Retumbando pelas ruas ora interditadas do Parque São Caetano o hino da pátria, tocado pela banda marcial do Colégio Estadual João Pessoa, - bonito! Reinauguração do referido colégio, que caía aos pedaços há bem pouco tempo, com uma aparência de presídio, por seus muros altos em topo de arames farpados. Eis que, de súbito, finda a ode à pátria insurge-se em meus ouvidos outra canção familiar. Acreditem, era o hino do Vasco! Sim, senhores, nós, os súditos, condecoramos o nosso Rei com alguns bobos para alegrar sua corte. Toquemos, pois, ora pois-pois, o hino do time da realeza. E trompetes e bumbos, taróis e que tais ressoam o hino do clube cruz-maltino para agradar e agradecer nosso Rei por nos fazer o favor de reformar uma escola.
Somos ou não uma província? Merecemos ou não ter Rosinha como prefeita, precedida por Mocaiber, por sua vez por Arnaldo, Sérgio Mendes, todos numa linha retilínea de afinidades, compadrios, apoios mútuos ora rachados por interesses todos próprios e particulares? Não merecemos ter eleições sui generis de 4 turnos? Merecemos ou não uma câmara municipal que, legislatura após outra, esquece cada vez mais de quais sejam seus objetivos e interesses primazes?
Por vangloriarmos nossos governantes como reis, suas obras como dádivas, desvirtuando nosso senso cidadão, coletivo, republicano, democrático que quem anda nu somos nós.
14 comentários:
Lamentavelmente o vereador Marcos Bacellar agrediu fisicamente o Sr. Maycon Rosa. QUEBRA DE DECORO !!!
Lamentavelmente professor,tenho que concorda r em género, número e grau(apesar de ser vascaíno). Começo a crer que nós campistas merecemos o que temos.
Abraços.Paulo.
Em tempo: Será que um dia nós aprenderemos?
Ora professor, pior de tudo é ver o PT se submentendo a essa realeza.
Esta representante do PT Roberto, a SUPLENTE DE VEREADORA ODISSÉIA, frustrou grande parte da população campista, com a sua participação medíocre como "parlamentar". Acredita se quiser, conseguiu rachar a oposição ao governo dos garotinhos. Pelo amor de Deus!!! Essa eu não esperava!!!!
Professor, mais um quadro vergonhoso da nossa classe política. Como já não bastasse os escândalos de praxe da paróquia, agora verifica-se a gressão do Vereador (o parlamentar Marcos Bacellar)a um cidadão campista. Que baixaria!!! Esta nossa política. Que nível tem estes nossos vereadores!!!
É muito triste chegar a essa conclusão, mas temos os governantes que merecemos.
Digo nós porque numa democracia, mesmo fajuta como a nossa, o sentido coletivo deve vir em primeiro lugar, porém esse sentido coletivo é o que menos tenho visto na população brasileira, principalmente em Campos. Campos se tornou uma terra sem lei, onde todos só enxergam seus direitos, mas esquecem dos seus deveres de cidadãos e esquecem também dos direitos dos outros cidadãos. Basta sair de casa para ver que a bagunça geral está institucionalizada na cidade. Vemos carros fechando cruzamentos, parando sobre a faixa de pedestre, furando sinal... Enquanto isso os guardas municipais estão mais preocupados com a conversa com os colegas e as mensagens de celular do que com as infrações que ocorrem aos montes bem na sua frente. Estou cansado de ver situações como estas. Se você vai a uma loja ou restaurante em Campos dificilmente será bem atendido, a não ser que conheça o garçom, o vendedor ou o dono do estabelecimento. Estou cansado. É só sair nas ruas para ver pessoas "normais" estacionando em vagas especiais na maior cara de pau. Estou cansado. Fiquem cinco minutos nas filas do INSS para ver que pelo menos metade daquelas pessoas não têm as doenças que tentam provar ter, enquanto isso os médicos não examinam os pacientes, muitas vezes os tratam mal e quase sempre cometem injustiças. Estou cansado. E o que isso tudo tem a ver com a afirmação de que temos o governo que merecemos? Simples! Nossos governantes saíram dessa nossa sociedade egoísta e mal educada. Eles nasceram na nossa cidade, no nosso país, cresceram em nossas ruas, estudaram em nossas escolas, frequentaram os mesmos lugares cheios de gente mal educadas como nós. É triste, mas é verdade.
Realmente professor...
Essa de Hino do vasco foi um pouco de mais...
Ai, Roberto, que vergonha!!!!! A história da Escola "João Pessoa" não merece isso!!! Que lástima!! O G.E. João Pessoa, fundado em 1931, tem como origem a Escola Modelo "Seis de Março", que era a escola de aplicação dos alunos da Escola Normal de Campos, que funcionava no Liceu. Em 1931, por falta de espaço no LHC, já que o ensino secundário se ampliara muito, por força de lei, precisou sair do prédio. Tomou, então, o nome de um vulto famoso na época: João Pessoa. A última diretora da "Seis de Março" e a primeira do João Pessoa foi a Profª Mercedes Landim, grande professora! Caso alguém se interesse em ler sobre a Escola Modelo, consulte http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=56&Itemid=26
Perfeito professor, perfeito. Não pelo hino do CR Vasco da Gama, cuja instituição nada tem culpa nesse episódio, mas sim pela situação na qual a própria população se coloca, de súditos. Realmente lamentavel...
E o pior, se ainda fossemos um Império, talvez estivessemos melhor...
Concordo no mérito do argumento. Contudo, não entendi tamanho estranhamento e revolta com o honrado e sublime hino do Club de Regatas Vasco da Gama!?
E se tocassem o hino do Corintians para o Lula, que vive sendo bajulado, não sei se o blogueiro teria a mesma reação...
Agora eu entendo porque o Vasco no período de Cabral é sempre vice, com um torcedor igual a esse ninguém merece, além do mais não consegue sair da faixa de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A "nau" do Cabral só vive fazendo água...
Professor Roberto Moraes,
Fico aqui do meu canto a questionar o motivo da participação escassa do Bruno Lindolfo no Blog?
Cabe uma explicação?
Interessante foi perceber a diversidade de políticos nessa inauguração !!!!! Nomes dos mais variados..mas que claramente são opositores ...Tal proximidade refletia mto mais oportunismo do que interesses comuns pela cidade. Vice-prefeito...representantes de Secretarias...outros de lugares próximos e de mais longe...numa clima de exposição e falsas alianças ! A cidade precisa de acordos efetivos! Precisa ser cuidada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A festa tem que contemplar diversidade de ações ! E sinceramente ainda estamos na FASE de inauguração de escolas com esse padrão de festividade????!!!!! Não consigo entender tal necessidade em pleno século XXI!!!!!!!!!!! E com tanta gente reunida. E a vida correndo do lado de fora, numa emergencia de ações !!!!!!!!!! Certo que a
instituição tinhas necessidades físicas, mas internamente o processo da escola publica ainda esta
longe ...sobretudo as municipais...que só ganharam tinta e já apresentam graves infiltrações !!!!!!!!
Postar um comentário