65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, outubro 14, 2010
Cesar Maia já sinaliza que Marina não fará o que Serra deseja!
Em seu ex-blog, o ex-prefeito e candidato derrotado ao Senado pelo DEM do Rio, Cesar Maia, faz um hoje um libelo pressionado a senadora que sabe que sua situação é delicada e, com a campanha suja e à direita feita por Serra, um apoio ao tucano, como querem os donos do seu partido, marcará defintivamente sua carreira política.
Por isso, Marina vem sistematicamente sinalizando que não garante acompanhar os passos do partido que se sentiu atraído pela promessa de 4 ministérios feitas por Serra. Veja o que disse Cesar Maia, hoje, em seu ex-blog, quase que dando como favas contadas, a negativa de Marina ao apoio a Serra:
"A ideia que um voto circunstancial e conjuntural dá ao politico que o atraiu garantia que esses eleitores continuarão com ele é ingênua.
O PV, no dia 17, vai decidir..., não decidir. Imagina -ingenuamente- que, com isso, não se contamina em nenhum dos dois lados e sai da eleição como um tercius. Ilusão treda, diria Augusto dos Anjos.
Nos últimos meses, tivemos dois casos assim em eleições presidenciais: o jovem Ominami no Chile e o ex-prefeito de Bogotá Mockus na Colômbia. Votações que foram além desses 20% de Marina e com mais conteúdo, e claro, sempre dentro do figurino ficha limpa x política ficha suja. Ominami inclusive lavou as mãos no segundo turno. Poucos meses depois não há sinal da liderança de ambos e da referência que foram na eleição presidencial."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Marina está correndo um sério risco de ir para o ostracismo, como ocorreu com Heloísa Helena.
Muita pose para pouco cacife. É só observar a composição do Senado, do Congresso e das Assembléias Legislativas.
Os que votaram nela, sequer pensaram em dar-lhe sustentação para governar.
PSDB? Aborte esta idéia.
ACORDA MARINA:
O problema de Marina Silva é justamente José Serra, que tem procurado fazer um discurso que seria dela, ou seja, manutenção do programa de governo com uma série de mudanças. A campanha de Marina não percebeu isso e se encantou com a terceira via, algo que não existe a não ser no imaginário de políticos sem propostas concretas. Por isso, ela fica criticando tanto o governo quanto a oposição. Enquanto isso, Serra tenta tomar o seu lugar com o apoio da velha mídia.
SERRA VAI TE PASSAR A PERNA!
E ANuma entrevista concedida ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, antes do primeiro turno, Dilma afirmou ser categoricamente contra a reforma do código Florestal proposta pelo deputado Aldo Rebelo, com apoio da base ruralista.
O candidato José Serra dificilmente poderá condenar a reforma proposta, sem desagradar a base ruralista que o sustenta, principalmente a senadora do DEM, Kátia Abreu, que muito batalhou pela tal reforma.
Serra ganhou em SC, PR, MS, MT, RO, AC e RR. É só ver o mapa para constatar que Serra venceu em todos os estados onde o Agronegócio é hegemônico, menos um, Goiás, mas está batalhando firme para isso. Até atribuiu a Marconi Pirillo a criação do programa Bolsa família.
Agro negócio não combina com economia sustentável. Todavia, muitos representantes do PV parecem não estar preocupados com isso, tanto que apoiam a coligação DEM-PSDB em vários estados.
Defender a agenda do Meio Ambiente quando se é sustentado pelo Agronegócio é a questão que o candidato José Serra deve responder aos eleitores em geral, não somente aos eleitores de Marina Silva.
Marina afirmou, várias vezes, que saiu do Ministério por diferenças com o então ministro da Agricultura, Reinhold Stephan e o ex-governador do MS Blairo Maggi, não com Dilma como gostam de afirmar alguns jornalistas.
“Os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.
Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
Marina morena você se pintou...
ou melhor pintaram você!
Como a Marina e seus seguidores verdes, pelo menos os sinceros, foram cair numa armadilha dessas, como podem manchar uma trajetória de vida e política de anos se colocando a serviço de forças e interesses que parecem desconhecer, tudo por causa de quinze minutos de fama na Rede Globo, que a teria triturado com os mesmos argumentos vis e baixos com que faz com Dilma se ela efetivamente tivesse viabilidade eleitoral).
Postar um comentário