segunda-feira, julho 12, 2010

Leitor faz questionamentos sobre o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde da PMCG

O blog recebeu por e-mail do advogado, Alex Portal, questionamentos sobre a gestão do setor de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Campos. O blog publica, ao mesmo tempo, que abre espaço idêntico para as pessoas e/ou gestores referenciados no texto. O blog já falou, mas não custa nada repetir, este espaço tem interesse no debate e aperfeiçoamento da gestão e nunca em enfrentamentos e disputas diferentes desta intenção: "Se conveniente, gostaria da publicação, até para esclarecimentos.Volto a escrever e dessa vez quero narrar uma situação inusitada na Secretaria de Saúde de Campos e que precisa de um reflexão sobre respeitar ou não normas legais na Administração Pública. O Setor de Epidemiologia da respectiva Secretaria está sendo chefiado, na prática, por um dentista, mas quem legalmente assina o expediente é o seu irmão, médico, tendo em vista que somente médicos podem responder p or tais setores. Esta situação se consolidou quando este último foi nomeado para chefiar o Setor de Saúde Coletiva, anteriormente ocupado por competente médico - Dr. Cesar Ronald. Há alguns dias ingressei no site do Ministério da Saúde e busquei o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Campos e, dentre tantos profissionais, não consta o nome deste senhor (dentista) que agora ocupa na prática a chefia do setor. A minha postagem não quer desmerecer a competência de ninguém, sejam médicos ou dentistas. Acontece que na Administração Pública algumas normas legais devem ser observadas. E uma delas é quanto a restrição (ou impossibilidade) de indicação de parentes para funções públicas. Aqui em Campos acho que ninguém leu. O fato mais sério é que o setor está confiado a uma pessoa e quem despacha é uma outra (evidentemente para dar respaldo, mas por outro lado também acoberta erros). Este profission al que agora está lá tem perfil autoritário e já teve problemas com subordinados, que foram desviados de setor, por terem trabalhado na gestão Arnaldo Viana (aliás, nome que nem pode ser pronunciado lá dentro). Eu mesmo já presenciei essa situação constrangedora quando estive, a trabalho, na Secretaria. O Secretário de Saúde foi comunicado dos problemas pessoalmente, mas nada fez, o que já era esperado, pois a indicação política deve ser muito forte. Essa postagem vem complementando o que escrevi há alguns dias sobre sobre processo judicial que garantiu direitos de saude a idoso e merece nova reflexão e até resposta do ente publico para com a sociedade. Não mencionei nomes porque acho expor demais as pessoas dessa maneira, mas quem está no meio sabe dessas ocorrencias mas talvez por medo de perseguições não comenta. Fica o espaço para esclarecimentos. Parafraseando Caetano Veloso, parece que a Prefeitura de Campos ainda continua sendo "Dona das divinas tetas / Derrama o leite bom na minha cara / E o leite mau na cara dos caretas... Deusa de Assombrosas tetas..." E que tetas... Se o prof. puder publicar, agradeço. Alex Portal."

10 comentários:

Anônimo disse...

O Alex! Deixa o cara trabalhar. Não importa se ele é dentista ou o c.. O Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Campos está fazendo um belíssimo trabalho aqui na nossa cidade. Este governo tem vários defeitos, mas esse não. Não vejo nada demais se tiver lá um irmão ajudando o outro. Pior era em outros governos que tinha toda a familia, como fantasmas, só recebendo sem fazer p... nenhuma. Acho que tem outras coisas pra tu observar mais importantes.

Alex disse...

Ok amigo, a saudável prática do trabalho é sempre boa, mas órgãos públicos têm uma série de normas a serem observadas, afinal é o seu dinheiro que está lá também pagando essas pessoas indicadas. Seu comentário é mt bom se fosse para uma empresa privada.

Anônimo disse...

A festa tem que acabar, esquecer estes governantes passados e colocar gente nova sem vicios, chega de tanta injustiça com o povo de Campos que é iludido das simples a grandes coisas, RENOVAÇÃO JÁ!!!

Anônimo disse...

O erro de um governo não justifica o erro de outro. Se está errado e quiserem fazer certo, com certeza terá alguém competente para colocar no lugar. Achei os dois comentários partidários, temos que acabar com isso na nossa cidade. Todo mundo querendo levar vantagem.

Anônimo disse...

Deixa os caras trabalhar meu irmão, os caras estão bem intencionados e sem vicios.fraff

Anônimo disse...

STENNALEX, A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA É UM SETOR RESOLUTIVO,E UM DOS QUE MAIS TRABALHAM NA SECRETARIA, E OS COOORDENADORES SE EMPENHAM AO MÁXIMO E SÃO ÓTIMOS ADMINISTRADORES, POIS PRECISEI DO SERVIÇO E FUI MUITO BEM ATENDIDO,E TAMBÉM ACHO QUE A POPULAÇÃO COMUNGA DA MINHA OPINIÃO...

Anônimo disse...

Tranfere ele para o Departamento de odonto,la sim que o lugar dele.
A população precisa e de pessoas capacitadas,nao de um amador querendo ser o que nao é.

Anônimo disse...

Tem que extrair esse dente podre da Epidemiologia-SMS....

Anônimo disse...

Daqui um tempo será,era uma vez Epidemiologia.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero da os Parábens a Roberto Moraes pelo seu Blog.Quero deixar claro que fico muito triste em saber que perdem tempo vigiando um setor que é de total transparencia a Epidemiologia de Campos é um setor de respeito. Fico feliz em saber que tem pessoas certa administrando um setor usado por todos da criança ao idoso. Parabéns Epidemiologia de Campos.