65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, julho 03, 2010
Ibope: Dilma 39% x 39% Serra
O Jornal Nacional acaba de divulgar o resultadado na vova pesquisa do Ibope: Dilma 39%, Serra 39% e Marina tem 10%. A pesquisa ouviu 2002 eleitores em 140 municípios brasileiros, entre os dias 27 e 30 de junho. A aprovação do governo Lula alcançou 95%, sendo 76% consideram ótimo e bom e 19% regular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Está bem claro que o Ibope não merece fé.
Na pesquisa anterior, apresentou a Dilma na frente do Serra. Mentira!
Mas como o Datafolha mostrou que o Serra está um pouco na frente. o Ibope percebeu que não colou a sua mentira e teve que apresentar agora a Dilma empatada com o Serra.
O Ibope está vendido ao PT!!!! Já há algum tempo o Ibope tem feito papel sujo, apresentando resultados de pesuisas eleitorais endereçadas, para quem paga mais.
caro anonimo acima.. concordo com vc! o pior é quando alguns noticiam quem dilma esta a X % de ganhar no primeiro turno sendo que a pesquisa esta tecnicamente empatada podendo o mesmo ser dito em relacao ao José Serra...
Helton
O Ibope vendido ao PT!!!? Nao duvido que se vendessem, caso fosse o único cliente. Mas nao é o caso.
Eu acho que ambos manipulam amostras deliberadamente em favor de serra. O "misterioso" vai e vem no sul e sudeste mostra isso.
Nao acho que a fraude seja feita sempre. A estratégia parece ser a de inflar o candidato num momento e esperar o efeito da bolha na preferencia do eleitor. Se funcionar, as próximas pesquisas irao registrar um crescimento do serra motivado pela "alavancagem" nas pesquisas; se nao funcionar, ou os institutos voltam a fazer pesquisa honesta ou continuam fazendo o que mais sabem: picaretagem.
BLOG: PAULO HENRIQUE AMORIM
Problemas com a pesquisa
Problema 1: a amostra é URBANA, não vai ao RURAL
A amostra por fluxo de ponto (fluxo de pessoas nas ruas) somente vai ao URBANO (85% do país), não vai ao RURAL (15% do país), onde Lula e Dilma Rousseff apresentam percentuais ainda maiores de aprovação. Não há cruzamentos das intenções de voto por URBANO e RURAL.
Problema 2: amostra telefônica
A amostra coletada equivale a uma AMOSTRA TELEFÔNICA do país. Na entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para checagem. Os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
Problema 3: a amostra tem a ESCOLARIDADE errada
A amostra é somente calculada para SEXO e IDADE, com desvios na ESCOLARIDADE coletada. Na última pesquisa, o ENSINO FUNDAMENTAL aparece com 47,6%, enquanto pelos dados do IBGE é de 55,2%. A amostra privilegia o voto de maior escolaridade.
Essa pesquisa é a “festa da Xuxa”, estica e puxa (o Zé da elite).
Sabe quando o Datafolha vai colocar Dilma na Frente? Quando as urnas jorrarem os votos para ela.
"a estatística é a prostituta da matemática, pagando…”
De fato não dá para acreditar no Datafolha, que manipula dados numa tentativa de dar fôlego à candidatura Serra, que morre lentamente.
O pior que tamanha manipulação fica impune pela Justiça Eleitoral.
Acredito que mentir para beneficiar um candidato é crime e deveria ser punido.
Todavia não adianta o diretório político do Datafolha manipular descaradamente.
A maiaoria não acredita no Datafolha.
39% X 38%: SERRA É ELEITO PRESIDENTE DE UM PAÍS CHAMADO DATAFOLHA. ENQUANTO ISSO, NO BRASIL...
5º feira, Campinas-SP: Dilma Rousseff recebe o apoio de 117 prefeitos do Estado de SP - 50 deles pertencentes a partidos da oposição.
O PSDB foi o partido que mais levou prefeitos ao evento, denominado de Movimento Pluripartidário de Prefeitos Pró-Dilma Rousseff.
No total, compareceram 25 tucanos. O PT, partido da candidata, e o PMDB, do vice, levaram 22 prefeitos cada um. Esse apoio pode explicar o crescimento de Dilma na região.
Nas últimas pesquisas a petista passou o tucano José Serra, no Sudeste.
Dilma ainda conseguiu agregar o apoio de mais 9 prefeitos do DEM e 8 do PPS --legendas que oficializaram o apoio ao candidato do PSDB, José Serra.
Além disso, o encontro teve a presença de 8 prefeitos do PV...
Eu acredito no datafolha, ibope, saci pererê, mula-sem-cabeça, papai noel,duende...
O Datafolha me lembrou aquela piada dos portugueses jogando o helicóptero para cima, pra ver se pegava no tranco.
Amanhã ou depois terão que se desmentir – pela enésima vez.
Esses 12 pontos de crescimento do Serra na região Sul são um caso para a Polícia Federal.
Falando em comprar e vender... Se o Serra ganhar, podem preparar o leilão!
Ah, pelo amor de Deus, só não vê quem não quer, Dilma já ganhou essa eleição!!
Eu voto nela!!
Sabendo que o Serra está morto, o Databranda se transformou no principal candidato da oposição, com o Globope como vice.
Postar um comentário