado no pleito por causa de programa de rádio) deveria ser impetrada na Justiça Eleitoral por candidato, partido ou coligação ou Ministério Público Eleitoral. No caso, a ação foi impetrada por Arnaldo Vianna que, juridicamente, não foi considerado candidato, porque não teve registro de candidatura, conforme decisão transitada em julgado". Não, há nada de errado, na escolha da estratégia da defesa da prefeita, sob o ponto de vista legal, mas sob o ponto de vista político, a situação muda. Ao não falar nada, nas justificativas atuais, sobre o uso da mídia a seu favor, durante o período eleitoral, Rosinha e/Garotinho, permitem que concluamos, que as suas chances de defesa estão calçadas nas "brechas da lei" e não no objeto principal da acusação. Salvo melho juízo do blogueiro, que como seus leitores habituais sabem, não é advogado, há um outro detalhe que não deveria ser esquecido, e, que talvez, não seja, tão supérfluo assim. Trata-se da constação que o Procurador Geral do Município, Francisco de Assis Pessanha Filho, como tal, pode falar e defender (veja aqui a matéria da sua entrevista coleitiva no portal da PMCG) sobre a situação institucional da prefeita, mas não sobre o processo, que, por ser eleitoral, só deveria ser tratado, pela prefeita, ou ainda, por seus advogados particulares, ou como alternativa, pelos advogados de seu partido, e nunca, através do procurador geral da Prefeitura, que é funcionário do poder público para a defesa da prefeitura, ou sobre os atos da prefeita como gestora, e nunca, e em nenhuma hipótese como candidata em disputa eleitoral. Mais complicado ainda é quando ele, nesta condição, se permite fazer interpretações técnico-políticas que evidenciam a mistura de sua participação no caso, por exemplo, ao dizer, nesta mesma entrevista coletiva: "a audiência teve conotação política, tendo em vista que o chefe de gabinete da secretaria estadual de governo, Eduardo Damian, era o primeiro da fila, apesar da audiência ter sido fechada". De toda a forma, o blog deixa para seus leitores, a análise das questões aqui levantadas, que talvez possa exprimir com estas novas provas, a mistura daquilo que é público com o que é privado, até reforçando, se for este o entendimento, a principal argumentação dos autores da ação a qual responde a prefeita e o ex-governador.

sexta-feira, maio 28, 2010

Serra recebe segundo não para vice

Depois de Aécio ter confirmado o não, desta vez, foi o cearense Tasso Jereissat que também agradeceu a lembrança, preferindo a disputa à reeleição ao Senado pelo seu estado. Qual será o motivo? Parece que a vaga acabará ficando com Marco Maciel e, assim Serra estará cada vez mais parecido com FHC que teve o pernambucano de vice nos dois mandatos. PS.: Atualizado às 23:07.

Áudio contra Garotinho que lança manifesto por "eleições livres e contra perseguições"

O jornalista Mino Pedrosa diz em seu blog QuidNovi: "As gravações revelam uma movimentação feita por garotinho envolvido o deputao Dorneles e a bancada do PMDB. Garotinho também se gaba nunca ter sido supreendido gravado em situação comprometedora. A gravação revela conversas nada ortodoxas. "Eu tinha sete policiais federais dentro do serviço de inteligência no Rio Janeiro", destaca em certo trecho do áudio. "Eu tenho meus iminigos que atuam, mas tenho meus amigos também, que me contam tudo", revelou.

Garotinho sugere ao arrecadador de sua campanha que coloque empresas da área de Saúde para saquear a prefeitura de Campos. Em certo momento da gravação, acusa Tarso Genro (então ministro da Justiça) de o perseguir para favorecer Sérgio Cabral (PMDB-RJ) na última campanha eleitoral. Na quarta-feira, 26, Garotinho e a esposa tiveram seus direitos políticos cassados por três anos."

O áudio citado poder ser acessado aqui.

Em seu blog, o ex-governador se defende e lança aqui o manifesto contra o que ele chama de "implacável perseguição e aum atentado à consciência democrática".

O leitor continua a se manifestar...

"Caro professor,estava eu pedalando pela orla de guarus, quando derrepente levo uma burrifada de herbicida na cara!tudo bem que os funcionários da Vital estavam trajando seus EPI's, mas quem passa perto dessa capina química não tem qualquer proteção. Já sofre de uma bronquite natural e agora essa... Grato pela atenção. Diego Izidorio."

Leitor registra aprensão de motos no Centro de Campos

"Apreensão de motos no centro da cidade , passei hoje pelo centro da cidade quando me deparei com com a Guarda Civil Municipal de Campos em conjunto com a Pátio Norte durante uma blitz que tem se tornado rotineira pelas ruas da cidade apreendendo varias motocicletas que estavam estacionadas ao lado da praça São Salvador as motocicletas foram multadas e em seguida guinchadas pelo caminhão da Pátio Norte e levadas para o deposito da mesma segue abaixo algumas fotos que tirei na hora, Atenciosamente Robson Mendes."

Leitor observador e atento

Por e-mail o blog recebeu a constatação: "Moraes, E a modernidade chegou...ao jogo do bicho!!!! Estava eu apreciando um breve cafezinho num estabelecimento quando percebi, para o meu espanto, que a era digital chegou ao jogo do bicho. Havia um apostador, fazendo "uma fezinha" e o "apontador" utilizava uma daquelas máquinas do tipo "cartão de crédito". Ou seja, a tansmissão deverá ser via internet. Pode! Abç!"

Sinais da Justiça Eleitoral!

A interpretação pode ser exagenrada, mas não há como não fazer esta leitura... Parece que o TRE-RJ sinalizou: eu fiz minha parte. Passei o rodo, limpei a área. O resto é com você, eleitor! Veja se agora faz correto e não queira que eu resolva os seus problemas!

Argumentos de Arnaldo são também insustentáveis!

Os argumentos do deputado federal, Arnaldo Vianna, não se sustentam diante da Justiça Eleitoral. Mesmo não sendo ele o prefeito, por receber o apoio explícito dele, ele era o beneficiário do apoio deste. Veja abaixo o texto veiculado no blog do deputado: “Em virtude de nota divulgada sobre decisão do TRE, versando sobre uma possível inegibilidade, gostaria de prestar alguns esclarecimentos: Como posso ser condenado por abuso de poder político e autoridade, me beneficiando de contratação de funcionários terceirizados pela prefeitura de Campos? O prefeito na época era o Dr. Alexandre Mocaiber e o seu apoio não foi pra mim, já declarei isso na imprensa e a população tem comprovado isso. A minha adversária escondeu do povo o apoio do seu próprio marido, todos se lembram que durante a campanha ela recorreu à justiça para ser somente Rosinha. Assim como todos se lembram do caos econômico e social provocado no município com a demissão em massa de funcionários terceirizados antes das eleições, entretanto hoje a indústria da terceirização é a que mais cresce no Município de Campos, em sua maioria enriquecendo empresas e pessoas de outras cidades. Confio na justiça, o próprio TRE deixa claro que, cabe recurso para suspender os efeitos desta decisão. Todo ano eleitoral é mesma história, enchem a justiça de processos com acusações levianas, caluniosas, injuriosas, para confundir a população e a própria justiça. Querem anular o processo democrático do voto! Mas com a força de Deus, o apoio do povo e do bom direito, estarei participando do próximo pleito eleitoral. O importante disto tudo é que o povo sabe quem é quem!”

