terça-feira, agosto 31, 2010

"O pessoal gosta mesmo é de velório"

Sobre a última edição, impressa hoje, do histórico Jornal do Brasil, este blogueiro ouviu hoje cedo do jornaleiro próximo de sua residência: "várias pessoas vieram comprar hoje o jornal, nos outros dias sobrava, o pessoal gosta mesmo é de velório".

Sobre o Porto do Açu

Um leitor que preferiu não se identificar comentou sobre o desenvolvimento da construção do Porto do Açu, no município de São João da Barra, em nota abaixo.O blog rsolveu trazer sua observação para este espaço: "Professor, é impressionante a imagem da obra do porto do açú (atualizaram a imagem do porto)a areia da praia já avançou cerca de 100 metros, na imagem percebe-se que o entrocamento com pedras realizado cria uma espécie de redemoinho aumentando a faixa na praia, vai brincar com o mar..." O blog posta abaixo as últimas fotos que há na internet sobre a referida construção e deixa o debate para seus leitores:
Atualizado às 18:04:
Abaixo as imagens tiradas do Google Earth que mostra o que foi comentado pelo leitor do blog sobre o avanço da areia sobre o mar na altura do quebra-mar.

Eike e o petróleo

Para quem tinha dúvidas, sobre a fixação do mega-empresário, Eike Batista, com os investimentos em petróleo, teve ontem, na sua entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, um bom exemplo. A entrevista foi ao ar às 22 horas de ontem. Em uma hora e meia de programa entre diversas respostas sobre a maneira como conduz seus negócios, Eike deixou evidenciado que sua grande fixação é o petróleo, onde as chances de ganhos são muito grandes. Nesta linha, o líder do grupo EBX garantiu que no ano que vem, sua empresa do segmento, a OGX, já estará produzindo petróleo nos poços descobertos na Bacia de Campos e no estado do Maranhão. Em toda a entrevista, Eike Batista nada citou sobre os investimentos do Açu, só no geral, sem nenhum comentário mais detalhado. Aqui neste link a TV Cultura deve disponibilizar nesta terça uma cópia do programa. Se você não teve oportunidade de assistir o programa na TV Cultura ou na TV Brasil poderá fazê-lo.

Virou pagode?

Até os paulista já começaram a fazer troça com o desempenho de Serra na campanha presidencial. Ontem, foi o famoso colunista-humorista, José Simão, do jornal Folha de São Paulo:

segunda-feira, agosto 30, 2010

Eleições suplementares em Campos no dia 21 de novembro

A professora Graciete Santana, presidente do PCB em Campos, em seu blog Palavras Acesas informa o resultado da reunião que presidentes de partidos políticos de Campos (inclusive ela) tiveram hoje com o presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge: "ELEIÇÕES SUPLEMENTARES EM CAMPOS" "Presidentes de partidos políticos de Campos dos Goytacazes, dentre eles o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB), estiveram hoje reunidos com o Presidente do TRE-RJ Nametala Jorge no Rio de Janeiro. Na pauta a convocação de eleições suplementares no município ainda este ano. O presidente do TRE ouviu a todos com total atenção e garantiu que é do seu interesse garantir o processo democrático em Campos e que se, as eleições gerais do dia 03 de outubro forem decididas no primeiro turno conforme indicam as pesquisas eleitorais será possível publicar edital convocando novas eleições para Campos, para que a população tenha o direito de escolher novo(a) prefeito(a) para exercício até o final de 2012. Caso isso se confirme a eleição suplementar em Campos deverá ser realizada em 21 de novembro e o possível segundo turno deverá ser realizado em dezembro." PS.: Atualizado às 23:53.

Charge do Bessinha

Do A Charge On Line.

Cabo Frio, única do RJ, entre as 20 cidades do futuro em lista da Veja

A revista Veja na edição desta semana divulga, em matéra de capa, um estudo sobre as cidades de médio porte com mais perspectivas no futuro. O estudo estaria baseado no PIB e outros indicadores e seria resultado da análise da situação econômica de todos os 233 municípios médios do Brasil (aqueles que possuem mais de 100 mil e menos de 500 mil habitantes), como seria o caso de Campos ou Macaé que não figuraram nesta lista. No estado do Rio de Janeiro, só Cabo Frio é citada. As demais são:
Uruguaiana (RS), Cascável (PR), Sinop (MT), Taubaté (SP), Hortolândia (SP), Rio Claro (SP), Varginha (MG), Divinópolis (MG), Sete Lagoas (MG), Varginha (MG), Anápolis (GO), Araguaína (TO), Petrolina (PE), Arapiraca (AL), Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Barreiras (BA), Acailândia (MA) e Marabá (PA).

Ainda há espaço para crescimento da Dilma?

A quem julgue que sim porque: 1) A campanha do Serra até agora está muito ruim; 2) Cerca de 12% dos eleitores ignoram que ela é a candidata de Lula a presidente. 3) Dois terços dos eleitores acreditam que Dilma será eleita e apenas 19% acreditam que o eleito será Serra. Faltando menos de cinco semanas para as eleições de 3 de outubro a pressão para criar fatos novos por parte da grande mídia que corre atrás de "emoções" (tentativa de fazer Marina crescer para levar a eleição para um sonhado 2º turno, a história dos sigilos e agora a história de que ela vai mudar a previdência), mas como em eleição majoritária, você precisa acertar e torcer para seu adversário errar, tudo sempre é possível, porém, difícil. Se as pesquisas que estão sendo divulgadas estiverem certas, o candidato tucano, José Serra, precisaria convencer metade dos 24% de eleitores - diferença entre a intenção de votos na Dilma e nele - equivalentes a 16,2 milhões de eleitores (12% do total de 135,8 milhões de eleitores) a trocarem de opção de voto, que é algo sempre mais difícil, do que adquirir a intenção em votar. Nesta conjuntura, ainda haveria espaço para mudanças menores, mas não acredito em alterações bruscas. A tendência seria a estabilização destes números. A conferir!

domingo, agosto 29, 2010

Salão do Humor de Piracicaba

O cartum abaixo é de Abroian Vladimir, da Armênia, e foi uma das menções honrosas premiadas pelo prestigiado salão. Aqui neste blog dos Quadrinhos você pode ver outros desenhos e a premiação do tradicional evento no interior paulista:

Queimadas pela região

A imagem abaixo mostra incêndio na região do Queimado (desculpe o plenasmo) e ao fundo região no entorno de Ururaí, ao longo da BR-101 em Campos. O tempo seco e o vento favorecem as ocorrências que agora não parecem ser de canaviais:

Riscos com internet e tarefas simultâneas

E-mail, iPod, jornal, celular, TV, leituras soltas, fragmentadas, múltiplas e simulâneas podem gerar problemas para a saúde mental. As primeiras conclusões são de um estudo da Universidade da Califórnia, EUA.
Os pesquisadores estão descobrindo que quando as pessoas mantêm seus cérebros ocupados, elas deixam de lado um tempo ocioso que poderia ser mais bem usado, para melhor aprender e lembrar as informações e ainda ter novas ideias.
"O tempo ocioso permite ao cérebro revisar a experiência, solidificá-la e transformá-la em memórias de longo prazo. O cérebro constantemente estimulado impede este processo de aprendizagem diz o professor Loren Frank do Departamento de Fisiologia da universidade."
A observação se dá a partir do uso intensivo destas novas tecnologia que invadem todo o tempo livre das pessoas, misturando trabalho e não trabalho, incluindo, o espaço que seria do lazer e do descanso.
Outro estudo citado na mátéria do New York Times desenvolvido na Universidade de Michigan revelou que as pessoas aprendem melhor se, depois de uma aula, forem dar uma caminhada num bosque, em vez de irem andar num ambiente agitado, sugerindo que o bombardeio de informações deixa o cérebro fatigado.
Realizar tarefas simultâneias, como ver um vídeo no celular enquanto espera no ponto de ônibus, pode estar forçando a mente. "As pessoas pensam que estão relaxando, mas na verdade estão é cansando seu cérebro" é a opinião do neurocientista Marc Berman da Universidade de Michigan.

Acidente na 28 de março

O leitor Alair Almeida enviou ao blog a foto e a lamentável informação: "Carro após bater em ônibus explodiu e os 2 passageiros morreram."

Atafona no Fantástico

A jornalista Mariana Ferrão da equipe do Fantástico produziu uma reportagem especial que constata mudanças no mapa do Brasil por conta de alterações no nível do mar. Assim, é que o programa dominical da TV Globo, Fantástico esteve em São João da Barra, para descrever o fenômeno do avanço do mar naquele balneário. A matéria porém, apresentará diversos outros exemplos de alteração da orla marítima por toda a costa brasileira, mostrando praias onde o mar recuou e outras, onde engoliu tudo o que tinha pela frente.

sábado, agosto 28, 2010

Desenho político, herança, desistência, resistência e insistência por uma nova governança em Campos!

Os dois lados da moeda da política em Campos estão se re-fundindo em apenas um. A confirmação da desistência da candidatura natimorta de um ex-alcaide, e a quase morta de outra, também ex-alcaide, aliadas à pajelança de vereadores, em torno do misto de presidente/prefeito, mostra que uma nova governança poderá surgir sem concorrência, como alternativa à família que pretende re-instalar a capitania hereditária no município. Por coincidência ou consequência, modelos de oligarquias familiares se dão tanto na política, quanto nas empresas de mídia local que se articulam em tempos e circunstâncias similares, aliás, como bem já identificou e puniu a Justiça. Este é o cenário de um quadro que precisa e será revertido. O tempo da mudança poderá, com atalhos, ser abreviado, mas, no curso normal necessitará de maturação e disposição para se aprofundar na sociedade, especialmente, nos setores mais populares e explorados. Os atalhos poderão significar mais riscos que oportunidades. Bom, que iniciemos e insistemos na necessidade de mundança em prol de uma nova governança para o município. Campos merece um destino diferente! PS.: Para compreensão no plano local é interessante analisar o que Emir Sader escreveu aqui sobre a mídia e o poder da internet no plano nacional.

Performance de Dilma no RJ, SP e MG

Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do País.

No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

"Papai não vai com a cara dessa mulher"

Márcio Fortes, candidato a vice de Gabeira, em entrevista hoje, ao jornal O Globo, se referindo à declaração da vereadora, Clarissa, filha de Garotinho: "O Garotinho não gosta da Dilma. A Clarissa (filha do ex-governador) procurou o (deputado estadual) Luiz Paulo (PSDB) e disse: "Papai não vai com a cara dessa mulher".

Limite de área para propriedade de terra

A professora Juliana Tavares pediu e o blog antende na divulgação do abaixo assinado: "Oi, Roberto! Se possível, ajude a divulgar o abaixo-assinado e o plebiscito pelo limite da propriedade da terra. Abraços, Juliana ABAIXO ASSINADO: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6322 PLEBISCITO PELO LIMITE DA TERRA Frei Betto Entre 1 e 7 de setembro o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo promoverá, em todo o Brasil, o plebiscito pelo limite da propriedade rural. Mais de 50 entidades que integram o Fórum farão da Semana da Pátria e do Grito dos Excluídos, celebrado todo 7 de setembro, um momento de clamor pela reforma fundiária em nosso país.
Vivem hoje na zona rural brasileira cerca de 30 milhões de pessoas, pouco mais de 16% da população do país. O Brasil apresenta um dos maiores índices de concentração fundiária do mundo: quase 50% das propriedades rurais têm menos de 10 ha (hectares) e ocupam apenas 2,36% da área do país. E menos de 1% das propriedades rurais (46.911) têm área acima de 1 mil ha cada e ocupam 44% do território (IBGE 2006).
As propriedades com mais de 2.500 ha são apenas 15.012 e ocupam 98,5 milhões de ha: 28 milhões de hectares a mais do que quase 4,5 milhões de propriedades rurais com menos de 100 ha.
Diante deste quadro de grave desigualdade, não se pode admitir que imensas propriedades rurais possam pertencer a um único dono, impedindo o acesso democrático à terra, que é um bem natural, coletivo, porém limitado.
O objetivo do plebiscito é demonstrar ao Congresso Nacional que o povo brasileiro deseja que se inclua na Constituição um novo inciso limitando a propriedade da terra - princípio adotado por vários países capitalistas - a 35 módulos fiscais. Áreas acima disso seriam incorporadas ao patrimônio público e destinadas à reforma agrária.
O módulo fiscal serve de parâmetro para classificar o tamanho de uma propriedade rural, segundo a lei 8.629 de 25/02/93. Um módulo fiscal pode variar de 5 a 110 ha, dependendo do município e das condições de solo, relevo, acesso etc.. É considerada pequena propriedade o imóvel com o máximo de quatro módulos fiscais; média, 15; e grande, acima de 15 módulos fiscais.
Um limite de 35 módulos fiscais equivale a uma área entre 175 ha (caso de imóveis próximos a capitais) e 3.500 ha (como na região amazônica). Apenas 50 mil entre as cinco milhões de propriedades rurais existentes no Brasil se enquadram neste limite. Ou seja, 4,950 milhões de propriedades têm menos de 35 módulos fiscais.
O tema foi enfatizado pela Campanha da Fraternidade 2010, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Todos os dados indicam que a concentração fundiária expulsa famílias do campo, multiplica o número de favelas e a violência nos centros urbanos. Mais de 11 milhões de famílias vivem, hoje, em favelas, cortiços ou áreas de risco.
Nos últimos 25 anos, 1.546 trabalhadores rurais foram assassinados no Brasil; 422 presos; 2.709 famílias expulsas de suas terras; 13.815 famílias despejadas; e 92.290 famílias envolvidas em conflitos por terra! Foram registradas ainda 2.438 ocorrências de trabalho escravo, com 163 mil trabalhadores escravizados.
Desde 1993, o Grupo Móvel do Ministério do Trabalho libertou 33.789 escravos. De 1.163 ocorrências de assassinatos, apenas 85 foram a julgamento, com a condenação de 20 mandantes e 71 executores. Dos mandantes, somente um se encontra preso, Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, um dos mandantes da eliminação da irmã Dorothy Stang, em 2005.
Tanto o plebiscito quanto o abaixo-assinado visam a aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC 438) que determina o confisco de propriedades onde se pratica trabalho escravo, bem como limites à propriedade rural. As propriedades confiscadas seriam destinadas à reforma agrária.
Embora o lobby do latifúndio apregoe as "maravilhas" do agronegócio, quase todo voltado à exportação e não ao mercado interno, a maior parte dos alimentos da mesa do brasileiro provém da agricultura familiar. Ela é responsável por toda a produção de verduras; 87% da mandioca; 70% do feijão; 59% dos suínos; 58% do leite; 50% das aves; 46% do milho; 38% do café; 21% do trigo.
A pequena propriedade rural emprega 74,4% das pessoas que trabalham no campo. O agronegócio, apenas 25,6%. Enquanto a pequena propriedade ocupa 15 pessoas por cada 100 ha, o agronegócio, que dispõe de tecnologia avançada, somente 1,7 pessoas.
Frei Betto é escritor, autor de "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco), entre outros livros.
www.freibetto.org -Twitter:@freibetto Mais informações: http://www.limitedaterra.org.br/index.php."

"Estacionamento na calçada por quem deveria dar o exemplo"

Leitora, Patrícia Chagas Elbo escreve para o blog expondo sua reclamação:
"Olá Roberto aproveitando o vasto alcance de seu Blog resolvi mandar essa foto para mostrar como é abusivo o uso das calçadas em Campos até pela parte de quem deveria dar o exemplo carro na calçada onde deveria passar as pessoas, e pasmem onde esta estacionado o carro na foto é uma grande passagem de pedestres e muitos com cadeiras de rodas ou muletas pois essa calçada acima fotografada e da calçada ao lado da Beneficiencia Portuguesa de Campos onde muitas pessoas diariamente vão em busca de atendimento hospitalar (traumatologia) ou seja muitas pessoas saem ou entram ali em cadeiras de rodas ou muletas logo carros assim na calçada causam um grande transtorno.
O carro ali parado não fez uma paradinha rapidinha não o carro estava estacionado mesmo na calçada habito muito comum em Campos um absurdo Infelizmente. Desde já Obrigado pela atençao. Patrícia Chagas Elbo."

DataFolha: embola a disputa para o Senado no Rio

Crivella, 37%; Cesar Maia 32%; Lindberg (PT) 24%; Picciani (PMDB) 16%; Waguinho (PT do B) 7%, Milton Temer (PSOL) 5%, Marcelo Cerqueira (PPS) 4%, e Carlos Dias (PT do B) 2%. Crivella desceu 2%, Maia 1%, Lindberg e Picciani cresceram 2%, mas todos dentro da margem de erro que é de 3%. Se for mantida esta tendência, que mostra uma mudança depois do início do horário eleitoral, a propabilidade é de definição na última semana, mais no próprio dia da eleição, lembrando que a grande maioria, só escolhe o segundo nome para o senador, na reta final.

Imagens aéreas de Campos atualizadas pelo Google Earth

O conhecido programa Google Earth que disponibiliza imagens de satélite atualizou recentemente as imagens da área urbana de nossa Campos dos Goytacazes. É um passeio interessante pelos detalhes que as imagens atualizadas e com altíssima definição permite ver, inclusive com identificação dos bairros nos quatro quadrantes da cidade. As imagens disponibilizadas pelo Google Earth são de março de 2010.
Com isso, nada justifica o desconhecimento que muitos ainda têm da nossa cidade e sua vasta área urbana. Para ter uma ideia da qualidade esta imagem o blog copiou abaixo a imagem da região da Pelinca. É quase uma foto:
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Ibope: Dilma 24% na frente. 17% mais que a soma dos demais candidatos

Não se espante. É isto mesmo que informa o blog do jornalista Noblat: "a pesquisa nacional do Ibope, aplicada esta semana e que será publicada amanhã pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma Rousseff abriu 24 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra. Ela subiu oito pontos percentuais nas intenções de voto. Foi para 51%. Serra caiu cinco pontos percentuais - de 32% para 27%. Marina Silva oscilou de 8% para 7%. Todos os adversários de Dilma somam 34% de intenção de voto. Ela tem 17 pontos percentuais a mais do que eles. Se a eleição fosse hoje, ganharia no primeiro turno". PS.: Atualizado às 22:58: Ibope nos estados: SP: Alcmin 47% x 23% Mercadante; DF: Agnelo Queiroz (PT), 36% x 36% Joaquim Roriz (PSC).Rejeição: Agnelo: 17%. Roriz: 37%. MG: Anastasia (PSDB) 35% x 33% Hélio Costa (PMDB). Atualizado às 23:10: BA: Jaques Wagner 49% x 18% Paulo Souto (DEM) x 12% Geddel (PMDB); MA: Roseana (PMDB) 47% x 25% Lago (PDT) x 13% Flávio Dino (PCdoB); PB: José Maranhão (PMDB) 53% x 31% Ricardo Coutinho (PSB).

Estimativas da bancada federal no RJ

O blog do jornalista Campbell produziu aqui uma estimativa de eleitos para a bancada do estado do Rio de Janeiro por partido e/ou coligações: PMDB-PSC-PP - 12 a 14 deputados (80 mil votos) PSDB-PPS-DEM - 8 a 9 deputados (60 mil votos) PT - 6 a 7 deputados (60 mil votos) PR - 5 a 7 deputados (40 mil votos) PDT - 2 a 3 deputados (60 mil votos) PV - 2 a 3 deputados (40 mil votos) PCdoB - 1 a 3 deputados (70 mil votos) PSB-PMN - 1 a 3 deputados (70 mil votos) PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC - 1 a 3 deputados (40 mil votos) PSOL - 0 a 2 deputados (100 mil votos) PRB - 0 a 2 votos (100 mil votos) PSL / PRTB / PRP - 0 a 2 deputados (40 mil votos) PTdoB – 0 a 2 deputados PSTU e PCB – 0 Avaliação pessimista do Campbell por faixas aponta a eleição de 38 candidatos e otimista o número 60 candidatos. Como a bancada federal de nosso estado é de 47 deputados percebe-se que haverá uma média para se chegar aos números finais. Há que se considerar que ainda falta mais de um mês de campanha, exatamente o período mais importante e definitivo para se ter a definição da bancada federal do estado do Rio de Janeiro. Ainda assim, o blog vai a partir do exercício do Campbell fazer o seu prognóstico sem faixas, apenas como um exercício para seus leitores a quem pedimos contribuições: PMDB-PSC-PP - 13 deputados; PSDB-PPS-DEM - 6 deputados; PT - 8 deputados; PR - 4 deputados; PDT - 3 deputados; PV - 2 deputados; PCdoB - 2 deputados; PSB-PMN - 3 deputados; PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC - 2 deputados; PSOL – 1; deputado; PRB – 1; PSL / PRTB / PRP - 1 deputado; PTdoB – 1 deputado. PSTU - 0; PCB – 0.

Gráfico geral das pesquisas

Ele foi produzido pelo blog do Alexandre Campbell.
Aqui se vê claramente os desvios que o DataFolha corrigiu nas últimas pesquisas:
PS.: Clique sobre a imagem para vê-la em tamanmho maior.

Escolhas eleitorais na base do PR

Está evidente que escolhas foram feitas no apoio aos candidatos da base do Garotinho em Campos e região. Na disputa para estadual dois estão tendo o apoio reforçado (uma da família) e outros dois "deixados de lado". Para federal só o chefe tem apoio, o ex-tucano se alimenta das sobras.

O mármore e o granito do ES

Termina hoje em Cachoeiro do Itapemirim, ES, a 30ª Cachoeiro Stone Fair. A Feira do setor de Mármore e Granito do vizinho estado é hoje um evento internacional de grande sucesso. O estado é o maior produtor nacional com mercado mundial reconhecido.
O governo do ES está apoiando o setor com investimentos relacionadas à extração, ao beneficiamento, ao comércio e à fabricação de máquinas. No primeiro semestre deste ano, os investimentos aprovados chegaram a R$ 2,2 milhões. Os financiamentos podem ser obtidos por empresas que atuem no setor comercial, industrial e de serviços.Os financiamentos podem chegar a R$ 300 mil para empresas com faturamento anual até R$ 2,4 milhões, e até R$ 10 milhões para empresas com faturamento anual acima de R$ 2,4 milhões.
São apoiados investimentos em racionalização do consumo de energia e de água (estudos e projetos, serviços técnicos especializados; sistemas de informação, monitoramento, controle e fiscalização); equipamentos de controle das emissões atmosféricas; sistemas de drenagem superficial da área do empreendimento e equipamentos para coleta, transporte e tratamento de efluentes pluviais dos pátios de estocagem de resíduos; sistemas de tratamento de águas residuárias; investimentos em implantação e expansão de cortina vegetal, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento de mata ciliar; elaboração e execução de programas de educação ambiental e de projetos e investimentos em infraestrutura social e ambiental. As linhas também financiam investimentos fixos como implantação, relocalização e modernização por meio da aquisição de máquinas e equipamentos, inclusive importados; investimento em franquias; aquisição de software e tecnologia; treinamento de recursos humanos; e projetos de racionalização e adequação de layout.
Cachoeiro Stone Fair 2010 está reunindo as principais novidades dos segmentos de equipamentos, ferramentas e insumos, além dos principais produtores de mármore, granito e outras rochas. A Cachoeiro Stone Fair é organizada pelo Sindirochas e pelo Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag).
O Espírito Santo no setor de rochas ornamentais do Brasil:
- 2º maior polo industrial do mundo no setor;
- 50% da produção de todo o mercado nacional;
- 68% das exportações totais brasileiras;
- 90% das exportações de rochas processadas;
- Maior produtor, processador e exportador do Brasil;
- 1,6 milhão de toneladas/ano de blocos e chapas exportadas;
- Maior reserva de mármore do país;
- 130 mil empregos diretos e indiretos; 800 mil m3 de rochas extraídas anualmente;
- 7% do PIB estadual.
Saiba mais sobre o evento aqui: http://www.cachoeirostonefair.com.br/.

DataFolha no Rio: Cabral 56% x 17% Gabeira

Peregrino (PR), Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) aparecem com 2% cada um, e Jefferson Moura (PSOL) tem 1% das citações. Foram ouvidos 1.274 eleitores em 30 municípios do Estado do Rio.

A bela Arraial!

Circulando pelos arquivos do blog encontrei esta foto da bela Arraial do Cabo feita em maio deste ano:

Covardia do Bessinha!

Do A Charge On Line.

quinta-feira, agosto 26, 2010

TSE diz que julgará todos os recursos em sessões extraordinárias

Do portal do TSE: “Nós vamos fazer um esforço muito grande, vamos fazer um mutirão para julgar tudo que vier para os gabinetes dos relatores”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski a setoristas do poder Judiciário que o aguardavam na entrada do Supremo Tribunal Federal, na tarde de hoje (26).

O TSE já recebeu 1.064 recursos questionando decisões dos TREs sobre registros de candidaturas. Para julgar todos eles, além dos que ainda serão enviados à Corte, o presidente do TSE convocou sessões extraordinárias para todas as quartas-feiras do mês de setembro. Ficha Limpa Ao ser questionado sobre os desdobramentos da decisão que o plenário do TSE tomou na noite de ontem, o ministro ressaltou que a Corte definiu que “a Lei da Ficha Limpa se aplica a essas eleições, se aplica a fatos pretéritos, porque não se trata de sanção, e sim de requisitos para registro de candidaturas”. Abaixo, os principais trechos da entrevista concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski: Ministro, essa decisão da Ficha Limpa marca uma tendência no TSE, ou seja, os casos julgados a partir de agora devem seguir essa tendência? Pelo placar de cinco a dois, nós verificamos que a votação se manteve como na primeira consulta. Entendendo que a Lei da Ficha Limpa aplica-se a estas eleições, aplica-se a fatos pretéritos, porque não se trata de sanção, e sim de requisitos para registro de candidaturas. Essas eram as questões principais que o Tribunal tinha que avaliar, ministro? Do ponto de vista constitucional, essas eram as questões principais: a aplicação do artigo 16 (da Constituição), ou seja, se a lei vale ou não para este ano; a questão da retroação, se pode ou não pegar fatos passados – nós entendemos que sim, por não se tratar de uma sanção, de uma pena, mas sim de requisitos para o registro de candidaturas. Assim como a Ordem dos Advogados, por exemplo, estabelece requisitos para aqueles que querem entrar nos seus quadros. E há uma outra questão de caráter constitucional, que é a da presunção da inocência. Nós entendemos também, no TSE, que não se trata desta matéria, porque não há pena, não há condenação. Na verdade, ela é um simples requisito para que alguém possa candidatar-se. No caso concreto da Ficha Limpa, com essa decisão e esse placar, a tendência agora é agilizar os julgamentos? Sim, a tendência é agilizar porque essas questões preliminares, de caráter constitucional, não serão mais discutidas. Agora, nós vamos discutir os casos concretos, que são os mais distintos. Por exemplo, proximamente nós vamos discutir se aquele que renuncia ao cargo para escapar de uma condenação está ou não enquadrado na lei da Ficha Limpa. Isso ainda não foi examinado por nós. Outra situação é aquele que foi condenado por um órgão colegiado. Isso também não foi ainda examinado. Nós vamos examinar, agora, ponto a ponto da Lei da Ficha Limpa. Ministro, com essa agilização, o senhor acha que vai ser possível concluir tudo antes das eleições, ou vai haver casos de pessoas que vão ganhar e até mesmo assumir o mandato? Nós convocamos sessões extraordinárias para todas as quartas-feiras subsequentes. No mês de setembro, nós teremos sessões extraordinárias, além das ordinárias de terças e quintas à noite, todas as quartas-feiras à noite. Vamos fazer um esforço muito grande, vamos fazer um mutirão para julgar tudo que vier para os gabinetes dos relatores. Mas existem os prazos processuais, o MPE tem que se manifestar. Então é possível que um ou outro caso fique para depois das eleições. Inclusive, como há a possibilidade de recursos para o Supremo Tribunal Federal, naquilo que diz respeito à matéria constitucional, é possível que alguns candidatos fiquem com suas candidaturas sub judice. Ministro, quando o Supremo deve decidir essa questão? Existe alguma previsão ainda para este ano? Não há previsão. Agora nós vamos julgar os primeiros casos. Por exemplo, no caso que julgamos ontem, desse julgamento cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal. Então, nós temos que fazer um juízo de admissibilidade com relação ao recurso extraordinário. Isso cabe à presidência do TSE. A presidência pode ou não enviar esse processo para o Supremo Tribunal Federal. Se eventualmente entender que não é cabível recurso ao Supremo Tribunal Federal, dessa decisão da presidência caberia um agravo de instrumento. Então há uma série de questões processuais, que fazem com que nós não possamos prever quando é que se ultimem os julgamentos no Supremo Tribunal Federal. Depois, quando essa questão chega à mesa de um relator, ela deve ir novamente ao Ministério Público, agora não mais eleitoral, mas sim à Procuradoria Geral da República, que também emitirá um parecer. Depois ela entrará em julgamento, em uma pauta muito grande de processos que estão aguardando julgamento no Supremo Tribunal Federal, de maneira que não possibilidade de cogitar de prazos. Ministro, várias liminares, até no STJ nesta semana, falaram dessa questão de deixar concorrer enquanto (a sentença) não transitar em julgado. Isso não esvazia o dispositivo que fala que a condenação por algum colegiado já é suficiente para ficar inelegível? Não, a própria Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de efeito suspensivo às decisões. Então está perfeitamente dentro da lei e não há nenhuma contradição com a Lei Complementar nº 135 (da Ficha Limpa)."

DataFolha: confirmada diferença de 20% a favor de Dilma

As entrevistas para esta pesquisa do DataFolha foram realizadas nos dias 23 e 24 com 10.948 eleitores. Dilma 49%, Serra, 29%, Marina, 9%. As informações estão publicadas na ediçao desta quinta-feira do jornal Folha de São Paulo. A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a bater um recorde de popularidade e agora seu governo é aprovado por 79% dos eleitores brasileiros. Só 4% dos eleitores julgam o governo como "ruim/péssimo". Se a eleição fosse hoje, Dilma teria 55% dos votos válidos e ganharia no 1º turno. Nos percentuais de rejeição Dilma é rejeitadas por apenas 19% dos eleitores, taxa que se mantém estável desde maio. Já Serra está agora com 29% (eram 27% semana passada) e chega a seu maior percentual neste ano. Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não escolhem os nomes de uma lista de candidatos, Dilma foi a 35% contra 18% de Serra. É uma diferença bastante considerável a favor de Dilma, de mais de 20 milhões de votos. Não é uma tarefa fácil a de se tentar eliminar a diferença faltando 40 dias para a eleição, em 3 de outubro. Mesmo os mais otimistas, não podiam prever estes números que toas as pesquisas agora estão indicando.
PS.: Atualizado às 07:16:
Charge do dia:
"Serrula: maior abandonado!"

A 40 dias da eleição: 20% de diferença!

Circula pela grande rede, faltando apenas 40 dias para o pleito, que a diferença de Dilma para Serra que será anunciado nesta quinta-feira, pelo DataFolha, já seria de 20%: Dilma 49% x 29% Serra. A conferir!

quarta-feira, agosto 25, 2010

TSE acaba de decidir que Lei da Ficha Limpa alcança candidatos julgados antes de sua vigência

Do Portal do TSE:
"O Tribunal Superior Eleitoral acaba de concluir o julgamento do primeiro caso concreto relativo à chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) e decidiu, por maioria (5x2,) que os prazos de inelegibilidade previstos pela nova lei aplicam-se a condutas anteriores à sua vigência. Antes da Lei da Ficha Limpa, o político condenado pela Justiça Eleitoral era impedido de participar das Eleições que ocorressem num período de três anos, agora a lei determina que o período de inelegibilidade é de oito anos.
Prevaleceu o entendimento de que a inelegibilidade não é uma pena e que, por essa razão, não haveria ofensa ao princípio constitucional da irretroatividade da lei. Dessa forma o Plenário, por maioria, negou o recurso de Francisco das Chagas Rodrigues Alves, que pretendia reverter decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que indeferiu seu registro de candidatura ao cargo de deputado estadual nas eleições do próximo dia 3 de outubro.
Ao iniciar o julgamento do recurso, no último dia 17 de agosto, o TSE decidiu também por maioria (5x2), em questão preliminar, que a Lei da Ficha Limpa é aplicável para as eleições gerais deste ano, mesmo tendo a lei entrado em vigor no ano da realização das eleições. Na ocasião ficaram vencidos os ministros Marcelo Ribeiro (relator) e Marco Aurélio.
Mérito
Hoje, ao julgar o mérito do recurso os ministros decidiram que além de não ferir o princípio constitucional da anualidade, previsto no artigo 16 da Constituição Federal, a Lei da Ficha Limpa também pode ser aplicada para regular condutas praticadas antes de sua vigência. Nesse contexto também ficaram vencidos os ministros Marcelo Ribeiro e Marco Aurélio.
O julgamento foi retomado hoje após um pedido de vista da ministra Cármen Lúcia no último dia 17. Ela votou no sentido de acompanhar a divergência aberta pelo ministro Arnaldo Versiani de que a Lei da Ficha Limpa pode alcançar casos anteriores à sua entrada em vigor. Assim, Francisco das Chagas não poderá participar das eleições do dia 3 de outubro, porque foi condenado por captação ilícita de sufrágio e enquadrado na Lei da Ficha Limpa."
PS.: Atualizado às 22:50: Mais detalhes leia aqui.

