domingo, junho 06, 2010

As crônicas, os blogs e o cotidiano...

Para mim, fora a parte das notícias, da informação e do debate, os blogs são espaços por excelência, similares às crônicas. Talvez por isto, o artigo do craque José Castello, no caderno Prosa & Verso, ontem, em O Globo, " A vertigem de sobreloja" tenha produzido tanta identidade, na forma como eu vejo os depoimentos diários sob a forma de nota nos diversos blogs, aí pela grande rede. No artigo de Castello, ele conta uma história, como tantas outras que se conta por este espaço, ao mesmo tempo que analisa o poder e a forma das crônicas. A descrição, quase por inteiro, me fez lembrar a escolha de alguns temas do cotidiano que os blogueiros fazem em suas postagens. Por outro lado, talvez, seja apenas retalhos, ainda assim, entendo, vale observar dois trechos do artigo do Castello, que não encontrei na internet para ser disponibilizado, sem que fosse apenas para os assinantes do jornal: "O que é a crônica - gênero do Eu e da confissão, mas também do mundo e da invenção - senão um artifício que nos leva a dar rasantes sobre o mundo, não como quem o agride e domina, mas como algém que o acaricia?... Mesmo sendo o gênero do Eu, a crônica não é lugar da exibição e do triunfo... não o gênero da glória e da empáfia, mas o gênero da delicadeza e do fracasso. Um gênero, enfim, do humano. Cronistas são homens que aprendem a olhar". "O cronista vê não o que os outros não vêem, mas o que os outros, mesmo vendo, desprezam". Assim o blog deseja uma boa semana a todos e todas que o acompanham.

3 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quando acabei de ler ei suspirei um Hum!!!! E mostrei ao meu marido.

Lindo, Roberto!

Uma boa semana para você também.

Um abraço,

Rosângela

Marcos Oliveira disse...

Prof. Roberto, muito bom esse artigo do José Castello e oportuna a transcrição de parte dele aqui no Blog, bem como seus ótimos comentários complementares.
Também vejo os Blogs como oportunidade de todos serem "cronistas do cotidiano", das coisas mais simples às mais complexas. Observações particulares com um olhar que reflete o interior de cada um.
Abraços e boa semana ao dono do Blog e a todos os leitores desse ótimo espaço na grande rede.

Laura Peixoto disse...

Oi,Roberto. Moro no interior do RS e estva procurando esse artigo do Castello. Tb queria postar no meu blog. Muito bom teu post!
Abraço!