sábado, setembro 18, 2010

Em Macaé apreensão de fiscais do TRE-RJ em evento do irmão do prefeito pode gerar punição

Da Jane Nunes do blog "Estou procurando o que fazer":
"Prefeito de Macaé e candidato podem ser punidos por coagir servidores" Em operação comandada pelo responsável pela fiscalização e propaganda no município de Macaé, juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, fiscais da 109ª ZE flagraram o prefeito licenciado da cidade, Riverton Mussi (PMDB), quando ele discursava num palco, ao lado de vereadores e secretários municipais. Realizado em uma casa de eventos, o comício promovia a campanha do irmão do prefeito, deputado federal Adrian Mussi (PMDB), e reunia cerca de 800 pessoas, boa parte servidores e comissionados da Prefeitura.
O ato político ocorreu na quarta-feira (15), quando, acompanhados por dois policiais militares, os fiscais fotografaram as autoridades no palco e apreenderam três listagens em que eram requeridos dados pessoais de servidores. O candidato e as lideranças municipais podem ser processados por abuso de poder político, ilícito que pode resultar na cassação do registro de Adrian Mussi e na pena de inelegibilidade para o prefeito, o candidato e todos os vereadores e secretários envolvidos.
A operação foi iniciada após a denúncia anônima de que secretários do prefeito Riverton Mussi estariam coagindo servidores municipais a participar de uma reunião política na casa de eventos. Um fiscal da 109ª ZE de Macaé foi ao local averiguar e notou que havia uma lista de controle de presença de servidores. Ao receber o relatório do fiscal, o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva expediu um mandado de busca e apreensão e requisitou uma viatura policial. Quando o juiz, três fiscais e os policiais chegaram ao local, o prefeito concluía o discurso. Neste momento, o vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, bairro de Macaé, ergueu um papel e, desavisadamente, gritou “esta é a lista dos amigos”.
Na lista, apreendida em seguida pelos fiscais, estava escrito “minha contribuição para o deputado federal Adrian 1520”. Outras duas listas também foram encontradas no local. Na primeira, anotações descreviam nome, cargo e telefone de 147 pessoas. A segunda estava dividida em colunas com espaços para serem preenchidos com nome, título de eleitor, Zona Eleitoral, seção eleitoral, telefone fixo, celular e email. Além disso, havia uma orientação para que as informações fossem devolvidas até o dia 20 de setembro. O material vai ser encaminhado para exame do Ministério Público Eleitoral (MPE). Ascom TRE-RJ.
Bem que o TRE poderia fazer umas incursões destas aqui na planície . O prefeito em exercício ao que tudo indica está mesmo governando, mas o que tem denúncias de DAS coagindo contratados ou subalternos..."

5 comentários:

Ramon Ramirez disse...

Roberto, gostaria de saber tua opnião sobre dois assuntos:

O que vc acha do político Sergio Cabral?
O que vc acha do apoio do Lula a ele?

Edison Correa da Rocha disse...

Alguém ainda acredita em punição para algum candidato do PMDB, depois dos milhões que o Cabral gastou para calar a justiça, a midia. Este caso é mais ou menos paracidos com o acontecido em Italva e alguém foi punido até agora. É mais facil passar a acreditar em branca de neve, papai noel, cinderela. Santa inocencia.

Anônimo disse...

Foi assim que a prefeita (até então do PMDB) Rosinha foi cassada.

Paulão de Goitacazes disse...

Nobre amigo anônimo, Rosinha ainda não foi cassada o seu processo estar no TSE, vamos aguardar o julgamento das estância superiores.

Anônimo disse...

HOJE, 27/09/10, O SECRETARIO DE SAUDE LICENCIADO, DR EDUARDO CARDOSO CONVOCOU OS FUNCIONARIOS DA SECRETARIA DE SAUDE PARA UMA REUNIÃO NO MESMO LOCAL, SERVIDORES DE DIVERSOS SETORES FORAM CHAMADOS PARA IR AO LOCAL...
A REUNIÃO SERÁ AS 19:00HS, FOI AQUELA CONVOCAÇÃO COM AQUELE TOM AMEAÇADOR...
VAMOS FICAR DE OLHO NELES...