sexta-feira, outubro 15, 2010

Membro da sociedade civil reclama burocracia para participar do debate do orçamento na Câmara

O blog recebeu do professor e assistente social, Rentato Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, como representante da sociedade civil enviou ao blog a reclamação abaixo: "Por que a Câmara de Vereadores dificulta a participação na discussão do orçamento?" "Há um ano e meio presido, pela sociedade civil, o Conselho Municipal de Assistência Social deste município, e nesta qualidade acompanhado de ata de eleição e posse e da lei de criação do conselho compareci na tarde de hoje na “casa do povo” para me inscrever para audiência do próximo dia 18 onde será discutida a lei orçamentária para 2011.
Para minha surpresa a funcionária encarregada de realizar a inscrição, numa caricatura do que nas piadas se descreve o funcionário público, me diz que faltava um documento; a publicação de meu nome em Diário Oficial. Ainda tentei argumentar que em contato telefônico mais cedo a mesma teria orientado que de posse da ata a publicação não era necessário,mas nada foi suficiente para vencer a barreira da burocracia que como a funcionária fez questão de lembrar não é nova,mas nem por isso menos desnecessária.
Diante disto questiono;a serviço de quem estão estas regras que “filtram” e dificultam o acesso e a palavra da sociedade na audiência?A quem elas beneficiam?O que temem os poderes públicos municipais para dificultarem tanto o acesso a esta plenária?E olha que foram os mesmos que se queixaram no ano passado quando quase ninguém se interessou por ir lá fazer este debate, já descrentes do processo que discutia mas aprovava que o prefeito pode depois fazer o que quiser.
Resta dizer que lá também fui informado que o importante Conselho das Cidades também não conseguiu se inscrever porque também não tinha a tal publicação.
Em fim só consigo me lembrar da frase do professor Rodrigo Serra; “Pobre cidade rica”,tanto dinheiro,tanto por fazer e tão pouco espaço para discutir. Um abraço, Renato Gonçalves. Obs:Em anexo a foto do "telhado de vidro" que aproveitei para fazer nesta visita."

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Roberto. Foi com surpresa, que lí um comentário, postado em seu blog, de que um representante da Sociedade Civil Organizada, foi obstado de inscrever-se, para debater o Orçamento Municipal para 2011, por questões meramente burocráticas. Pelo que sei, o nobre atual Presidente da Casa, é pessoa de indiscutível espírito Democrático, pela lanheza com que trata a todos. Aí vai um conselho, com todo o respeito, ao Rogerio. "Não faça o mesmo dos mesmos". Você, tem competencia e credibilidade para fazer a diferença, entre as antigas práticas e o que os dias atuais estão a clamar. Olhe para frente. O Mundo mudou. Não fique atrelado ao que não deu certo. Os que hoje te aconselham (presumo) podem, amanhã, estarem fora do Poder. Você, tem clarividencia e credibilidade (ainda)de transitar entre os contrários. Esta poderá ser a diferença. O futuro de nossa Terra pode estar aí. Se esta é a Casa do Povo, por que não abri-la para todos? Com a palavra V. Excia. Aguardo.

Anônimo disse...

CABE MANDADO DE SEGURANÇA, USE A JUSTIÇA ,ASSIM ELES APRENDEM, PEÇA JUSTIÇA GRATUITA, ALGO TEM QUE MUDAR NESTA CIDADE, E CABE A NOS FAZER ISTO. ABRAÇOS

Anônimo disse...

GOSTEI DESTAS PALAVRAS, ENCAIXA DIREITINHO PARA NOSSA CAMPOS DOS GOYTACAZES, PARABÉNS PELO DITO. Em fim só consigo me lembrar da frase do professor Rodrigo Serra;
“Pobre cidade rica”,tanto dinheiro,tanto por fazer e tão pouco espaço
para discutir.
Um abraço,
Renato Gonçalves.