65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, maio 09, 2010
TV digital no Brasil
Esta eu ouvi dentro do próprio Projac, tendo sido falado pela coordenadora geral do Canal Futura um projeto nascido na Rede Globo e hoje mantido por dez grandes patrocinadores privados:
“A TV digital até aqui no Brasil serviu apenas para a imagem ficar um pouco melhor que antes, quando a grande vantagem dela são os recursos de quatro canais em apenas um, a interatividade e uma série de recursos que ainda não estão planejados para serem usados. No caso da TV digital a tecnologia que oferece estes recursos chegou bem antes do planejamento para uso diferente da passividade com que o telespectador assiste TV em nosso país. O máximo que se chegou até aqui é a disponibilização de um endereço na internet para o telespectador poder se comunicar com alguém que fez o programa ou participou de uma entrevista e isto não é a interatividade que a TV digital possibilita”.
Comentário do blog:
Este fato nada tem a ver com as políticas de governo. Este definiu a tecnologia, outras grandes questões, mas o uso intensivo e inteligente desta tecnologia é papel das TVs comerciais, que são hoje as detentoras da grande audiência nacional, embora caibam aos órgãos de comunicação do governo, inclusive à TV Brasil, a preparação para o uso intensivo desta tecnologia a serviço do cidadão, da sua educação, do crescimento cultural do nosso povo e porque não, também de seu lazer e do seu entretenimento. A imagem um pouquinho melhor desta TVs (LCD, led, etc.) está servindo para a indústria e o comércio vender como água, porque a Copa do Mundo de futebol está aí na porta. E depois?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
E em Campos, alguma notícia sobre quando atracará a TV Digital?Me recordo que a InterTV, afiliada da Globo, noticiou há 4 anos e meio, logo quando começou a construção da nova sede que, ela, a sede teriam equipamentos pelos quais seriam capacitados para transmissão digital.E a Record, Sbt,Band,Canção Nova, Record News, CNT?Tanta demora, por quê? O que tá impedindo? Seria de bom grado alguma explicação.
Postar um comentário