sexta-feira, agosto 20, 2010

A opinião sobre o horário eleitoral gratuito

É sempre bom saber a opinião de quem conhece do assunto. No caso, o publicitário e consultor de marketing, Hayle Gadelha que escreveu hoje em seu blog: "Horário Eleitoral: fixação de marcas"

"Com o Horário Eleitoral Gratuito, as marcas de cada candidatura têm que mostrar a que vieram. Às vezes, elas são lançadas pra valer apenas no Horário Eleitoral. Outras vezes, é nesse momento que elas são divulgadas mais amplamente. Outras vezes ainda, é só aqui que elas são testadas para, no caso de desaprovação, serem trocadas.
A marca da campanha de Dilma já estava definida há muito tempo: é LULA. O que faltava era levá-la a um público maior, principalmente do segmento popular, menos alcançável pela mídia tradicional. A campanha espera que o conhecimento e a fixação dessa marca contribuam para a vitória definitiva de Dilma já no primeiro turno. É isso que o programa petista procura fazer repetidamente. Serra, coitado, andava completamente perdido, sem saber o que fazer para enfrentar razoavelmente a marca LULA. Todos sabíamos que ele evitaria bater em Lula, mas não sabíamos como ele se apresentaria. Com o Horário Eleitoral, ficou definido: Serra é o candidato da SAÚDE. Alguns dizem que, com isso, parece que ele está se candidatando a Ministro da Saúde, mas é bobagem. É uma boa marca, agrada a um eleitorado importante que poderia mais facilmente assumir a candidatura Dilma. Marina era outra marca óbvia, VERDE. Mas esperava-se que ela ganhasse mais cor. Puro daltonismo – ela ganhou um tom ainda mais esverdeado. Plínio ninguém sabia que marca teria. Só se sabia que não seria aquela xaropada da Heloísa Helena. Com o Debate da Band, surgiu com força a indignação esquerdista com foco na REFORMA AGRÁRIA. Mas é bom ressaltar que sua mensagem ganhou a roupagem de um octogenário sem papas na língua, mas surpreendentemente bem humorado. As marcas estão lançadas. O eleitor vai eleger a sua preferida."

3 comentários:

Ricardo Pescolli disse...

Professor,

Muito estranha a sua atitude de solenemente ignorar em seu blog a greve dos professores da UENF e as motivações que levaram os sindicatos que representam os funcionários daquela instituição a este ato extremo. Ao que tudo indica o senhor como professor universitário, deveria se identificar com a causa dos colegas. Vamos lá professor, mostre que o senhor é destemido e dê o mesmo espaço que o senhor deu noticiando a realização de um sarau. Ou melhor o senhor poderia dividir o espaço que tem dado a a ampla cobertura da obras do Porto do Açú (até com noticias sobre a greve dos funcionários de lá)e também noticiar o que acontece em Campos ou para o senhor a construção de um porto que irá trazer diversas implicações e complicações para as comunidades locais é mais importante que o total desmantelamento de uma instituição de ensino, patrimônio de Campos, com reconhecimento nacional. Vamos lá professor ... seu silêncio é ensurdercedor!

Mauricio Faez disse...

Aproveitando a "deixa", prossigo a análise nas vertentes da publicidade prática:

A DILMA usa uma marca que em muito lembra a da vitoriosa campanha de Barack Obama2008 (aliás, o estilo caracterizado pelo círculo ao lado do nome do candidato com projeção ao horizonte com a bandeira do país, tornou-se febre em 2010 e é imitado por inúmeros candidatos de vários partidos).


SERRA mostra uma campanha que descaradamente tenta "popularizá-lo". Concorrer com um ex-operário que apadrinha uma provável futura primeira presidente do país é barra pesada para um candidato que não tem aparencia lá mt agradável.

O estilo simples da marca, somado ao uso de "Zé Serra" nos jingles, demonstra claramente que ele quer "descer" do salto q não pediu pra subir. Num de seus programas do horario eleitoral da TV, chega a mostrar em fotos suas "raízes humildes" pra tentar aproximá-lo do povão.

MARINA... bem, a Marina é um caso à parte. Pra quem veio do Partido Verde, vindo de pastas do governo ligadas à natureza, é no mínimo curioso o fato dela ser alérgica a... FLORES! (sempre pede para que nao as receba em caminhadas).

Sem falar que sua campanha "flutua" entre o sem-sal e o sem-guerra. Não é uma candidata que joga tudo no ventilador e nem soa como voto de protesto. Ela é ela. E ponto. Tem dado saudades da Heloísa Helena de 2006.

Bem, os demais, perdoe-me a democracia: mas são de dar pena. "Ey Ey Eymael" contou que já foi 2x deputado. E há 3 eleições insiste em ajudar a somar 1% com outros colegas, geralmente da base comunista.

Zé Maria, que já prometeu salário mínimo de R$ 1500,00, subiu o teto pra R$ 2.500 e carga horária de 6h/dia. Imagino minha querida empregada meio expediente aqui e outro meio nas Casas Bahia torrando tudo!!! rs.

Enfim, a campanha só está começando. Mas tem hora q parece que já podia ter acabado.

Anônimo disse...

Com certeza quem tem Lula como padrinho, não precisa de mais nada, quanto mais o povo ligar o nome de Dilma ao dele, mais ela crescerá nas pesquisas.
Lula é o cara!