65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, julho 02, 2010
Manifestação está mais para campanha do que para luta de retomada do mandato
Antes que reclamem sem motivo, o blog não está condenando a manifestação pública. Na sociedade democrática em que vivemos, a manifestação pública, desde que ordeira, ela é um direito do cidadão, independente da justeza de seus motivos e objetivos. E ponto.
Esclarecido de antemão a questão, a nota, quer apenas levantar a questão de que os objetivos da mobilização dos partidários de Garotinho e Rosinha é antes de qualquer outra coisa, uma estratégia de manter aliado seus apoiadores para a nova eleição da prefeitura e, ao mesmo tempo, para a Câmara Federal e para a Alerj, em outubro.
O blogueiro não á advogado e nem um acompanhador das decisões do TSE, onde ainda poderia existir uma mudança do quadro político local, com o adiamento da decisão de uma nova eleição, ou, eventualmente, da decisão da permanência da prefeita Rosinha no cargo por uma decisão do Colegiado, contrária, ao colegiado do TRE-RJ, e ainda, da decisão monocrática do pedido de liminar de revisão da decisão do TRE-RJ, proferida pelo ministro Marcelo Ribeiro.
Porém, quem acompanha mais de perto o Tribunal Superior sabe que o ministro Marcelo Ribeiro é tido como um como um dos mais conservadores, em decisões de revisão dos resultados eleitorais, emitindo a maioria de suas decisões, a favor dos recursos que garantam a permanência no cargo de representantes do povo eleitos para diferentes cargos, quando estes são arguídos de descumprimentos de normas e regimentos eleitorais.
Sendo assim, se esta premissa estiver correta, considerando a posição do ministro, em relação à maioria daquela Côrte, inclusive, em casos de perda de mandatos de governadores de estado, pode-se perfeitamente especular, que são remotíssimas as chances da prefeita reformar a sentença que lhe destituiu do cargo.
Considerando a experiência que o casal de políticos tem na seara e no ambiente da disputa partidária e ainda, nestas decisões da Côrte que rege os processos eleitorais, o blog não tem dúvidas, que ele já analisou o quadro e já deve ter concluído que as chances de Rosinha retomar a prefeitura são escassas.
Desta forma a alternativa que resta a Garotinho e Rosinha é a luta para retomar o poder, observando que isto tende a ocorrer, num contexto misturado às eleições estaduais e nacional, em que ele é um dos candidatos à Câmara Federal e a filha Clarissa, à Alerj.
Assim, embolar esta eleição e tornar a de prefeito, não tão próxima que aconteça antes da eleição de outubro, e não tão distante, que faça a população se distanciar do mandato de Rosinha com a indefinição sobre o mandato do irmão, seria uma das possíveis estratégias, talvez, próxima a de uma decisão de realização de eleições conjuntas em outubro.
Por tudo isso, se aproximar da população, mostrar força, manter sob controle os militantes e aliados, é, em qualquer que seja o detalhamento do cenário, a estratégia primeira. Para ganhar da oposição e de um grupo significativo que hoje quer se ver livre destes dois grupos não será tarefa simples.
De certa forma, o quadro atual, quando comparado à campanha de 2008, mesmo tendo sido esta muito acirrada, é mais complexa, porque a situação de oposição ao desgoverno de Mocaiber, não cabe mais no figurino de quem até aqui, ou mesmo com Nahim, é governo.
Pois bem, diante de tudo isto a campanha para retomar o poder no município, terá o acréscimo do discurso de vítima perseguida e amanhã às 9 horas da manhã estará nas ruas. Enquanto isto, quem não lhe quer no poder, ainda não começou a conversar sobre o quê fazer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
27 comentários:
quais sao as opçoes para a nova eleição?
quem é candidato a deputado ou outro cargo, pode voltar atras?
VOCÊ ESTA PEGANDO PESADO COM A PREFEITA EM ROBERTO.
