sexta-feira, outubro 01, 2010

Eleições 2010: Conceição de Macabu

A Rede Blog das eleições 2010 está se formando. Por conta dela, já começam a chegar as contribuições de diversos municípios de nossa região e dos distritos e bairros de Campos.
Esta abaixo é do Marcelo Abreu, que enviou um texto falando sobre as eleições do seu municípo: Conceição de Macabu. Seu blog está hospedado aqui no Portal "Guia Macabu".
Ele no vizinho município que oblog publica abaixo:
"Eleições 2010 em Conceição de Macabu" "Um dos menores municípios do Norte Fluminense, com 22.000 habitantes (Estimativa do IBGE) e 348 Km², localizado há 230 Km do Rio de Janeiro, 92 Km de Campos e 41 Km de Macaé, tem uma história política marcada por fatos curiosos, como o Plebiscito de Emancipação, realizado em 1952, que foi o primeiro do Brasil e o único com resultado unânime (99,8% de aprovação e 0,2% de nulos e brancos). Esse plebiscito pôs fim a uma luta de 60 anos pela emancipação, que teve início em 1892, quando foi emancipado (1891) e, 364 dias depois, reconduzido a condição de distrito de Macaé. Incluindo a emancipação “provisória” de 1891 até os dias de hoje, Conceição de Macabu teve 16 prefeitos, dos quais três exerceram dois mandatos. Por 4 ocasiões o município foi governado por interinos, substitutos dos eleitos, presidentes da câmara ou vice-prefeitos. Alguns críticos e cientistas sociais dizem que o eleitor macabuense é um dos mais conscientes e politizados da região. Tal constatação se faz após a análise de que nunca um prefeito em exercício conseguir eleger seu substituto e, de que desde 1982, que nenhum candidato obtem mais de 38% dos votos válidos. A polarização política em três, até quatro candidatos é comum, o que leva os tradicionais caciques a se precaverem para eventuais derrotas. Nas eleições de 2010 um fato novo domina o panorama político macabuense: pela primeira vez um candidato a deputado, no caso federal, reuniu em torno de si, os últimos grandes vencedores das eleições locais, juntando inimigos viscerais. Como em geral os candidatos de Campos e Macaé são bem sucedidos na cidade, é de se esperar para medir o nível de transferência de votos desses caciques. O município tem aproximadamente 16.000 eleitores, divididos em 58 seções eleitorais, dos quais 48 ficam na cidade e bairros periféricos. Essa é outra característica do município, que tem 88% de população urbana, dos quais 95% na área do primeiro distrito – o restante vive em Macabuzinho, segundo distrito. Macabuzinho com seus 600 eleitores e mais dez seções perfazem a distribuição dos locais de votação nas áreas rurais e logradouros como Piteira, Curato de Santa Catarina, São Domingos, Tavares e Capelinha. O ponto nevrálgico da eleição local situa-se em dois eixos: o eixo Tobias-Frei Valério com 25% dos eleitores e o triângulo das bermudas formado pela Emater-Maria Lobo-Bosque, com outros 25% dos eleitores. Nesses dois perímetros cerca de 8 a 9.000 eleitores votam. Além desses perímetros, o CIEP-271, o Colégio Bocaina e as seções do Porto, Vila São José, Rhódia e Usina são decisivas e concentram milhares de pessoas. Marcelo Abreu – blogueiro: www.guiamacabu.com.br/marceloabreu"

Nenhum comentário: