65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, agosto 03, 2010
Curso Superior de Ciência e Tecnologia dos Alimentos é apoio do IFF ao desenvolvimento do Noroeste Fluminense
A solenidade de início e a aula inaugural do Curso Superior de Bacharelado em Ciências e Tecnologia do Alimento no IFF Campus Bom Jesus foram marcadas pela emoção.
Um total de 40 alunos que disputaram vagas com cerca de 500 inscritos iniciaram ontem o curso em Bom Jesus. A disputa para ingresso no curso de 4 anos (8 semestres) aconteceu de duas formas: metade pelo vestibular feito diretamente pelo IFF e a outra metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação,Sisu.
A escolha do primeiro curso superior do Campus Bom Jesus se deu em uma audiência pública, onde a população pôde dar a sua sugestão e tem tudo a ver a realidade daquela região.
Numa perspectiva de crescimento populacional para o norte e noroeste fluminense, com os empreendimentos que estão aqui se instalando, bom que cresça a capacidade de produzir alimentos por aqui, num estado que hoje já é importador da maioria dos alimentos que consome.
O curso traz conhecimentos e perspectivas de agregar valor ao que já é, e poderá ainda ser produzido, nesta região de amplas terras para plantio e cultivo de alimentos.
O Curso Superior em Ciências e Tecnologia de Alimentos terá ênfase em três áreas: carne e derivados, leite e derivados, frutas e hortaliças.
A excelente e marcante aula inaugural do curso foi proferida pelo professor em Medicina Vetrinária da UFF, Robson Maia Franco. Ele fez um interessante histórico da evolução do uso e da conservação dos alimentos pela humanidade e mostrou ainda as áreas de trabalho para o profissional que se forma na área de Alimentos.
Não houve na plateia quem não aprendesse um pouco que fosse sobre o tema, e certamente os alunos ingressantes tiveram seus sentidos aguçados e estimulados para o curso pioneiro que se inicia no Campus Bom Jesus do IFF.
O município de Bom Jesus hoje possui apenas o bom curso de licenciatura à distância oferecido pelo Cederj, cuja base de apoio funciona no Instituto de Educação. A UFF- Campos, em parceria com a Prefeitura do município já teve um curso iniciado em Bacharelado em Assistência Social, que depois para ter continuidade a turma teve que vir para Campos.
Assim, com base local e com perspectivas de perenidade e financiamento do governo federal (sem custo adicional para o aluno), tendo relação direta com a demanda da região, este curso se efetiva como uma conquista de Bom Jesus e uma vitória do processo de interiorização da Educação do governo Lula e uma ousadia responsável do IFF, a favor da região Noroeste Fluminense, sempre esquecida (ou pouco lembrada) em investimentos de porte em nosso estado. Sigamos em frente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro Prof. Roberto Moraes, sou coordenador do Curso de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (UFSC) e fico muito contente com a expansão dos cursos de Ciências dos Alimentos pelo país. Isso só irá fortalecer os cursos e, consequentemente, os egressos. Parabéns ao IFF.
abç
Prof. Pedro L. M. Barreto
barreto@cca.ufsc.br
Postar um comentário