Esta abaixo é do Marcelo Abreu, que enviou um texto falando sobre as eleições do seu municípo: Conceição de Macabu. Seu blog está hospedado aqui no Portal "Guia Macabu".
"Eleições 2010 em Conceição de Macabu"
"Um dos menores municípios do Norte Fluminense, com 22.000 habitantes (Estimativa do IBGE) e 348 Km², localizado há 230 Km do Rio de Janeiro, 92 Km de Campos e 41 Km de Macaé, tem uma história política marcada por fatos curiosos, como o Plebiscito de Emancipação, realizado em 1952, que foi o primeiro do Brasil e o único com resultado unânime (99,8% de aprovação e 0,2% de nulos e brancos). Esse plebiscito pôs fim a uma luta de 60 anos pela emancipação, que teve início em 1892, quando foi emancipado (1891) e, 364 dias depois, reconduzido a condição de distrito de Macaé.
Incluindo a emancipação “provisória” de 1891 até os dias de hoje, Conceição de Macabu teve 16 prefeitos, dos quais três exerceram dois mandatos. Por 4 ocasiões o município foi governado por interinos, substitutos dos eleitos, presidentes da câmara ou vice-prefeitos.
Alguns críticos e cientistas sociais dizem que o eleitor macabuense é um dos mais conscientes e politizados da região. Tal constatação se faz após a análise de que nunca um prefeito em exercício conseguir eleger seu substituto e, de que desde 1982, que nenhum candidato obtem mais de 38% dos votos válidos. A polarização política em três, até quatro candidatos é comum, o que leva os tradicionais caciques a se precaverem para eventuais derrotas.
Nas eleições de 2010 um fato novo domina o panorama político macabuense: pela primeira vez um candidato a deputado, no caso federal, reuniu em torno de si, os últimos grandes vencedores das eleições locais, juntando inimigos viscerais. Como em geral os candidatos de Campos e Macaé são bem sucedidos na cidade, é de se esperar para medir o nível de transferência de votos desses caciques.
O município tem aproximadamente 16.000 eleitores, divididos em 58 seções eleitorais, dos quais 48 ficam na cidade e bairros periféricos. Essa é outra característica do município, que tem 88% de população urbana, dos quais 95% na área do primeiro distrito – o restante vive em Macabuzinho, segundo distrito. Macabuzinho com seus 600 eleitores e mais dez seções perfazem a distribuição dos locais de votação nas áreas rurais e logradouros como Piteira, Curato de Santa Catarina, São Domingos, Tavares e Capelinha.
O ponto nevrálgico da eleição local situa-se em dois eixos: o eixo Tobias-Frei Valério com 25% dos eleitores e o triângulo das bermudas formado pela Emater-Maria Lobo-Bosque, com outros 25% dos eleitores. Nesses dois perímetros cerca de 8 a 9.000 eleitores votam. Além desses perímetros, o CIEP-271, o Colégio Bocaina e as seções do Porto, Vila São José, Rhódia e Usina são decisivas e concentram milhares de pessoas.
Marcelo Abreu – blogueiro:
www.guiamacabu.com.br/marceloabreu"
Nenhum comentário:
Postar um comentário