"Este capítulo tem como objetivo apresentar as principais questões econômicas e institucionais que têm envolvido os portos brasileiros nos últimos anos, inclusive planos e programas desenvolvidos com o intuito de alavancar o setor, além da apresentação de projeções e cenários para os próximos anos. O estudo se justi!ca pela importância que o setor portuário tem para a economia brasileira em geral e para o comércio internacional em particular, em que a participação dos portos na relação comercial brasileira com o resto do mundo chegou a aproximadamente 80% em 2008."
Entre os dados apresentados no estudo é possível constatar que "os investimentos do PAC para aplicação no setor portuário brasileiro, inclusive acessos (R$ 9,85 bilhões), correspondem a apenas 23% das necessidades totais para atendimento aos gargalos identificados (R$ 42,88 bilhões). É fundamental que as obras do PAC sejam executadas segundo seus cronogramas, para que o país não passe por um colapso do sistema portuário."
O IFF, planeja junto da Uenf, da UFF e da PMSJB e se possível, também da PMCG, organizar para o 2º semestre um seminário "O Porto e a cidade" para debater as relações entre o Complexo Portuário e as cidades de nossa região. Por conta disso, as leituras eo aprofundamento sobre a questão é importante para que estejamos mais antenados com a questão portuária, em suas diversas nuances. Sobre os investimentos no setor o blog publica estes dois gráficos do estudo do Ipea e disponibiliza aqui o link para download deste comunicado de 60 páginas.
PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.
3 comentários:
Professor, não consegui acessar o docto p link disponibilizado. Poderia me enviar o docto p email?
Grata
Cara Angeline,
O link do documento:
http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100517_comunicadodoipea_n_48.pdf
Sds.
Repetindo:
http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100517_comunicadodoipea_n_48.pdf
Postar um comentário