Campus Cabo Frio do IFF (ex-Cefet) é destaque no programa de Educação da Dilma

O programa eleitoral da Dilma veiculado ontem à noite , foi temático sobre Educação. A parte do Ensino Técnico mostrou como exemplo da expansão da Educação Profissional e Tecnológica, o Campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense, inaugurado em março de 2009 pelo presidente Lula. O trecho que mostra o IFF vai dos 07:28 minutos até 08:10:

Pesquisa para deputado

O Ibope deve liberar nesta semana, uma pesquisa que concluiu para a eleição da Câmara de Deputados no estado do Rio de Janeiro. Todo mundo sabe que pesquisas como esta, para as eleições proporcionais, são sempre muito imprecisas, porque, na maioria dos casos, os votos são mais por regiões, poucos são os candidatos que têm votos espalhados por todo o estado, para aparecer bem neste tipo de pesquisa. De toda a sorte, os que aparecem aí bem colocados, são sempre os que têm mais chances de se eleger. A conferir!

Condenação de Garotinho

PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

terça-feira, agosto 24, 2010

Vereador Tininho é eleito para novo mandato na Câmara de SFI

O vereador Tininho, o economista, Florentino Cerqueira Azevedo foi reeleito, também antecipadamente, o presidente da Câmara Municipal do município de São Francisco de Itabapoana, para um novo mandato (2011/2012) pelo placar de 6 a 3, em sessão realizada hoje. Tininho mantém um blog aqui na internet onde discute assuntos políticos e do interesse do seu município.

Blogueiro de Miracema reclama de censura que o PV quer fazer ao seu blog

José Souto Tostes que mantém no ar o blog Miracema publicou esta reclamação de censura que está recebendo do Partido Verde de sua cidade: "O PV de Miracema mantém na Justiça Eleitoral uma ação pedindo que meu blog saia do ar (www.miracemarj.blogspot.com). A ação foi impetrada na época da eleição, porque o blog publicou um ofício do ex-Procurador Geral da Prefeitura de Miracema, Dr. João Maria Moreira, falando de supostas irregularidades ocorridas na UTIL. O blog, na verdade, não afirmou nada, apenas publicou um ofício, que nunca foi negado pelo ex-Procurador, nem pelo então prefeito Carlos Roberto Medeiros (PV). No início do mês ocorrerá uma audiência para ouvir testemunhas, o que, em tese, é totalmente desnecessário, já que a publicação foi feita, sem ferir as regras da legislação eleitoral. Se o blog publicou alguma mentira, porque o PV ou os ofendidos não processaram pedindo danos morais? O PV, na verdade, nunca conseguiu conviver com a democracia, sempre teve dificuldade e nunca aceitou um blog que sempre falou a verdade. Sinto que o sistema democrático não agrada à essa turma. Se a Justiça determinar que o blog saia do ar, sequer vamos recorrer. Até porque, a decisão serve para que a máscara do PV de Miracema caia definitivamente! José Souto Tostes."

Garotinho condenado junto com Álvaro Lins

A 4ª Vara Federal Criminal condenou o ex-deputado Álvaro Lins a 28 anos de prisão - por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens - e o ex-governador Garotinho a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha, convertidos a serviços à comunidade e suspensão de direitos. Com esta condenação a análise do registro de sua candidatura sofrerá sérios riscos no TSE. PS.: Atualizado às 16:24: "Justiça condena Garotinho por formação de quadrilha" Plantão Publicada em 24/08/2010 às 16h19m Reuters/Brasil Online "SÃO PAULO (Reuters) - A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou nesta terça-feira o ex-governador Anthony Garotinho a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha, informou o Ministério Público Federal. A pena de Garotinho foi convertida na prestação de serviços à comunidade e suspensão de direitos. Garotinho, que é candidato a deputado federal pelo PR, pode recorrer em liberdade. De acordo com a sentença judicial, Garotinho fez parte, ao lado do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Álvaro Lins, e de outras oito pessoas, de uma quadrilha que usou a corporação para cometer crimes como corrupção e lavagem de bens. Lins, que teve cassado mandato de deputado estadual, foi condenado a 28 anos de prisão por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens. As demais penas aplicadas variam de dois anos a 11 anos de prisão, de acordo com o Ministério Público. "A sentença é positiva e reflete uma conquista no combate à corrupção e à impunidade no país", disse o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas, segundo o site do Ministério Público. "Não obstante, o MPF já recorreu, entre outras coisas, para aumentar a pena de alguns dos condenados, entre eles o ex-governador Antony Garotinho." A sentença é um desdobramento da Operação Gladiador, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2006 para investigar acusados de formação de quadrilha e contrabando de máquinas de caça-níqueis. Em seu blog (http://www.blogdogarotinho.com.br), Garotinho rebateu a sentença, que classificou como "mais um capítulo da perseguição covarde dirigida não só a mim, mas a toda minha família". "É de se estranhar o fato de ela (sentença) ser anunciada justamente no período eleitoral, a 41 dias das eleições no país", afirmou. "Evidente que vou recorrer com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza, por se tratar de uma decisão absurda, sem amparo legal, e com a qual não me conformo."

Pesquisa Sensus: Dilma 46% x 28% Serra

Na nova pesquisa do Sensus a diferença entre os dois principais candidatos subiu para 18%. Marina alcançou 8,1%. Nos votos válidos, Dilma colocou mais de 10% de diferença sobre os demais candidatos somando 55,3% contra apenas 44,7%.

Nahim foi eleito junto com três da "oposição"

Apesar de Nahim ter votado nos candidatos do seu partido, Magal, Gil Vianna e Papinha (para vice, 1º e 2º secretários) e ter perdido as 3 votações, todas por 9 x 7, ele conseguiu com apoio da "oposição" se manter presidente da Câmara e prefeito interino. O vereador que falta para inteirar conta de dezessete é o Pastor Vieira Reis que não compareceu à eleição da Mesa Diretora. Teoricamente pode-se concluir que a "oposição" teria número para fazer o novo presidente e só não o fez, por um acordo que levou à unanimidade. Se a avaliação acima estiver correta, o presidente (prefeito) tem maioria, mas a "oposição", sem ele é que hoje manda na Câmara. Assim, os indicativos para a provável eleição suplementar estão postos à mesa.

"Todo mundo queria cargo"

Entre os desabafos feitos pelo vereador Altamir Bárbara na nova sessão aberta pelo presidente Nahim, depois do encerramento da sessão de eleição da nova Mesa Diretora, ele pronunciou esta pérola, que talvez explique diversas indagações. Bárbara afirmou por diversas vezes que sua posição estava assinada. O vereador Abdu Neme diz que a partir de agora, o PSB (dele e Altamir) não tem mais compromisso com Rosinha, porque ela não é mais a prefeita, assim, "o PSB já bateu o martelo que a partir da saída de Rosinha a posição do partido agora é outra".

Repete-se as demais votações

Para 2º secretário a disputa foi entre Odisséia e Papinha e o placar foi também de 9 x 7. Assim fica a composição da "nova" Mesa Diretora da Câmara: Nahim, presidente. Rogério Matoso, vice. Altamir Bárbara o 1º secretário e Odisséia, a 2ª secretária. Nahim encerra a sessão dizendo que por regimento a sessão é apenas para eleição da nova Mesa Diretora.

Agora acontece a eleição para 1º secretário

A disputa é entre Gil Vianna e Altamir Bárbara. Nahim votou em Gil Vianna.

A unanidade foi só para a presidência

Quem está enganando quem? É pouco provável que com todas as cartas sobre tenha havido unanimidade na escolha do novo presidente da Câmara.

O blog volta ao assunto por julgar estranho, ninguém trazer à tona a antecipação, em quatro meses, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Campos, para o biênio 2011/2012. Há algo de podre no reino que não é da Dinamarca.

O blog pouco informado confessa publicamente sua incapacidade em compreender os bastidores que escondem as notícias que custarão mais din-dins.

Nahim votou em Magal para vice

A eleição é disputada, mas Rogério Matoso venceu de 9 x 7.

Magal agora se apresenta como candidato concorrente a vice

Assim, surge a primeira dissidência na eleição para a vice-presidente. Rogério Matoso contra o vereador Magal.

Nahim acaba de ser reeleito por unanimidade

Para o biênio 2011/2012 Nahim acaba de ser eleito dizendo que continuará a tratar todos iguais.

Inicia sessão da Câmara para eleição de novo presidente

O vereador Abdu Neme apresenta a chapa da Nahim presidente e Rogério Matoso vice presidente. PS.: Atualizado às 09:28: O presidente Nahim diz que primeiro deverá ser eleito o prsidente e depois os demais nomes da Mesa Diretora.

