sábado, julho 31, 2010

Ibope: Dilma tem 19% a mais que Serra no Estado do Rio

Na região Sudeste – a mais populosa, com 58,9 milhões de eleitores ou 43,3% do eleitorado - Dilma tem 37% das intenções de votos contra 35% para Serra. Dilma só perde para Serra na região Sul. No estado de São Paulo a diferença a favor de Serra é hoje de apenas 11%.

sexta-feira, julho 30, 2010

Ibope: Serra continua com a maior rejeição

Serra tem rejeição de 24%, Dilma, 19% e Marina 13%. Mais um indicador das perspectivas de crescimento da candidata do PT.

Estrada-parque entre Grussaí e o Complexo Portuário do Açu e uma ZEN de 6 milhões de m²

Além da negociação direta entre a Codin e o governo do estado com os produtores rurais da região do Açu, a Prefeitura de São João da Barra defendeu na reunião desta tarde com o governo do estado, a estrada-parque entre o balneário de Grussaí e o Complexo Industrial e Logístico do Açu e uma Zona Especial de Negócios (ZEN) a ser gerida pelo município, a partir de acordo com a Codin que administrará o Condomínio Industrial da região.
A previsão é que a ZEN tenha uma área equivalente a seis milhões de metros quadrados, que é equivalente a 6% do total do Distrito Industrial, de cerca de 100 milhões de metros quadrados. Com estes encaminhamentos os empreendimentos do Açu vão ganhando contornos cada vez mais definitivos e grandiosos.
O município passou ao estado (na verdade já era dele esta atribuição) as principais responsabilidades de fiscalização ambiental, necessários ao controle dos impactos e à garantia da demarcação e acompanhamento das Áreas de Proteção Ambiental – APAs, das lagoas do Taí, Salgado, Grussaí e Iquipari, e ainda da criação de uma Unidade de Conservação – a UC-SJB, na área da fazenda Caroara.
Ao Inea caberá a responsabilidade com a demarcação e oficialização das faixas marginais das lagoas itens indispensáveis à preservação ambiental da região que terá grandes empreendimentos industriais e adensamento populacional.
Apesar desta responsabilidade ser do governo estadual, os gestores locais, assim como toda a sociedade de nossa região, têm o dever de exercer a regulação e o controle sob todo este processo de forma a reduzir os impactos que certamente virão acompanhando este mega-projeto.

Secom da PMSJB informa sobre a reunião de hoje com o governo do estado, em que a desapropriação na área do Açu, para o distrito industrial foi a pauta

O release da Secom da PMSJB diz:
Estado e Prefeitura garantem justiça aos produtores do 5º Distrito” “Dentro de alguns dias a Codim – Companhia dos Distritos Industriais do Estado do Rio de Janeiro instalará um escritório em São João da Barra para negociar, caso a caso, com os produtores do 5º Distrito. A medida visa garantir que as negociações sejam benéficas aos que hoje residem ou produzem na área delimitada para receber o futuro Distrito Industrial do Complexo Logístico do Açu. Visando tranquilizar os produtores e moradores da Região, a decisão foi tomada nesta sexta-feira (30/07), durante reunião entre a prefeita Carla Machado, o governador Sérgio Cabral e os empreendedores, no Palácio Laranjeiras, no Rio.
Esta é apenas uma das boas notícias que a prefeita traz, da audiência com o governador. O pedido feito pelo governo municipal visa garantir os direitos daqueles que estavam apreensivos com a implantação do Distrito Industrial. Além disso, começou a ser definido o modelo de assentamento, bem como a área mínima de dois hectares para cada agricultor. Até os produtores que hoje possuem menos de dois hectares receberão área com esta metragem. Na mesma reunião governos municipal e estadual bateram o martelo com relação a uma série de pontos polêmicos do projeto, que representa um dos maiores investimentos da iniciativa privada, na América Latina.
Outras reivindicações feitas pela Prefeitura e atendidas pelo governo estadual dizem respeito às Áreas de Proteção Ambiental, Unidade de Conservação, estrada-parque e Zona Especial de Negócios – ZEN. O projeto de reassentamento dos produtores rurais, que pretende servir como um projeto-modelo para o Brasil, assim como a aplicação das contrapartidas ambientais em obras de infraesturura entraram na pauta. Ficou decidido também que a Secretaria Estadual do Ambiente será responsável pelo projeto de saneamento básico que pretende fazer de São João da Barra a primeira cidade 100% saneada, em todo o País.
Carla Machado foi ao Rio para definir com o governo estadual e os empreendedores, ações enérgicas para pontos obscuros do projeto de implantação do Distrito Industrial, como a polêmica desapropriação de terras no 5º Distrito. Nada será feito sem que haja negociação com os moradores e produtores. No projeto de reassentamento estão garantidas uma série de melhorias para quem possui até dez hectares, na área de abrangência do Condomínio Industrial, que será administrado pela Codim.
O modelo de reassentamento definiu que os produtores rurais terão benefícios como escola, creche, praça, centro comercial, centro comunitário, curral comunitário, galpão para armazenamento da produção e indústria de beneficiamento – a fim de agregar valor aos produtos. Além disso, os produtores contarão com máquinas e equipamentos agrícolas, acompanhamento e assistência técnica, tanque de peixes para garantir a subsistência e cultura de camarão voltada à exportação. Tudo isso com infraestrutura básica, como água tratada, energia elétrica, ruas calçadas e ciclovias para facilitar o deslocamento.
Dentre as decisões que farão parte de um termo de responsabilidade a ser assinado pelo Município, pelo Estado e o pelo empreendedor, está a destinação de uma área de seis milhões de metros quadrados – correspondente a 6% do Condomínio Industrial, para uma Zona Especial de Negócios. O modelo de administração da ZEN ainda será discutido entre a Prefeitura e a Codim, mas o objetivo é abrigar investidores de menor porte, do setor de serviços.
A questão ambiental também recebeu encaminhamento durante a reunião. Caberá ao governo estadual a demarcação e o acompanhamento das Áreas de Proteção Ambiental – APAs, das lagoas do Taí, Salgado, Grussaí e Iquipari, bem como a criação de uma Unidade de Conservação – a UC-SJB, na área da fazenda Caroara, além da demarcação e oficialização das faixas marginais das lagoas, a fim de garantir a preservação ambiental. Além disso, será construída uma estrada-parque entre Grussaí e o Complexo Logístico, com o objetivo de estimular o turismo na região e garantir facilidade de acesso.
R$ 36 milhões no PPA Com a chegada de um dos maiores investimentos da iniciativa privada no Brasil, São João da Barra já identificou uma série de investimentos em infraestrutura. Na audiência com a prefeita o governador Sérgio Cabral anunciou a inclusão no PPA – Plano Plurianual do Estado – que prevê os investimentos nos próximos quatro anos, de R$ 36 milhões para obras estruturantes, no Município, com atenção especial para o 5º Distrito. Enfático nas decisões e solidário com as questões apresentadas pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o governador destacou que “o desafio atual é transformar uma região estagnada economicamente em um grande polo de desenvolvimento para o Brasil, gerando benefícios diretos para as regiões Norte e Noroeste do Estado”.
Para a prefeita Carla Machado uma das maiores preocupações no momento é, além de estruturar e criar condições para o desenvolvimento, amparar os produtores do 5º Distrito. Por isso definiu como prioridade o encaminhamento de soluções a fim de tranquilizar a população local. Carla lembrou que o governo estadual já possui a fazenda Pontinha, onde poderá ser feito o reassentamento, mas antecipou que estão sendo procuradas outras áreas, nas quais a terra seja melhor ao cultivo. “O governo do Estado também está procurando uma área que seja mais próximo aquela onde eles estão hoje, a fim de causar um impacto social que seja mínimo”, destacou. “Estamos com as atenções voltadas prioritariamente para isso. O governo estadual, por meio da Codim, vai negociar caso a caso, abrindo um canal de diálogo mais abrangente com os produtores”, afirmou.”

Dilma subiu 3% e Serra desceu 2% no Ibope

A diferença é mesmo de 5%. Dilma 39% x 34% Serra x 7% Marina. Numa simulação de segundo turno Dilma 46% x Serra 40%. A margem de erro é de 2%. PS.: Atualizado às 20:50: O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). Com 7% que disseram votar em branco ou nulo mais os 12% que se disseram indecisos, é possível dizer que Dilma tem 48,1% dos votos válidos e está a menos de 2% para vencer no primeiro turno. PS.: Atualizado às 20:56: Falta ainda saber o percentual de votos espontâneos e a rejeição dos candidatos, dois outros importantes indicadores. Até aqui os números confirmam o crescimento de Dilma sobre José Serra que vem caindo de forma lenta, mas permanente, que somado ao crescimento de Dilma faz crescer a distância e a possibilidade da eleição ser resolvida no 1º turno. Para confirmar esta tendência há que se aguardar os debates na TV e o início da propaganda eleitoral na 2ª quinzena de agosto.

Ibope nos estados

SP: Geraldo Alckmin (PSDB) 50% x 14% Aloizio Mercadante (PT) x 9% Celso Russomanno (PP); PE: Eduardo Campos (PSB) 60% x 24% Jarbas Vasconcelos (PMDB); MG: Helio Costa (PMDB) 39% x 21% Antonio Anastasia (PSDB); DF: Roriz (PSC) 38% x 27% Agnelo (PT).

Dilma 5% na frente pelo Ibope

Os números serão informados oficialmente agora no Jornal Nacional, mas a internet já antecipa oficiosamente o resultado, bem mais próximo dos números do Vox Populi e distante do DataFolha: 39% x 34%.

Ibope para o Senado no RJ

César Maia (DEM) 37%; Marcelo Crivella (PRB) 37%; Lindberg (PT) 21%; Jorge Picciani (PMDB) 11%; Marcelo Cerqueira (PPS) 7%; Milton Temer (PSOL) 4%; Waguinho (PT do B) 4%; Carlos Dias (PT do B) 2%; Claiton (PSTU) 1% e Wladimir Mutt (PCB) 1%.

Ibope deve dar Dilma na frente como o Vox Populi

A informação circula na internet. Os números sairão daqui a poucono Jornal Nacional. O resultado do Rio de Janeiro já foi divulgado: Sérgio Cabral (PMDB) tem 58%, Fernando Gabeira (PV), tem 14%, Eduardo Serra (PCB) tem 2%, Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Peregrino (PR) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. A dianteira de Cabral é grande també pelo Ibope como já havia sido identificado pelo Vox Populi e pelo DataFolha. Com estes números, sem os indecisos e os que dizem que vão votar em branco e nulo, o candidato à reeleição Sérgio Cabral tem 75% dos votos válidos contra 25% de todos os demais candidatos somados. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho. Foram realizadas 1.204 entrevistas. A margem de erro máxima é de 3% para mais ou para menos. PS.: Atualizado às 20:08.

Veja como age a "grande imprensa"

Primeiro veja ao lado a manchete da edição desta sexta-feira: Agora veja como um colaborador do blog do jornalista Luiz Nassif, Roberto Takata, analisou a informação:
Folha: como contar mentira dizendo só a verdade" Enviado por luisnassif, sex, 30/07/2010 - 08:45 Por Roberto Takata
"Sabe o mote dos anos 1980 da Folha: É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade? Pois, então, a Folha acaba de cometer uma mentira dessas.
Diz a manchete: "Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais". Pensará o leitor: nossa! estão morrendo mais bebês recém-nascidos! Não. Aí está o engodo. A mortalidade infantil neonatal *caiu* em termos absolutos. Eram cerca de 20 mortes por mil nascidos em 1996 e passou pra cerca de 15 mortes por mil nascidos vivos em 2004. (Queda de 25% em 8 anos.)
Qual é o truque? O truque é que a mortalidade infantil pós-neonatal caiu de modo mais acentuado. Foi de 14 mortes por mil em 1996 para 7,7 mortes por mil em 2004. (Queda de 45% em 8 anos.)
Assim, claro que proporcionalmente a mortalidade neonatal aumentou em relação à mortalidade infantil geral.
Certamente são ainda números altos, mas esse alarmismo não tem nenhum fundamento técnico. Seria mais sensato dizer que apesar da queda ainda estamos longe do nível civilizatório - na casa de 5 mortes por mil.”

"O Globo virou um pasquim de quinta categoria"

Leia abaixo a entrevista feita Rachel Duarte da Rede Brasil Atual com o jornalista Luiz Nassif, sobre os blogs e a mídia digital/interativa, de onde foi tirada a afirmação que deu título a esta nota: "Nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo , acontecerá o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. O objetivo do evento é contribuir para a democratização dos meios de comunicação e fortalecer as mídias alternativas, que vem ganhando forte espaço e credibilidade nos últimos anos. O Jornal Brasil Atual (Rede Brasil Atual) entrevistou o introdutor do jornalismo eletrônico no país e premiado pela Academia Ibest por ter o melhor blog de política no Brasil: o jornalista Luis Nassif. Confira os melhores momentos da entrevista, editados pelo Sul 21: Jornal Brasil Atual - Há de fato uma expansão dos blogs e da mídia chamada alternativa? Por que que mudou? Primeiro, porque todos passaram a estar na mesma plataforma hoje (jornalões, portais,blogs). Depois, você tem a mídia tradicional ou a velha mídia, nos EUA, Europa e aqui tinha um conjunto de truques para lidar poder político, que a blogosfera começou a desmascarar. Então fazer falsos escândalos ou manipular ênfases são desconstituídas na rede. A subordinação de todos os fatos à influência dos interesses das organizações e grandes empresas donas dos jornalões e da televisão perdeu esse poder absoluto. Acabou o monopólio, até mais cedo que eu estimava. A maioria das pessoas bem informadas não tem mais seu líder, aquele que forma sua opinião. A maioria das pessoas não quer mais ter sua opinião formada por indução de determinado veículo, eles tem acesso à Internet e querem eles próprios buscar informações e formar suas opiniões. Jornal Brasil Atual - Parece que hoje é uma pauta só não é? Você veja que 90% das denúncias são factóides ou denúncias falsas. E quando digo falsas quero dizer que ou não existem ou são episódios corriqueiros que são colocados como manchetes. E isso é desmontado com facilidade pela falta de consistência e em meia hora na Internet. Jornal Brasil Atual – Você veio de longa experiência de jornal impresso, trabalho na Folha de São Paulo e saiu de lá para ter um espaço que você não estava tendo? Você já dominava a Internet? Eu fui o primeiro da minha geração a trabalhar com Internet. Nos final dos anos 80, a empresa Dinheiro Vivo foi a primeira a trabalhar com informações online. Em 90, fomos os primeiros a trabalhar com emails, pelo sistema notes. Em 2003, fui o primeiro a trabalhar com um sistema de redes sociais, onde as pessoas discutiam políticas públicas fazendo um cadastro. Mas foi quando sai da Folha que vi na Internet um meio em expansão. Jornal Brasil Atual - Você considera a Internet como o meio democrático então? Totalmente. Acabou aquele negócio do repórter dono da informação. Nos jornais, o repórter entrevista alguém e volta para a redação e edita o que ele irá publicar. Nos blogs se você faz isso, os leitores estão ali para antagonizar e se você publica algo leviano eles vêm e te “descem o pau”. Então, o jornalista deixou de ser o dono e passa a ser o organizador das informações, que é o papel que tem que ser. Quando eu comecei o blog eu pegava essas manchetes sensacionalistas e denunciava. Hoje os leitores denunciam. O que infunde hoje não é mais o temor da grande imprensa é o ridículo que elas podem passar. O Globo é o maior exemplo de como a imprensa escrita foi abandonada pelo público. A CBN tem uma bela estrutura de rádio, o G1 é qualificado, mas o O Globo depende do impresso e virou um pasquim de quinta categoria. Porque depende do papel exclusivamente e isso não interessa mais. Está havendo uma adequação dos veículos, como a editora Abril. A Revista Veja, por exemplo, que depende de assinaturas está ciente que isso é decadente e resolveu montar um portal para trabalhar informações diárias. Mas isto é uma coisa que eles nunca fizeram e ainda vão competir com G1 e UOL sem ter a menor vocação. Então não tem pé nem cabeça isso. A Folha é outra, mas pode ser salva pela UOL. O Jornal do Brasil acabou agora é só online. A realidade está ai."

Ibope: Internet tem 40 milhões de usuários ativos no Brasil

O número é significativo e cerca de 20% maior do que há um ano. Observem que ainda há muito o que fazer em termos de inclusão/alfabetização digital e ampliação da banda larga em nosso país.

Maria Fernanda em dose dupla

A cantora Maria Fernanda por quem o blog já comentou aqui o seu encanto, pelo seu canto iniciado lá pelas bandas da Federal (hoje IFF) vai cada vez mais solidificando sua carreira. Assim, o blog recebeu o seu recado de que hoje estará em dose dupla:
"Às 18h, no Sesc Campos, com Show do grupo Regional (In) Brasil e mais tarde, a partir das 21h, na Praça São Salvador, na abertura da Festa de São Salvador, o nosso padroeiro apresentando o show "Minha bossa é nova" com sua banda."
PS.: Fotos de Walmir de Oliveira enviada pela Assessoria da cantora.

Campanha solteira

Diversos candidatos da região estão em campanha solo. O ex-prefeito Mocaiber, o ex-presidente da Câmara, Marcos Bacellar, o ex-deputado Feijó, o deputado João Peixoto, todos em suas placas ostentam apenas, seus nomes e números. Em tamanho bem discreto, a citação obrigatória ao partido que pertencem e mais nada. Nem candidato a governador e muito menos presidente. As famosas dobradinhas (estadual e federal) pelo jeito estão sendo feitas na surdina.

Pesquisa do Ibope sai hoje

Depois do desencontro entre os números das pesquisas do Vox Populi e DataFolha, divulgados no final da semana passada, nesta sexta, com entrevistas que foram encerradas ontem, sairão os números que serão divulgadas durante o Jornal Nacional.

Projeto de transporte aquaviário na Lagoa Rodrigo de Freitas

Do site Agência Rio. Não sei se é factível e nem os impactos, mas parece uma ideia interessante. A matéria divulgada diz:
"Um projeto apresentado por dois escritórios de arquitetura pretende utilizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, como uma alternativa para o trânsito da cidade.
Os arquitetos Leonardo Lattavo e João Pedro Backheuser são os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto aquaviário para a Lagoa, que prevê pequenos barcos, com capacidade de aproximadamente 60 passageiros.
As embarcações fariam as rotas entre diferentes pontos, como o viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças ao Corte do Cantagalo, ou os bairros da Fonte da Saudade e do Humaitá à Praia de Ipanema, através do Canal do Jardim de Alah."

