segunda-feira, setembro 27, 2010

CEU em Campos!

Alguns estudantes de instituições públicas de ensino se organizaram e lutam por um espaço de moradia (de passagem) enquanto obtêem apoio (bolsas), de cultura e debates, a exemplo do que existe no Rio de Janeiro, na praia do Flamengo, a Casa do Estuante Univeresitário (CEU).
A ideia é interessante considerando a expansão do ensino superior público no município e a necessidade de se viabilizar a manutenção dos estudantes de menor renda.
O blogueiro só não julga adequado a ideia de alojamentos permanentes de universitários. As experiências nesta linha não são positivas porque elas tendem a segregar os alunos de fora, que muito conttibuem se estiverem misturados à sociedade nos municípios onde estão matriculados.
A luta é justa e deve ser apoiada como eles mesmo estão chamando de casa de passagem e, especialmente se aliadas a ideia de um espaço para biblioteca, cultura, etc. Bom que o município considerado universitário como o nosso compreenda esta demanda e junto das instituições públicas locais descubram formas de cooperar na viabilização da ideia.
Sobre o assunto veja o que Mateus, um dos líderes do movimento, comentou e informou aqui usando o espaço de uma nota abaixo deste blog.
PS.: A foto acima é do blog do Núcleo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Todo apoio ao movimento!

Anônimo disse...

Tiririca admitiu para produção do SBT que é analfabeto.

Se a Justiça Eleitoral checar se o candidato a deputado federal Tiririca (PR) sabe ler ou escrever, vai descobrir que ele é de fato analfabeto. O próprio Tiririca disse várias vezes à produção do "Domingo Legal", do SBT, que não sabe ler e nem escrever.

Desde 2003, o palhaço foi convidado frequentemente para participar de quadros do programa dominical do SBT, então comandado por Gugu Liberato (agora na Record).

Em um dos quadros, Tiririca teria papel fixo e deveria contar piadas para o público. Um redator do SBT era responsável pelo texto. Só que o redator precisava repetir a piada várias vezes até que Tiririca pudesse decorá-la.

Até julho deste ano, pelo menos, a situação "intelectual" de Tiririca não havia mudado. Mais uma vez convidado para participar de um quadro, ele imediatamente perguntou à produção se teria de "decorar alguma coisa, porque vocês sabem que eu não sei ler e nem escrever". Questionado por um produtor da emissora se não pretendia um dia aprender, o palhaço disse que não levava "jeito nenhum" (para aprender).

O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações à Justiça Eleitoral pedindo para que seja confirmado se ele é de fato analfabeto. O promotor se baseou em reportagem da revista "Época". A legislação em vigor proíbe que analfabetos sejam candidatos a cargos políticos. Outra ação do mesmo promotor acusa Tiririca de falsidade ideológica.

Em uma entrevista o palhaço revelou que seus bens estão em nome de terceiros, e que não tem nenhum bem em seu nome devido a processos judiciais.

Anônimo disse...

Aproveio este espaço para infomar que neste momento a presidente do trianon Maria Auxiliadora esta obrigando todos os funcionarios DO TRIANON a ir uma reunião politica na sua residencia usando dois carros da prefeitura esta reunião esta marcada para sete horas.
É GENTE VOTO CABRECHO....

Anônimo disse...

Roberto,

Muito interessante a ideia, mas acho que não podemos pensar só nos universitários de institucições públicas. Até porque, em Campos os universitários de instituições particulares são maioria e em geral têm menor renda.

Matheus Pereira disse...

Obrigado pelo espaço aqui dado ao movimento.