Cresce apoio à candidatura de Chico Dangelo em Campos

O deputado federal pelo PT, Chico Dangelo, tem trabalhado arduamente pela sua reeleição e tem encontrado ampla receptividade, em diferentes municípios do interior do nosso estado. Na semana passada, na quinta-feira, 19 de agosto, em Campos, o deputado recebeu apoio de mais de 150 lideranças, numa churrascaria da cidade e logo depois, na sede de uma associação, na rodovia dos ceramistas, Dangelo recebeu o apoio de produtores de cana da região. A categoria fez questão de sinalizar e devolver ao deputado o apoio que tem recebido na luta junto ao Ministério da Agricultura, em Brasília. Veja abaixo a foto do primeiro e segundo eventos. O jeito sereno, simples e agregador do candidato tem trazido apoio de quem sabe a importância do eleitor ter um bom parlamentar para cuidar da leis e das políticas públicas, mas também para articular justas demandas da população fluminense, junto ao governo federal. Com o crescimento da candidata do PT, Dilma Roussef, em todas as pesquisas, cada vez mais eleitores e lideranças, de diferentes setores e classes, se mostram empolgadas, em também contribuir com a candidatura de Chico Dangelo para a reeleição ao cargo de deputado federal. Tudo isso, reforça a expectativa de que ele possa, pelo menos dobrar, a boa votação que já teve em Campos, na eleição de 2006. PS.: Para ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Valença tem 5 candidatos a prefeito

O município de Valença, no sul do nosso estado, assim como Campos, teve seu prefeito afastado. Porém, por lá, novas eleições foram marcadas para junto do pleito geral, no dia 3 de outubro. O prazo de registro de candidatos a prefeito nas eleições suplementares se encerrou na última quinta-feira (19). Cinco candidatos entraram na disputa para prefeito:

- Luiz Fernando Furtado da Graça - presidente da Câmara e prefeito em exercício, que concorrerá pela Coligação Compromisso com Valença (PP/PCdoB/PTB/PV);

- Álvaro Cabral da Silva- Coligação Continua pela Vontade do Povo – PR/DEM/PRB; - João Batista Leite da Cruz pelo PTdoB;. - Francisco de Paula dos Reis Lima pelo PSol; - Afonso Maria Diniz pelo PCB.

TRE-RJ decide manter mandato de vereadora da Clarissa

O julgamento ocorreu nesta noite e por unanimidade, a Corte do TRE-RJ decidiu manter o mandato da vereadora Clarissa Garotinho (PR) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O entendimento que prevaleceu foi que a vereadora foi pressionada a deixar o PMDB.

40% dos eleitores de Serra não sabem o partido da Dilma

Quem leu o relatório completo da pesquisa do Datafolha, identificou na página 64, quando se cruza o conhecimento do partido dos candidatos com intenção de voto, que os eleitores de Serra são os que menos sabem que Dilma é do PT. A interpretação que se dá para o fato pode ser uma outra boa notícia para Dilma. Estes eleitores seriam os que tem o maior déficit de informações e podem mudar mais facilmente de voto como essa informação. No total, 40% dos eleitores de Serra declararam não saber qual o partido de Dilma. Já circula pela rede a informação que novas pesquisas a serem divulgadas poderiam trazer Dilma com uma diferença de 20% sobre Serra. A conferir!

Ibope MG: Hélio Costa 38% x 27% Anastasia

O candidato tucano reduziu a diferença de 18% para 11% esquentando a eleição mineira.

TRE fecha 5 Centros Sociais de candidato em S. Gonçalo

Do Portal do TRE-RJ: "Fiscais do TRE-RJ fecham cinco Centros Sociais em São Gonçalo" "Por determinação do responsável pela fiscalização da propaganda em São Gonçalo, juiz Gilberto Clóvis Farias Matos, fiscais da 36ª ZE fecharam cinco Centros Sociais vinculados ao vereador e candidato a deputado federal Dílson Drumond (PDT), na manhã desta segunda-feira. A operação foi impulsionada pela constatação de que diversas placas fixadas nos Centros Sociais continham o slogan “A força de um trabalho social”, o mesmo utilizado pelo candidato na campanha eleitoral. “Isto demonstra a clara caracterização de que a manutenção destes locais possuía fins eleitoreiros”, argumentou o juiz Gilberto Clóvis. Ele acrescentou que a conduta do candidato pode configurar abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio."

Blogosfera

Opinião do jornalista Luiz Nassif no Encontro Nacional de Blogueiros Progressitas ocorrido no final de semana: "A blogosfera aponta para a organização de uma nova sociedade civil brasileira."

Leitor solicita mais segurança em Tócos

O blog recebeu em comentário abaixo e resolveu trazer para o espaço da capa a reclamação do leitor José Luiz Pacheco Ferreira: "Solicito a divulgação pela rede blog e o pedido de atenção às autoridades para o que vem ocorrendo na localidade de Tócos. No dia 20/08 tive a minha propriedade em Vala do Mato - Tócos invadida, sendo furtados todos os pertences, até o transformador de alta tensão e os fios da rede elétrica. Vivemos um momento de insegurança e nós ficamos a mercê desses marginais. Solicito um policiamento mais ostensivo na comunidade, pois sei que esta não é a primeira vez que isso acontece. Jose Luiz Pacheco Ferreira."

domingo, agosto 22, 2010

Ao vivo!

PS.: Atualizado às 18: 24: Na verdade esta não é uma nota e sim um teste da ferramenta "TwitCam" que permite disponibilizar ao leitor do blog, acesso a imagens e áudio ao vivo. Ainda estamos com dificuldades de utilizá-la. Se algum leitor conseguiu acesso ao conteúdo em áudio e vídeo por favor envie comentários.

Campos: acho que ainda não assistimos tudo...

A inusitada situação política de Campos parece não ter limites do que poderia ser considerado como razoável. Não bastasse, a existência de uma enormidade de prefeitos nos últimos anos, além do afastamento dos últimos eleitos, agora ainda surge mais uma novidade: a antecipação em quase quatro meses da eleição do presidente da Câmara, para o biênio 2011-2012. Até aí um exagero, se não fosse a condição de que o atual presidente, como prefeito interino, com o afastamento determinado pela Justiça Eleitoral da Rosinha, pretender concorrer à reeleição para a Presidência da Câmara, se afastando por alguns minutos da condição de prefeito interino, retornando após a reeleição pretendida, sem contudo, abandonar outro interesse, de também concorrer ao cargo de prefeito, caso se confirme a tendência do TSE, ao julgar o mérito do recurso de Rosinha, em mantê-la afastada do cargo. Se alguém lhe contasse sobre tais ocorrências você diria que nem o Dias Gomes, nos seus áureos momentos de imaginação e criatividade pudesse criar um roteiro deste tão surrealista. Nem Sucupira ousaria tanto... PS.: Se você não entendeu sobre o que o blog está se pronunciando leia aqui o blog "Eu Penso que" do Ricardo André.

Sobre a Uenf

O blog Uenfezado publicou a manifestação da Reitoria da Universidade sobre a reivindicação dos professores divulgada pela Assessoria de Comunicação: "Reitor da UENF solicita extensão de reajuste a docentes" Da Ascom/Uenf: "Documento do Conselho Universitário enviado ao governador assinala argumentos para desfazer tratamento desigual a docentes e técnicos já chegou ao Gabinete do governador Sergio Cabral o ofício em que o reitor da UENF, Almy Junior, na condição de presidente do Conselho Universitário (CONSUNI), solicita que os docentes da Universidade tenham o mesmo percentual de reajuste salarial concedido aos técnicos-administrativos. O reajuste concedido aos técnicos e vedado aos docentes é de 22%, escalonado em 12 meses a partir de julho de 2010. O reitor já tinha encaminhado solicitação semelhante à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), à qual a UENF está vinculada. Após a leitura do documento que embasou a solicitação, na última sessão do Conselho Universitário, em 13/08, o colegiado supremo da Universidade aprovou o envio de ofício ao governador contendo basicamente os mesmos termos. Em sucessivos encontros com autoridades do governo - incluindo o próprio governador, em 2009 e 2010 -, o reitor Almy Junior expôs os impactos sofridos pela UENF devido à defasagem dos salários iniciais em relação aos pagos pelas federais. A correção no desnível salarial da UENF tem sido projetada pelo Conselho Universitário a cada proposta de orçamento anual. Em 2008, projetou-se para 2009 ajuste de 22%. Em 2009, a projeção foi 33%. E agora, em 2010, a proposta de orçamento para 2011 contemplou a correção em 49%. Este percentual significaria aplicar à UENF os salários pagos à Uerj acrescidos do adicional da Dedicação Exclusiva (D.E.), já que todos os professores da UENF são contratados em regime de D.E., desde sua implantação, em 1993, segundo o modelo de Darcy Ribeiro. Em setembro de 2009, o reitor protocolou na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag - processo E-26/052773/09) documento demonstrando o impacto das despesas de pessoal e encargos sociais para 2010. Na ocasião, a Universidade apresentou como 'necessidade absoluta' a recomposição de 33% para a tabela de docentes e técnicos. Este documento foi lido na sessão do CONSUNI de 18/06/10. Na carta ao governador, o reitor Almy Junior apresenta um conjunto de argumentos legais e lógicos para sustentar a solicitação da Reitoria referendada pelo Conselho Universitário. - Não podemos permitir que esta situação se prolongue, pois os prejuízos virão para todas as partes. É possível chegar a soluções que respeitem o rito legal - avalia Almy, que continua atuando para a solução do problema."

Da relatividade dos números!

"Estatisticamente, tudo se explica, pessoalmente tudo se complica". Do livro "Diário de Escola" do francês Daniel Pennac.

Com preço!

Interessante a obrigação da legislação eleitoral que determina que a propaganda eleitoral de candidatos na mídia impressa venha acompanhada do valor pago.

A população precisa ajudar...

Lixo nas ruas é um problema do poder público, mas a população tem o dever de ajudar não jogando lixo nas ruas. O caso flagrado pelo blog é mais gritante, pois não se trata de uma bolinha de papel ou algo do gênero, mas dois sofás jogados à beira da rua Lions Clube, no Parque Santo Amaro, em Campos.

Flagrante num supermercado em Campos

sábado, agosto 21, 2010

Cursos técnicos na propaganda eleitoral

Assim como em 2006 na campanha presidencial e 2008 na campanha de prefeitos, também agora em 2010, os cursos técnicos e profissionalizantes são plataformas das principais candidturas. Com nuances diferentes, os candidatos passaram a enxergar esta política pública, como uma alternativa estratégica para inclusão social e desenvolvimento econômico.

Noblat comenta as estratégias eleitorais de Serra

Em seu blog o jornalista afirmou: "Batendo em Lula Serra jamais se elegeria. Mas elogiando, também não. De resto, se Lula é um líder experiente, como reconhece Serra, deve ter discernimento para indicar quem possa substitui-lo. Ou não? Isso é o que pode pensar qualquer pessoa que tenha ouvido o programa de Serra no rádio. E que esteja satisfeito com a vida, com Lula e seu governo. Algo assim próximo dos 80% dos brasileiros. Essa campanha de Serra está destinada a virar um "case". Para que ninguém faça nada parecido."

Então tá...

Acredite quem quiser... o Conselho de autorregulamentação dos jornais proposta pela diretoria da ANJ (Associação Nacional de Jornais) que tem apoio dos principais grupos de mídia impressa do país, está propondo ter por base código de ética do Estatuto da ANJ e entre os compromissos das empresas jornalísticas estariam: - a defesa da liberdade de expressão, dos direitos humanos, da democracia e da livre iniciativa, o sigilo das fontes de informação, a pluralidade de opinião e a correção de erros cometidos nas edições. Pois bem, e eu que pensei que isto já estava em vigor e era um compromisso básico que independia de conselhos, códigos e o que o valha... Quem pode acreditar que agora é para valer? Por que só agora lembraram disto? Seria porque a credibilidade deles foi ao fundo do poço? Dê a sua opinião.

Porque hoje é sábado!

Com todas as plavras em SJB

O Silvano Motta manda avisar:

Vantagem como esta ninguém esperava: DataFolha dá Dilma 17% na frente!

Interessante observar que desta vez o jornal Folha de São Paulo não esperou a divulgação do Jornal Nacional.Segundo o DataFolha a pesquisa foi realizada ontem ontem com 2.727 entrevistas em todo o país: Dilma 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano. Marina desceu de 10% para 9%. Ou seja, Dilma cresceu 6% e Serra desceu 3%. A interpretação é que Dilma está tirando votos de Serra e dos indecisos, depois do debate, entrevistas e horário eleitoral. Por regiões Dilma só perde no Sul, de 40% a 38%, ainda assim, um empate técnico. Em todas as demais regiões Dilma vence Serra com boa diferença.

sexta-feira, agosto 20, 2010

1° Encontro o Nacional dos Blogueiros Progressistas.

Está começando com um show de Luiz Nassif, o 1° Encontro o Nacional dos Blogueiros Progressistas em São Paulo. Infelizmente, o blogueiro que esteve a semana toda fora de Campos, a trabalho, não tinha como esticar ainda mais a ausência da terrinha. Cheguei há três horas e assim vou acompanhar à distância o encontro e os debates. Clique aqui e veja o show de MPB que ainda está acontecendo. Mais detalhes do encontro veja aqui.

A opinião sobre o horário eleitoral gratuito

É sempre bom saber a opinião de quem conhece do assunto. No caso, o publicitário e consultor de marketing, Hayle Gadelha que escreveu hoje em seu blog: "Horário Eleitoral: fixação de marcas"

"Com o Horário Eleitoral Gratuito, as marcas de cada candidatura têm que mostrar a que vieram. Às vezes, elas são lançadas pra valer apenas no Horário Eleitoral. Outras vezes, é nesse momento que elas são divulgadas mais amplamente. Outras vezes ainda, é só aqui que elas são testadas para, no caso de desaprovação, serem trocadas.
A marca da campanha de Dilma já estava definida há muito tempo: é LULA. O que faltava era levá-la a um público maior, principalmente do segmento popular, menos alcançável pela mídia tradicional. A campanha espera que o conhecimento e a fixação dessa marca contribuam para a vitória definitiva de Dilma já no primeiro turno. É isso que o programa petista procura fazer repetidamente. Serra, coitado, andava completamente perdido, sem saber o que fazer para enfrentar razoavelmente a marca LULA. Todos sabíamos que ele evitaria bater em Lula, mas não sabíamos como ele se apresentaria. Com o Horário Eleitoral, ficou definido: Serra é o candidato da SAÚDE. Alguns dizem que, com isso, parece que ele está se candidatando a Ministro da Saúde, mas é bobagem. É uma boa marca, agrada a um eleitorado importante que poderia mais facilmente assumir a candidatura Dilma. Marina era outra marca óbvia, VERDE. Mas esperava-se que ela ganhasse mais cor. Puro daltonismo – ela ganhou um tom ainda mais esverdeado. Plínio ninguém sabia que marca teria. Só se sabia que não seria aquela xaropada da Heloísa Helena. Com o Debate da Band, surgiu com força a indignação esquerdista com foco na REFORMA AGRÁRIA. Mas é bom ressaltar que sua mensagem ganhou a roupagem de um octogenário sem papas na língua, mas surpreendentemente bem humorado. As marcas estão lançadas. O eleitor vai eleger a sua preferida."

Blog do Censo no RS

Uma boa sacada do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul: um jornal e os jornalistas vivem de contrar histórias. Pois bem, quantas estão neste momento sendo levantadas junto do Censo 2010 que o IBGE está realizando ,em todo o país, ao visitar a casa de todos os brasileiros? Nesta linha, o recenseador, Cleber Ramos, criou no Portal do jornal um blog onde conta algumas das interessantes histórias do gaúcho. Podemos chamar isto de senso de oportunidade. Clique aqui, conheça o blog do Censo e algumas belas histórias.

