65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, agosto 05, 2010
Dilma 10% à frente de Serra na nova pesquisa do Sensus: Dilma 41,6% x 31,6% Serra
Marina tem 8,5% das intenções de voto. A candidata do PT, Dilma tem a menor rejeição: 25,3% e Serra 30,8%. Na pesquisa espontânea, a que mede mais os votos considerados consolidados, Dilma aparece com 30,4% das intenções de votos, contra 20,2% de Serra e 5,5% de Marina Silva.
Na simulação de um eventual segundo turno, Dilma alcança 48,3%, contra 36,6% de Serra. Sobre a expectativa de vitória, 47,1% apontaram Dilma como vencedora, enquanto outros 30,3% indicaram Serra. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados, entre os dias 31 de julho e 2 agosto de 2010.
A primeira leitura deste resultado que deve ser confirmado pelo Ibope amanhã é que não para de crescer o número de eleitores que identificam Dilma como candidata do Lula e fazem a aopção de voto. Serra não pára de perder intenções de voto. Outro dado qualitativamente importante é que, cada vez mais a eleição fica polarizada e, hoje, faltando menos de 60 dias para o pleito, é possível arriscar que é quase nula a chance da eleição fugir desta polarização, com chances cada vez maiores da eleição ser resolvida no 1º turno.
PS.: Atualizado às 13:30.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Caríssimo professor, gostaria de que o senhor ou algum comentarista me explicasse qual o interesse que o ELEITOR tem em saber se um candidato lidera ou não as pesquisas. Será que nós eleitores somos "Maria vai com as outras"? Será que o eleitor não votará em um candidato que tem 1% de intenções de voto? Enfim...Será que o povo é influencidado pelas pesquisas? Se as respostas forem afirmativas heis os motivos pelos quais não devemos confiar em pesquisas.
Caro Adilson,
É um direito seu desdizer tal informação. Mas, apenas seu.
De toda a sorte é também interessante observar que normalmente estas opiniões vêm acompanhada de baixa intenção de votos de seus candidatos "já" escolhidos.
Também um direito seu. Bom respeitar o direito dos outros.
Não precisa se preocupar ninguém vai votar em quem está na frente, porque está na frente, mas por outros motivos que faz com que outros estejam para atrás.
Sds.
Postar um comentário