65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, outubro 04, 2010
Garotinho terá agora que esperar o TSE/STF
Ele fez a parte que lhe cabia, enquanto político: buscar apoio e os votos da população. Saiu de uma arena de luta mais conturbada e hostil (por conta da condição jurídica em que se encontrava), de disputa para o governo estadual e foi para uma área mais livre da eleição proporcional de deputados.
O fato em si, porém, não deixa dúvidas sobre os desdobramentos pós-eleitoral: não há dúvidas que, o ex-governador que teve cerca de 700 mil votos, terá a sua diplomação, e consequentemente, de todos os que estão sendo puxados para a eleição de deputado federal pelo PR, dependente da decisão favorável do Pleno do TSE, ou, no caso de uma derrota na Justiça Eleitoral, da decisão final do STF.
Uma decisão confirmando a validade da lei do "Ficha Limpa" já para as eleições deste ano e a condenação em colegiado de Garotinho, mudaria o quadro dos eleitos.
Independente de vontades ou desejos e ainda da pressão que uma votação simbólica como esta do ex-governador produz, a decisão está nas mãos da Justiça. Isto é fato, e a isto se chama concorrer "sub-júdice".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Ola, Roberto...
Com relacao as eleicoes e a repercussao no noticiario internacional, sinto informar que infelizmente nos brasileiros viramos motivo de piada no mundo, com a eleicao de Tiririca e acorrpcao que reina no nosso meio politico. O artigo ainda cita Garotinho e como Tiririca conseguiu uma margem maior de votos sobre garotinho sendo candidato a deputado federal, fazendso um paralelo de quando Garotinho era governador...
De uma olhada no link da BBC:
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-11465127
Um abraco
Clinio Amaral
Mesmo combatido diariamente por setores da mídia ele conseguiu fazer um pouco mais que lhe cabia: derrotou Arnaldo em Campos, apesar de todo preconceito foi o mais votado na capital, foi o mais votado no Estado e segundo mais votado no País. É muita coisa. E o TSE já sinalizou que o voto pertence ao partido e não ao candidato, então zerar tudo é dificil.
Caso o Garotinho perca o mandato, quantos o PR faz? e quem sai?
Que essa justiça seja feita, pois aqui no Brasil falha muito, principalmente com relaçao a família GAROTINHO.
E Arnaldo em mesma situação não teve seus votos computados...pessimoooooooo....
Clinio Amaral,
Cara, o quando alguém ataca garotinho utilizando de dados falsos ou mentira, o efeito é oposto.
Pois parece que na falta de argumentos criam falsos argumentos.
Digo isto, pois a reportagem exibida no link que você passou, apenas cita que garotinho ex-governador do Rio foi o 2º mais votado do Brasil.
Não faz "um paralelo de quando Garotinho era governador"... muito menos se refere a ele pejorativamente.
Vamos aos fatos, por favor.
Querendo ou não, aceitando ou não, Garotinho é o mais votado, e o povo tem o direito soberano do voto.Isso é democrasia. E certamente, o TSE saberá reconhecer isso. Se não fosse isso, os mensaleiros não estariam aí no governo, alguns entrando, e outros tentando entrar. E viva o Brasil!
Eles ganharam merecidamente, votaram neles por vontade própria, agora deixamos eles desenvolverem seus trabalhos.
Prezados
Antes de alguém falar, ou de escrever algum tipo de bobagem, ou até de torcerem contra, sugiro ler a liminar que foi concedida ao Garotinho.
Por si só, a referida decisão judicial demonstra claramente que é questão de dias para que o Governador e grande vencedor das eleições de 2010, obtenha a decisão favorável do Colegiado.
O primeiro parágrafo do seu comentário e o que Guilherme Belido faz no seu Blog, sobre o mesmo assunto, são praticamente iguais.
Gostaria de perguntar e ter resposta se vcs estão parciais no apoio ao mandato conquistado por candidato com problemas na justiça.
João Marcos G. Ferreira
Meu comentário naõ foi. Estou repetindo. Você e o GuilhermeBelido, pelo que escreveram nos seus blogs sobre a conquista de Garotinho, estão a favor de candidatos vitoriosos com ficha suja?
Gostaria de ter minha pergunta respondida.
João Marcos
Recebi um telefonema de Garotinho(gravação), agradecendo o voto, pena que não pude responder que não votei nele e jamais votaria.
Postar um comentário