65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, outubro 10, 2010
Frei Beto: Dilma e a Fé Cristã
O texto intimista de Frei Beto circula pela grande rede e merece sua leitura pelo que ele suscita de reflexão, sobre as mentiras emanadas da campanha tucana:
"Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária aos princípios do Evangelho e da fé cristã"
________________________________________
"Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte.
Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.
Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho.
Nada tinha de “marxista ateia”.
Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.
Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória -diria, terrorista- acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos.
Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.
Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo.
Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica.
Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho.
É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam.
Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto…
Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.
Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.
Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.
A resposta de Jesus surpreendeu: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…” (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.
Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção."
________________________________________
FREI BETTO, frade dominicano, é assessor de movimentos sociais e escritor, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros livros. Foi assessor especial da Presidência da República (2003-2004, governo Lula).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Quanto será que ele não recebeu para divulgar isso? Fala sério o PNDH 3 é uma afronta aos princípios religiosos. Vamos esperar o final das eleições para ver quem está certo e quem está errado. Passar bem
Não dá para acreditar que diante de um Estado que se diz laico, a discussão central da agenda dos dois candidatos à presidência se resuma às questões da fé cristã,
Esse frei não tem autoridade para falar em nome de religião. Ele não vive o que Deus deixou para ser vivido:
" Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne." Gn 2,24
"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
1 Timóteo 3:2
Sabe que admiro quem toma pra si a autoridade de dizer o que Deus quer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Demais!
Voce tem autoridade moral para tal feito?
Você está dentro dos padrões divinos de saber quem representa Deus?
UAUUUUUUU!
Você é possuidor de poderes para JULGAR?
Êpa...mas isso não consta na Bíblia!
MEU VOTO É PRA DILMA!
E ainda bem que tempos atrás as pessoas não acreditaram nas MESMAS loucuras religiosas que também JULGARAM LULA!
Ele seria o destruidor das Igrejas, dos lares, perseguiria religiosos...
E ISSO NÃO ACONTECEU! O PAÍS AVANÇOU E MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Na verdade, o que tenho visto disseminar...é a COMPRA DA SALVAÇÃO, O COMÉRCIO DE OBJETOS RELIGIOSOS e o JULGAMENTO VIL SOBRE OS SERES HUMANOS...
ISSO É LAMENTÁVEL!
Creio no Cristo! Creio em Deus!
Mas meu Deus é PAI! Não provoca medos!
E pra mim esse assunto encerrou!
Sem mais IBOPE para questões dessa ordem!
Ora,Frei Beto afirma que Dilma é uma pessoa cristã, e Frei Beto é um homem honrado.
Por que a discussão ?
Postar um comentário