sexta-feira, outubro 01, 2010

Pesquisa do IBPS para Câmara e Alerj

A pesquisa divulgada hoje pelo IBPS indica um percentual muito grande ainda de indecisos: 50% dos eleitores ainda não escolheram o seu deputado federal, e em torno de 40%, ainda não decidiram o deputado estadual. Por estes números vê-se que a pesquisa se baseia em números insuficientes. Foram entrevistados 5.027 eleitores em todo o estado do Rio, de 28 a 30 de setembro. O IBPS normalmente trabalha com entrevistas por telefone. Na pesquisa para as eleições proporcionais ela tem mais facilidade em identificar candidatos com votações mais espalhadas. De qualquer forma, no quadro abaixo, é possível identificar que mesmo com as votações ali referenciadas eles podem não conseguir se eleger. Enfim vejam os números e suas projeções: Pelo levantamento para a Câmara Federal, a candidaturao do ex-governador, que ainda depende de decisão do TSE, teria 702 mil votos. Em 2º lugar, o ex-jogador Romário (PMN), com 220 mil votos; 3º lugar, Jandira Fedhali (PCdoB), 104 mil; 4º lugar, Andreia Zito (PSDB) 94 mil; 5º lugar, Leonardo Picciani (PMDB) 92 mil; 6º lugar, 6º, 7º, 8º lugar, Arnaldo Vianna (PDT), 68 mil; Chico Alencar (PSOL) 68 mil; Alessandro Molon (PT) com 68 mil; 9º lugar, Washington Reis (PMDB) 66 mil e 10º lugar Alexandre Cardoso (PSB) 64 mil. Para a Assembleia Legislativa (Alerj): 1º) Wagner Montes (PDT), 497 mil votos; 2º) Clarissa Garotinho (PR), 118 mil; 3º) Domingos Brazão (PMDB), 90 mil; 4º) Pedro Augusto (PMDB), 88 mil; 5º) Paulo Melo (PMDB) 84 mil; 6º) Sabino (PSC) com 82 mil; 7º) Cidinha Campos (PDT) 77 mil; 8º) Marcelo Simão (PMN/PSB) 68 mil; 9º) Carlos Minc (PT) com 64 mil; 10º) Andréia do Charlinho (PDT) 61 mil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Completando: isso mostra que boa parte do povao gosta das milicias, sejam da lapa ou das favelas cariocas...

Anônimo disse...

O Ministro do TSE Marcelo Ribeiro deu mais uma liminar favorável Arnaldo Viana. Não adiantou muito pois devido a problemas com o TCE e TCU ele ainda não conseguiu o registro, mas voce não acha estranho que todas as decisões em que personagens da nossa cidade estão envolvidos ele sempre se posiciona a favor de um grupo e sempre contra o outro. Será coincidência?

Anônimo disse...

Roberto,

Se o resultado das urnas confirmar o que as pesquisas apontamm, teremos um cenário muito interessante.

Dos 10 primeiros da pesquisa, temos apenas 2 do PMDB. E vários desses 10 são de oposição ou têm relativa independência (garotinho, zito, molon, chico alencar, jandira).

Ou seja, Cabral poderá perder a força e o controle que tem sobre a bancada hoje.
Na alerj, respeitadas as proporções, pode ocorrer algo semelhante...

Abs.