"Não acho que o acidente com a P36 se pareça com o da sonda Deepwater Horizon somente pelo fato de ambas terem afundado. A P36 era uma unidade de produção. Já a Deepwater Horizon uma sonda de perfuração. Em situações diferentes, ambas afundaram levando 11 trabalhadores, porém a Deepwater Horizon está causando também um imenso acidente ambiental. Pelo que pude acompanhar em jornais ingleses (já que os brasileiros não mostram o que aconteceu, o problema aconteceu durante corte de cimento de um poço que seria abandonado. Durante a cimentação do revestimento de 9 5/8", ocorreu perda de cimento para formação, o que deixou de isolar os reservatórios mais rasos, gerando alta pressão atrás do revestimento. Na troca de fluido por água do mar, a pressão hidrostática diminuiu e o revestimento colapsou. Como estavam em troca de fluido, possivelmente o sondador não observou a chegada do gás ou o BOP falhou. A única solução, caso não consigam fechar o BOP (Blow Out Preventor)com o ROV (Remote Operated Vehiche)é fazer dois poços de alívio que atinjam o reservatório, e injetar água á máxima vazão, de modo que o que seja produzido, após longo período de bombeio, seja somente água."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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