Rejeição

É evidente que a eleição este ano está diferente em Campos. Estamos a pouco mais de 60 dias do pleito e é perceptível que o clima de eleição ainda não se instalou. Verdade que a eleição local é sempre mais atrativa e mexe mais com o público que a eleição nacional. Também é certo que o início da propaganda eleitoral, na segunda quinzena de agosto vai animar um pouco mais. Porém, é possível desconfiar que o quadro político deteriorado contribui para esta realidade. O depoimento do atento, Félix Manhães, em seu blog Conversando transcrito abaixo é uma boa observação deste cotidiano que precisa e vai ser alterado: "Dificuldade para adesivar veículos" "Na manhã de ontem, nas confluencias das ruas do Ouvidor com Saldanha Marinho, parei para observar algumas belas moças no trabalho de adesivar carros. A dificuldade que as mesmas tinham quando faziam a abordagem por ocasião do fechamento do luminoso era desanimadora. Durante uns cinco ou mais sinais vermelhos, elas não haviam sequer conseguido uma autorização. Então me aproximei e indaguei delas realmente sobre essa dificuldade. A maioria delas foi unânime em dizer que esse ano os motoristas além de não permitir a colocação do adesivo, muitos ainda faziam comentários desairosos sobre o candidato. O máximo que alguns faziam era levar o plástico para colocar em casa, o que não era garantia de que tal fato iria acontecer. Seria essa reação um termômetro que está aferindo o baixo nível político da nossa Campos dos Goytacazes. Se realmente for essa uma reação natural que perdure por todo o período pre eleitoral, vamos torcer que isso ocorra também nas urnas, dizendo um baita não aos maus políticos que não respeitam o eleitor nem a nossa cidade."

quinta-feira, julho 29, 2010

Impactos na implantação do empreendimento do Açu

O economista e professor da Uenf, Alcima das Chagas Ribeiro, enviou ao blog e também publicou no seu "Economia do Norte Fluminense", uma reflexão a respeito do processo de implantação do mega empreendimento na região do Açu. Alcimar defendeu uma maior interlocução com a sociedade regional e não apenas com os agentes governamentais para que os impactos sejam menos negativos para todos. Leia abaixo o texto que contribui e muito para o debate sobre o desenvolvimento que se pretende para toda esta nossa região: "Até que ponto grandes investimentos exógenos garantem desenvolvimento econômico local?" "Acompanhei a audiência pública para licenciamento ambiental da Unidade de Tratamento de Petróleo do Terminal Portuário Privativo de Uso Misto – Superporto do Açu, realizada ontem em São João da Barra. Uma repetição das audiências anteriores. Monta-se um grande circo, segundo exigência dos órgãos ambientais, atraem-se grupos de pessoas, muitos nem sabem o está acontecendo, democratizam o processo através da participação dos poderes públicos institucionalizados e da participação do público presente, através da elaboração de perguntas escritas e estritamente amarradas ao tema específico e lá vão discursos bonitos e generalistas de mais. Quanto aos possíveis impactos ambientais identificados, ou seja, alteração da qualidade da água, interferência na fauna marítima, vazamentos de petróleo, explosões e incêndios, tudo sobre controle. Os modelos matemáticos parece ter o poder de antecipar todos os males e indicar os ajustes dentro dos parâmetros aceitáveis internacionalmente. Parece que ninguém se lembra dos recentes e substancias prejuízos com o vazamento de petróleo no Golfo do México e, atualmente, do vazamento de minério em Minas Gerais com reflexos na Bacia do Rio Itabapona, levando a consistente mortandade de peixes. Em relação aos reflexos positivos, o discurso caminha em direção a potencialização do turismo, aumento de royalties a geração de emprego e renda localmente, como se tal processo pudesse se dar naturalmente. Sabemos que isso não é verdade. Em quase três anos de obras do porto, realmente houve aumento de emprego e aumento das receitas tributárias próprias. Entretanto, a aceleração desses indicadores não está garantindo uma evolução socioeconômica no município. O emprego não apresenta característica de sustentabilidade, por trata-se de investimentos exógenos (de fora pra dentro), que demandam mão-de-obra de baixa qualificação na fase de construção, não mantida na fase de operação, onde essas plantas passam a demandar um perfil de trabalhador altamente qualificado. O aumento da tributação pouco representa, já que a sociedade fica na dependência da eficiência do governo, no que diz respeito a sua alocação. A experiência é que o aumento da receita pública tem gerado custeio com baixo padrão de investimento. Todo esse contexto fortalece a velha discussão de que é, essencialmente, necessária a criação de um canal de comunicação entre os investidores e a sociedade civil. Não ignorando o papel do poder público institucionalizado, a sociedade é real e está representada nos atos das pessoas que vivem aqui, nos seus costumes e suas necessidades de sobrevivência de forma digna. Os empreendedores não têm a responsabilidade de transformar esta sociedade, mas pode agir mais pro ativamente, no sentido de apoiar a necessária restauração do tecido social. Definitivamente não alcançaremos um estagio de desenvolvimento socioeconômico com ausência de capital social. Hoje predominam na sociedade a desconfiança, o individualismo, a ignorância ética a ausência de civismo e o desrespeito às regras estabelecidas."

E se o vazamento da BP fosse na Bacia de Campos?

O professor Hélio Gomes enviou ao blog a sugestão deste interessante site, para vizualização do que uma mancha de óleo, equivalente à que foi gerada pelo vazamento de petróleo no campo da BP (Bristsh Petroleum) no Golfo do México, provocaria se algo semelhante acontesse na Bacia de Campos. Veja abaixo a imagem das consequências e no link abaixo faça a simulação para outras áreas e veja o tamanho do estrago.
O professor Hélio fez assim, a sua indicação:
"Roberto,Veja o link abaixo. É muito bom!Você escolhe uma região do Globo, escreve o nome do local, por exemplo, Rio de janeiro e ele mostra, em superposição, a mancha do vazamento de petróleoda BP no Golfo do México. Dá pra ter uma ideia do tamanho do desastre se fosse na nossa cidade ou região. O nome do site, inclusive, é esse - if itwas my home.
Serve pra gente exercer a empatia.
Acho muito legal pra colocar no Blog.
Um abraço,Helinho.

Exercício de Salvatagem pode ter levado à suspeita de queda de helicóptero em Cabo Frio

O uso de material que simulam fumaça pode ter levado às suspeitas de queda de aeronave no mar de Cabo Frio. Esta é a primeira informação da Capitania dos portos na região. Informação agora às 20:25 no O Globo Online: "Capitania dos Portos esclarece que não houve queda de helicóptero em Cabo Frio" Plantão Publicada em 29/07/2010 às 20h25mO Globo "RIO - A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro esclareceu, na noite desta quinta-feira, que não foi confirmada a informação da ocorrência da queda de um helicóptero nesta quinta-feira, na Praia do Peró, em Cabo Frio, Região dos Lagos. A denúncia foi recebida pelo Corpo de Bombeiros da Cidade e verificada pelo Corpo de Bombeiros e pela Agência da Capitania dos Portos em Cabo Frio. "O Aeroporto da cidade informou que não registrou qualquer tipo de acidente durante as atividades do dia. Foi verificado que um helicóptero da Marinha do Brasil realizou um exercício de salvamento no mesmo horário (entre 16h30m e 17h10m) e local da referida denúncia. Durante o exercício, foram utilizados fumígenos (que produzem fumaça), que podem ter confundido os moradores", diz a nota."

Helicóptero cai em Cabo Frio

Ainda não há informações sobre a empresa do helicóptero. Bombeiros de Cabo Frio estão seguindo agora para a Praia do Peró, em Cabo Frio. É recente o uso do aeroporto de Cabo Frio para atendimento de transporte para as plataformas da Bacia de Campos. PS.: Atualizado às 19:34: Do O Globo Online:

"A Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, do Ministério da Marinha, e a torre do Aeroporto de Cabo Frio tentam confirmar a suposta queda de um helicóptero no mar, no canto esquerdo da Praia do Peró, em Cabo Frio, no fim da tarde desta quinta-feira. O alerta de queda foi dado ao Corpo de Bombeiros de Cabo Frio por moradores do local, que afirmaram terem visto uma aeronave cair no mar. Os bombeiros fazem buscas no local indicado. Militares da Marinha informaram que aviões da Base Aeronaval estavam fazendo voos rasantes na área do Peró, e a torre do aeroporto não recebeu qualquer pedido de socorro feito por aeronaves. Equipes de socorro estão seguindo para o local, que fica na Área de Preservação Ambiental do Pau-Brasil."

Ibope no ES: Serra 38% x 36% Dilma x 9% Marina

Como a margem de erro é de 3%, há um empate técnico na pesquisa do Ibope que ouviu 812 eleitores, entre os dias 22 e 25 de julho. Para o governo estadual, Renato Casagrande (PSB) lidera com 51%, seguido de Luiz Paulo Velozo Lucas (PSDB), com 18%. Para o Senado Magno Malta (PR) tem 53%, Ricardo Ferraço (PMDB) 49% e Rita Camata (PSDB) com 30%.

Pesquisa no Amazonas: Dilma 57,6% x 16,3% Serra

A pesquisa é do Instituto Perspectiva e indica que o atual governador do Amazonas, Omar Aziz (PMDN) tem 47,2% dos votos e Alfredo Nascimento (PR) tem 37,4%. A pesquisa foi feita de 20 a 27 de julho, com mil eleitores. No Maranhão pesquisa do Instituto Escutec os números para a eleição presidencial são parecidos: Dilma (PT) tem 55,6% e Serra (PSDB), 18,6% enquanto Marina (PV), chega a 8%. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 22 de julho com 1.050 eleitores. A vantagem de Dilma sobre Serra é enorme. Significa aproximadamente que de cada quatro votos decididos, ela tem três contra apenas um de Serra.

quarta-feira, julho 28, 2010

Audiência Pública da UPT da LLX no Açu

Aconteceu nesta noite, no Grupo da Terceira Idade, em São João da Barra/RJ, a audiência pública que apresentou o projeto de instalação de Unidade de Tratamento de Petróleo (UTP) no Complexo Portuário do Açu. O blog sobre o porto da Andréa Bissonho postou uma foto do evento e prometeu para amanhã mais informações.

