65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, agosto 15, 2010
Constatações do leitor
O blog recebeu na sexta-feira por e-mail do Diogo Abreu:
"Caro Professor hoje estive andando pelo centro de Campos para resolver algumas coisas pessoais e quando passei pela rua Gov. Theotonio Ferreira de Araújo, me deparei com esta imagem abaixo uma loja (lojas Bruno) na esquina com sete de setembro fechada.
Mais adiante vi mais duas lojas fechadas, essa imagem abaixo, não me lembro bem mais de ser de roupa e a outra vendia bijuterias, fui andando adiante pois iria próximo ao banco mercantil e fiquei pensando nestas lojas fechadas numa rua bem movimentada onde lembrei que existiam mais lojas fechadas na mesma rua.
A loja Leblon esporte, próximo temos um casario antigo onde funcionava o plano Ases e a loja de Ferragens Neves irmão, fotos abaixo.
Caro Professor, não sou comerciante, nem em Campos eu trabalho, mais vivo aqui, pago meus impostos, voto e faço minhas compras aqui.
O que está acontecendo com o comércio, são os alugueis altos? Os impostos?Falta de clientes? Talvez não, pois tem tanta gente no centro com a passagem a 1 real pessoas do interior, pessoas de todos os bairros e distritos. Então deixo aqui estas imagens e que as autoridades não falo somente da prefeitura mais dos sindicatos, associações, Câmaras de comércio, ONG’s, vamos fazer mais promoções, eventos ajudar nossos comerciantes dar instruções, pricipalmente aos pequenos, vamos fazer alguma coisa com estas lojas fechadas, na avenida sete de setembro o caso é mais grave ainda, fica aqui este relado de um simples morador, que se assustou ao encontrar tantas lojas fechadas, que quer ver a sua cidade prosperar.
Autorizo a publicação caso seja relevante a sociedade
Diogo Abreu."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Eu acho que o simples motivo que hoje é DOMINGO, minha mae trabalha no comercio, ela faz tratamento pra estress, pois jah trabalha a semana inteira, imagina ter que trabalhar domingo tbm? Tem muita loja que abre aqui domingo eu acho uma falta respeito porque com a correria da vida hoje em dia o unico dia que temos pra ficar com a familia reunida é o domingo, já aconteçeu dias que lojas abriram domingo no centro da cidade, eu fui ao centro nesse dia e nao vi nem 20 pessoas na rua e as que eu vi eram pessoas uniformizadas que estavam saindo do trabalho, Campos nao tem um consumo tão grande pra o centro da cidade mantar suas lojas abertas no domingo.
caro raphael o assunto é sobre as lojas que faliram e fecharam suas portas... Eu concordo tem que fazer alguma coisa temos lojas fechadas em outros pontos do centro e o cdl, ou acic não fazem nada pra ajudar estas lojas a voltarem a ativa.
Raphael
O Diogo mandou a mensagem para o blog na 6ª feira, dia útil.
Penso que essa decadência do comércio se deve à falta de dinheiro nessa cidade, fruto dessa politiquinha de 1 real, que faz do seu cidadão escravo, dependente, mas sem condições de trabalho. É a política de dar o peixe, mas não ensinar a pescar.
Além disso, só quem tem chance de prestar serviços à essa prefeitura são os de fora, da baixada fluminense, que são os patrocinadores das campanhas desses pequenos, aliados apenas aos grandões de Campos, que certamente não compram no centro.
A política mesquinha do pão e circo que por muitos anos atrofiam a nossa sociedade talvez tenha colaborado para a decadência do comércio, além a concorrência desleal dos camelôs. Mas, de qualquer modo, parece que alguns setores vão muito bem, como os de venda de aparelhos celulares.
Bom, de qualquer maneira, precisamos repensar os nossos valores e tentar mudar essa situação nas urnas, que é a maior arma que a população tem,pena que tem sido tão mal utilizada.
Senhores, infelizmente as pessoas conhecedoras dos fatos temem em dizer a verdade. O fato é que a maioria dos comerciantes de Campos tem "olho grande". Querem ganhar muito de poucos. Meses atrás publiquei neste espaço a comparação do custo de vida daquí com o de Cabo Frio bem como o "cartel" dos postos de gasolina referente ao valor do GNV (com fotos). Quem tem um poder de compra razoável não o está fazendo aquí em campos, e o resultado é este. Se os comerciantes não abrirem os olhos vai piorar.
Nem sei o que falar, aliás, tenho tantas coisas a se falar que me calarei. agora ! grande culpa dissu tudo tb além da politica daqui, são os comerciantes de campos quererem ganhar muito em % em seus produtos. Quero ver quando chegar outras firmas grandes de outras cidades, ai quero ver esse pessoal rebolar. VÃO TER QUE ABAIXAR OS PREÇOS SIMMMMMMMM.
Eu já fiz compras nessas 3 lojas e se me lembro bem, pertenciam à um mesmo grupo.Portanto na pratica, um só comerciante fechou as portas.
Está faltando no Centro da Cidade um maior RESPEITO por partes das AUTORIDADES. Vejamos, um simples prédio está há mais de 8 meses bloqueando uma rua bem no centro (Casa Terra), pq ?? A cidade pode parar por causa da burrocracia?? As Vans,, Lotadas em cima das calçadas na Av. Teotônio Ferreira (no local da Foto)...os CAMELÔS há quanto tempo está sendo prorrogado o novo local???Precisamos de mais GESTORES COMPETENTES e menos AMADORES para nos GOVERNAR e fazer política.
PS- O GOVERNANTES PASSAM O NOSSO CENTRO APESAR DE TUDO SOBREVIVE A ELES.
Também meus caros, tudo aqui no RJ é a peso de ouro. Culpado disso é o povo campista, eu... tu... eles...nós... voz... eles... vocês... etc. Começando pelo IPVA, e ainda tem um politico que defende e ainda faz alvoroço e não deixa baixar por nada, né (GAROTOS(as)). Tem que ser custo de vida caro aqui mesmo. Impostos aqui no RJ absurdo. Viva o Espírito Santo. Viva o custo de vida baixo lá, IPVA realista, estradas realistas. Acho que o nome do estado (PROVEM). Lá andamos de carro, aqui de carroça pois não podemos pagar o IPVA. cabresto. OPS, ou será que eu é que deveria estar na frente da carroça e uns puxando meu cabresto. ACORDAAAAAAAA CAMPOSSSSSSSSSSSSSSS ! enquanto é tempo pois a próxima vítima dos 04 anos poderá ser você. Pelo menos Viva Sérgio Cabral - IPVA 3 % RJ.
AS lojas Brunos, leblom e pedágio não eram do mesmo dono. A brunos tem sua matriz e diversas filiais no ES. Já a outras lojas citadas, fecharam sim, por não conseguirem se manter diante da concorrência.
Postar um comentário