O Diário desta 6ª feira

quinta-feira, maio 27, 2010

Especulação de um leitor

Nos comentários abaixo, o blog recebeu uma opinião, talvez, um palpite. Como ele faz "digressões" e permite interpretar que o comentarista ou tem informações para lá de privilegiadas (até previsões) ou faz muitas elocubrações, o blog deixa a interpretação do texto para você: "ANOTE AÍ MEU CARO BLOGUEIRO..." "Numa cidade bem longe daqui, uma prefeita que tem nome de flor e foi arrancada do terreno à força vai entrar com embargos de declaração (com pedido de efeitos infringentes), que é um tipo de recurso para mudar a decisão do pleno do TRE desse município longínquo. Esse recurso vai ser indeferido, ela vai ser cassada e o vice também. Novas eleições serão marcadas para o dia 22/08/2010. No meio desse período, a máquina da Prefeitura vai estar nas mão de um parente desta florzinha. Só que um passarinho me antecipou que uma operação policial de repercussão nacional (que já era pra ter acontecido) vai prender preventivamente uma pessoa importante (e muitas outras da society), caindo o finalzinho de governo nas mãos de um jovem edil que nunca esperava que isso acontecesse. ANOTA AÍ E NÃO ESQUECE!"

Rosinha ainda não se pronunciou

Para o blog, o silêncio de Rosinha Garotinho evidencia, o entendimento de que, até que o recurso seja impetrado, ela está afastada do cargo. Esta compreensão é reforçada pela leitura da nota do TRE-RJ que sobre isto diz: "caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há imediato efeito suspensivo, o que permite que ela aguarde o julgamento do recurso no cargo." Ainda na nota, o Tribunal só faz ressalvas em aguardar recursos para efeito da divulgação de calendário eleitorial. Veja o outro trecho da nota: "o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de divulgar o calendário eleitoral para as eleições suplementares em Campos." PS.: Atualizado às 20:42: Nota oficial da prefeitura emitida pela Secretaria de Comunicação Social: "COMUNICADO À IMPRENSA" "Os advogados da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e do vice-prefeito, Doutor Chicão, estão aguardando a publicação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para então entrarem com recurso. Os advogados deixam claro que a decisão do TRE não produz efeito imediato e que a prefeita Rosinha Garotinho e seu vice-prefeito Doutor Chicão permanecem nos cargos. Rosinha e Doutor Chicão estão confiantes na Justiça e vão continuar trabalhando para tornar Campos uma cidade melhor para se viver. Secretaria Municipal de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes."

Foguetes nas proximidades da sede da Prefeitura

Neste momento foguestes explodem nas redondezas da sede da Prefeitura, no Parque Santo Amaro, em Campos.

Possibilidades em Campos!

Se Chicão, o vice prefeito foi cassado junto da prefeita Rosinha, quem assumiria o cargo de prefeito, seria ou será, o presidente da Câmara, Nelson Nahim. Só que, se ele assumir o cargo perderá, o direito de ser candidato a deputado estadual, em função da exigência do prazo de desincompatibilização vencido em abril. Se Nahim declinar do direito ao cargo de prefeito quem assumiria seria o cargo de prefeito seria, o vice-presidente da Câmara, o vereador Rogério Matoso, da bancada de oposição. Acompanhemos os fatos!

TRE trabalha pesado hoje e também tornou Arnaldo Vianna inelegível por 3 anos, na mesma seção que cassou Rosinha!

Abaixo o blog transcreve a notícia do site do TRE-RJ. Com a decisão Arnaldo está impedido de se candidatar a reeleição: "TRE-RJ torna Arnaldo Viana inelegível por três anos" "O TRE-RJ tornou inelegível por três anos o candidato derrotado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes em 2008, Arnaldo França Viana, por abuso de poder político e autoridade. Viana foi beneficiado pela contratação de funcionários terceirizados pela Prefeitura municipal, que apoiava a campanha do então candidato a prefeito. A decisão ocorreu na mesma sessão desta quinta-feira (27) que cassou a prefeita Rosinha Garotinho, além de tornar inelegíveis a prefeita e o marido, Anthony Garotinho. Com a sentença, Arnaldo Viana não pode concorrer a cargo público até 2011, a exemplo do casal Garotinho. Pela legislação, mesmo um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral não beneficiaria Viana com efeito suspensivo, embora uma eventual concessão de medida cautelar pelo TSE possa provocar a suspensão dos efeitos da decisão." PS.: Atualizado às 18:26.

Garotinho se defende em seu blog "O Bem sempre vence o Mal"

Em seu blog Garotinho publicou o texto abaixo. Será que estamos chegando ao final? "Mais uma covardia contra mim" É no mínimo incompreensível a decisão tomada pelo TRE, de cassar a prefeita Rosinha Garotinho e tornar inelegíveis, por abuso dos meios de comunicação, alguns radialistas que nunca tiveram militância política, e entre eles, o alvo: eu. Algumas explicações precisam ser dadas para tranqüilizar a população e restabelecer a verdade dos fatos. A decisão do TRE do Rio modifica a decisão do juiz de Primeira Instância, em Campos, que nem aceitou analisar o mérito desta ação, porque segundo a Lei, só podem propor ações dessa natureza, o Ministério Público Eleitoral, coligações partidárias ou candidato que se sentir prejudicado. Arnaldo Vianna, o autor da ação nunca foi candidato de fato, o seu registro de candidatura foi negado em Campos, confirmada a negativa pelo TRE, pelo TSE e até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal. Ou seja: a decisão do TRE de hoje, é nula e iremos ingressar junto ao Tribunal Superior Eleitoral para anular esse julgamento. É bom deixar claro, que a decisão não tem aplicação imediata, ou seja: somente após analisado e julgado o mérito pelo TSE, é que a prefeita teria que deixar o cargo. O mesmo caso se aplica mim. Interessante notar alguns aspectos da sessão. 1º Ela vai, em frontal desacordo com os últimos julgados no TSE sobre a matéria que diz para “auferir influência da mídia numa eleição é preciso prova contundente”, o que não existe no processo. 2º O placar apertado, 4 a 3 contraria uma regra do Direito: Na dúvida pró réu. O presidente só dá o voto de minerva em casos raríssimos no tribunal. 3º A sessão foi antecipada. As únicas pessoas que podiam saber disso seriam os advogados das partes interessadas, mas quem estava sentado na primeira fila, assistindo e vibrando com o julgamento era Eduardo Damian, chefe de gabinete do secretário de Governo de Cabral, Wilson Carlos e também advogado do PMDB do Rio. O julgamento de hoje, é mais um capítulo da longa história de perseguições que venho sofrendo ao longo da minha vida política. Nos últimos dias Sérgio Cabral recebeu pesquisa apontando que a diferença, entre eu e ele havia sido reduzida para 9 pontos percentuais. Mais do que isso, vem fazendo tudo para eu não ser candidato. Vamos anular esse julgamento que não foi jurídico, e sim político. Cabral não quer que eu diga na campanha o que ele vem tentando esconder da opinião pública gastando 495 milhões em propaganda. Nossos advogados irão tomar todas as providências legais e nós as providências políticas para que Cabral não realize o seu grande sonho, que é ganhar a eleição sem ter adversários. Fica cada dia mais evidente um grande cerco contra a minha candidatura envolvendo, setores da mídia, do Ministério Público, da Justiça, de partidos políticos que foram comprados, para impedir a qualquer custo que o meu nome seja apresentado e julgado pela população nas urnas. Assim como nos acusaram outras vezes e depois tudo ficou provado que era mentira, desta vez não será diferente. È uma luta desigual, de Davi contra Golias, mas o Bem sempre vence o Mal."

Uso da mídia é o motivo da cassação de Rosinha

Na discussão há uma semana atrás, na Conferência sobre Controle Social do Orçamento Público, ocorrida na Câmara Municipal, entre outros pontos, se discutiu o uso dos reucursos dos royalties em mídia. Embora, o caso que resultou na cassação de Rosinha, na época eles estivessem na oposição, o uso de recursos da mídia, pelos dois lados da política em Campos (Garotinho e Aranldo) em Campos é antiga. Campos mais uma vez na mídia!

Repercussão da cassação de Rosinha

PS.: Atualizado às 17:20.

Rosinha e Garotinho devem recorrer ao TSE

A decisão da cassação de Rosinha Garotinho e da supensão dos direitos políticos de Rosinha e Garotinho por três anos podem impedir a candidatura de Garotinho ao governo do Rio. Porém, ambos podem entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de efeito suspensivo. Resta saber, o tempo que durará a análise e decisão do TSE. O fato pode trazer consequências para a campanha, caso, o ex-governador insista com sua candidatura ao governo do estado.

Presidente do TRE-RJ é quem decidiu o voto pela cassação

O julgamento que cassou a prefeita Rosinha Garotinho chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. PS.: Atualizado às 17:02

TRE-RJ convoca novas eleições

Do portal do TRE-RJ: "TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha" "O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o Tribunal convocou novas eleições para o município. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário. Os políticos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, com efeito suspensivo. O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade. O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008, o que. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula."

TRE cassa Rosinha. Ela e Garotinho ficam inelegíveis por 3 anos

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aconteceu esta tarde e o motivo da cassação da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, foi o de abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação social. A decisão foi por 4x3. Há dúvidas se a prefeita pode ou não recorrer da decisão no cargo.

Possíveis mudanças numa reforma política do país

Abaixo o blog transcreve abaixo, parte do artigo do senador Cristovam Buarque, publicado, no último sábado, em O Globo. O senador comentou sobre uma mesa redonda acontecida no Fórum Nacional organizado pelo ex-ministro Reis Veloso, para debater os grandes temas nacionais, que teve nesta 22ª sessão, uma mesa-redonda sobre o Congresso Nacional. As propostas que circularam pelo debate são importantes de serem conhecidas: “Durante o debate foram apresentadas sugestões concretas de como fazer essa modernização: proibição de mais de uma reeleição consecutiva; redução da duração do mandato de senador; possibilidade de candidatura independente de partido; divulgação on-line de todos os gastos do exercício do mandato; realização de sessões plenárias em todos os dias úteis ao longo de três semanas, reservando uma semana por mês para visitas às bases eleitorais; perda do mandato para parlamentares nomeados para cargos no Executivo; criação de comissão permanente de inquérito e de comissões especiais provisórias para enfrentar os grandes problemas nacionais; obrigatoriedade do cumprimento dos mandatos de prefeitos, governadores e presidentes até o final, impedindo-os de disputar eleição para o período seguinte; declaração de “moratória partidária” por seis meses para permitir a reorganização dos partidos como forma de dar-lhes mais identidade; campanhas eleitorais apenas com recursos de fundo público; programa eleitoral gratuito limitado às falas dos candidatos; caracterizar como quebra de decoro o uso de serviços privados de saúde e educação por parlamentares e seus familiares; submeter todas as declarações dos eleitos à fiscalização da “malha fina” da Receita Federal; proibir alianças eleitorais para cargos executivos no primeiro turno; separar as eleições federais das estaduais; substituir o título de “deputado” por “representante do eleitor”. Mas a grande modernização será entender, aproveitar e submeter o Congresso às possibilidades de interação com a “praça virtual” onde a “população está se reunindo”, por meio de e-mails, twitters, blogs etc. A votação da Lei Ficha Limpa na quartafeira foi uma vitória da ética na política. Ainda maior foi o exemplo de como o poder direto do povo consegue hoje penetrar, pressionar, conduzir os parlamentares. Foram milhões de assinaturas e dezenas de milhões de mensagens que conduziram o Congresso a decidir conforme a população queria e não apenas conforme os desejos e os temores dos parlamentares. Por meses, o Brasil esteve nas ruas e praças virtuais. A grande modernização da atividade congressual está na utilização dos modernos meios e técnicas de informática para tomar as decisões que o país precisa, sem abrir mão da reflexão que o Congresso permite.” O artigo na íntegra pode ser lido aqui.

Apresentação Seminário Pré-sal - Desafios e Oportunidades agora no C. Convenções na UENF

Principais projetos com o aumento da produção de petróleo no país. Impressionante identificar oportunidades que não estão sendo encerradas e tão pouco planejadas por aqui.

PS.: Atualizado às 15:58.

quarta-feira, maio 26, 2010

Campanha de Segurança no Trânsito

Campanha organizada pela Cipa da Base de Imbetiba, Bacia de Campos, Petrobras:

Flu 2 x 1 Fla

Com gols de Rodriguinho e Conca, contra um do goleiro Bruno, de falta psara o Flamnego, o Fluminense, depois de mais de dois anos, venceu o rival de 2 x 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Abaixo o 2º gol do Fluminense. Parabéns aos tricolores!

Estudo do Ipea sobre Portos

O professor Luiz Pinedo enviou ao blogueiro, e eu reparto com a comunidade de leitores do blog, o documento do Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas) ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Comunicado Nº 48, da Série, Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, intitulado: "Portos Brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas". Assim a introdução do Comunicado que se planeja ser um capítulo de um livro sobre Infraestrutura Econômica com cerca de 700 páginas. Este comunicado sobre os portos, assunto que cada vez mais será parte da nossa realidade, tem no início da introdução:
"Este capítulo tem como objetivo apresentar as principais questões econômicas e institucionais que têm envolvido os portos brasileiros nos últimos anos, inclusive planos e programas desenvolvidos com o intuito de alavancar o setor, além da apresentação de projeções e cenários para os próximos anos. O estudo se justi!ca pela importância que o setor portuário tem para a economia brasileira em geral e para o comércio internacional em particular, em que a participação dos portos na relação comercial brasileira com o resto do mundo chegou a aproximadamente 80% em 2008."
Entre os dados apresentados no estudo é possível constatar que "os investimentos do PAC para aplicação no setor portuário brasileiro, inclusive acessos (R$ 9,85 bilhões), correspondem a apenas 23% das necessidades totais para atendimento aos gargalos identificados (R$ 42,88 bilhões). É fundamental que as obras do PAC sejam executadas segundo seus cronogramas, para que o país não passe por um colapso do sistema portuário."
O IFF, planeja junto da Uenf, da UFF e da PMSJB e se possível, também da PMCG, organizar para o 2º semestre um seminário "O Porto e a cidade" para debater as relações entre o Complexo Portuário e as cidades de nossa região. Por conta disso, as leituras eo aprofundamento sobre a questão é importante para que estejamos mais antenados com a questão portuária, em suas diversas nuances. Sobre os investimentos no setor o blog publica estes dois gráficos do estudo do Ipea e disponibiliza aqui o link para download deste comunicado de 60 páginas.
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - assista ao vivo!

