65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, julho 31, 2010
Ibope: Dilma tem 19% a mais que Serra no Estado do Rio
sexta-feira, julho 30, 2010
Ibope: Serra continua com a maior rejeição
Estrada-parque entre Grussaí e o Complexo Portuário do Açu e uma ZEN de 6 milhões de m²
Secom da PMSJB informa sobre a reunião de hoje com o governo do estado, em que a desapropriação na área do Açu, para o distrito industrial foi a pauta
Dilma subiu 3% e Serra desceu 2% no Ibope
Ibope nos estados
Dilma 5% na frente pelo Ibope
Ibope para o Senado no RJ
Ibope deve dar Dilma na frente como o Vox Populi
Veja como age a "grande imprensa"
"O Globo virou um pasquim de quinta categoria"
Ibope: Internet tem 40 milhões de usuários ativos no Brasil
Maria Fernanda em dose dupla
Campanha solteira
Pesquisa do Ibope sai hoje
Projeto de transporte aquaviário na Lagoa Rodrigo de Freitas
Rejeição
quinta-feira, julho 29, 2010
Impactos na implantação do empreendimento do Açu
E se o vazamento da BP fosse na Bacia de Campos?
Exercício de Salvatagem pode ter levado à suspeita de queda de helicóptero em Cabo Frio
Helicóptero cai em Cabo Frio
"A Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, do Ministério da Marinha, e a torre do Aeroporto de Cabo Frio tentam confirmar a suposta queda de um helicóptero no mar, no canto esquerdo da Praia do Peró, em Cabo Frio, no fim da tarde desta quinta-feira. O alerta de queda foi dado ao Corpo de Bombeiros de Cabo Frio por moradores do local, que afirmaram terem visto uma aeronave cair no mar. Os bombeiros fazem buscas no local indicado. Militares da Marinha informaram que aviões da Base Aeronaval estavam fazendo voos rasantes na área do Peró, e a torre do aeroporto não recebeu qualquer pedido de socorro feito por aeronaves. Equipes de socorro estão seguindo para o local, que fica na Área de Preservação Ambiental do Pau-Brasil."
Ibope no ES: Serra 38% x 36% Dilma x 9% Marina
Pesquisa no Amazonas: Dilma 57,6% x 16,3% Serra
quarta-feira, julho 28, 2010
Audiência Pública da UPT da LLX no Açu
TSE é quem decidirá definitivamente o registro de candidatura de Garotinho
Lançamento de livro
TRE-RJ julga hoje, outros outros registros de candidaturas
88 mil novos empregos no 1º semestre de 2010 em nosso estado
Concurso público de Italva: 15 mil inscritos - maior que a população
Empregos e impostos
800 mil litros de polpa de minério-de-ferro
Atendimento às pessoas com deficiência nesta 5ª e 6ª na Pça. S. Salvador em Campos
Sobre apoio às lan houses
terça-feira, julho 27, 2010
Lindberg comenta no Twitter seus 20% na pesquisa do DataFolha
Uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político faz o TRE-RJ cassar mais um prefeito fluminense
segunda-feira, julho 26, 2010
Vox Populi para o governo estadual no Rio
Chico Dangelo debate propostas e estratégias para um novo mandato de deputado federal
Eike Batista no twitter
Acidente da Samarco espalha minério no rio Itabapoana gera morte de peixes e suspensão de abastecimento de água
Projeto Rio Macaé Sustentável
Sobre a matéria do Porto do Açu no Washington Post
Porto do Açu no Washigton Post de hoje
A delegação chinesa visita o Porto do Açu, em São João da Barra, Brasil. China está a caminho de tornar-se o Brasil 1 º investidor em 2010, com investimento chinês no Brasil, chegando a US $ 20 bilhões no primeiro semestre deste ano. (Getty)
Porto do Açu, BRASIL - Aqui ao longo das areias de ouro, que a graça do litoral Atlântico 175 milhas ao norte do Rio de Janeiro, a China está forjando uma nova realidade econômica. Só passado um porto onde os trabalhadores estão a construir um píer de duas milhas de comprimento para acomodar navios de grande conhecido como Chinamaxes que o transporte de minério para a indústria de aço da China voraz, beliches passado para os navios de ferro para a lug petróleo a Pequim, uma cidade de fábricas está brotando no uma ilha quase o dobro do tamanho de Manhattan.
Muitas das estruturas serão construídas com investimentos chineses: uma usina siderúrgica, um estaleiro, uma fábrica de automóveis, uma fábrica para produção de óleo e equipamentos de gás. O projeto do porto recorda a China na última década: um esforço mundial para extrair recursos para uso no setor de manufatura do país vasto.
Mas a cidade de fábrica representa algo novo: um esforço agressivo para investir em indústrias no exterior para reforçar a imagem do país e influência política. Chamá-lo "diplomacia do dólar", de estilo chinês. Os investimentos no Brasil refletem China "sair" da estratégia, que visa garantir recursos naturais para fins de desenvolvimento e para proteger as empresas estatais do país de crescimento mais lento em casa. Lave com mais de US $ 2 trilhões em reservas cambiais, a China tem direcionado as empresas de seu estado para limpar o mundo de oportunidades. Enquanto faz isso, a China está jogando por suas próprias regras, dando às suas empresas uma vantagem sobre E.U. e outras empresas multinacionais vinculado internacionalmente restrições mandato destina-se a promover uma concorrência leal.
Além disso, o Brasil e outros países em desenvolvimento, uma vez que viu a China como um aliado, agora estão percebendo que as empresas chinesas estão competindo em seu próprio território em termos de recursos e participação de mercado. E alguns analistas dizem que os Estados Unidos tem sido lento para perceber que a China está a utilizar o investimento para a construção peso político. No primeiro semestre deste ano, o investimento da China no Brasil chegaram a US $ 20 bilhões, mais de 10 vezes todos os investimentos anteriores da China no país. Isso coloca a China na trilha a ser Nº. 1 do Brasil investidor para 2010, em comparação com 29 em 2009.
Os investimentos na China estão crescendo também em outros lugares - do Peru, onde um terço do setor de minerais está nas mãos da China, ao Japão, onde as fusões e aquisições chinesa quadruplicou 2008-2009. "Eles não querem ser vistos como comedores apenas de recursos naturais", disse Eike Batista, o bilionário brasileiro por trás do projeto do porto e um dos homens mais ricos do mundo." "Para eles, é de senso comum." Li Jianqiang, que dirige as operações de transporte de China na América do Sul, vê grandes oportunidades. "O Brasil utilizou a olhar para os E.U. e na Europa, mas um dia eles descobriram-nos e eles perceberam quão longe eles estavam. O dinheiro fala, e nós entendemos isso. Se você tem dinheiro, as pessoas respeitam-lo, e então você terá política poder ". As empresas chinesas que compraram participações em rede elétrica do Brasil, eles estão construindo usinas siderúrgicas, fábricas de automóveis e uma infra-estrutura das telecomunicações no país.
As empresas de grãos chineses estão negociando a compra de grandes extensões - algumas maiores do que 600 mil hectares - da outback brasileira de soja vegetal. As empresas chinesas têm dentro da faixa de aterragem de um contrato de alta velocidade ferroviário enorme. Eles querem ajudar a concretizar os planos colossais do Brasil - estimado em mais de US $ 250 bilhões - para explorar suas reservas de petróleo offshore. O China Development Bank deu Petrobras, produtor de petróleo do Brasil principal, 10.000 milhões dólares como adiantamento em negócios futuros. Desde o ano passado, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, substituindo os Estados Unidos. China começou mesmo a tomar uma bravata gringo que está em contraste com o seu antigo papel como a líder de torcida para o Terceiro Mundo. Para os últimos meses, ele se recusou a comprar uma gota de óleo de soja da Argentina depois que o país bateu tarifas sobre calçados chineses - embora isso tiff não parar de cometer Pequim 8500 milhões dólares este mês para a renovação do sistema ferroviário da Argentina, desde creaky como a Argentina compra trens chineses.
Em março, o presidente equatoriano Rafael Correa em relação à China corporação imperialista pior depois de Pequim recusou-se a dobrar em condições para o financiamento de uma barragem hidroeléctrica 1000000 mil dólares. " Novos colonizadores "é como nos referimos a China agora", disse Roberto Giannetti da Fonseca, que representa os fabricantes do coração industrial da América Latina de São Paulo. Roberto Abdeneur foi um dos brasileiros que construiu relações de seu país com a China. Mas como o relacionamento aprofundado, Abdeneur começou a ver a China mais como um desafio para o Brasil do que uma oportunidade. Como embaixador do Brasil para os Estados Unidos há quatro anos, Abdeneur notado que os Estados Unidos, também estava começando a se preocupar com a China, mas de uma maneira diferente. "Em Washington, está fixada na penetração potencial da China ideológico da América Latina ou se concentrar em saber se a China é a formação desse exército ou aquilo", disse Abdeneur. De fato, os analistas E.U. têm escrito extensivamente sobre o apoio da China militares da Venezuela, registou o seu reforço dos sistemas de defesa aérea de Cuba e especulou sobre a possibilidade analistas chineses têm substituído os russos em três locais sinais de inteligência em Cuba. Os funcionários E.U. também manifestaram preocupação sobre a cooperação China-Brasil em tecnologia de satélites e foguetes. "Os chineses estão jogando em um tabuleiro diferente. A competição é comercial. Você simplesmente não pode competir por causa das ferramentas muito especial a China." Entre essas ferramentas é a maneira como a China trata os cortes - na América Latina e em outros lugares. A China é um mestre na bola de baixo financiamento, formando empréstimos de bilhões de dólares em taxas de juros minúsculas que podem se estender além de 20 anos. Financiamento, uma questão aparentemente obscuros, muitas vezes são responsáveis por 40 por cento do custo de um projeto. Isto tornou-se uma dor de cabeça para os concorrentes ocidentais, especialmente os membros da Organização 32-nação para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que há muito tempo não concordou com a utilização de financiamento como uma ferramenta competitiva. China Wuhan Iron and Steel comprou uma participação de 21 por cento em uma das empresas de Batista, por US $ 400 milhões, com empréstimos abaixo da taxa de mercado, fornecidos por bancos estatais da China. A siderúrgica também está planejando um investimento de US $ 5 bilhões para construir uma fábrica no Porto do Açu, com financiamento estatal chinês a preços atraentes. As companhias de petróleo e gás da China está falando com Batista sobre a venda de plataformas de petróleo e plataformas para exploração de serviços de perfuração offshore Batista - novamente com empréstimos a juros baixos. "Dado o tamanho dos bancos chineses, que têm os músculos a suportar uma grande expansão das empresas chinesas no exterior", disse Otávio Lazcano, diretor executivo da LLX, empresa de executar o projeto do porto $ 25 bilhões. Embora E.U. petróleo e tecnologia do gás pode ser mais avançado, as condições de financiamento que China pode oferecer ao Brasil são quase imbatíveis.Em alguns casos, a China deu bilhões de dólares a juros inferiores a 1 por cento, segundo as regras da OCDE, os Estados Unidos devem emprestar a taxas de mercado. "Nós acreditamos na igualdade de condições, o mercado e a transparência", disse Fred P. Hochberg, presidente do Export-Import Bank dos Estados Unidos. "Com a China, há uma ausência de mercado e uma falta de transparência". Nos primeiros anos deste século, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva abraçou a China como um país em desenvolvimento irmão. China cultivada Brasil, insinuando que poderia apoiar o sonho do país de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e oferecer o que o Brasil levou a ser um contrapeso aos Estados Unidos. Falava-se que o Brasil iria treinar pilotos chineses em seu porta-aviões. Peritos proclamaram um novo eixo Brasília-Beijing. A dupla formada metade dos BRICs - as quatro nações, incluindo Rússia e Índia, que foram considerados os novos líderes da economia global. O governo Lula até mudou-se para silenciar os críticos da União recém estratégica, arrancando Abdeneur de seu posto como embaixador dos Estados Unidos no final de 2006 depois que ele criticou o que chamou de "Brasil da fantasia China" em um encontro de empresários em São Paulo. Mas estes dias, aviso Abdeneur - que a China é mais concorrente do que parceiro - está ganhando força. Em uma recente viagem à África, onde as empresas chinesas têm batido as empresas brasileiras em todo o continente, Lula tweaked China em quase todos parar. "Não tenho nada contra meus amigos chineses", disse Lula em discurso em 08 de julho o porto da Tanzânia de Dar es Salaam, "mas a verdade é que às vezes eles ganham um contrato de minas e trazem todos estes chineses para trabalhar em uma mina, e isso não gera oportunidade de trabalho nesse país. " Respondendo ao desafio colocado pela China, o Brasil se voltou para os Estados Unidos para ajudar no lançamento de seu banco de exportação-importação própria. Ele lançou dezenas de inquéritos anti-dumping contra as empresas chinesas. Seu governo é aprovar uma fusão mais rápida do que a qualquer momento no passado, para competir com empresas chinesas. Ele tem investido bilhões de dólares em fundos do governo para reanimar sua indústria naval, que não tinha construído um grande navio em 20 anos. Na corrida para um grupo de 20 reuniões em Toronto em junho, o Brasil se juntou com os Estados Unidos e a Índia para chamar a China para permitir o valor de sua moeda, o yuan, subir. "Os chineses estavam furiosos", disse Marcel Fortuna Biato, conselheiro de política externa de Lula. "A China é o microcosmo para o futuro do Brasil, todos os bons e maus. E como o resto do mundo, estamos tentando formar uma resposta", disse Biato." PS.: Atualizado às 13:10 com a tradução do restante da matéria do Washigton Post.