TSE é quem decidirá definitivamente o registro de candidatura de Garotinho

Pela decisão tomada nesta tarde pelo TRE-RJ, caberá ao TSE a decisão definitiva do registro de candidatuta de Garotinho, inicialmente a deputado federal pelo PR. O Globo Online noticiou assim a decisão: "O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) manteve nesta quarta-feira, por unanimidade, o registro da candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao cargo de deputado federal pelo PR. O plenário acolheu voto do relator Luiz de Mello Serra, que recebeu em parte a impugnação da Procuradoria Regional Eleitoral e deferiu sub judice a candidatura, em razão da liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garantiu ao ex-governador fazer o seu registro. Ou seja, ficará com o TSE a decisão sobre o futuro político do ex-governador. O tribunal baterá o martelo sobre o caso até o dia 5". Garotinho comentou a decisão em seu blog: "Mesmo com a decisão do ministro do TSE Marcelo Ribeiro, que permitiu a minha candidatura, o Ministério Público Eleitoral do Rio ignorou a decisão e pediu ao TRE que não autorizasse o registro de minha candidatura. O colegiado do TRE, no entanto, por unanimidade, volto a frisar, autorizou o registro. Mais uma vitória!" PS.: Atualizado às 19:34: UOL diz que o TSE tem até dia 19 para resolver registro de candidatura de Garotinho: "TRE-RJ confirma registro temporário da candidatura de Garotinho" "O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira (28), em decisão colegiada e unânime, o registro da candidatura temporária do ex-governador Anthony Garotinho ao cargo de deputado federal pelo PR. O registro foi deferido devido a liminar concedida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que permitiu ao ex-governador registrar sua candidatura até que o próprio órgão julgue o mérito do recurso da defesa do político. Pelo Twitter, Garotinho comemorou a notícia, considerada como “mais uma vitória”. Com a decisão do TRE, caberá ao TSE decidir o futuro político do ex-governador. O órgão tem até o dia 19 de agosto para deferir ou indeferir as candidaturas a todos os cargos." PS.: Atualizado às 19:40: Do blog do Noblat: "Embora Garotinho negue, fontes do PR falam na possibilidade do ex-governador possa assumir a candidatura ao governo do estado , no lugar de Fernando Peregrino, do mesmo partido. A decisão, no entanto, também só pode ser tomada após a decisão do TSE."

Lançamento de livro

O autor, Julio Cesar Manhães de Araújo exerce a função de Procurador Federal há 12 anos no Instituto Federal Fluminense. A publicação é fruto da sua experiência e de suas pesquisas para a conclusão da dissertação de Mestrado feito na Faculdade de Direito de Campos-Uniflu, onde também se graduou. O blog parabeniza Julio pela publicação:

TRE-RJ julga hoje, outros outros registros de candidaturas

O TRE-RJ informa: "TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA JUDICIÁRIA AVISO nº 09/SJD/2010 A Secretaria Judiciária do TRE-RJ informa que quarta-feira, 28/07/2010, será realizada uma sessão plenária, às 16h, para julgamento de registros de candidaturas. Os processos a serem apreciados constarão de listagem a ser afixada na antessala do Plenário até o início da sessão. Rio de Janeiro, 27 de julho de 2010. PAULA LESSA Secretária Judiciária."

88 mil novos empregos no 1º semestre de 2010 em nosso estado

88.591 novos postos de trabalho com carteira assinada foram contabilizados neste primeiro semestre de 2010 no Estado do Rio de Janeiro. O número é recorde para o período na série histórica, que começou em 1995. Dessas vagas, 16.523 foram criadas pela indústria do estado, também nível recorde. Nesta pesquisa, a capital, a cidade do Rio de Janeiro registrou mais da metade destes nos postos de trabalho no 1º semestre de 2010, em números exatos, 46.313 novos empregos com carteira assinada. Os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé registraram respectivamente, 5.672 e Macaé 2.419 novos empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2010. Os dados estão na Nota Técnica “Acompanhamento do Mercado Formal de Trabalho Fluminense”, divulgada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Mais detalhes aqui.

Concurso público de Italva: 15 mil inscritos - maior que a população

O número exato é de 15.729 inscritos. Por conta disto a realização da prova exigirá o uso de instalações dos municípios vizinhos. A população de Italva estimada pela Fundação Cide-RJ é de 12.441 habitantes. O emprego público é cada vez mais atratente para a população. Interessante observar que as maiores relações candidato-vaga do concurso acontece para os cargos de nível superior: enfermeiro 700 inscritos disputam 2 vagas, numa proporção de 350 e fisioterapeuta em que 277 candidatos disputam apenas uma vaga. Veja aqui mais detalhes da relação candidato-vaga publicada pelo site Italva Online.

Empregos e impostos

A UPT, Unidade de Tratamento de Petróleo que a LLX instalará no Complexo Portuáro do Açu tem previsão de gerar 2 mil empregos diretos na sua construção, e 180 empregos diretos e 450 empregos indiretos, quando da sua operação, prevista para serem iniciadas no primeiro semestre de 2012. A LLX estima ainda, que na fase de operação do Pátio Logístico do terminal porturário gere outros 1,5 mil empregos diretos e 2 mil indiretos. A previsão de pagamento de impostos (PIS/COFINS, ISS, Contribuição Social e Imposto de Renda) com o empreendimento é da ordem de R$ 420 milhões, quando o mesmo estiver em operação plena. Destes, apenas o ISS (Imposto sobre Serviços) é um imposto municipal. Se não aconteceram mudanças recentes a alíquota para a maioria dos tipos de serviço no município de São João da Barra é de 2,5% sobre o faturamento.

800 mil litros de polpa de minério-de-ferro

Este foi o volume que vazou do mineroduto da Samarco no município de Espera Feliz em Minas Gerais. O minério de ferro extraído das minas é hidratado para ter condição de ser bombeado pelo mineroduto até o destino, no caso, a unide de pelotização, instalada no município de Anchieta, vizinho de Guarapari no estado do Espírito Santo.

Atendimento às pessoas com deficiência nesta 5ª e 6ª na Pça. S. Salvador em Campos

O professor Reginaldo Ferreira solicitou por e-mail a divulgação: "Olá Prof. Roberto Moraes sou leitor de seu Blog e Professor de Libras no IFF, queria se possivel pedir uma publicação desse evento que acontecerá na Praça São Salvador e aguardo sua visita. desde de já agradeço a atenção e parabenizo pelo seu Blog Prof Reginaldo Ferreira." "O ônibus da Alerj estará na Praça São Salvador, das 9h30 às 17h, nos dois dias. Advogados, assistentes sociais e profissionais com conhecimento de Libras (Língua Brasileira de Sinais) prestarão atendimento jurídico e social. A unidade móvel tem estrutura completa, com rampas de acesso, banheiro adaptado, ar condicionado e equipe totalmente preparada para orientar, informar e esclarecer os direitos de todo cidadão com qualquer deficiência. Equipes do CRPD distribuirão folhetos informativos com as dúvidas e problemas mais recorrentes dos cidadãos e suas possíveis soluções. O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência é desenvolvido pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, da Família e Assistência Social, funcionando na sede da secretaria, na Travessa Santo Elias, 46, Jardim Carioca. - É um serviço da prefeitura, que busca organizar e disponibilizar informações e serviços para as pessoas diretamente interessadas, estudantes e profissionais que atuam na rede, seja na área de assistência, saúde, educação, visando a melhoria da qualidade de vida para a parcela da população que apresenta algum tipo de deficiência - explicou o coordenador do CRPD, Reginaldo Ferreira." Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=2724

Sobre apoio às lan houses

O blog recebeu e acatou a sugestão de postagem: "Olá,
tudo bem?
Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que propõe que haja recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (FUST) para a implantação e manutenção da lan houses. O projeto está disponível no site Votenaweb onde qualquer pessoa pode votar, em carácter simbólico. Abaixo informações como sugestão de post para o seu blog." "Lan Houses podem ter apoio financeiro do FUST"
"No dia 10 de fevereiro de 2010, foi apresentado o projeto de lei que propõe que as Lan houses do Brasil passem a receber recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (FUST) para contribuir com a implantação e manutenção dos estabelecimentos.
De acordo com a proposta, os recursos do FUST poderão ser aplicados em programas, projetos e atividades de implantação, operação e manutenção, em condições que favoreçam os estabelecimentos de acesso coletivo a internet. Além disso, dá descontos nas alíquotas de contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins.
No site Votenaweb, ferramenta onde os projetos de sei da Câmara dos Deputados e do Senado, são traduzidos de forma simples e objetiva, a lei pode ser votada simbolicamente a favor ou contra pelos usuários. Além disso, é possível acompanhar o projeto até o resultado do processo permitindo, assim, que o desejo da população possa ser comparada com a decisão tomada pelos políticos.
Link para acessar o Projeto de Lei: http://www.votenaweb.com.br/projetos/279
Sobre as Lan Houses no Brasil
As lan houses surgirão para sanar a necessidade dos cidadãos do mundo de comunicar-se, seja para jogar, para educação ou mesmo para para conversar com outra pessoa. O primeiro país a ter essa ideia foi a Coréia do Sul, por volta de 1998.
Mas não demorou muito, e em todas as partes do mundo as lan houses tornaram-se populares. No Brasil, a importância deste tipo de estabelecimento cresce a cada ano, pois um número cada vez maior de pessoas utiliza deste serviço.
Entre 2005 e 2008, 35,2% das 56 milhões de pessoas que utilizaram da internet foram de lan houses. Isso coloca as lan houses como o segundo local onde as pessoas mais acessam a internet no Brasil, perdendo a apenas para o acesso em domicílio."
Outros Projetos de Lei em tramitação sobre Lan House
Obriga Lan Houses e Cyber Cafés a possuírem computadores para deficientes visuais
http://www.votenaweb.com.br/projetos/735
Definirá como objetivo do FUST o apoio financeiro às Lan houses
http://www.votenaweb.com.br/projetos/883

terça-feira, julho 27, 2010

Lindberg comenta no Twitter seus 20% na pesquisa do DataFolha

"Essa pesquisa esta ótima. Sou o candidato mais desconhecido entre esses. Tenho muito chão p crescer. Começar a TV, eu disparo."

Uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político faz o TRE-RJ cassar mais um prefeito fluminense

O fato ocorreu nesta segunda-feira e a informação foi assim disponibilizada no site do TRE-RJ: "Pseudoaumento a funcionários leva a cassação de prefeito de Mangaratiba" "O TRE-RJ cassou e tornou inelegíveis por três anos o prefeito reeleito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, e o vice, Marcelo Tenório da Cruz, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Como a chapa obteve 64% dos votos válidos nas eleições 2008, o município vai ter que realizar novas eleições, caso a sentença seja confirmada após o julgamento de embargos de declaração e de um eventual recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A cassação ocorreu por maioria de três votos a dois. O relator do processo, juiz Luiz Márcio Pereira, chegou a dizer que os fatos “são exemplo do mais completo descalabro e desrespeito ao interesse público”. No último dia permitido pela legislação, no dia sete de abril, Aarão enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava os vencimentos de 1.450 servidores municipais. Sancionada em três de julho, a Lei Complementar n.º 6 teve os benefícios alardeados durante a campanha eleitoral, com amplo apoio dos jornais O Correio, O Foco e Jornal Atual. Quinze dias após ser reeleito, em 20 de outubro, o prefeito Aarão Neto revogou a Lei que majorava o piso salarial dos servidores em 41,4%, passando de R$ 424,40 para R$ 600,00. Para o juiz Luiz Márcio Pereira, a medida não passou de um ardil para ludibriar os funcionários municipais. “Trata-se de um estelionato eleitoral”, disse. O relator lembrou ainda que, uma semana após revogar o benefício ao funcionalismo, o prefeito enviou à Câmara um projeto de lei em que aumentava o próprio salário, o do vice-prefeito e o dos secretários."

segunda-feira, julho 26, 2010

Vox Populi para o governo estadual no Rio

Cabral (PMDB) tem 51% contra 15% de Fernando Gabeira (PV). Cyro Carcia (PSTU) aparece com 2%, Fernando Peregrino (PR), Jefferson Moura (PSOL) e Eduardo Serra (PCB) têm 1%. Os brancos e nulos são 12% e os indecisos 17%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Gabeira é o candidato com maior rejeição com 19% contra 10% de Cabral. O governador também lidera a pesquisa espontânea com 31%. Gabeira aparece com 8%. Cabral ganharia no primeiro turno em todos os tipos de municípios, faixas etárias, níveis de escolaridade e renda familiar. A menor diferença é na capital, onde Cabral tem 48% contra 18% de Gabeira. Nos pequenos municípios o governador tem 75% das intenções de voto contra apenas 4% do candidato verde. A pesquisa mostra também que Cabral tem avaliação positiva de 46% dos entrevistados, regular de 40% e negativa de 11%. O Vox Populi ouviu 1.000 eleitores no Estado entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada com o número 59.894/10 junto ao TRE-RJ. Interessante é que o Vox Populi deu menos para Cabral (51%) que o DataFolha que havia encontrado 53%. O Vox Populi também encnotrou menos para Gabeira (15%) que o DataFolha que havia pesquisado 18%. Para a Presidência da República o Vox Populi encontrou no Rio uma boa frente para Dilma: 41% x 24% Serra x 11% Marina. Fonte: Band/IG.

Chico Dangelo debate propostas e estratégias para um novo mandato de deputado federal

Esta foi a tônica de mais uma plenária de campanha que aconteceu na última quinta-feira, no clube Gagoatá, em Niterói. O evento reuniu cerca de 700 lideranças de mais de 20 municípios que voluntariamente, sem apoio para transporte, fez questão de participar do debate para a elaboração de propostas e estratégias de campanha para um novo mandato.
Entre as lideranças presentes havia:
11 candidatos a deputado estadual:
Zaqueu - Queimados; Paulão da Saúde - Zona Oeste; Carlos Minc - Rio; Robson Leite -Rio; Zeidan - Maricá; Nakan - Mesquita; Jorge Dantas - Japeri; Jairo - São Gonçalo; Leonardo Giordano - Niterói; Celso Agra - Niterói; Domício - representando Rodrigo Neves.
7 vereadores: Vitor Jr; André Diniz; Rodrigo Farah; Adalberto - São Pedro d'Aldeia; Elton Teixeira - Queimados; Fabiano Horta - Maricá; Danilo Funke - Macaé.
Reginaldo - Vice-prefeito de Arraial do Cabo.
Secretariado de Niterói, Cachoeiras de Macacu, Maricá e São Gonçalo.
4 Presidentes do PT: Anderson Pipico de Niterói; Fofão de São Pedro da Aldeia; Luizão de Saquarema e Célio de Araruama.
A expectativa e a receptividade nas ruas, segundo o deputado Chico Dangelo são grandes e animadoras: "disposição e entusiasmo não faltam" segundo ele.
Mais sobre o deputado federal Chico Dangelo leia aqui e aqui.

Eike Batista no twitter

Em mensagem nesta segunda em seu microblog: "Por conta da serie de pedidos para conhecer o grupo, chamaremos 20 tuiteiros para uma manha de apresentação sobre como empreendemos!" "Para participar responda ate 31/07 ao email eiketwitter@ebx.com.br : O que você entende sobre a Visao360 e nossa forma de empreender?"

Acidente da Samarco espalha minério no rio Itabapoana gera morte de peixes e suspensão de abastecimento de água

Da Gazeta Online-ES: "Um vazamento no mineroduto da empresa Samarco aconteceu na madrugada deste domingo (25), em Minas Gerais. Uma mancha vermelha se espalhou pelas águas do rio Sebastião. Os municípios de Espera Feliz e Caiana estão com o abastecimento de água suspensos e muitos peixes já morreram pela falta de oxigênio na água. Como o rio Sebastião é um dos afluentes da bacia do Itabapoana, a expectativa é que as cidades de Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, e ainda Natividade, Varresai, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro, também sintam os efeitos do vazamento. Equipes da Defesa Civil de Espera Feliz e da empresa trabalham no local para conter o vazamento. A captação de água feita no trecho onde houve o acidente ambiental foi suspensa em Espera Feliz. A cidade tem 22 mil habitantes e está usando água dos reservatórios. Os dutos da empresa Samarco saem de Mariana, em Minas Gerais e desembocam em Ubú, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo. São 400 quilômetros de tubulação que ficam de dois a cinco metros abaixo dos rios. O duto mais antigo data de 35 anos e o mais novo existe há 2 anos. A empresa já disponibilizou cinco caminhões pipas para abastecer os moradores das cidades e está no local com técnicos e engenheiros. A Samarco Mineração informou através de nota, que identificou na madrugada de domingo um vazamento no Mineroduto 2, no quilômetro 216,5, no trecho que corta o Rio São João, na comunidade de São Sebastião da Barra, em Espera Feliz (MG). Ao constatar o vazamento, o bombeamento do Mineroduto 2 foi imediatamente interrompido e, as equipes de reparo, mobilizadas. Desde de domingo foi iniciado o trabalho de escavação para início dos reparos. O material transportado dentro da tubulação não é tóxico, composto basicamente por água e minério de ferro. A equipe técnica da Samarco já se encontra no local e as medidas para sanar os impactos causados pelo vazamento estão sendo tomadas." PS.: Fotos da Secretaria de Meio Ambiente de Espera Feliz-MG.

Projeto Rio Macaé Sustentável

O blog recebeu por e-mail, da Erika Enne, um release sobre a caminhada - expedicão científica - que a equipe do Projeto Macaé Rio Sustentável realizou, desde da nascente do Rio Macaé até a sua foz, para avaliar as condições do rio, bem como a relação das comunidades com ele.
Bacana o trabalho de pesquisa-ação. O blog como sempre se coloca à disposição de divulgar este tipo informação. É uma oportunidade de conhcermos melhor nossa região, para além dos municípios. Além disso, ampliam as chances de um trabalho em rede, integrado e mais eficiente. Parabéns à toda a equipe do projeto. Abaixo o release na íntegra:
"Quase uma hora para chegar até o início da Estrada Serramar (RJ-142) que liga os municípios de Casimiro de Abreu e Nova Friburgo. Depois, o mesmo tempo para cruzar os 60 km de rodovia. Aí, partindo de Mury, o percurso dura pouco mais de uma hora em estrada de terra até Macaé de Cima, que pertencente a Nova Friburgo e onde estão localizadas nascentes importantes para a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, como a do próprio rio Macaé, do rio Bonito, das Flores, do Corcovado, entre outros. A região é um santuário de nascentes, com a mata atlântica praticamente intocada e uma riquíssima diversidade de fauna e flora, sendo o local que registra o maior número de espécies de orquídeas e bromélias do estado do Rio de Janeiro, muitas em extinção ou endêmicas da floresta de Macaé de Cima.
Esse foi o percurso que os pesquisadores do projeto Macaé Rio Sustentável fizeram para chegar ao seu destino final: a Fazenda Verdun, localizada no final da estrada de Macaé de Cima, sendo a última e a maior propriedade particular de Macaé de Cima. Verdun abriga a cabeceira do rio Macaé que nasce em meio a uma floresta densa numa área montanhosa a cerca de 1.200 metros de altitude. O acesso até a nascente do rio Macaé se dá a partir de lá e só tem como ser feito por dentro do rio e com auxílio de quem conhece as trilhas da região.
Para isso, o grupo precisou do auxílio de Paulo César e Maurício, nascidos e criados em Macaé de Cima. A caminhada durou três horas de subida por dentro do rio, mas proporcionou belas paisagens de onde a natureza ainda se apresenta intacta. Na margem, enormes palmeiras, como o palmito jussara, que chega a ter 30 metros , e está extinto em outras área de floresta da mata atlântica. Hoje, sua extração é proibida, o que garante que em Macaé de Cima a espécie cresça e domine a paisagem. Paulo César conta que essa região nunca foi desmatada, por ser de difícil acesso, mas havia caça, atividade que hoje já não é mais tão intensa devido a fiscalização.
A equipe cruzou o ponto onde o Macaé recebe o rio Corcovado, que forma a Cachoeira da Prata, como chamam os moradores. Este rio nasce ali perto, no Pico do Faraó, a cerca de 1600 metros . A partir daí, pôde ver um rio estreito, raso e com água cristalina e bem fria, e coberto pela vegetação que se tornava cada vez mais densa e fechada. “O clima se torna ameno a medida em que o corpo esquenta com a caminhada. Afinal, aqui estamos em contato total com a natureza e toda a sua energia renovadora, o que faz esquecer das dificuldades de caminhar por dentro da água e sobre pedras, muitas escorregadias”, falou o coordenador do projeto João Freitas.
Ele explicou que a caminhada serviu para que os pesquisadores concluíssem a Expedição Científica Macaé Rio do Futuro, patrocinada pela Petrobras Ambiental. Iniciada em outubro do ano passado, a expedição só não foi concluída na época, pois a equipe não conseguiu chegar até essa região da nascente devido às condições do tempo. “Identificamos que há um campo de nascentes nessa região importantíssima sob o ponto de vista social e ambiental”, falou João.
A expedição foi realizada durante dez dias, quando pesquisadores foram a campo para coletar amostra de água e mata ciliar, fazer medições e entrevistas com as comunidades, no final de outubro. Esse trabalho está resultando na elaboração de um livro, filme, relatórios técnicos e um mapa georreferenciado, que já estão em fase de finalização."

Sobre a matéria do Porto do Açu no Washington Post

Mais do que a referência ao empreendimento do Complexo Portuário no Açu, a matéria do famoso jornal americano, Washington Post, mostra uma preocupação, até uma fobia, com o crescimento da ação da China por todo o mundo. Distribuindo dinheiro barato e um mercado gigantesco, a gigante Chinesa se espalha pelo mundo. O nosso petróleo na camada de pré-sal aliado ao minério de ferro às chances de contribuir para que países como o nosso não fiquem apenas na exportação de matérias primas, podendo de forma aliada implantar siderúrgicas e outras indústrias de produtos acabados colocam em cheque a dependência que se tinha do controle dos EUA. Oportunidade e ameaças caminham juntas como tudo na vida. Provocado pelo blog sobre a inserção da China também em Angola e em toda a África, o jornalista Carlos Alberto Junior, se posicionou assim: "Os americanos estão muito preocupados com os chineses, especialmente no que tange ao fornecimento de matérias-primas. Em Angola, por exemplo, o embaixador americano está praticamente todos os dias nos jornais: assinatura de convênios, parcerias, concessão de status privilegiado nas relações comerciais, doações para creches e escolas etc. Durante a guerra civil angolano, os EUA apoiaram a Unita, de Jonas Savimbi, que chegou a ser recebido pelo então presidente Reagan na Casa Branca e apresentado como um libertador. O MPLA, partido que venceu a guerra e está no poder desde 75, era apoiado pela antiga União Soviética. Mais um episódio da guerra fria tendo a África como palco. Hoje os EUA tentam recuperar terreno e fortalecer os laços com a África, em especial com os países fornecedores de petróleo, como forma de diminuir a dependência do Oriente Médio." A economista Angeline Tostes do blog Vagalume de Miracema, RJ, comentou assim sobre a matéria: "Essa questão da China ser ou não ser uma oportunidade, ou melhor, de ser uma oportunidade ou um desafio, é mais espessa do que podemos imaginar.De qualquer forma, é fato que os americanos estão bastante preocupados... é o sinal dos tempos?"

Porto do Açu no Washigton Post de hoje

Quem avisou ao blog foi o jornalista e blogueiro, Carlos Alberto Júnior, campista, que foi correspondente da TV Brasil na África, baseado em Angola e agora está nos EUA: "Roberto, tudo bem? Hoje saiu uma grande reportagem na primeira página do The Washington Post. Fala sobre os investimentos chineses no Brasil e o gancho usado foi a construção do Porto do Açu. Talvez seja interessante para o seu blog. Aí segue o link: http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/07/25/AR2010072502979.html Grande abraço, Carlos." Abaixo a matéria traduzida automaticamente pelo Google: "China investe fortemente no Brasil, e nos arredores em busca do peso político" "A delegação chinesa visita o Porto do Açu, em São João da Barra, Brasil. China está a caminho de se tornar n º 1 do investidor no Brasil em 2010, com o investimento chinês no Brasil, chegando a US $ 20 bilhões no primeiro semestre deste ano.

A delegação chinesa visita o Porto do Açu, em São João da Barra, Brasil. China está a caminho de tornar-se o Brasil 1 º investidor em 2010, com investimento chinês no Brasil, chegando a US $ 20 bilhões no primeiro semestre deste ano. (Getty)

Porto do Açu, BRASIL - Aqui ao longo das areias de ouro, que a graça do litoral Atlântico 175 milhas ao norte do Rio de Janeiro, a China está forjando uma nova realidade econômica. Só passado um porto onde os trabalhadores estão a construir um píer de duas milhas de comprimento para acomodar navios de grande conhecido como Chinamaxes que o transporte de minério para a indústria de aço da China voraz, beliches passado para os navios de ferro para a lug petróleo a Pequim, uma cidade de fábricas está brotando no uma ilha quase o dobro do tamanho de Manhattan.

Muitas das estruturas serão construídas com investimentos chineses: uma usina siderúrgica, um estaleiro, uma fábrica de automóveis, uma fábrica para produção de óleo e equipamentos de gás. O projeto do porto recorda a China na última década: um esforço mundial para extrair recursos para uso no setor de manufatura do país vasto.

Mas a cidade de fábrica representa algo novo: um esforço agressivo para investir em indústrias no exterior para reforçar a imagem do país e influência política. Chamá-lo "diplomacia do dólar", de estilo chinês. Os investimentos no Brasil refletem China "sair" da estratégia, que visa garantir recursos naturais para fins de desenvolvimento e para proteger as empresas estatais do país de crescimento mais lento em casa. Lave com mais de US $ 2 trilhões em reservas cambiais, a China tem direcionado as empresas de seu estado para limpar o mundo de oportunidades. Enquanto faz isso, a China está jogando por suas próprias regras, dando às suas empresas uma vantagem sobre E.U. e outras empresas multinacionais vinculado internacionalmente restrições mandato destina-se a promover uma concorrência leal.

Além disso, o Brasil e outros países em desenvolvimento, uma vez que viu a China como um aliado, agora estão percebendo que as empresas chinesas estão competindo em seu próprio território em termos de recursos e participação de mercado. E alguns analistas dizem que os Estados Unidos tem sido lento para perceber que a China está a utilizar o investimento para a construção peso político. No primeiro semestre deste ano, o investimento da China no Brasil chegaram a US $ 20 bilhões, mais de 10 vezes todos os investimentos anteriores da China no país. Isso coloca a China na trilha a ser Nº. 1 do Brasil investidor para 2010, em comparação com 29 em 2009.

Os investimentos na China estão crescendo também em outros lugares - do Peru, onde um terço do setor de minerais está nas mãos da China, ao Japão, onde as fusões e aquisições chinesa quadruplicou 2008-2009. "Eles não querem ser vistos como comedores apenas de recursos naturais", disse Eike Batista, o bilionário brasileiro por trás do projeto do porto e um dos homens mais ricos do mundo." "Para eles, é de senso comum." Li Jianqiang, que dirige as operações de transporte de China na América do Sul, vê grandes oportunidades. "O Brasil utilizou a olhar para os E.U. e na Europa, mas um dia eles descobriram-nos e eles perceberam quão longe eles estavam. O dinheiro fala, e nós entendemos isso. Se você tem dinheiro, as pessoas respeitam-lo, e então você terá política poder ". As empresas chinesas que compraram participações em rede elétrica do Brasil, eles estão construindo usinas siderúrgicas, fábricas de automóveis e uma infra-estrutura das telecomunicações no país.

As empresas de grãos chineses estão negociando a compra de grandes extensões - algumas maiores do que 600 mil hectares - da outback brasileira de soja vegetal. As empresas chinesas têm dentro da faixa de aterragem de um contrato de alta velocidade ferroviário enorme. Eles querem ajudar a concretizar os planos colossais do Brasil - estimado em mais de US $ 250 bilhões - para explorar suas reservas de petróleo offshore. O China Development Bank deu Petrobras, produtor de petróleo do Brasil principal, 10.000 milhões dólares como adiantamento em negócios futuros. Desde o ano passado, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, substituindo os Estados Unidos. China começou mesmo a tomar uma bravata gringo que está em contraste com o seu antigo papel como a líder de torcida para o Terceiro Mundo. Para os últimos meses, ele se recusou a comprar uma gota de óleo de soja da Argentina depois que o país bateu tarifas sobre calçados chineses - embora isso tiff não parar de cometer Pequim 8500 milhões dólares este mês para a renovação do sistema ferroviário da Argentina, desde creaky como a Argentina compra trens chineses.

Em março, o presidente equatoriano Rafael Correa em relação à China corporação imperialista pior depois de Pequim recusou-se a dobrar em condições para o financiamento de uma barragem hidroeléctrica 1000000 mil dólares. " Novos colonizadores "é como nos referimos a China agora", disse Roberto Giannetti da Fonseca, que representa os fabricantes do coração industrial da América Latina de São Paulo. Roberto Abdeneur foi um dos brasileiros que construiu relações de seu país com a China. Mas como o relacionamento aprofundado, Abdeneur começou a ver a China mais como um desafio para o Brasil do que uma oportunidade. Como embaixador do Brasil para os Estados Unidos há quatro anos, Abdeneur notado que os Estados Unidos, também estava começando a se preocupar com a China, mas de uma maneira diferente. "Em Washington, está fixada na penetração potencial da China ideológico da América Latina ou se concentrar em saber se a China é a formação desse exército ou aquilo", disse Abdeneur. De fato, os analistas E.U. têm escrito extensivamente sobre o apoio da China militares da Venezuela, registou o seu reforço dos sistemas de defesa aérea de Cuba e especulou sobre a possibilidade analistas chineses têm substituído os russos em três locais sinais de inteligência em Cuba. Os funcionários E.U. também manifestaram preocupação sobre a cooperação China-Brasil em tecnologia de satélites e foguetes. "Os chineses estão jogando em um tabuleiro diferente. A competição é comercial. Você simplesmente não pode competir por causa das ferramentas muito especial a China." Entre essas ferramentas é a maneira como a China trata os cortes - na América Latina e em outros lugares. A China é um mestre na bola de baixo financiamento, formando empréstimos de bilhões de dólares em taxas de juros minúsculas que podem se estender além de 20 anos. Financiamento, uma questão aparentemente obscuros, muitas vezes são responsáveis por 40 por cento do custo de um projeto. Isto tornou-se uma dor de cabeça para os concorrentes ocidentais, especialmente os membros da Organização 32-nação para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que há muito tempo não concordou com a utilização de financiamento como uma ferramenta competitiva. China Wuhan Iron and Steel comprou uma participação de 21 por cento em uma das empresas de Batista, por US $ 400 milhões, com empréstimos abaixo da taxa de mercado, fornecidos por bancos estatais da China. A siderúrgica também está planejando um investimento de US $ 5 bilhões para construir uma fábrica no Porto do Açu, com financiamento estatal chinês a preços atraentes. As companhias de petróleo e gás da China está falando com Batista sobre a venda de plataformas de petróleo e plataformas para exploração de serviços de perfuração offshore Batista - novamente com empréstimos a juros baixos. "Dado o tamanho dos bancos chineses, que têm os músculos a suportar uma grande expansão das empresas chinesas no exterior", disse Otávio Lazcano, diretor executivo da LLX, empresa de executar o projeto do porto $ 25 bilhões. Embora E.U. petróleo e tecnologia do gás pode ser mais avançado, as condições de financiamento que China pode oferecer ao Brasil são quase imbatíveis.Em alguns casos, a China deu bilhões de dólares a juros inferiores a 1 por cento, segundo as regras da OCDE, os Estados Unidos devem emprestar a taxas de mercado. "Nós acreditamos na igualdade de condições, o mercado e a transparência", disse Fred P. Hochberg, presidente do Export-Import Bank dos Estados Unidos. "Com a China, há uma ausência de mercado e uma falta de transparência". Nos primeiros anos deste século, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva abraçou a China como um país em desenvolvimento irmão. China cultivada Brasil, insinuando que poderia apoiar o sonho do país de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e oferecer o que o Brasil levou a ser um contrapeso aos Estados Unidos. Falava-se que o Brasil iria treinar pilotos chineses em seu porta-aviões. Peritos proclamaram um novo eixo Brasília-Beijing. A dupla formada metade dos BRICs - as quatro nações, incluindo Rússia e Índia, que foram considerados os novos líderes da economia global. O governo Lula até mudou-se para silenciar os críticos da União recém estratégica, arrancando Abdeneur de seu posto como embaixador dos Estados Unidos no final de 2006 depois que ele criticou o que chamou de "Brasil da fantasia China" em um encontro de empresários em São Paulo. Mas estes dias, aviso Abdeneur - que a China é mais concorrente do que parceiro - está ganhando força. Em uma recente viagem à África, onde as empresas chinesas têm batido as empresas brasileiras em todo o continente, Lula tweaked China em quase todos parar. "Não tenho nada contra meus amigos chineses", disse Lula em discurso em 08 de julho o porto da Tanzânia de Dar es Salaam, "mas a verdade é que às vezes eles ganham um contrato de minas e trazem todos estes chineses para trabalhar em uma mina, e isso não gera oportunidade de trabalho nesse país. " Respondendo ao desafio colocado pela China, o Brasil se voltou para os Estados Unidos para ajudar no lançamento de seu banco de exportação-importação própria. Ele lançou dezenas de inquéritos anti-dumping contra as empresas chinesas. Seu governo é aprovar uma fusão mais rápida do que a qualquer momento no passado, para competir com empresas chinesas. Ele tem investido bilhões de dólares em fundos do governo para reanimar sua indústria naval, que não tinha construído um grande navio em 20 anos. Na corrida para um grupo de 20 reuniões em Toronto em junho, o Brasil se juntou com os Estados Unidos e a Índia para chamar a China para permitir o valor de sua moeda, o yuan, subir. "Os chineses estavam furiosos", disse Marcel Fortuna Biato, conselheiro de política externa de Lula. "A China é o microcosmo para o futuro do Brasil, todos os bons e maus. E como o resto do mundo, estamos tentando formar uma resposta", disse Biato." PS.: Atualizado às 13:10 com a tradução do restante da matéria do Washigton Post.

Lula será apresentador do programa de Dilma no rádio e na TV

Assim a oposição se desespera. Porém, o presidente, confirmando o que sempre disse, estará de cabeça, alma e rosto na campanha. Segundo o blog do Noblat, Lula deverá ser o apresentador de TV para mostrar Dilma ao eleitorado, como companheira de trabalho e de formulação e implantação dos programas deste governo (Pró-Uni, Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Mais Escolas Técnicas, PAC, etc.) mostrando que ela será a garantia da continuidade do que está bom e do que poderá ser melhorado. A decisão a favor desta estratégia visa dirimir as dúvidas sobre quem Lula apóia, ainda identificada, nas últimas pesquisas de opinião, levando para Dilma estes votos que desavisadamene ainda estariam com Serra. Todos sabem, que numa campanha majoritária, qualquer percentual que se tira do adversário em seu favor, vale por dois, o fato é ainda mais importante, quando se tem uma campanha, até aqui, apertada. Ao Serra, não restará outra alternativa que não seja a de fazer o papel de oposição, sabendo que quem bate perde, segundo diz os marqueteiros.

Do Informe JB

Na edição desta segunda-feira: "Maré baixa" "Rosinha espera o fim do recesso do Judiciário para ir a Brasília tentar retomar a prefeitura de Campos, via STF."

DataFolha: resultado para senador no Rio

Crivela 42%, Cesar Maia 31% e Lindberg com 20% são os que estão na disputa segundo o DataFolha. Veja abaixo o percentual dos demais candidatos ao Senado Federal. A margem de erro é de 3%.

Outras três perguntinhas...