Clique aqui e assita ao vivo a transmissão de palestras e debates. Dentro de instantes a cerimônia de abertura e a seguir assista o restante da programação.

Repetindo e lembrando o convite: amanhã, 7 horas no Centro de Convenções da Uenf: uma oportunidade para debater a inserção da região neste novo marco!

A luta comunitária de 31 anos do pessoal da Vila da Rainha

Como resultado da Audiência Pública junto ao MPE realizada ontem, a Associação de Adquirintes da Vila da Rainha- AADAVIDAR, liderada pela Fátima Abreu, conseguiu, que o Ministério Público se sensibilizasse com a questão e solicitasse à Justiça o embargo das obras de construção do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), conhecido como sambódromo, por prazo de 30 dias, até que o Estudo de Impacto de Vizinhança seja concluído. Para ajudar os leitores a entenderem esta questão, o blog publica abaixo um histórico do caso feito pela própria Fátima Abreu: "A LUTA: Em 1979 o Loteamento Vila da Rainha prometia ser um empreendimento de peso na cidade de Campos dos Goytacazes. Lançado pelo Grupo Othon, que prometia áreas verdes, escola, e até um Hotel 5 Estrelas, tudo fazendo parte do empreendimento. Sucesso de vendas, era o maior (cerca de 700 lotes) e o mais caro loteamento de Campos. Muitos dos compradores, médicos e profissionais liberais da alta sociedade campista. Com o passar do tempo o sonho e as plantas feitas pelos engenheiros e arquitetos de diversos casarões fantásticos foram ficando no esquecimento, pois o loteador não cumpriu sua promessa e não terminou o loteamento. Não existe iliminação pública, água encanada e nada do que foi prometido. Muitos dos proprietários montaram ações contra o Grupo Othon e alguns ganharam e ainda ficaram com seus terrenos, outros ganharam e apesar de ter sido mandado pagar até hoje não receberam. Muitos dos proprietários só tem recibo de compra e venda e não conseguem tirar a escritura definitiva até hoje. A grande maioria dos lotes tem IPTU pagos nestes 31 anos. Todo loteamento ao ser feito se cauciona uma parte para caso o loteador não realize as obras, a Prefeitura se compromete e assim também aconteceu com o Vila da Rainha, que em seu Termo de Compromisso com a Prefeitura prometeu construir toda a infraestrutura em 2 anos. Não o fez. Em 1989, quando o Prefeito era o Sr. Anthony Garotinho, ele descauciona uma parte do Vila da Rainha, e faz um Complemento ao Termo de Compromisso. Mais tarde uma parte do Vila da Rainha (Todo o Setor 1) se torna o Hospital Veterinário da UENF. Assim como no Alargamento da Avenida Alberto Lamego. Continua sem nenhuma obra de infraestrutura o loteamento. Muitos documentos surgiram mostrando o enorme absurdo que se tornou este loteamento. E resolvemos buscar o apoio do Ministério Público Estadual munidos destes documentos. 4 audiências se deram. Muito foi questionado à Prefeitura. Sobre a falta das obras de infraestrutura, iluminação pública, os OUT DOORS no Setor 6, que eles respondem ser regular mas não apresentam documentação, onde devia constar quem recebe pelo aluguel dos mesmos; e consideram a área como um entulhódromo. No ano passado montamos a AADAVIDAR (Associação de Adquirentes do Vila da Rainha), como um incentivo de organização dos que se sentem lesados. No final do ano passado nos deparamos com a novidade do CEPOP. Uma obra a ser realizada dentro do Loteamento Vila da Rainha, no Setor 2 (Zona Residencial segundo o Plano Diretor do Município- ZR-3 e a Lei de Uso e Ocupação do Solo). Esta obra saiu no Decreto 313/09, sem falar a quem pertencem as duas áreas, até hoje não sabemos qual o valor pago por estas terras, que segundo consta no Cartório do 2° Ofício, são do Grupo Othon. No mesmo decreto fala de outras duas áreas que já pertencem a PMCG. Não se sabe quando foi desapropriada e qual o valor pago. Tudo isso está sendo cobrado insessantemente pelo Vereador Dr. ABdu Neme na Câmara Municipal e nenhuma resposta foi dada até o presente momento. Outro detalhe interessante é o valor deasta obra por metros quadrados. O espaço desapropriado para o SAMBÓDROMO (CEPOP) SOMA 74 MIL METROS QUADRADOS. E O VALOR É DE R$ 69.384.766,28. FAZENDO AS CONTAS: QUASE UM MILHÃO POR MIL METROS QUADRADOS. Foi pedido um Laudo Pericial à FAFIC, que foi realizado pela Arquiteta e Urbanista Dra. Lídia Maria Tavares Martins, qu e afirma que a área onde já iniciaram as obras é o Setor 2 do Loteamento e que é ZR-3. E confirma com seu laudo pericial que o loteamento não foi concluído e confirma tudo o que temos afirmado. Outro ponto importantíssimo: qualquer obra com mais de 10 mil metros quadrados é obrigado por lei a fazer prévio Estudo de Impacto de Visinhança (EIV). Isso é Lei. O MPE solicitou esclarecimento a respeito da Prefeitura e o Procurador do Município Dr. Francisco Assis Pessanha, respondeu que nosso pedido de embargo da obra é IMPROCEDENTE e que o EIV seria realizado com toda a população de Campos. Bem, considerando pelo próprio nome EIV deve ser realizado com os visinhos, com a área no entorno, que são os bairros e condomínios visinhos. O EIV até a data de hoje não foi feito, e o seu conselho SMMA/SMOU que institui a EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, só foi publicada em portaria no dia 30de março de 2010 e nesta mesma data foi publicada em DO sobre os valores da obra (Contrato n° 019/10), que diz ser a OBRA EMERGENCIAL COM PRAZO DE 150 DIAS. Gostaríamos de saber onde está a emergência, de uma obra ilegal, em zona residencial, ferindo diversas leis. Gostaríamos de saber também o que falta para se instaurar a AÇÃO CIVIL PÚBLICA. OS CAMINHÕES E TRATORES ESTÃO A PLENOS PULMÕES COMO SE DIZ. COMEÇAM OS TRABALHOS ÀS 6 DE MANHÃ. AMPLA DOCUMENTAÇÃO SE ENCONTRAM EM NOSSOS PODERES. NOSSO PROCESSO (ICP 116/07) TEM MAIS DE 1.200 PÁGINAS. QUEREMOS NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS. QUEREMOS INTERVENÇÃO DO MPE E EMBARGO DAS OBRAS JÁ. JUNTE-SE A NOSSA LUTA. Grande abraço. Fátima Abreu."