PODE TER VÁRIAS ELEIÇÕES QUE O GRUPO GAROTINHO VAI GANHAR PELO MENOS AQUI NO MUNICÍPIO.
Toda essa injustiça deu-se devido a "abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação" (leia-se: entrevista de rádio). Enquanto isso o Lula foi multado pela 6ª vez a pagar multa por campanha antecipa em favor da Dilma. Pergunta-se: a Dilma ficará inelegível também...? Adilson (o Pessanha)
Cê tá de brincadeira, né? Já tomou todas para comemorar,né? Junto com seus amiguinhos o Arnaldo e o Mocayber. Seu faaaaalso!!!
Parabéns Roberto!!!Já era fã do seu blog.Um blog inteligente ,de bom senso e justo.Você expôs a sua opinião e eu concordo com tudo o que você escreveu.É isso mesmo os baderneiros querem fazer campanha,inclusive para quem comandou a baderna,mesmo sendo cedo.Campanha para o Thiago.Isso é ridículo até mesmo por ser tratar de quem está assumindo à PMCG ,não é só cunhado de Rosinha como aliado do mesmo partido,cedeu o sua candidatura à prefeito para Rosinha e é do mesmo grupo político.A sensação que tenho é que parece que Nelson é oposição,pode?!E sei que ele pode ficar pouco tempo ou se eleger como futuro prefeito,que Campos estará nas melhores mãos.Pois o conheço e sei que é um homem íntegro,cumpre com o que diz,homem de princípios.
Nelson estou com você.
Uma eleitora que votou em Rosinha e está desempregada.Torço para que Campos tenha um prefeito como Nelson Nahim ,digno deste cargo que faça pela cidade e mude a situação de muitas pessoas que precisam,pois assim ele pôde fazer quando estava à frente da FENORTE e sou testemunha disso.
Obrigada pelo espaço.
colocar os DAS pra queimar pneu, isso nao é manifestaçao? manifestar a troca de cunhados??? fala serio nao é isso que campos quer... nao é isso que campos merece
Concordo plenamente, prezado Roberto. Há quem diga que a culpa de tudo é da justiça. Ledo engano. A culpa é de quem, durante a campanha e antes dela, joga o jogo democrático com abuso de poder, tornando ilegítimo o resultado das urnas, aposta no fato consumado. Depois é só sair queimando pneus e falando mal da justiça (quando convém, é óbvio). Esse raciocínio se aplica a todas as correntes políticas tradicionais da planície goytacá.
Muita democracia é sempre bem vinda. Mas um pouco de república não faz mal a ninguém...
Roberto
TEnho que discordar da sua opinião.
Por que sugerir que o manifesto é desordeiro antes dele começar? O que seria uma manifesto com ordem? Uma procissão? Não seria crítica demais à prefeita que já está sendo tão vitimada? Sei que este momento é de comemoração para os que não são do seu grupo político, mas as pessoas elucidadas e formadoras de opinião imparcial deveriam analisar os fatos de uma forma mais ponderada e justa.
Pois veja: Rosinha Garotinho é prefeita porque foi eleita com a maioria dos votos e pela maioria da população, obviamente. Com o seu governo, conquistou boa parte dos que não votaram nela. Vejo isso nas ruas, nos bairros e também nos jornais, por ter a satisfação de ver que a cidade caminha rumo a direção do emprego, do desenvolvimento, do uso racional e inteligente dos recursos do petróleo.
Por que a manifestação seria uma campanha disfarçada? O senhor realmente acha que não há motivos para nos manifestarmos?
Somos um povo que votou e elegeu, que vê obras, Emergência em Casa, Cheque Cidadão, Passagem a R$1, Morar Feliz, Vacina Prevenar, Vacina X HPV, população carente fazendo redução de estômago e até fertilização in vitro...
