65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 01, 2010
Informes sobre a Conferência de Cultura do Norte Fluminense
Eles foram enviados ao blog através de e-mail pelo Humberto Moreira Rangel:
"CONFERÊNCIA DE CULTURA DO NORTE FLUMINENSE"
"Aconteceu no sábado, 28, em Quissamã, a Conferência de Cultura do Norte do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 180 participantes entre agentes culturais e gestores públicos de todos os municípios do Norte do Estado.
Conferências iguais, serão realizadas em todas as regiões do Estado e servirão para aprofundar os diagnósticos obtidos pela equipe da Secretaria Estadual de Cultura, colhidos em todos os municípios fluminenses que servirão de base para um futuro Plano Estadual de Cultura.
De Campos, uma grande delegação esteve presente, destacando os componentes da Liga das Escolas de Samba – o carnaval campista comemorou 176 anos em 2010 ! - , o pessoal pró Pólo de Cinema, e muita gente ligada a cultura do município, como o Presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz Pereira e Silvia Paes e Arlete Sendra, da Academia Campista de Letras.
Vale destacar a cordialidade com que todas as delegações foram recebidas pelo Prefeito Armando Carneiro, pela presidenta da Fundação Cultural de Quissamã, Rossana Vieira e pelo Secretário de Comunicação, Rodrigo Florêncio, entre outros.
Um momento especial da Conferência foi em que os gerentes dos diversos setores da Secretaria Estadual de Cultura, se dispuseram a tirar as dúvidas e prestarem informações aos presentes, a respeito de suas áreas. Destacamos aí, a Lorena (Diversidade Cultural), Fernanda Buarque de Holanda (Economia Criativa), Maria Cecília (Lei de ICMS) e a Gisela Cardoso (Audiovisual), esta, informando que em outubro, sairá um Edital específico para a área.
Por fim, foram eleitos a presidenta da Fundação Cultural de Qussamã, Rossana Viera, como representantes do gestores públicos da região e o nosso Antonio Roberto “Kapi” Góis Cavalcante, como representante do agentes culturais da região. Eles se juntarão aos outros representantes das diversas regiões do Estado, para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, em conjunto com o pessoal da Secretaria. Tivemos ainda, o Orávio Soares, Secretário de Cultura de Campos, indicado para organizar o Núcleo de Cultura do Norte do Estado.
Agora é esperar e torcer para que as sugestões sejam aceitas e que a cultura fluminense, principalmente do interior, possa ter o seu valor reconhecido e valorizado.
O ruim, como de costume, foi que nenhum vereador de Campos e também nenhum órgão de comunicação campista, esteve presente.
Humberto Moreira Rangel."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário