terça-feira, agosto 03, 2010

Atendimentos de péssima qualidade nas avaliações médicas e psicológicas de clínicas credenciadas pelo Detran em Campos

Alguns profissionais e/ou clínicas que atendem em convênio com o Detran-RJ, para exames médicos e psicotécnicos, exigidos nos exames de habilitação ou renovação de carteira de motorista, em Campos realizam um trabalho de péssima qualidade. Mau atendimento, falta de educação e abuso de poder não é direito de quem assume a responsabilidade de fazer a avaliação dos candidatos. Ninguém é obrigado a ser submetido a estas condições. Há algo estranho nestes credenciamentos que deveriam ser avaliados pelo órgão e/ou pelo Ministério Público. É ruim fazer uma acusação assim genérica, porque você acaba levando suspeita a quem não tem, eventualmente, nenhuma relação com o problema. Porém, o blog aqui levanta a necessidade de se ter critérios mais rígidos no credenciamento de profissionais e clínicas que realizam este trabalho. Há tempo suspeita-se de favorecimentos eleitorais e clientelismo neste processo, o que poderia estar induzindo à impunidade de quem atende sem gabarito. Com esta nota, o blog abre ao debate a questão, para identificar se o problema é pontual ou se é geral.

10 comentários:

Sebastião disse...

O que eu posso relatar é que na ocasião da última vez que renovei minha CNH, há 4 anos, houve um atraso de cerca de 2 horas e meia para ser consultado. Se não me engano, foi marcado para 13h, e a médica só chegou às 15h, qdo começou a atender quem estava na frente!!!! Tinha muita gente esperando e reclamando pela demora.

Rafaela Sampaio disse...

Qdo tirei minha carteira, fui a uma clínica do Detran muito boa! Agora, qdo fui renovar minha carteira...que lástima! Meu exame de vista levou exatos 2min e 15 segundos CRONOMETRADOS!!Fiquei revoltada! Gastei maior grana para uma avaliação tosca e apenas para constar! E a cara do médico?? O deboche e sacarsmo com que ele tratava os avaliados (nem chamo de pacientes)... me senti uma palhaça sendo feita de trouxa na cara dura!!! Ótimo saber que outros compartilham desta revolta!!! Acho desnecessário dar "nome aos bois", mas se acharem necessário, é só falar!!!

Anônimo disse...

Prof. Roberto, o senhor está coberto de razão com a sua crítica.
As clínicas credenciadas pelo DETRAN em sua maioria, dispõem de profissionais incompetentes, que não dão atenção aos motoristas, estão sempre com muita pressa . A quem recorrermos?

Anônimo disse...

Oi Roberto, bom dia!
O cidadão deve observar a conduta de certos examinadores, exemplo no meu caso, o meu óculos tinha sido renovado antes de meu exame e era BIFOCAL. Ao sentar na mesa do exame que tem uma modalidade diferente da forma que fazíamos antigamente, DE PÉ e olhando a disposição da letras na parede frontal, HOJE VOCE SENTA em um banco e se aproxima da lente leitora bem próxima do teu peito o que ocasiona em óculos bifocais a leitura de perto e não de visão longa como o devido. Por maldade ou não as pessoas estão sendo reprovadas nos exames. Tende ser GOLPE BAIXO, questionei a minha reprovação e a examinadora não orientou a mim nem a niguem.Pediu um tempo e matei a forma ficando de pé e fazendo a leitura com a parte superior do óculos...

Anônimo disse...

eu ja fui vitima dessas clinicas, atendimento pessimo.

Anônimo disse...

O problema é que na maioria das vezes o médico náo é especialista, ou seja, oftalmologista. E quase sempre não tem conhecimento suficiente para examinar os olhos do paciente. Não tem capaciedade nenhuma de aferir aptidão do paciente à direção.

Anônimo disse...

Realmente, professor, é humilhante!
Minha filha foi fazer essa tal avaliação e foi tratada grosseiramente pela "dita" profissional, que na realidade, já é conhecida por sua má fama pelas pessoas que a ela são encaminhadas.
Minha filha chegou à casa revoltada, por ter passado por aquela humilhação, com gritos, ironia e tudo mais...
Infelizmente pessoas com "dr" nome, que deveriam tratar do corpo e da mente com mais HUMANIDADE e RESPEITO fazem esse tipo atrocidade (palavra dita pela secretária que me auxilia no lar).
Aconselho às pessoas que forem passar por essas avaliações, que levem um aparelho para gravar, pois só assim resolve o "dito pelo não dito"...
Enfim, fica aí o meu protesto, meu desabafo...
abraço

Claudinei Alves disse...

Gostaria de fazer justiça a uma clínica do Detran na Rua Alvarenga Pinto. Recentemento fiz exame de renovação lá e fui muito bem atendido.

Célio Marins disse...

Ola Roberto Moraes, parabens por esta materia, realmente estas clinicas tem feito o que querem, no dia 26/07 eu marquei o exame em uma destas clinicas, obs eu marquei não o DETRAN marcou, eu so escolhi o horario para ser atendido, estava marcado para as 10:00 da manha, aguardei ate as 11:20 me dirigi ao atendente e o questionei o por que da demora se eu havia marcado o exame para ás 10:00 da manha, reclamei pois se eu paguei 42,00 para ser atendido no horario X tenho o direito de exigir que seja cumprido, neste momento eu percebi que algumas pessoas que estavam aguardando ficaram receosas de minha reclamação, e um senhor me chamou e disse sabia que voce pode ser "reprovado no exame", ou seja as pessoas quando vão a estes lugares se sentem com medo de reclamar, agora pergunto, qual orgão tem o poder de fiscalizar estas clinicas? quem seria o defensor dos usuários ? tenho certeza que se fizer uma pesquisa, tem muita gente que se decepcionou com o atendimento prestado.

Anônimo disse...

Uma das primeiras palavras que se associa ao médico, é cuidado. Muitos profissionais, particularmente em Campos, estão pecando ao se esquecerem disso. Não apenas lidam com "mais um" paciente, como abusam da confiança que querendo ou não, em algum momento da vida precisamos depositar neles.
Em particular, as de exame médico para carteira de habilitação, como foi dito aqui no post, abusam da autoridade que lhes é fornacida por políticos que por motivos particulares, continuam a manter esses "profissionais" sabe se lá por qual interesse...

Tive nesta semana uma péssima experiência com um destes "profissionais" da saúde e fiquei abismada, ao dar de cara com esse péssimo tratamento,
que não é digno nem de um animal receber, com agressões e humilhações, o que certamente é rotineiro em uma dessas péssimas clínicas favorecidas por política suja.


Nina Moraes