Somos um povo que assiste, de repente, a prefeita que está usando honestamente o orçamento público para a diminuição da desigualdade social, ter que deixar o cargo porque deu uma entrevista de rádio, enquanto Lula, Dilma, Cabral e Serra cometem irregularidades o tempo todo e apenas pagam multas.
ACha que não temos motivos suficientes para nos revoltarmos?
EStaremos, sim, nas ruas hoje, amanhã e quando for preciso, por amor à prefeita que não mede esforços para que tenhamos uma cidade bonita e um povo com capacitação profissional e emprego. Estaremos nas ruas por amor e defesa à prefeita que dia e noite se dedica a esta cidade, abrindo mão da família para estar aqui. ESsa prefeita merece meu total e irrestrito apoio.
Isso é manifesto. Isto não é campanha.
Bernardo Cunha.
Esclarecimento para a anônima de 11:50 PM:
Quanto ao elogio ao blog de Roberto eu assino também, mas quanto a Nahim na frente da FENORTE não. Pelo pouco que vc escreveu, deu para perceber que vc também fazia parte da boquinha do projeto recreando, onde ele colocou todos os seus cabos eleitorais, disvirtuando todo o objetivo do projeto ... Preste atenção: "Quando se poupa o Lobo, sacrificam as ovelhas" .....
Amigo e responsável professor Roberto, parabéns por sua perfeita colocação neste artigo, venho repassar no teu blog se me permite um comentário que fiz agora pouco no blog do Garotinho, como sei que ele não vai repassar, trago para o seu, este comentário fala sobre o artigo postado onde fala de uma postagem sobre os direitos eleitorais e cassação da esposa, que foi divulgado pelo jornal O Globo antes da divulgação oficial pelo TRE, segundo ele informa no blog, se é veridico não sei, porém só o lembrei de um fato parecido que aconteceu na Operação Telhado de Vidro, segue abaixo, muito obrigado professor: " Engraçado Coronel, hoje você prova do mesmo veneno, na operação Telhado de Vidro, você bate então o recorde da Globo, pois com 3 dias de antecedência você já sabia de tudo, tanto que mandou seu boneco Lango-lango, Dr. Edson Batista fazer ameaças ao então presidente da Câmara Bacellar, é aquilo companheiro: " - PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO ". De uma coisa tenho certeza Coronel, pro inferno tu não vai, pois o cão ficaria com medo de você pegar o lugar dele, eh, eh, eh, eh, você é um morto politico Coronel, assim como toda sua familia, ah, e antes que me esqueça, segure a rebordosa, pois quanto menos esperar, teu irmão te dará uma grande rasteira, lembra das eleições de 2008 ? Seu tempo está no fim Coronel...! E nós, campistas verdadeiros, ansiamos demais por isso. " Obs.: Se ele vai divulgar só Deus sabe!
Não sei quem deu o nº do meu celular ao Sr. Eduardo Crespo. Fui acordado às 6:30 com o seguinte recado:
"Campos precisa de todos nós! Sábado 9h, passeata PACÍFICA defendendo mandato da Prefeita ROSINHA. Rua 21 de Abril e Ouvidor! Leve mais pessoas." EDUARDO CRESPO
Campos não merece essa farra política de briga de poder, onde o povo é colocado à margem para benefício dos poderosos.
Tenho mais o que fazer, aliás, como disse a própria prefeita "dependo de trabalhar para colocar comida na mesa".
Não sou desocupado.
Hoje recebi uma mensagem em meu celular do sr. Eduardo Crespo convidando para uma manifestação a favor da prefeita. Por um acaso, quem o forneceu e quem o autorizou a me incomodar com tamanha idiotice?
Me admiro o sr, que me parecia até uma pessoa consciente....já foi contaminado pelo garotismo?
Que pena!
Nas proximas eleições votar em quem? Onde estão os candidatos competentes e honestos?
FENORTE? Cabidaço de emprego. Concursados para 40 horas semanais, passaram ilegalmente para 6 horas diárias e agora fazem hora das 8:00 as 11:00, no máximo até as 12:00. Fala sério.