LLX e Anglo American se reúnem com empresários locais

A informação vem com o release da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC): "ACIC apóia reunião da Anglo American" "A Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC, estará realizando hoje, quinta-feira, dia 27, às19h, na sala de Multimídia da Associação, a reunião da empresa ANGLO AMERICAN e LLX, com as empresas interessadas em investir no Porto do Açu, em São João da Barra. Na ocasião serão apresentadas as suas necessidades de compras de materiais e contratação de serviços de diversos segmentos em nosso município. Essas empresas são responsáveis pelo projeto Minas Rio, que estão instaladas no Porto do Açu no Município de São João da Barra/RJ. CONTAMOS COM SUA PRESENÇA. DATA- 27 de maio HORARIO- 19 horas LOCAL- Sala de Multimídia da ACIC (Edifício Ninho das Águias – 16º andar)".

terça-feira, maio 25, 2010

Ligação entre o pós-sal e o pré-sal

Veja, na notícia veiculada pelo portal da UOL reproduzida abaixo, como ainda há muitas dúvidas sobre a questão do pré-sal. A reportagem fala em poço de pós-sal com 3.950 metros e de pré-sal com 4.275 metros de profundidade e diz ainda que eles podem estar ligados. O assunto mostra o quão difícil será a questão do pagamento dos royalties serem rateados com regras diferentes para um e outro. O imbróglio se torna ainda maior, se considerarmos a avaliação de alguns, que imaginam que no pré-sal, a jazida pode ser única com ligação entre elas, o que pode suscitar a interpretação que ao extrair o petróleo por um poço é possível estar "chupando" o óleo que está na frente do continente de um ou outro estado, ou município. Se a premissa for verdadeira, as atuais regras de pagamento, pela localização geográfica, com análise das linhas paralelas e ortogononais ficariam inconsistentes. Sem conhecer muito do tema o blog traz o assunto a debate: "Petrobras descobre petróleo no pós-sal e pré-sal em Campos" "RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou nesta terça-feira que encontrou duas novas acumulações de óleo leve (29 graus API) em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas da Bacia de Campos. As descobertas foram feitas no poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 1.027 metros, informou a companhia. De acordo com a estatal, as descobertas do pós-sal estão localizadas a 3.950 metros de profundidade e estimativas preliminares apontam volumes recuperáveis de cerca de 105 milhões de barris de óleo equivalente. Na camada do pré-sal, as descobertas estão a 4.275 metros de profundidade e podem estar relacionadas à acumulação identificada em fevereiro pelo poço 6-BR-63A-RJS, no Campo de Barracuda, quando estimativas apontavam para cerca de 40 milhões de barris de óleo equivalente. "Caso a ligação entre essas duas acumulações se confirme, dados preliminares do novo poço indicam volume conjunto recuperável potencial de 360 milhões de barris de óleo equivalente", disse a Petrobras em comunicado. A companhia informou que testes estão previstos para "avaliar a produtividade desses reservatórios, e a análise da interligação do poço à plataforma P-48, atualmente em operação no Campo de Caratinga", aproveitando a infraestrutura já instalada na área. (Por Denise Luna e Hugo Bachega)"

Cuidado no uso de computadores públicos para acessar contas bancárias

Por e-mail o blog recebeu a orientação que repassa a seus leitores: "Cuidado com o dispositivo da imagem abaixo que conectado ao cabo do teclado do PC grava senhas, nº de contas bancárias, etc."

Convite para assistir ao Orfeão Sant Cecília

Por e-mail o blog recebeu o convite abaixo: "Desde já agradecemos a divulgação de nosso evento em apoio à cultura campista que terá entrada franca. Em anexo segue o cartaz. Grato! O Orfeão de Santa Cecília, dando sequência ao Projeto Resgate da memória sonora de Campos, realiza no próximo dia 29 de maio o recital de voz e piano intitulado “NOITE DA CANÇÃO CAMPISTA”, com a presença dos cantores Coema Franco, Magid Abud, Ludmila Matlakhova, Maria Fernanda Crispim e Alba Valéria, sob a direção musical do Maestro Luiz Reis. Com apoio da Casa de Cultura Villa Maria da UENF e da Santa Casa de Misericórdia, o evento traz a nosso público peças inéditas de antigos compositores campistas, como Prisco de Almeida, Juca Chagas, Miguel Miranda, Henrique Braga, Sebastião Mota, Neuza Pessanha e Thiers Cardoso. A entrada é franca e o concerto acontece às 20 horas do sábado dia 29, no Salão Nobre da Santa Casa.

Mais vagas para técnicos de Segurança do Trabalho no ramo off-shore

Antes mesmo da ampliação de vagas nas atividades de petróleo, decorrentes da exploração na camada de pré-sal, a ampliação na contratação dos profissionais, formados nos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, terão um incremento, por conta da mudança da legislação trabalhista, através de Portaria do MTE divulgada aqui, pelo técnico Alex de Castilho, no blog dos ex-alunos (egressos) do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do IFF (ex-CefetCampos) que este espaço republica abaixo:
"Anexo II da NR-30, mais vagas para TSTs no ramo off-shore"
"Prezados amigos prevencionistas, fiquem atentos à seguinte informação...
Portaria SIT/DSST nº 183, de 11.05.2010 - DOU 1 de 14.05.2010 Aprova o Anexo II (Plataformas e Instalações de Apoio) da Norma Regulamentadora nº 30. A Secretária de Inspeção do Trabalho e a Diretora do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no art. 155 da Consolidação das Leis do Trabalho e no art. 2º da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, Resolvem: 5. DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO (SESMT) 5.1 O Operador de Instalação e as empresas que prestem serviços a bordo de plataformas devem dimensionar os seus Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT de acordo com o estabelecido na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), bem como devem atender, complementarmente, os seguintes requisitos: I - em cada plataforma que possua número de trabalhadores embarcados acima de vinte e cinco, o Operador da Instalação deve garantir a existência, a bordo, de Técnico de Segurança do Trabalho, na proporção de um por grupo de cinquenta trabalhadores ou fração, considerando-se o número total de trabalhadores a bordo. Art. 3º O Anexo entrará em vigor observado os seguintes prazos: I - Em até cento e vinte dias: a) SESMT (item 5 do Anexo) OBS: Ou seja, a partir de 11/09/2010 cada plataforma terá q contratar mais 02 (dois) Técnicos de Segurança do Trabalho (Um para cada turno de 14 dias). O momento é agora. PREPAREM-SE!!!

Alívio neles na versão do Nani!

Do A Charge On Line.

Blog da Petrobras recebe prêmio internacional de mídia social

O blog “Fatos e Dados” da Petrobrás recebeu há poucos dias a notícia de que foi contemplado com o prêmio "Gold Quill" da International Association of Business Comunicator (IABC) como a melhor iniciativa de mídia social em 2010, na categoria “Excellence”, a maior premiação.
É a primeira vez que um blog brasileiro recebe o prêmio da conceituada instituição americana de comunicação corporativa, que congrega 15 mil profissionais de 70 países. A entrega da premiação está prevista para o dia 7 de junho, durante conferência da IABC, em Toronto, Canadá.
Comentário do blog:
A iniciativa por parte da maior empresa brasileira foi ousada e já se tornou um marco, de como é possível romper o cerco da parcela da mídia, que por interesses diversos deturpa informações visando formar opiniões baseadas em falsos dados. O blog "Fatos e Dados" representou a possibilidade do contraditório, deixando ao leitor o julgamento dos fatos e sua interpretação. Mais que um marco a inicitiva está moldando novas ações na comunicação corporativa e governamental, sem a necessidade da intermediação de quem vende este instrumento, por um preço bem maior do que o real.

segunda-feira, maio 24, 2010

Orçamento do estado para 2011 prevê redução da receita dos royalties em R$ 700 milhões

A Lei de Diretrizes Orçametárias (LDO) do governo estadual que está sendo analisada pela Alerj, trouxe dados que mostram a expectativa de redução na receita de royalties de petróleo. Nas projeções feitas pelo governo as receitas cairão dos R$ 5,9 bilhões deste ano para R$ 5,2 bilhões em 2011. Em contrapartida, o texto da LDO prevê o crescimento de R$ 2 bilhões na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS), chegando a R$ 22 bilhões.

