65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, maio 31, 2010
Servidor reclama de recebimento de e-mail
O blog recebeu por e-mail a reclamação do servidor público municipal de Campos que, apesar de se identificar, solicitou que seu nome fosse preservado, para não sofrer perseguições:
"Boa noite Roberto Moraes,
Recebi o e-mail em anexo do Sr. Suledil (Secretária Municipal de Controle e Orçamento).
Porém, não conheço o mesmo a não ser de nome.
O único jeito dele saber meu e-mail é pegando os dados preenchidos no re-cadastramento realizado pela Prefeitura esse mês.
Questiono o seguinte, não seria ilegal a obtenção do meu e-mail para fins de politicagem por meio de um banco de dados oficial da prefeitura???
Repito, a única forma desse senhor conseguir meu e-mail seria através do banco de dados que a prefeitura criou dos funcionários.
Outro fato grave é que o referido Suledil não é do RH, é do Orçamento, ou seja, de uma área que não tem nada a ver com os dados pessoais dos funcionários municipais.
Digo mais, se ele consegue ter acesso ao meu e-mail, quem garante que não vai ter acesso ao meu CPF, ao meu título de eleitor... Esses dados eram para ser sigilosos.
Aviso também que consultei alguns amigos que também receberam o mesmo e-mail.
Peço que o sr. divulgue em seu blog, mas sem referência a minha pessoa, pois temo possíveis retaliações.
Att."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Pois é, o Sr. Suledil também passa e-mails em massa de assuntos politicos, no e-mail corporativo da propria prefeitura, esse é puxa saco mesmo. Quanto a ilegalidade, aqui na terra goitacá, está mais que provado que vale tudo.
Eu também sou funcionário, recebia e-mails do Sr Suledil, por uma conta google. Quando fiz meu recadastramento não informei meu email.
No mês passado expressei minha vontade de não receber mais esses emails e fui prontamente atendido.
Se gritar pega ladrão... não fica um meu irmão...
Se gritar pega ladrão... não fica um meu irmão...
Bezerra da Silva
Isso não é novidade nenhuma!
Estão acostumados com esses métodos.
Roberto, acho que faltou exibir o conteúdo do e-mail que ele recebeu. Ou pelo menos informar o assunto do e-mail.
Também tive essa impressão que esse cadastro foi feitos com intentçao que não era a do bem comum e sim para ser usado para fins políticos.
Tem que denunciar ao TCE, ao MPE no Rio ....Remete uma cópia do e-mail para eles .... eles estão infringindo a Lei, eles não podem mandar e-mails a não ser que a pessoa autorize a receber ....
NESTE ULTIMO CADASTRAMENTO A PREFEITURA PEDIU EMAIL DOS FUNCIONARIOS E TITULO DE ELEITOR TAMBEM (ELES FALAM QUE PRECISA DE TODOS DOCUMENTOS)
ACHEI ESTRANHO POIS SE ERA PARA PEDIR TODOS DOCUMENTOS NAO PEDIRAM O CERTIFICADO DE RESERVISTA
FRANCAMENTE TRABALHO NA PREFEITURA A 7 ANOS ELES SABEM MAIS DE MIM QUE EU MESMO QUANDO ENTREI DEI TODOS MEUS DOCUMENTOS XEROCADOS PARA ELES
...ESSE JA EO O SEGUNDO CADASTRAMENTO DO GOVERNO ROSINHA
Querido professor,
É tão simples bloquear e-mail que vejo uma tempestade em um copo d'água.
Sr. Último Anônimo
O problema, como ficou claro no texto, não é receber e-mails.
O problema é que o Sr. Suledil está tendo acesso a dados que não deveria ter. Se ele tem acesso ao e-mail dos funcionários também tem acesso ao CPF, ao Titulo de Eleitor, ao RG, ao PIS/PASEP, ao Endereço, ao Telefone...
O Sr. percebe o quanto isso pode ser "perigoso". Esses dados eram para ser sigilosos e deveriam ser usados para fins profissionais da prefeitura e não para quaisquer outros fins.
Postar um comentário