Abaixo hipócritas de palntão!!!!!!!
O quê? A prefeita conquistou boa parte dos que não votaram nela? Está usando honestamente o orçamento público? Em que cidade mesmo????????
Aqui em Campos o que vemos são pessoas envergonhadas pelo voto que erroneamente deram, obras feitas e demolidas (vide quiosques debaixo do viaduto) e outras com valores absurdos e informações incorretas (vide urbanização da Beira Valão).
Sobre essa, a população aguarda um esclarecimento: o valor de 18 milhões contempla o trecho da Av. Nilo Peçanha à Rua Formosa, como informado na placa ou da Rua Conselheiro Otaviano à Formosa, como informado pelo secretário de obras? Quanto isso representa por metro? Serão aqueles arcos algo precioso? Para que mesmo eles servem??????????
Professor Roberto Moraes,
Não creio que a manifestação seja uma demonstração de campanha, porque ao meu ver evidenciado está que trata-se de BADERNA PÚBLICA organizada.
Criei este BLOG meio as pressas para defender meu posicionamento e nele já apresento algumas idéias que juntas e coordenadas creio que evidenciam isto.
ONDE ESTÁ A SEGURANÇA PÚBLICA??? PRECISAMOS CONTER ISTO COM URGÊNCIA PORQUE ATÉ ONTEM ESTAVA SEMEANDO/IMPONDO MEDO AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS. CRIANÇAS ASSISTINDO E APRENDENDO A SER BADERNEIRAS (no mínimo).
VAMOS A LUTA!!!! Vamos acabar com isto ou permitir que a SAGA GAROTINHO continue pensando que são DONOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES?
Dr Marcelo Lessa, Dr Evanes Soares, isto é DIREITOS DIFUSOS. Podem mensurar quantos estão atemorizados? Individualizar? POR FAVOR, FAÇAM ALGO.
CAMPOS AGRADECE!!!
Imagine o Sr. Eduardo Crespo mandando bilhetinho para celulares diversos. Também recebi. Convocação para se estar em passeata da Prefeita. E olhe bem..., trabalho em cargo de confiança. Uau!!!
Parabéns Sr. Roberto pelo seu comentário tão bem escrito.
FEZ TANTO ALARDE, JÁ VAI TARDE
A PREFEITA ROSINHA
Passado 1 ano e 7 meses da prefeita da mudança, da competência, da modernidade e da tecnologia, que trabalharia principalmente,para os jovens e crianças que, confiantes, esperavam alguma coisa melhor que o hoje que nos assusta. A fome, a miséria, o desgoverno, a violência, a corrupção. Vergonha dos que hoje são incapazes de tornar melhor nossa educação e saúde. Um governo patético, isso, UM GOVERNO PATÉTICO. Um Governo que se chamou moderno e olhando presunçoso o passado e o futuro julgou-se eterno, Rosinha e Garotinho, fez tanto alarde, já vai tarde.
Roberto Tem certeza de que você acompanha bem as decisões de Marcelo Ribeiro ? Pois se não estou equivocada foi ele quem deferiu liminares para o Sr.Arnaldo viana. Isso é ser radical ? Me perdoe, mas o que para mim ficou muito claro é que a justiça brasileira tem dois pesos e duas medidas,como bem disse Adilson (9.49). Espero que o STF reverta esse caso, pois o nobre poder do voto precisa ser respeitado. Para quem já se esqueceu Rosinha foi eleita com a maioria dos votos nos dois turnos. Então, querendo ou não, aceitando ou não, ela é a prefeita legitimamente eleita pelo o povo, e não vai ser através de golpe que vão retirá-la. Quem não estiver satisfeito ou tem que sair da cidade ou esperar as próximas eleições.
Caro Roberto , boa tarde!!!