Elevando o ego dos historiadores

Em entrevista ao jornalista Guilherme Freitas em matéria de capa da edição deste sábado, do caderno "Prosa & Verso" no jornal O Globo, o historiador Tony Judt disse: “Numa época de esquecimento instantâneo e falsa memória, o historiador se torna uma commodity rara e valiosa”. Sobre o Brasil o historiador Tony Judt que sofre da doença degenerativa, esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada em 2008 e que o deixou quadriplégico, vivendo e respirando com ajuda de aparelhos disse: “Noto que o governo Lula colocou na agenda uma questão – qual deve ser o tamanho do Estado e com que fim? – que a maioria das culturas políticas hoje ignora. No plano internacional, penso que o Brasil foi muito perspicaz ao se aproveitar de uma mudança na hegemonia das potências do pós—Guerra, sem fazer muito barulho sobre seus direitos e reivindicações”.

Protocolo da Sec. Estadual de Ambiente pode dar novo prazo para o fim das queimadas dos canaviais

O blog soube que um protocolo da Secretaria de Meio Ambiente deverá ser assinado, na próxima terça-feira, dando um novo prazo, de até 4 anos, para o fim das queimadas nos canaviais em nosso estado. Os produtores rurais da região, capitaneados pela Asflucan, se articularam para viabilizar a negociação. Consta que em Campos apenas a Coagro teria comprado quatro máquinas para o corte da cana crua, mas ela não daria conta do corte de todas as plantações. Com isso a moagem deste ano estaria, até aqui, praticamente parada. Parece que a exigência do fim das queimadas agora será para valer, mas a esticada do prazo já estipulado por decisão judicial, a ser assinado no Rio de Janeiro, nesta terça seria uma última demonstração de boa vontade para a adequação do setor canavieiro da região, de forma similar ao que foi feito a favor da produção canavieira no interior de São Paulo. A articulação contou com a participação das Secretarias Estaduais de Agricultura e Ciência e Tecnologia, além de Meio Ambiente que será quem assinará o documento, um protocolo, com o prolongamento do prazo. Quem está acompanhando de perto a questão compreende que o protocolo depois de ser assinado deverá ser submetido e referendado pela Justiça. A conferir!

Mercearia Especial: Royalties

Nesta 2ª feira será exibido, o já prestigiado programa, Mercearia Campista, às 19 e às 22h, na MultTV, canal 8 da ViaCabo. O programa com aquela turma boa, Álvaro Marcos, Vitor Menezes, Gustavo Oviedo e Ricardo André aconteceu na Câmara de Vereadores, logo após a Conferência de Controle Social do Setor Público, organizado pelo Observatório de Controle Social ligado ao Movimento Nossa Campos. Os convidados para falar sobre o mesmo tema da conferência foram Aurélio Lorenz, Luiz Mário Concebida e este blogueiro. Abaixo a irreverente chamada do programa feita pelo jornalista Álvaro Marcos.

Orçamento da Saúde em Campos: para refletir!

Não se deve depreender da conta abaixo, uma proposta e sim reflexão, em números redondos e aproximados: o município tem no orçamento de 2010, cerca de R$ 400 milhões para suas ações em Saúde.

Este valor aproximado foi obtido somando os valores previstos na LOA 2010 (Lei Orçamentária de 2010), na dotação prevista diretamente na Secretaria de Saúde, no Fundo Municipal de Saúde e também nas duas Fundações mantenedoras dos hospitais Ferreira Machado e HGG em Guarus.

Tomando também por uma aproximação e facilidade na conta uma população de 400 mil habitantes, pode-se induzir que a PMCG está alocando cerca de R$ 1 mil por habitante por ano para este atendimento. Por mês este valor seria de R$ 83.

Na reflexão poderíamos imaginar que este valor seria suficiente para pagar um plano de Saúde para todos, porque para uma cobertura de 400 mil pessoas, eu aposto de qualquer Plano de Saúde se disporia a bancar a responsabilidade de prestar os serviços.

Esta reflexão não pretende levar a indução desta proposta, até porque por lei (e está correto de ser assim), o município não pode terceirizar esta função básica da gestão municipal de prestar os serviços de saúde ao cidadão, só estando autorizada a contratar serviços complementares e específicos na área privada.

Além disso, a Prefeitura, muito menos, poderia dispensar os servidores que tem atuando no setor, e também, na outra ponta, nenhum prestador de serviço privado teria como bancar estes serviços na proporção de toda a população campista.

Porém, a conta permite identificar, que os problemas de Saúde, não são de financiamento e sim de gestão. Por fim, para aperfeiçoar a conta, se contabilizarmos também o pagamento de pessoal da PMCG que atua na Saúde, o valor per capita ano de gasto com Saúde estaria em torno de R$ 100/mês.

Bom lembrar que se estima que cerca de 50 mil pessoas, percentual um acima de 10% da população, já possui algum tipo de cobertura com planos de saúde bancados por conta própria, só recorrendo à rede pública nas situações de emergência.

Com esta nota/reflexão o blog joga ao debate os problemas de gestão da Saúde em Campos sem deixar de chamar a atenção que há recursos significativos (R$ 400 milhões) para bem atender a todos nós campistas.

Comperj em Itaboraí processará 330 mil barris diários de petróleo pesado, o dobro da previsão inicial

Por decisão da direção da Petrobras, o Complexo Petroquímico de Itaboraí, o Comperj, processará 330 mil barris diários e não mais os 150 mil previsto quando do lançamento do projeto, em duas refinarias e não mais uma. Segundo a edição desta 2ª feira de O Globo, “com a duplicação, o Comperj, que já era o maior projeto industrial em curso das últimas décadas, ficou ainda maior.” Os investimentos no Comperj, antes previstos em US$ 8,5 bilhões, hoje passaram a ser estimados na casa dos US$ 20 bilhões. Com a ampliação, o projeto, originalmente previsto para entrar em operação em 2012, só começará a funcionar em 2013. Já o início da oferta de produtos petroquímicos para a indústria de plástico foi atrasada em dois anos, de fins de 2013 para fins de 2015.

Delegação do IFF participa da abertura do JIFs em Brasília

Com um delegação de 33 pessoas, o Instituto Federal Fluminense (IFF) participou neste domingo, às 18 horas, da solenidade de abertura dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – JIFs, em Brasília. A reitora do IF Fluminense, professora Cibele Daher, fez questão de participar e apoiar a delegação na solenidade de absertura dos JIFs na capital federal. Os jogos começam nesta seginda dia 24 e vai até o próximo domingo dia 29 de maio. O IF Fluminense será representado por equipes que se destacaram nas duas últimas edições dos jogos. O basquete feminino conquistou o bicampeonato no ano de 2009 e o vôlei masculino foi vice-campeão.

domingo, maio 23, 2010

Futurologia do Oviedo

O irreverente Gustavo Oviedo conjecturou, hoje, aqui em seu blog "Caído em Campos", a hipótese de um futuro com royalties...

Fla 3 x 1 Grêmio Prudente

O jogo acabou neste instante no Maracanã. Com dois gols, nos últimos cinco minutos, do 2º tempo, aos trancos e barrancos e ainda com um gol, meio sem querer de Juan (2º gol) e dois outros de penalty, do artilheiro Wagner Love, o Flamengo venceu por 3 x 1, o time do interior paulista, estreante no Campeonato Brasileiro, Grêmio Prudente.

Rejeição ao ex-prefeito

É impressionante a forma revoltante a agressiva como muitos ex-auxiliares diretos, do ex-prefeito, Alexandre Mocaiber, se referem hoje a ele, que agora é pré-candidato a deputado estadual. As referências são impublicáveis e desferidas não por um ou outro, mas, por vários deles, diante de quem quer que seja e sem pedido de sigilo. Ao inverso. Os motivos alegados são diversos, mas dois são unânimes: a falta de direção e interesse em tocar as políticas públicas de competência de uma prefeitura durante sua gestão.

Ainda sobre a intermediação do Brasil na questão do Irã

O último parágrafo do artigo do jornalista Mauro Santayana, no Jornal do Brasil, intitulado "De como exercer a ousadia moral" resume bem a posição dos que defendem o esforço brasileiro: "Digam o que disserem os traidores domésticos, o Brasil ganhou o respeito do mundo ao buscar a paz no Oriente Médio. Se contribuirmos para evitar o conflito, nosso será o mérito; se não houver o êxito, fica, na História, o testemunho de um esforço destemido e honrado – e não menos meritório." Quem desejar ler o artigo na íntegra clique aqui. Os que pretenderem saber de outros detalhes, dos bastidores da negociação pode clicar e ver aqui, no YouTube, a entrevista com o ministro Celso Amorim concedida à BBC Brasil.

Folha de São Paulo junta equipe do online e do impresso

O jornal paulista Folha de São Paulo decidiu juntar suas equipes de jornalistas do meio online e do impresso. É um caminho inverso do que até então se vinha fazendo e pode ser uma caminhada em direção a uma maior valorização do online, sem tirar a preferência, ainda hoje da versão impressa que lhe dá maior lucro. A versão online também ganhou nova denominação: Folha.com. Resta saber se para a produção de informações para duplo uso os salários dos profissionais serão os mesmos.

Guerreiro são pessoas...

Acontece neste domingo a prova escrita do concurso público para servidores do IFF

Entre 13 e 17 horas horas deste domingo, acontecerá no Campus Centro do IFF (ex-Cefet Campos), a prova escrita do Concurso Público do IFF (ex-Cefet Campos) destinado a preencher vagas nos diversos campi da Instituição. Abaixo a relação candidatos/vaga divulgada no Portal do IFF. São 1.087 candidatos disputando 41 vagas distribuídas em 24 áreas, entre docentes e servidores administrativos:

sábado, maio 22, 2010

Advogado-blogueiro reafirma que a lei do IPTU-2010 não vale!

Diante da informação sobre a liberação dos carnês com a cobrança do IPTU-2010, no município de Campos dos Goytacazes, o advogado Cléber Tinoco, em seu blog "Campos em Debate" volta a manifestar seu entendimento de que a cobrança relativa a todo o ano é ilegal. Veja o que ele postou em seu blog: "O IPTU não pode ser cobrado com base na nova lei" "Enquanto tramitava o projeto da nova lei do IPTU, concluímos que o IPTU não poderia ser cobrado se o projeto viesse a ser convertido em lei, como efetivamente foi. Confira mais detalhes aqui. Na nossa opinião, o contribuinte pode recusar-se a pagar o IPTU cobrado com base na nova lei, mesmo que os valores estejam bem abaixo do cobrado no início do ano."

Cientista político avalia que resultados de pesquisas devem fazer PSDB radicalizar e definir vice

Em entrevista ao Estadão, o pesquisador da PUC e FGV-SP, Marco Antônio Carvalho Teixeira disse: “as pesquisas podem interferir na definição de quem será o vice de Serra, e a probabilidade de o PSDB radicalizar o discurso também é muito grande", ressaltando que a discussão sobre o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fazer parte de uma chapa puro-sangue voltou à tona”. Teixeira disse ainda que "há probabilidade de o vencedor da eleição ser definido no primeiro turno, "à medida que não há um terceiro candidato forte". Comentário do blog: Esta tarefa de radicalizar o discurso contra Dilma e/ou Lula, ou o governo pode ainda se tornar pior para Serra que hoje, tenta se mostrar não contra Lula (que tem segundo do DataFolha, apenas 5% da população que diz que seu governo é ruim ou péssimo), mas como o melhor candidato para avançar para o pós-Lula. A decisão de radicalizar, nesta altura da campanha, é de um risco imenso e pode significar um erro estratégico. Outra forma, é a de produzir fatos e estimular notícias que desgastem o governo, se mostrando apenas como observador, o que não é tarefa fácil, neste cenário de disputa, onde tudo é perguntado aos candidatos. Acompanhemos os próximos passos da campanha. Nesta semana que entra, nova pesquisa do Ibope será divulgada.

Seminário dia 27/05: "Os desafios do Brasil na era pré-sal"

O blog recebeu do Luiz Felipe Muniz o convite abaixo: "Prezados(as), é com satisfação que convidamos todos para o Seminário em referência, que será realizado junto ao Centro de Convenções da UENF no próximo dia 27 de Maio, das 7:00 h - 13:30 h, com a participação de membros da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, cujo convite segue anexo. Todos os presentes receberão certificados de participação ao final do evento. Muito atenciosamente, Luiz Felipe Muniz de Souza." PS.: Clique sobre a imagem para ver em tamanho maior.

Prestígio e chances em alta

O deputado Chico Dangelo é campista, médico formado na Faculdade de Medicina de Campos, mas entrou firme na política lá, em Niterói.
Com o seu mandato conquistado em 2006 tem contribuído na articulação entre os poderes locais e o governo federal no desenvolvimento de políticas públicas de interesse regional, tanto aqui na região Norte, quanto no Noroeste Fluminense, e ainda na Região dos Lagos, sem descuidar de Niterói e capital. Como detentor de um primeiro mandato ele só fez crescer o prestígio que já possuía.
Em Itaperuna, o apoio do prefeito Claudão será de suma importância para sua reeleição agora em 2010. O fato está relacionado diretamente ao seu emprenho, em incluir no PAC-2, a obra de contrução de uma perimetral que fará o desvio da BR-356, retirando-a da área urbana do município pólo da região Noroeste.
Em Arraial do Cabo, a articulação com o vice-prefeito Reginaldo Mendes, consequência da luta pela reativação e ampliação do Porto do Forno na praia dos Anjos é um dos diversos motivos deste apoio.
Na capital, o apoio que já tinha da classe médica se ampliou. No início de abril, o deputado Chico Dangelo foi brindado com um jantar com mais de 300 médicos.
O deputado Chico Dangelo trabalha com o prognóstico que certo mesmo, o PT no estado deverá fazer seis deputados federais. As chances de reeleição dos atuais cinco, mais a Benedita são muito grandes: o próprio, a Bené, Bittar, Mollon (no lugar da Cida Diogo que é federal e virá para estadual), Luiz Sérgio e Carlos Santana.
Outros fortes candidatos estão no páreo e deverão ajudar na soma para se alcançar entre 700 e 800 mil votos, incluindo as legendas, que garantirão a eleição de seis, podendo chegar a sete deputados federais pelo PT no Rio. Para isto é certo, que a candidatura do Lindberg ao Senado tem muito a contribuir.
O deputado Chico Dangelo, pelo seu jeito tranquilo e conciliador desfruta de prestígio com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e tem a deferência especial do chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