Tiririca é do PR

O publicitário Maurício Faez manda manda mais uma pérola para o blog a propaganda eleitoral do Tiririca a deputado federal, em São Paulo, pelo Partido da República, o PR:

Globo News: "Haverá novas eleições em Campos"

O canal fechado de notícias Globo News informa no rodapé da sua programação que o Tribunal ainda marcará a data das eleições em Campos. Sabe-se que o julgamento do mérito no recurso ainda será apreciado, mas é muito difícil uma mudança de posição, neste caso da cassação da prefeita e seu vice, em função da condenação por abuso do poder político e uso dos meios de comunicação. PS.: Atualização às 00:34: A decisão desta quinta-feira apenas referendou decisão monocrática do ministro-relator Marcelo Ribeiro, em recurso de Rosinha contra julgamento do Pleno do TRE-RJ, depois reconfirmada em não concessão de liminar, em 5 de julho de 2010, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. Na prática este é o terceiro recurso negado no TSE (última instância) ao pedido de suspensão da cassação dos mandatos de Rosinha e Chicão. PS.: Atualização às 00:52: A primeira decisão do TRE-RJ fastando Rosinha do cargo de prefeita foi em 27 de maio de 2010. Na oportunidade Rosinha teve direito de recorrer no cargo até novo julgamento que ocorreu em 28 de junho quando foi afastada. Depois de muitas controvérsias, Nelson Nahim assumiu, formalmente, o cargo no dia 5 de julho, estando assim, contando com esta sexta-feira, 20 de agosto, há 47 dias, interinamente, no exercício do cargo de prefeito de Campos, pela sua condição de presidente da Câmara Municipal de Campos.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Assista aqui a sessão do TSE que negou o recurso de Rosinha

O jornalista Maurício Faez, colaborador do blog, gravou todo o julgamento da sessão do TSE e já colocou no YouTube. Quem não viu pode agora assitir o julgamento e acompanhar porqueé possível interpretar que a questão já está decidida pelo TSE:

Nahim continua prefeito de Campos interinamente

Por pelo menos três meses adiante, o vereador Nelson Nahim, na condição de presidente da Câmara de Vereadores continua interino na Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Negado recurso de Rosinha que assim se mantém fora do cargo de prefeita de Campos

A decisão foi por unanimidade do Pleno do TSE. PS.: Atualização 20:30: Embora a decisão do Pleno do TSE tenha sido no Agravo 154990, depois desta decisão, ninguém pode acreditar que Rosinha possa voltar ao cargo de prefeita de Campos nos recursos que se seguirão. Agora resta saber para quando será marcado eleicões depois da decisão de mérito do Pleno do TSE. Atualizado às 20:46: O presidente do TSE antes do seu voto fez uma referência ao advogado de Rosinha, Fernando Neves e disse que no período de recesso analisou em detalhes este processo, por isso acompanhava o voto do relator.

Ministro-relator detalha no plenário o que foi falado nos programas de rádio

Neste momento o presidente acaba de acompnhar o relator negando provimento ao pedido de recurso de Rosinha.

Recurso de Rosinha em julgamento agora no TSE

O relator ministro Marcleo Ribeiro lê agora o seu voto no Pleno do TSE. Assista aqui no Portal do TSE o julgamento.

Anatel planeja intervir e exigir qualidade dos provedores de banda larga

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende definir metas de qualidade para os serviços de banda larga. Entre as exigências está a de garantia que as operadoras garantam pelo menos 50% da velocidade proemtida nos horários de pico e 70% durante o resto do dia. Hoje naqueles contatos de letrinhas pequenas as operadoras se comprometem apenas com 10% do total contratado. Bom que a Anatel leve isso adiante, aqui pelas nossas bandas... há muito a ser ampliado!

"Opinião em debate" na MultTV

O canal 8 MultTV de TV à cabo (Via Cabo) em Campos, me fez o convite de estar na mesa de seu novo programa "Opinião em debate" que está indo (ou já foi) ao ar nesta semana. Abaixo um dos blocos deste primeiro programa:

Recital em Miracema

O recado é da Angeline Tostes do blog O Vagalume:

quarta-feira, agosto 18, 2010

Faltam 45 dias para a eleição!

É muito tempo. Bom que ninguém cante vitória ou desista antes da hora.

Recurso de Rosinha entra na pauta de amanhã do TSE

O fato não garante o julgamento, o que já ocorreu por duas vezes. Porém, a probabilidade do julgamento agora é maior que antes. Quem sabe a posição do ministro-relator do processo?

Vox Populi no RS e PE

RS: Tarso Genro 35% x 24% Fogaça; PE: Eduardo Campos 70% x 19% Jarbas Vasconcelos.

Designer do IFF que foi destaque em visual de notebook é econômico em entrevista

O blog fez algumas perguntas para o André Cruz, ex-aluno de Design Gráfico do IFF e atual colaborador da Editora Essentia, também do IFF. Na semana passada, Cruz foi motivo de nota aqui, por conta de uma manchete de página e matéria de meia página no jornal Folha de São Paulo, a respeito de um design que fez para a grande empresa americana de informática, a Dell. (clique aqui e veja nota do blog com a imagem da matéria da Folha de São Paulo) O blog resolveu saber dele algumas opiniões e ele na prática demonstrou que suas ilustrações falam mais que qualquer outra coisa. Mais uma vez, parabéns, ao André. Eis a entrevista: Blog: André quando você entrou para o IFF, que cursos fez quando concluiu o curso de Design Gráfico? André Cruz: Na verdade nenhum.
Blog: O que você mais gosta de fazer nesta vasta área? André: Acho que para a maioria dos designers a parte de criação é a melhor, mas hoje gosto bastante da parte editorial.
Blog: Como descobriu este concurso? Como reagiu ao resultado? André: Tenho esse desenho a cinco anos hospedado em um site chamado threadless, são eles que divulgam meu desenho, como a Dell iria lançar a nova linha de laptops com estampas ele enviaram meu desenho.
Blog: Que portas você acha que esta projeção pode lhe trazer? André: Reconhecimento enquanto profissional, valorização do meu trabalho.
Blog: Imagina ou projeta sair de Campos para desbravar mais espaços nesta área profissional? André: Meu projeto seria ficar em Campos, mas se tiver boa proposta...
Blog: Como avalia o curso que fez? André: Ótimo.
Blog: Qual o próximo passo em termos de formação profissional que pretende seguir? André: Penso em me aprimorar em revistas eletrônicas, ou e-books.
Blog: O que você falaria para quem está começando agora este curso? André: Viver de design, não é fácil com isso o diferencial conta bastante.
Abaixo o designer André Cruz divulga o seu blog e o seu endereço no skipe: blog:cruzdesign.blogspot.com skype: andre¬¬_da_silva_cruz
PS.: A primeira imagem é uma foto do Hugo Prates do Portal do IFF e segunda foi tirada do blog do André Cruz.

Postura e im-postura

Mais outro artigo revisitiado para trazer à tona, mais um tema abandonado pelo tipo de gestão que se adotou há cerca de 20 anos em Campos. Tem dois anos e meio em que foi escrito. As gestões se sucedem assim como o problema: "Postura e im-postura" “Uma cidade é algo mais que o somatório de seus habitantes, é uma unidade geradora de um excedente de bem estar e de facilidades que leva a maioria das pessoas a preferirem – independente de outras razões – viver em comunidade a viverem isoladas.” CULLEN, Gordon, em Paisagem Urbana. O dicionário do Aurélio define postura(s) como sendo um “conjunto de preceitos municipais que obriga os munícipes a cumprirem certos deveres de ordem pública”. A organização e a ocupação do solo das cidades é atribuição dos representantes políticos que por delegação popular ocupam os cargos executivos e legislativos, cabendo a estes últimos, as responsabilidades de criar leis e normas que possam garantir e assegurar, a plena realização das funções sociais e econômicas de um município garantindo assim, o exercício do direito de cidadania e de bem-estar a seus habitantes. Apesar da gestão urbana ser de responsabilidade dos três níveis de governo: união, estados e municípios, é sobre este último que recai as maiores competências que asseguram o “bem estar e a vida em comunidade”, aspiradas por Gordon e por todos nós. Nos primórdios da gestão urbana, o chamado Código de Posturas Municipal, agrupava documentos que reuniam o conjunto das normas municipais, em todas as áreas de atuação do poder público. Com a evolução da vida em sociedade, as atribuições do poder local passaram a ser regidas por leis específicas desdobradas do Plano Diretor. Assim, o Código de Posturas ficou restrito, às demais questões de interesse local, notadamente aquelas referentes, ao uso dos espaços públicos, ao funcionamento de estabelecimentos, à higiene e ao sossego público. Neste sentido, o desejo de ver uma cidade planejada, bem arrumada, cuidada, com espaços específicos destinados ao lazer e ao sossego de forma coletiva é um direito de todos, enquanto, o planejamento de projetos, programas e ações em prol da boa convivência é dever do gestor. Nesta linha, não há que se falar em pretensões de punição e nem de perseguição. Deve haver sim, o dever de garantir o bem estar e as facilidades da maioria, para que a vida em comunidade seja, se não agradável, ao menos, suportável. Bom que em Campos, tenham se interessado em refazer o antigo código. Porém, ouso dizer, que nosso maior problema é sim, o interesse em aplicá-lo. O fisiologismo e o eleitoralismo não deixam. Não há quem tenha coragem."