Baderna ou não, diante as opiniães e controversas de muitos que postam em seu blog, sei que Campos está virando uma terra de politiqueiros, pessoas que se diz pensar no população mas ao meu ver pensam sim em beneficios propios, estou muito triste com isso, nas proximas eleiçoes vou anular meu voto, pois nem quero correr o risco de me arrepender novamente, pois pelo que percebi nenhum deles merecem meu voto, não existe mais democracia,existe em todos os governos a chamada ¨" boquinha" vamos dar um basta nisso!!!
Ao anônimo que fez um "GRANDE" esclarecimento à mim.
Você está enganado,sou estatutária pelo estado querido e estou muito velha para trabalhar pela fenorte,porque na verdade as pessoas que trabalhavam nos projetos eram bolsistas,onde não me encaixo,talvez esteja trocando as bolas,me confundindo com alguém.Nunca trabalhei na FENORT,nem tão pouco no projeto Recreando e ainda mais nunca trabalhei como cabo eleitoral nem para Nelson nem para ninguém.Gosto de pessoas e não de políticos!!!Falei do que sei e penso em relação ao Nelson,agora àqueles que discordam,não me preocupo, pois como todos ,tenho o direito de expor minha opinião,se não lhe agrada.O que direi:deita e chora.Agora acho que quem está fazendo parte não da boquinha mas do bocão da PMCG deve ser você,por ter se doído tanto,ou será que estamos falando de um traidor que sumiu?!!!!!rsrsrsrsrsrsNão me envolvo em política,não gosto desta sujeira !Agora quanto ao projeto se ele tivesse tido continuidade ,como teria ajudado à crianças.Pude ver em alguns núcleos como era bom o projeto.Lamentável meu querido pois acho que te conheço e era você quem fazia parte da grande boquinha da FENORT,NÉ?RSRSRSRSRS
Muda o ditado:"Quando se poupa os loubos ,sacrificam as ovelhas.".Citadinha da ovelhas,é o ditado que desde ontem mais escuto.AIAIAIAIAIAI É DOR DE COTOVELO?! TRAIU E LEVOU UM CHUTE NA PARTE DE TRÁS?
Reforma da praça em frente ao Cabernet pelo amor de DEUS ,praça novinha tirar tudo e reformar tudo denovo é um verdadeiro absourdo..dinheiro que podia estar ajudando a algum projeto voltado ao social que esqueceram de muitos
temos que colocar novas lideranças e tirar todo o grupo antigo nao só Rosinha e Garotinho mais Arnaldo e Mocaiber tambem..Sou a favor do novo.
Amigos do Blog:
O número de hienas campistas continuam a crescer.
Hienas Campistas = vivem a comer merda e a sorrir alegremente.
Entenddam: A verdade sobre a política entre os dois grupos que se degladiam pelo efêmero poder, pela possibilidade de "mando" das hienas campistas é uma só:
"Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão".
Tenho dito!
Eu sou o Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau, eu pego as criançinhas para fazer mingau ......
estao obrigando terceirizados e cargos de confiança a queimar pneus, fazer badernas e ir a passseata da rosa murcha. fala serio!!! nao tinha 500 pessoas ...
FENORTE? Pra que serve isso? Cambada que não trabalha, entram e saem pela janela, ganham uma baba só para fazer politicam... Já passou da hora de fechar...
Caro Prof Roberto,
Ótima análise, você foi perfeito! Agora cabe a oposição se organizar de verdade e criar um frente ampla para derrotar de vez o garotismo. Todos que se opõem à forma de fazer política de Garotinho devem se juntar e conversar. Acho que o momento é este, apesar de ser uma tarefa dificílima vencer o Garotinho, seja qual for a circunstância e a fase que ele estaja passando.
Sei que pode ser repetitivo e você já esteja de saco cheio de ouvir isso, mas, não custa nada pedir, participe desta possível "frente ampla" possa vir a ser criada e nos conceda a oportunidade de poder votar em você.
Abs
Paulo Sérgio
Postar um comentário