quinta-feira, agosto 12, 2010

Chico Dangelo mais uma vez abre portas para a Asflucan em Brasília

O presidente da Asflucan (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana), Luiz Eduardo Crespo solicitou auxílio ao deputado federal Chico Dangelo para intermediar audiência e propostas do setor canavieiro fluminense, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Fazenda. A demanda é o de retomar a subvenção conseguida no ano de 2008, também com o apoio do deputado, para a subvenção da safra 2010 com o governo compensando a diferença entre o custo de produção e o preço de mercado da cana, a partir de uma avaliação da Conab. Em 2008, o setor canavieiro de nossa região foi incluído numa proposta da região nordeste. Desta vez, por intermediação do deputado federal Chico Dangelo, vai ter uma situação própria e independente pelo reconhecimento do Gilson Bittencourt, que reconheceu a justeza da proposta e sinalizou positivamente pelo Ministério da Fazenda em favor da medida, e deixou ao deputado a tarefa de buscar o dispositivo legal para viabilizar a medida a favor dos canavieiros fluminenses, o que ele espera providenciar rapidamente junto à Casa Civil e ao Ministério das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Outra excelente notícia é que o encontro serviu para alinhavar outra boa iniciativa a favor do pequeno produtor fluminense que poderá ser atendido pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família). A medida, que também tem o aval do Gilson Bittencourt do Ministério da Fazenda, visa reconhecer a situação especial do pequeno produtor local, que em alguns casos, mesmo tendo outra pequena renda, não deixa de ser pequeno produtor, justificando apoio semelhante ao dos assentados já atendidos pelo Pronaf. Crespo e o deputado Dangelo saíram animados e com tarefas a serem executadas, na próxima semana, para levar a termo estas ações a favor do pequeno produtor de cana da região.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Mais dinheiro público para o setor que queima cana e gente escrava. Relação pré-capitalista de produção com "prêmio" do governo!

Uma pena que a "aliança estratégica" do mandato se dê pelo seu corte óbvio de classe: a elite decadente local.

Enquanto isso, sindicatos de trabalhadores, associações e outros setores representantes dos menos favorecidos, como os concursados do psf aguardam "na fila" pela atenção do "petista".

Como disse, voto nele na ausência de coisa melhor, mas que é frustrante, isso é!