Duas notícias desta quinta confirmaram o quadro: a primeira foi a manchete do jornal O Globo, que mais parece uma peça de campanha a favor do paulista: "Lula ainda não sabe se vetará, mas Serra e Dilma já o apoiam". Aqui Serra, como se diz na gíria jogou de mão. Foi esperto demais. Se Lula bancar (o que é pouco provável) o reajuste de 7,7% para os aposentados, ele também fatura.
Se Lula vetar, Serra, além de dizer que ele é um candidato responsável, ele se colocará para o público, ao lado do presidente, sem ser um opositor. Ao abandonar a tentação do agrado fácil da oposição, Serra sinalizaria para este grande público, que não tem nada a ver com Lula, ao contrário. Porém, ao contrário ele tenta dar provas que pode ser o novo Lula e que merece ser seu sucessor. Repito jogada de mestre!
Em outra situação, ao final desta quinta, num debate em Belo Horizonte, ele soltou outra pérola: "se eleito, quer PT e PV em seu governo". Além de ser fino na provocação, Serra tenta mostrar para a galera que está próximo, muito próximo do presidente.
Bom lembrar que uma disputa majoritária como a de presidente, governador e prefeito, só um vence. Para isso, o (a) candidato (a) precisa ir bem e torcer para o adversário ir mal, ou pelo menos, inferior a ele ou ela.
Para ir bem o(a) candidato (a) só depende dele, já a segunda hipótese, ele não tem como interferir.
Nesta linha, é bom que o PT e a Dilma, baixem a bola e trabalhem, e bem, porque este Serra, não é mais aquele de 2002. A análise acima corrobora com aquilo que o blog já anteviu, a de que esta eleição será dura e disputada palmo-a-palmo, ou voto-a-voto, a menos que os erros ou acertos de um ou outro se multipliquem.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, maio 07, 2010
Serra na linha do pós-Lula!
O candidato do PSDB José Serra está seguindo fielmente, a linha traçada de aparecer como o candidato pós-Lula, sem rivalizar com a popularidade do atual presidente, tentando até passar para uma parcela do público, que ele seria o candidato ideal para prosseguir as políticas do presidente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário