65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, setembro 29, 2010
Votos válidos em Campos
Com o número de 334 mil eleitores há quem faça contas de que os votos válidos no município possam se aproximar de 300 mil. Às vezes ouço que em Campos teremos 280 ou 290 mil votos válidos para deputado. Avalio que estes números estão superdimensionados.
Nas eleições de 2006 tivemos 163 mil votos válidos para deputado federal e 236 mil para estadual. Por eles estimo que devemos ter cerca de 200 mil votos válidos para deputado federal e 250 mil para estadual. Isto considerando o fato de que desta vez, os primeiros votos a serem dados pelo eleitor serão para deputado estadual e depois deputado federal.
Desta forma, um candidato a deputado estadual que esteja pontuando nas pesquisas locais com 10% dos votos poderia estimar sua votação local em 25 mil votos. Para federal, o mesmo percentual daria cerca de 20 mil votos.
A diferença entre a estimativa de crescimento que o blog faz diferente para um e outro é que, nas eleições de 2006 o número de votos válidos para federal foi muito baixo, o mesmo não ocorrendo para estadual.
Assim, haveria mais espaço para crescimento do primeiro do que do segundo. Há muita gente que acompanha estes números de perto. O blog abre espaço para a discussão sobre o assunto. No mais é conferir depois.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Roberto.
VOTO LIMPO X VOTO SUJO
Só há uma hipótese de se votar limpinho com os políticos que estão concorrendo, somente se o TRE entregar as urnas limpinhas.
Postar um comentário