65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, outubro 21, 2010
Manifesto dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional
"Em defesa de uma Educação Científica, Técnica e Tecnológica pública, gratuita, de qualidade e para todos"
"Manifesto dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional"
A educação profissional e tecnológica (EPT) tem sido chamada, nos anos recentes, a participar de maneira mais intensa e integrada do processo de desenvolvimento nacional. E isso se deve tanto aos ainda grandes problemas educacionais presentes em nossa sociedade, quanto ao valor específico dela enquanto uma forma de educação que integra ciência, tecnologia, trabalho e cultura. Num ambiente de crescimento acelerado como o que o Governo Lula possibilita ao nosso país, sua participação será ainda mais necessária.
Neste momento de discussão e definição dos rumos da Nação pelos próximos quatro anos, cabe a nós, trabalhadores da educação profissional e tecnológica espalhados por todo o Brasil, vir a público manifestar nossa posição quanto às diferentes propostas e, principalmente, as duas experiências concretas recentes de gestão da educação profissional e tecnológica, a saber, os governos FHC/PSDB e Lula/PT. Para essa tomada de posição, devemos partir das experiências reais, mais do que das manifestações de intenções contidas nas propostas eleitorais, como balizadoras do que cada projeto pode fazer para tornar de fato a educação profissional e tecnológica uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento nacional.
As diferenças entre o projeto do PSDB/Serra e do PT/Dilma para a educação profissional são gritantes. Ao longo dos oito anos do Governo FHC/PSDB a ideologia neoliberal dominante tratou a educação profissional e tecnológica como assunto do mercado, não cabendo qualquer papel relevante ao estado e seus agentes políticos. A rede federal foi entregue à própria sorte, sem recurso para custeio básico quanto mais para investimento em desenvolvimento tecnológico, gerencial ou pedagógico. Culminando com a proibição de sua expansão (Lei 9.649/98) e com a separação do ensino técnico da formação geral (Decreto 2.208/98).
Os estados, para acessar o reduzido recurso disponível no MEC para ampliação de suas redes, foram obrigados a assumir um modelo de organização e oferta que em nada refletiam suas experiências e interesses. A aparente ausência de política de EPT dos governos FHC/PSDB, mais que falta de política, deve ser compreendida pela sociedade brasileira por aquilo que realmente foi, isto é, uma política clara e deliberada de suprimir a responsabilidade do Estado com educação para o trabalho e repassar integralmente essa tarefa ao mercado.
O Governo Lula/PT, ao contrário, desde o início percebeu a importância da EPT e da educação como um todo para o país e o papel estratégico do Estado na sua oferta com qualidade, o que se verifica pelo orçamento da educação que no governo anterior girava em torno de 19 bilhões de reais e hoje ultrapassa a casa dos 59 bilhões. Isso pode ser comprovado pelos vultosos investimentos na elevação do padrão de qualidade e ampliação substantiva da rede federal com a criação de mais 214 novas escolas, no estabelecimento de uma política permanente de ampliação e reposição do quadro de pessoal com a fixação das carreiras docente e técnico-administrativa e, mais recentemente, no apoio aos estados e municípios por meio do Programa Brasil Profissionalizado e do Proejafic. Além da descentralização da oferta com a criação de novos campi em regiões historicamente marginalizadas e com ações inclusivas, destinadas principalmente a população em situação de risco social com programas como Escola de Fábrica, Pró-jovem, Proeja, Rede Certific e Mulheres Mil.
Esse conjunto de políticas é articulado e potencializado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, protagonizando o processo de expansão das políticas educacionais federais, não só pela sua natureza e missão, mas também pela sua estrutura institucional que permite uma atuação no ensino médio, nos cursos superiores e nas licenciaturas em todos os estados brasileiros. São 38 Institutos Federais distribuídos em 354 unidades, ou seja, representam uma capilaridade sem precedentes anteriores na educação federal e que podem contribuir decisivamente e de forma específica para o processo de desenvolvimento de cada região do País. Os Institutos trazem inovações na dimensão política, institucional e pedagógica que os habilitam para um papel estratégico na formulação das políticas de educação do Estado brasileiro.
Essa foi a EPT desenvolvida por LULA, uma EPT pública, gratuita, de qualidade, que valoriza os trabalhadores da educação e que atende o povo brasileiro nos rincões mais afastados do País. Nós, trabalhadores e trabalhadoras da EPT nos posicionamos, sem nenhuma dúvida, pela continuidade e aprofundamento deste projeto, ao lado de quem defende estes princípios. Por isso estamos com LULA. Por isso confiamos em Dilma.
Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2010
ELIAS VIEIRA DE OLIVEIRA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO ACRE
SÉRGIO TEIXEIRA COSTA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
EMANUEL ALVES DE MOURA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ
JOÃO MARTINS DIAS REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS
SEBASTIÃO EDSON MOURA REITOR- NSTITUTO FEDERAL BAIANO
AURINA OLIVEIRA SANTANA REITORA-INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
CLÁUDIO RICARDO GOMES DE LIMA REITOR-INSTITUTO FEDERAL CEARÁ
ALÉSSIO TRINDADE DE BARROS REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
DENIO REBELLO ARANTES REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CIBELE DAHER BOTELHO MONTEIRO REITORA-INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
PAULO CÉSAR PEREIRA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
JOSÉ FERREIRA COSTA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
MARIO SÉRGIO COSTA VIEIRA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS
CAIO MÁRIO BUENO SILVA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
SÉRGIO PEDINI REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS
EURÍPEDES RONALDO ANANIAS FERREIRA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
JOSÉ BISPO BARBOSA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO
MARCUS AURÉLIUS STIER SERPE REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
EDSON ARY DE OLIVEIRA FONTES REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA SILVA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
SÉRGIO GAUDÊNCIO PORTELA DE MELO REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO
FRANCISCO DAS CHAGAS SANTANA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
FERNANDO CÉSAR PIMENTEL GUSMÃO REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
BELCHIOR DE OLIVEIRA ROCHA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
RAIMUNDO VICENTE JIMENEZ REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA
EDVALDO PEREIRA DA SILVA REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA
ANTONIO CARLOS BARUM BROD REITOR-INSTITUTO FEDERAL SUL RIOGRANDENSE
CLÁUDIA SCHIEDECK SOARES DE SOUZA REITORA-INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CONSUELO APARECIDA SIELSKI SANTOS REITORA-INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
FRANCISCO NAIRTON DO NASCIMENTO REITOR-INSTITUTO FEDERAL DE TOCANTINS
VERA MARIA FERREIRA RODRIGUES DIRETORA GERAL DO COLÉGIO PEDRO II
MIGUEL BADENES P. FILHO DIRETOR GERAL DO CEFET RJ
LUIZ EDMUNDO VARGAS DE AGUIAR PRÓ-REITOR DO IFRJ
ARMANDO DOS SANTOS MAIA PRÓ-REITOR DO IFRJ
MÔNICA ROMITELLI DE QUEIROZ PRÓ-REITORA DO IFRJ
AMARO LUIZ NOGUEIRA FALQUER PRÓ-REITOR DO IFRJ
MARILISE ESTEVES PRÓ-REITORA DO IFRR
GARABED KENCHIAN PRÓ-REITOR DO IFSP
JEJUSA RITA SANCHES PRÓ-REITORA DO IFBAIANO
ROBERTO MORAES PRÓ-REITOR DO IF FLUMINENSE
JESUE G. SILVA PRÓ-REITOR DO IFSC
VIANE RAMOS DG CAMPUS SERTÃO IFRS
JANETE JACCHETTI DG CAMPUS CANOAS IFRS
MARCOS TADEU COUTO PRÓ-REITOR IFRJ
PAULO SANGOI DG CAMPUS POA IFRS
JULIO SANDRO HECK VICE-DIRETOR CAMPUS POA IFRS
MURICIO SALDANHA MOTTA DIRETOR DE ENSINO CEFET-RJ."
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4 comentários:
Pena que vc são mencionou também a paralização de 24 horas ontem (21/10)dos profissionais de educação do município de Campos e manifestação ocorrida com caminhada da Faculdade de Direito (onde houve palestras) até o calçadão, reivindicando entre outras coisas, eleições para diretores, já que hoje são escolhidos por vereadores, verba do FUNDEB destinada a quem de direito, chamada dos concursados de 2008 e o plano de cargos e salários que está parado. Será que não é importante? Ou só das Federias que são?
Francisco, não misture "alhos om bugalhos" o seu comentário cita uma outra situação - Ensino Municipal de nossa cidade "Campos intrépida e formosa". O blogueiro não deixou vocês a parte. Penso que ele dará sua opinião sobre o que aconteceu e acontece com a Educação na nossa Campos.
Quanta gente querendo obter ou manter uma sinecura, uma boquinha nol governo petista ...
Ao contrário do que escreve o comentarista das 10:34, os reitores dos IFs, assim como das Universidades Federais são eleitos e têm mandato que indepenpendem da Presidência da República.
Mais uma bobagem da turma de Serra que fala sem saber.
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