Uma primeira o blog já havia feito no sábado sobre os preços dos imóveis em Campos serem tão grandes, quanto na região metropolitana de nosso estado. Depois disto, outras perguntas continuaram a surgir e o blog expõe: 1) Por que a primeira edição do Tour do Rio de Ciclismo que acontecerá nesta semana, em nosso estado, não prevê Campos, o mais tradicional município no uso urbano da bicicleta e nas tradicionais competições de ciclismo, como um das onze cidades do seu trajeto de cerca de 800 Km? 2) O acervo de fotos do JB irá para o Arquivo Nacional e o acervo do Monitor Campista para onde foi ou vai? 3) A Team, empresa que opera vôos regionais e já tem entre seus roteiros Macaé, Vitória e Rio, e agora estuda incluir Itaperuna, não vê Campos, como alterantiva econômica e viável para operação?

domingo, julho 25, 2010

DataFolha x Vox Populi: com x sem telefone; entrevista na rua x no domicílio

O blog do Luiz Nassif foi à caça da diferença entre as "metodologias" usdas pelos dois institutos: "Para dirimir de vez as dúvidas sobre as diferenças entre o Datafolha e o Vox Populi, enviei agora o seguinte email para Mauro Paulino, diretor do Datafolha. Prezado Mauro Paulino, Hoje abri uma discussão no meu Blog sobre as discrepâncias entre o Datafolha e o Vox Populi. Com a ajuda dos leitores, resolvemos entender melhor o fator telefone. Depois, completei a análise com dados relevantes de Marcos Coimbira. Em síntese, chegou-se à seguinte conclusão: 1. A amostragem do Vox Populi abrangeria o perfil definido pelo PNAD, através do sorteio de regiões e de casas. A entrevista é feita na residência do entrevistado. Já o Datafolha se basearia em questionários colhidos na rua. 2. Como toda pesquisa exige uma auditoria posterior, da próxima empresa, visando auferir a consistência dos questionários, no caso do Datafolha só entrariam pesquisados que tivessem telefone – fixo em casa, no trabalho ou celular. 3. Segundo o Marcos Coimbra, nas pesquisas do Vox Populi esse contingente representa 30% do universo pesquisado. E, aí, há uma votação maciça pró-Dilma. Segundo Coimbra, um corte nas pesquisas do Vox Populi, considerando apenas a população com telefone, o resultado seria semelhante ao da Datafolha. Confirmado esse dado, estaria aí a explicação para a discrepância nos resultados dos dois institutos. Para tentar esclarecer os fatos, indago então: Qual o tratamento dado pelo Datafolha aos pesquisados que não têm telefone? As pesquisas são descartadas ou não?Poderia fazer um corte nas pesquisas e apresentar os resultados para presidente em dois cenários: apenas com os entrevistados com telefone; e os entrevistados sem telefone. No caso dos entrevistados sem telefone, caso suas entrevistas sejam utilizadas, como é feito para avaliar a consistência das respostas e se o trabalho do pesquisador foi de fato realizado?Qual o número de pesquisadores utilizados na última pesquisa Datafolha?" Abaixo Nassif traz à tona uma postagem de setembro de 2006, em que já se questionava a diferença que a questão dos entrevistados com e sem telefone poderia trazer enquanto distorção em relação ao eleitorado brasileiro:
"Desde 2006 Datafolha sabia diferença entre com e sem telefone" Enviado por luisnassif, dom, 25/07/2010 - 18:07 Por Lauro Melo 15/09/2006 - 09h56 "Liderança de petista é menor entre quem tem telefone, diz Datafolha" da Folha de S.Paulo Cruzamento de dados feito pelo Datafolha mostra que é bem menor a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Geraldo Alckmin (PSDB) entre eleitores que têm telefone fixo. Enquanto no geral Lula lidera por 50% a 28% e venceria no primeiro turno, entre os que têm telefone, a diferença cai de 22 pontos para apenas cinco: Lula tem 41%, e Alckmin, 36%. Dos entrevistados pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de setembro, 45% declararam ter telefone fixo, e 55%, que não têm. A maioria do eleitorado de Alckmin tem telefone: 58%. Já entre os eleitores de Lula, apenas 37% possuem o aparelho. O cruzamento ajuda a explicar o fato de os levantamentos internos feitos diariamente pela campanha de Alckmin, por telefone, produzirem sempre resultados mais favoráveis ao tucano do que os apontados pelas pesquisas em campo."
Abaixo o cabeçalho que o pesquisador usa para a entrevista:

PMCG gasta quase R$ 1/2 milhão com fogos

O leitor Natanael Gomes é quem enviou para o blog a informação descoberta no Diário Oficial do município: "SEGUE ACIMA ESSE ABSURDO !!! GASTAR MEIO MILHAO DE FOGOS DE ARTIFICIO POUCA VERGONHA !!! ----------------------------------------------- SEGUE A ABAIXO O LINK DO DIARIO OFICIAL http://www.campos.rj.gov.br/portal/listaDo.php DIAS 23 DE JULHO 2010 DE PAGINA XXV A XXVIII Natanael Gomes." PS.: Clique sobre a imagem do Diário Oficial para ver em tamanho maior. PS.: Atualizado às 21:12: O blog publica abaixo a resposta do presidente da FCJOL, Avelino Ferreira, que foi postada no comentário desta nota: "Caro Roberto, Na questão do "custo" dos fogos, que seu leitor extraiu do Diário Oficial, gostaria de comentar, para seu conhecimento e, claro, o de seus leitores, o seguinte: O que a Fundação Oswaldo Lima contratou, via pregão, foi uma empresa para promover queima de fogos artísticos, na verdade, "espetáculos pirotécnicos". E foi na modalidade registro de preço. Ou seja, a Fundação vai pagar de acordo com o que usar, durante seis meses. O preço é unitário e o total é uma estimativa de gasto e não uma obrigação. Os espetáculos pirotécnicos, para serem realizados como determina a lei, não são baratos, porque as exigências são tantas, devido à segurança, que o custo para uma queima de fogos é muito alto. Para se ter uma idéia, o órgão fiscalizador (DFAE, não permitiu a queima de fogos, ano passado, na festa do Santíssimo Salvador. A empresa cobrou pouco mais de 33 mil, venceu a licitação e não estava totalmente legalizada para fazer o serviço. O caminhão não era apropriado e os registros no Exército, no Ibama e no próprio DFAE, não estavam de acordo com as exigências. O Governo do Estado havia aprovado uma lei em fevereiro daquele ano, que fazia exigências impossíveis de serem cumpridas pelas empresas. No atual registro de preços, procuramos os órgãos competentes e, nas exigências, incluímos tudo que é necessário. Por isso, vamos ter o espetáculo pirotécnico na festa do Santíssimo. Espetáculo, aliás, cobrado pela mídia no ano passado. Para se ter uma idéia de custo, informo que a queima de fogos em Rio das Ostras, no reveillon, ficou em R$ 750 mil. Foram R$ 450 mil de fogos e R$ 300 mil de balsas. Em Cabo Frio, o reveillon ficou em R$ 630 mil, sendo R$ 330 mil em fogos e R$ 300 mil em balsas. O Rio gastou cerca de R$ 2 milhões em fogos. Isso só para o reveillon. Em Campos, se usarmos balsas, teremos que pagar um rebocador oceânico, pois o nosso mar é "aberto" e precisa de um grande rebocador para que as balsas fiquem firmes num ponto. Sabe qual será o custo? mais de R$ 300 mil. O registro de preço que está sendo questionado pelo seu leitor e ironizado por um outro, tem um custo total estimado (exigência legal) para seis meses. Não quer dizer que vamos gastar aquele total, mas é bem provável, pois temos as festas tradicionais, incluindo dezembro, atendendo pedidos da comunidade, que incluem festejos aos santos padroeiros de algumas localidades. A idéia que se tem de fogos é a de rojões, comprados por qualquer pessoa que, sem nenhuma segurança, sem experiência e colocando as pessoas próximas em risco, solta-os riscando um fósforo no diminuto pavio ou mesmo queimando esse pavio com a ponta acesa de um cigarro. O risco de acidente é grande e é proibido. O poder público não pode, como ocorria antes, lançar esse tipo de rojão. Por isso mesmo, a Rosinha proibiu que cedêssemos fogos para as festas sem a contratação de uma firma especializada e com todas as garantias legais. Foi o que fizemos. Quem for à praça São Salvador no dia 06, verá um belíssimo espetáculo pirotécnico, com manipulação via computador, com música de acordo com a "dança" dos fogos e suas cores. Creio ter esclarecido a questão, mas estou à disposição para explicar com mais detalhes. Se for preciso, trarei a Campos o empresário que promove espetáculos pirotécnicos no Brasil inteiro e que, inclusive, pode fornecer todas as informações que envolvem a queima de fogos no Brasil. Abraços, Avelino Ferreira (presidente da Fundação Cultural "Jornalista Oswaldo Lima")"

Hipótese ou fofoca?

A coluna "Panorama Político" do jornal O Globo deste domingo trouxe a nota "Esquentando o lugar" que levanta a hipótese do PR, depois de julgado o registro da candidatura de deputado federal, pela Justiça Eleitoral, o PR trocar o nome do Peregrino, pela volta do ex-governador à disputa para o governo do estado. A hipótese de risco e desconfiança chegou a ser cogitada, quando da decisão da troca do candidato do PR ao governo estadual, no limite do prazo das convenções partidárias. A troca é possível dentro da legislação vigente, basta a desistência do candidato, no caso o professor Peregrino. A vinda à tona desta hipótese pode ser "fofoca e perseguição" como alega o ex-governador em seu blog (veja nota do ex-governador sobre o assunto publicada abaixo), ou, o chamamento de atenção da Justiça Eleitoral. Do blog do Garotinho: "Vejam a maldade do jornalismo praticado pelas Organizações Globo. Ao mesmo tempo, que negam espaço de cobertura da campanha do nosso candidato Peregrino (22), abrem oportunidade para a mentira, como esta que você lê acima. Sou candidato a deputado federal (2258), Peregrino é o meu candidato a governador e tudo, além disso, é mentira. É mentira ou especulação de quem faz um jornalismo baseado em fofocas." A Justiça Eleitoral (primeiro o TRE-RJ, depois do TSE) julgarão um registro de candidatura, que foi feita para deputado federal, mas poderia ser para governador. Legalmente falando, quem está habilitado para um cargo está também para outro. A vinda à tona da hipótese pode irritar a Justiça Eleitoral que pode se sentir atingida. Para evitar mais disse-me-disse sobre o assunto bastaria ao ex-governador registrar em Cartório que esta hipótese não existe, mesmo que o Peregrino venha desistir da empreitada eleitoral.