DataFolha confirma Vox Populi e Sensus mostrando subida de Dilma

A pesquisa do DataFolha divulgada hoje dá empate em 37% das intenções de votos para Dilma e Serra ficando Marina com 12%. Em relação à pesquisa anterior do mesmo DataFolha, Dilma subiu 7%, e Serra caiu 5% e Marina ficou no mesmo patamar. A pesquisa ouviu 2.660 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz em quem vai votar sem ser exposto a uma lista, o DataFolha também seguiu o Vox Populi e o Sensus e mostrou Dilma bem na frente de Serra com 19%. José Serra teve 14%. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato.Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT". Segundo o próprio DataFolha, "em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28%, os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT". Para especialistas, este percentual indica o de votos consolidados. Rejeição: A de Dilma caiu bem de 24% para 20%, enquanto a de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%. 2º turno Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. O presidente Lula tem 76% de avaliação de ótimo e bom e 19% de regular. Ou, apenas, 5% dizem ser seu governo ruim ou péssimo. PS.: Infográficos da Folha/UOL.

sexta-feira, maio 21, 2010

Projeto Música Clássica amanhã no SESI-RJ

Por e-mail, o blog recebeu e divulga, este bom programa para amanhã, sábado em Campos: "Duo Leo Gandelman e Maria Teresa Madeira" Duo Recitalista de música clássica "O Duo traz uma releitura bem transparente e livre das peças tocadas com Orquestra bem com a possibilidade de novo repertorio, feito exclusivamente para esta formação minimalista. Leo Gandelman Filho de uma pianista clássica e de um Maestro, Leo Gandelman começou sua carreira como músico clássico, aos 15 anos se apresentando como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira nos “Concertos da Juventude”. Mesmo com o sucesso de sua carreira na música popular, Leo nunca deixou de lado a sua formação clássica que toma forma através do dueto com a pianista Maria Teresa Madeira calcado no repertório clássico Brasileiro e seus grandes expoentes, Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Maria Teresa Madeira Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical da pianista Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico. Já atuou como solista de diversas orquestras no Brasil e no exterior participou de bienais de Música Brasileira Contemporânea, diretora musical e pianista de diversas peças teatrais e na TV. No lado acadêmico, é professora do Conservatório Brasileiro de Música além de workshops e festivais de música por todo o Brasil. Repertório Fantasia para Sax Soprano - Heitor Villa Lobos Quatro canções da Floresta do Amazonas - H Villa Lobos Trenzinho Caipira - H Villa Lobos Brasiliana 7 - Radames Gnattalli Bate Papo - Radames Gnattali Gaucho - Chiquinha Gonzaga Brejeiro - Ernesto Nazare Luiza - Tom Jobim Dia: 22/05/2010 (sábado) Horário: 20 horas Local: Teatro SESI Campos Capacidade Limitada: 200 espectadores Ingressos: R$ 2,00(inteira) R$ 1,00 (Meia - estudantes, idosos e sócios)"

Mapa PIB Norte e Noroeste Fluminense

Fonte: TCE-RJ e Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste RJ.

Paralisação da Rede Faetec

A informação e o pedido de divulgação veio do professor Gustavo Landim Soffiati: "PARALISAÇÃO DE 24 HORAS 25 DE MAIO DE 2010" Com ato na Seplag às 10 HORAS E Assembléia no Sind-Justiça às 12 HORAS. Os servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realizarão uma paralisação de 24 horas no dia 25 DE MAIO e participarão de um ato do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE) na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Trata-se do Dia dos Protocolos, quando, às 10 horas, protocolaremos nossa pauta de reivindicações. Logo em seguida, às 12 horas, numa ação intersindical, faremos nossa Assembléia no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sind-Justiça), que fica praticamente ao lado da Seplag, na Travessa do Paço, 23, 13º andar – Centro.O governo estadual segue com o completo descaso para com os servidores públicos estaduais (todos eles!), que amargam vários anos de perdas salariais e não têm seus direitos respeitados. Na Faetec, a despeito de uma enorme carência de servidores, desde 2002 não há concurso público para o ensino básico e para o ensino superior apenas um ocorreu até hoje, em 2005. Desde 2001, os servidores concursados para a Faetec não contam com Vale-Transporte. Para completar, em pleno ano eleitoral, o governador Sergio Cabral Filho ainda não se pronunciou sobre reajuste salarial! O governo deu míseros 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008 (4% no primeiro e 8% no segundo desses dois anos), mas nossas perdas são muito maiores do que isso! Queremos 48% de reposição de perdas salariais! Queremos o pagamento dos nossos direitos trabalhistas! Por isso, vamos mostrar ao governo que não está tudo bem e que merecemos respeito!Desrespeitar o servidor público é desrespeitar a população, que utiliza os serviços públicos!

Capacitação para o Controle Social em Itaperuna

A informação é da Angeline Tostes e seu blog Vagalume lá de Miracema. Parece que a rede tende a se estender: "Nos dias 24, 25, 26, 27 e 28/05/2010, será realizado um Evento sobre Gestão e Controle de Recursos Públicos, denominado “Olho Vivo no Dinheiro Público” com a presença de Agentes Públicos e Conselheiros Municipais de Bom Jesus de Itabapoana, Laje do Muriaé, Natividade, São José de Ubá, Natividade e Itaperuna – Município sede. Endereço: BR 356, km 02, telefone (22) 3823 4000. 24 e 25 horário 8 às 17 h - servidores municipais; 27 e 28 horário 8 às 17 h - conselheiros municipais; Solenidades do dia 26/05:09h - 12h Premiação do Concurso Cultural 14h – 16h Cerimônia Solene do Olho Vivo / III Encontro Controle Social – RJ Apresentação de 15 minutos para cada membro da mesa- CGU - TCU- RFB - TCE/RJ- MPE - Prefeitura de Itaperuna 16h30 – 20h30 Debate Acadêmico: Prevenção e Combate a Corrupção – Receita Federal do Brasil – FUNÇÃO SOCIAL DOS TRIBUTOS / CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS – EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ– Controladoria Geral da União – O PAPEL DO CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO E COMBATE A CORRUPÇÃO – Promotor de Justiça – Tutela Coletiva de Itaperuna – A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA NO COMBATE A CORRUPÇÃO E A MÁ GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS - Haverá também uma apresentação da Universidade Iguaçu, sob a mediação de Rúbia Barros."