sexta-feira, agosto 06, 2010

"Por que Dilma venceu o debate"

A avaliação abaixo é do publicitário e consultor de marketing, Hayle Gadelha, que tem como profissão, este trabalho de marketing político e eleitoral: "Por que Dilma venceu o debate?" Primeiro é bom esclarecer que em um debate àquela hora, com 3% de audiência, é difícil alguém perder. Esses debates servem mais como aquecimento de campanha, material para jornais do dia seguinte e material para ser usado (quando permitido) no Horário Eleitoral – esse, sim, um debate de grande audiência. Ontem, quem mais perdeu, se é possível dizer assim, foi Marina, com eleitorado que dorme mais tarde e que tinha enorme expectativa em relação a seu desempenho. O que se viu foi uma candidata literalmente verde, que (estranhamente) não parava de saltitar, de rosto caído (os óculos jogavam os olhos ainda mais pra baixo), fraca no que disse a maior parte do tempo. O candidato psolista Plínio não tinha nada a perder – nem a ganhar. Serra, que teve desempenho dentro do esperado por sua experiência, perdeu. Perdeu porque não conseguiu derrotar Dilma (que está 10 pontos à sua frente!) e ainda usou uma tática que deu realce à candidata petista. Preocupado em não se opor a Lula (com seus 80% de aprovação) Serra, sempre que atacou o atual governo, fez questão de dizer que esse era o governo de Dilma. Errou. Primeiro porque trata-se de um governo bem avaliado (mesmo entre os que estavam acordados assistindo o debate) e isso acabou servindo como um qualificador de Dilma. Segundo porque, com suas perguntas e ataques, deu oportunidade para Dilma demonstrar que tem capacidade administrativa e que dispõe de todas as informações sobre a “máquina Brasil”. Serra só ganhou entre quem já era eleitor dele. Dilma teve início titubeante – como era esperado. Mas rapidinho deu a volta por cima, porque todos falavam de temas que ela dominava. Tomou pé da situação e logo começou a falar tranquilamente sobre tudo e sobre todos. Seu ponto alto foi não ter se pendurado em Lula. Ao contrário do que todos imaginavam, deixou para citá-lo mais para o final. Favorecida pelo erro de Serra em referir-se ao governo como sendo dela, passou a imagem de que também está no comando. Teve a tranquilidade de quem lidera as pesquisas. Teve maior exposição durante o debate e sua grande virtude foi ter neutralizado as manchetes dos jornais de hoje. A maior confirmação da vitória de Dilma foi Cesar Maia tuitando hoje: “Eta debatezinho de nada. Nem forma nem conteúdo. Sobrou pouco”. O pânico da Oposição deve aumentar.

8 comentários:

João do Amaral disse...

Roberto, leio seu blog todos os dias, e venho percebendo que você tem deixado a paixão falar mais alto que a razão. Você querer que a Dilma continue o projeto do PT e do Lula não vejo nenhum problema, porém certas horas sua postagens estão passionais. Você publicar que a Dilma venceu um debate já é demais. Como que alguém que gaguejava em todas as respostas pode vencer um debate? Que muitas vezes dava respostas evasivas, em especial nos questionamentos do Plínio, o Serra foi muito mais categórico. Se houve um vencedor(a), Marina foi quem me surpreendeu, mas o debate foi fraco, estamos muito mal de candidatos(as)e isto sim me preocupa, mas Dilma vencedora já é demais.

Roberto Moraes disse...

Caro João,

Talvez você tenha lido a nota rápido demais, ou, eventualmente tenha, se traído também pelas posições, o que não é um problema, mas natural.

Porém, a nota e o seu título são reproduções (estão entre aspas) da opinião do blog do publicitário, Hayle Gadelha, que teceu o texto com explicações e análises que podem ser contestadas, mas têm justificativas para além dos desejos e opções individuais.

Abs.

Brand Arenari disse...

Nao vi o debate, mas pelo que li por aí, (e eu não leio os jornalixos e blogs fascistas) a Dilma não foi bem, embora não tenha sido um desastre. Assim como o João do Amaral estranhei o título, mas logo vi que se tratava de uma análise estratégica do campeonato e não do jogo. Na mesma noite, o São Paulo ganhou o jogo do Inter, mas quem segue na Libertadores é o Inter e não o São Paulo, acho que isso explica o polêmico título do post.
Acho que isso resume bem a análise: “sua grande virtude foi ter neutralizado as manchetes dos jornais de hoje.”

E acho que a performance de Plínio ajudou na “vitória” de Dilma.

Anônimo disse...

Peloamordedeus, a Dilma foi muito mal. Insegura,gaguejando, respostas alheias a matéria discutida. Ela´só é boa na briga...na mansidão ela se perde. Vou votar no Serra apesar de ter gostado do desempenho da Marina.

Anônimo disse...

Dilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Anônimo disse...

Acho q para um primeiro debate, Dilma se saiu muito bem!
Voto nela!

Anônimo disse...

Toda vez que entro nesse blog eu me estresso. Vou dar um tempo, tchau ! Até depois das eleições.

Anônimo disse...

Dilma foi um fiasco. Debate franco, vamos esperar melhorar.