65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 15, 2010
SFI quer audiência pública da Ferrous também no RJ
A prefeitura do município de São Francisco do Itabapoana reclama a não realização de uma audiência pública no município, a exemplo da que será realizada amanhã em Presidente Kennedy, ES, em que a empresa Ferrous apresentará os dados do empreendimento e discutirá os impactos do mesmo para a comunidade.
Numa reunião ocorrida ontem à tarde, o secretário de Meio Ambiente de SFI, Roberto Vinagre, se reuniu com a sociedade civil organizada e representantes de órgãos ambientais para discutir os impactos socioeconômicos e ambientais que o porto da Ferrous Resources do Brasil, que será instalado em Presidente Kennedy (ES), provocará no município. O objetivo foi criar um grupo multidisciplinar para buscar entendimento com a Ferrous.
Durante a reunião, o secretário mostrou e explicou partes do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Ele também expôs sua preocupação com as demandas que serão criadas com a vinda do empreendimento para o município vizinho, principalmente nas áreas da saúde, educação e social.
Roberto Vinagre demonstrou o descontentamento com a forma como a empresa tem conduzido as conversas com os diversos grupos da sociedade. “Eles estão realizando reuniões separadas com cada grupo, mas só farão uma audiência pública no Espírito Santo, no município de Presidente Kennedy.
Entendo que um empreendimento desta magnitude teria que promover várias audiências até mesmo porque São Francisco irá receber impacto direto. Só após eles terem sanado todas as dúvidas e demandas é que deveriam ser contemplados com a Licença de Instalação”, destacou Vinagre. O secretário informou ainda que já encaminhou um pedido do prefeito ao IBAMA para que seja realizada uma audiência pública da Ferrous em São Francisco e vai comunicar ao Ministério Público Estadual e Federal.
Vários secretários e representantes de órgãos como a cooperativa de produtores rurais, colônia de pescadores e associações de moradores participaram da reunião. Todos os participantes foram unânimes ao reclamarem da falta de critérios e de informação em relação a São Francisco.
Na tarde desta quarta-feira (15/09) Vinagre, juntamente com o secretário de Meio Ambiente de Presidente Kennedy e de Marataízes, vai se reunir no município de Presidente Kennedy com representantes da Ferrous.
Fonte: Release da Secom SFI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário