65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, junho 09, 2010
Secretário de Fazenda da PMCG presta informações sobre o contrato com o IPDEC
Por e-mail o blog recebeu o texto do seretário de Fazenda, Francisco Esquef justificando o contrato da PMCG com o IPDEC divulgado e comentado em nota abaixo:
"Caro Roberto,
A Secretaria Municipal de Finanças atua de forma permanente pelo aumento de sua arrecadação própria e dos repasses, como também pela recuperação de receitas decorrentes de obrigações e créditos devidos à Prefeitura de Campos e ao PREVICAMPOS.
O contrato com o IPDEC faz parte deste esforço e estabelece critérios de desempenho para recuperação de créditos junto ao Ministério da Previdência Social e ao INSS, gerados a partir da Compensação Previdenciária e da criação do Regime Único Previdenciário.
Análises iniciadas em outubro de 2009 indicam que temos direito de reaver cerca de R$ 200 milhões, referentes a 1.500 processos de aposentadoria e de pensão, que se sujeitam às compensações previstas pela legislação em vigor.
O contrato com o IPDEC estabelece uma faixa de pagamento de até R$ 10 milhões, se alcançados os R$ 200 milhões em créditos recuperáveis, a saber: R$ 20 milhões em estoque, R$ 30 milhões em fluxo atrasado, além de garantir um total de R$ 149,5 milhões de fluxo futuro, a valor presente.
O corpo técnico do IPDEC vem sendo responsável por resultados extremamente positivos em diversos municípios brasileiros, a exemplo de Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ) e Itaboraí (RJ), entre outros.
Os fundamentos legais têm amparo na Carta Magna, Artigo 201, parágrafo 9º; na Lei Federal nº 9.796/99, de 05 de maio de 1999; no Decreto nº 3.112, de 06 de maio de 1999; no Decreto nº 3217, de 22 de maio de 1999; na Portaria/MPAS nº 6.209, de 16 de dezembro de 1999 e demais normas que tratam da matéria.
Grato pela atenção, e me colocando à disposição,
Francisco Esquef
Secretário de Finanças."
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10 comentários:
Parece que o governo dos Garotinhos agora está mais transparente, secretários mandando respostas aqui no Blog, portal da trasparência está transparente, e a cidade melhorando..
AGORA SERÁ QUE O SR SECRETÁRIO DE SAÚDE PODE RESPONDER AS 56 AMBULÂNCIAS POR 14 MILHÕES?
O Secretário devia informar também sobre esse absurdo que está ocorrendo nas avaliações de ITBI, sempre muito acima do valor real da transação. Se o imóvel está sendo vendido por 100.000, os fiscais avaliam em 150.000. Com isso a prefeitura arrecada cada vez mais, já que a aliquota é de 2%
o governo nao esta tao transparente assim, pois o correto é fazer um processo de licitaçao e nao de ilegitimidade de licitaçao.alem disso é muito dinheiro a pagar a tal firma. e o PREVIcampos poderia estar fazendo esta compensacao e nao uma firma. isso é caso de intervençao do ministerio publico.é muito serio.
Sr. Roberto Moraes,
Louvável a manifestação do Secretário de Finanças do Município, para justificar mais um convênio milionário, com o Instituto de Desenvolvimento do Paraná-IPDEC, porém, o que não foi informado é que se trata de mais uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, administrada pelos Srs. Paulo da Silva Lima e Claudio Francisco Tolentino, também diretores da MERITUM Consultores Associados, que vem para deleitar-se de nosso erário.
O que impressiona é que não exista um corpo técnico qualificado, na esfera pública, para desempenhar os serviços do contrato no nosso município, de médio porte, e nem em nosso Estado, e pior, que não haja interesse e investimentos do Poder Executivo, dentro de seus quadros, para formação de importante equipe. Ora, a justificativa da equação, até 200 milhões + 1500 processos = 10 milhões, é um descalabro, pois, analisa-se os processos, descobre-se o valor que se tem direito (subentendido como praticados pelo Poder Público) e contrata uma OSCIP para reavê-lo. Porque será??
Por fim, relato a escassez de informações na internet, desta “importante” Organização que abocanhará polpudas cifras de nossos cofres. Lastimável.
TRE apreende material de Garotinho em igreja
Uma operação da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE) aprendeu nesta quarta-feira centenas de cartilhas "Manual feminino da cidadania", na sede da igreja Assembléia de Deus em Madureira. O material apresenta indícios de propaganda antecipada de campanha do pré-candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, e do pastor Manoel Ferreira, que deverá concorrer a uma vaga no Senado. Além de fotos, as cartilhas, com 34 páginas cada uma, fazem referências a realizações do ex-governador e do pastor.
Também foram recolhidas na sede da igreja fichas de cadastramento de fiéis, nas quais são solicitados o número do título de eleitor, zona eleitoral e local de votação. Muitos cadastros já estavam preenchidos com dados dos eleitores.
Promotores do Ministério Público Eleitoral e a equipe do TRE passaram a acompanhar a distribuição das cartilhas há cerca de 20 dias. Segundo o juiz Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho, responsável pela fiscalização da propaganda no Rio, o material vinha sendo entregue durante os cultos da igreja.
É proibida a propaganda eleitoral dentro de igreja. Isso é uma infração, e todo o material será enviado para a Procuradoria Eleitoral, que tem a atribuição de tomar as medidas cabíveis - disse Carvalho Filho.
O ex-governador Garotinho afirmou que conhece a cartilha, mas que não sabe quem a produziu. Manoel Ferreira não foi localizado.
" É proibida a propaganda eleitoral dentro de igreja. Isso é uma infração, e todo o material será enviado para a Procuradoria Eleitoral, que tem a atribuição de tomar as medidas cabíveis "
Fonte: O Globo
Roberto,
A experiência vem de Campinas, veja:
PROCESSO: TC-1372/003/08. INTERESSADOS: Contratante: Prefeitura do Municipio de Campinas, Autoridades que firmaram o instrumento: Helio de Oliveira Santos, Carlos Henrique Pinto, Luiz Verano Freire Pontes e Paulo Mallmann, Autoridade que dispensou de licitacao: Helio de Oliveira Santos, Advogados: Carlos Henrique Pinto -OAB/SP nº 135.690 e outros e Contratada: .Fundacao Instituto de Administracao -FIA - Interveniente: Instituto de Previdência Social de Campinas -CAMPREV. ASSUNTO: .Prestação de serviços especializados referentes a elaboração de estudos e pesquisas junto ao Instituto de Previdência Social do Municipio de Campinas -CAMPREV visando a elaboração de processos administrativos para o levantamento dos recursos junto ao Ministerio da Previdência Social e o Instituto Nacional da Seguridade Social referentes a Compensacao Financeira entre o regime geral de previdência social e o regime de previdência proprio do servidor, de que tratam a Carta Magna, no artigo 201, paragrafo 9º, a Lei Federal nº 9.796/99, de 05 de maio de 1999, o Decreto nº 3.112, de 6 de maio de 1999, o Decreto nº 3217, de 22 de maio de 1999, a Portaria/MPAS nº 6.209, de 16 de dezembro de 1999 e demais normas que tratam da materia. Materia em Exame: Dispensa de licitacao e contrato. Em face das irregularidades apontadas pela UR-3 -Campinas, ATJ e SDG, assino aos interessados o prazo comum de 30 (trinta) dias, para os fins do inciso XIII, do artigo 2º da Lei Complementar nº 709/93, ou, ainda, para as alegacoes que forem de seus interesses. Autorizo vista e extracao de copias, observadas as formalidades legais e regulamentares.
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/5129585/dosp-legislativo-06-02-2010-pg-21
ao anônimo das 7:10, ....
mas tu é burro, heim cara !!!!
É por essas e outras que o país está de olho nos royalties do petróleo.Uma região que recebe uma quantia exorbitante como compensação e que deveria servir para aplicá-lo em desenvolvimento à população de uma rede de prestação de serviços sociais de boa qualidade e não o faz, pois "prefere-se" conceder "bolsa isso,bolsa aquilo"de forma a manter uma parcela grande da sociedade à mercê das migalhas distribuídas pelos nossos governantes como "compensação" a eles terem sido eleitos.Atentai povo!
A COBRA VAI FUMAR PRO ESQUEF, É A MAIOR FALCATRUA PARA TUNGAR O NOSSO ROYATIES.
JA TEM UNS 20 ESCRITORIOS DE ADVOGACIAS E OSCIP REALIZANDO ESTE TRABALHO NAS PREFEITURAS MILIONARIAS.
ESTA RECUPERAÇÃO VALE PARA AS EMPRESAS PRIVADAS?
TEM ALGUMAS RESOLUÇÕES PARA AS TAIS?
VIVA A EMENDA IBSEN PENHEIRO.
FORA CARNICEIROS DO DINHEIRO PÚBLICO.
XO GAROTINHO DE OLIVEIRA
XO ROSINHA GAROTINHO
XO FRANCISCO ESQUECE.
XO AVES DE RAPINA
o COMENTARISTA VICTOR FRIAS ESTA CERTO, OS 10.000.000,00 DARIA PARA CAPACITAR FUNCIONARIOS PARA TAL, OU DESIGNAR A PROCURADORIA GERAL DO MUNICIPIO PARA TAL FIM, VISTO QUE A PROCURADORIA É PARA DEFENDER O MUNICIPIO E EM SEUS QUADROS HÁ CAPACITADOS
O contrato com o IPDEC estabelece uma faixa de pagamento de até R$ 10 milhões, se alcançados os R$ 200 milhões em créditos recuperáveis, a saber: R$ 20 milhões em estoque, R$ 30 milhões em fluxo atrasado, além de garantir um total de R$ 149,5 milhões de fluxo futuro, a valor presente.
Pelo que se demonstra, pagar 10.000.000,00 para créditos recuperáveis e garanitr R$ 149.500.000,00 em fluxo futuro, PERGUNTA-SE:
- QUAL O TEMPO FUTURO PARA ENTRADA DO CRÉDITO?
- OS R$ 149.000.000,00 DO FLUXO FUTURO LEVARAO QUANTO TEMPO PARA SEREM EVIDENCIADOS?
- QUAL SERIA A TRANSPARENCIA DA ENTRADA DE R$20.000.000,00 EM ESTOQUE?
- QUE TIPO DE ESTOQUE É ESTE PARA CONTABILIDADDE PUBLICA?
- OS R$ 30.000.000,00 EM FLUXOS ATRASADOS ENTRARÃO EM CAIXA NUMA UNICA VEZ OU FRACIONADO?
ROYALTIES SIM, TRANSPARENCIA TAMBEM.
FILME DO DIA:
"OS ESQUEFF GAROTINHOS, TAMBEM" MAMAM.
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