65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, setembro 27, 2010
"RJ 196 x BR 356: Uma diferença de R$ 1.322.604,00 por Km de obra"
O blog recebeu por e-mail a comparação e análise de um leitor-colaborador que prefere não se identificar. É interessante que colaboradores com conhecimento de causa ajudem nestas análises para que se tenha menores preço das obras públcas em nossa região. Pode ser que haja alguma explicação para esta diferença que o leitor aponta, para isso o blog se coloca à disposição para publicar:
"Professor,
É de difícil compreensão os valores dessas duas obras.
Ou a União, diga-se Dnit, tem um valor baixo, melhor, justo, pelo km de asfaltamento ou o Estado do Rio de Janeiro, atraves da secretaria de obras juntamente com o DER-RJ, tem um valor absurdamente alto.
O valor da obra para São João da Barra é de R$ 18.772.179,46 por 41,2 km.
Por km, a quantia é de R$ 455.635,
O valor da obra em Quissamã é de R$ 27.740.543,16 por 15,6 km de obras.
Por km, a quantia é de R$ 1.778.239, uma absurda diferença de R$ 1.322.604, por km de obra.
São duas obras com as mesmas características, reforma da pista de rolamento com asfaltamento do acostamento.
Caso o assunto seja de interesse de seu blog me proponho a enviar fotos dessas obras e quando e qual vai ser o primeiro a aparecer buracos, afinal de contas, o asfalto de hoje em dia é parente do Sonrisal, qualquer água de chuva e ele dissolve.
Somente quero permanecer anônimo.
Abraços."
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7 comentários:
Prezado Roberto. Por que não comparar também, com a restauração da CA. 170 Municipal, trecho Baixa Grande-São Bento, 3.kml51ml, por Cr$ 11 milhões e tanto (Vide comparativo feito a poucos dias pelo Dr. Cleber Tinoco.
Estranho... MUITO ESTRANHO. Na verdade, a palavra certa é ABSURDO!
É lamentável e revoltante ver nossos impostos escorrerem nos ralos das construtoras que depois finaciam as campanhas dos candidatos de situação.... viva o uso da máquina pública!
Importante, ressaltar que a BR-356 está sendo reformada por duas empresas, onde o serviço realizado por um até Cardoso é de uma forma e depois de Cardoso de outra.
É um absurdo!
Prezado Roberto. Causou-me, surpresa, manifestação feita em seu blog, sobre a aludida obra de Baixa Grande-São Bento, ao custo para nosso bolso de quase (Doze milhoões) de reais, sob o título de Estranho. MUITO ESTRANHO.ABSURDO. Conclamo, todos os campistas,a ficar-mos atentos às "Prioridades" e valores das obras e serviços em execução em nossa Terra. Acordem, enquanto é tempo. Politico, não gosta de marcação pontual cerrada. Vamos ser objetivos nas nossas observações. Não adianta falar genericamente. Temos que ser Pontuais, nos comentários.Em tempo: Obras ou serviços no interior podem passar despercebidos.Olho vivo que cavalo não desce escada.(Ibrahim Sued). "In memorian"
Prezado Roberto.Por favor faça uma comparação de preços com as obras da beira valão(alguns metros)por R$18.0000.0000,00 e Br 356 (alguns Kms) 18.000.000,00. seria muito importante essa analise.
Solicito ao próprio comentarista que traga para a gente esta análise.
Ou outro colaborador. O blogueiro está com pouco tempo, mas considera estas comparações e análises interessantes e importantes no debate do orçamento e dos serviços públicosem Campos e região.
Sds.
Não estou aqui para defender ninguem. Mas é até irresponsável fazer uma comparação apenas pela extensão da obra. Há que comparar as soluções. De cara vejo que na estadual estão incluidas melhorias operacionais, que na federal não estão. Há que saber o estado inicial das duas e o que será feito. Cuidado.....E ao blogueiro.não deveria aceitar insinuações maldosas de anònimo.
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