quarta-feira, outubro 06, 2010

Posição do blog: aqui não é espaço para a mistura oportunística e leviana de religião com política!

O leitor Helton Cardoso há tempo frequenta este espaço. Muitos já devem ter lidos seus comentários. Como é natural, aqui neste blog, cada um expõe e defende suas opiniões com argumentos mais ou menos veementes, desde que sem acusações sem provas. Desta forma, assim como o blogueiro, defendeu posições em relação à candidatura à Presidência da República, só que diversa do blogueiro. Sem nenhum problema até aqui. Só que nos dois últimos dias, o sr. Helton passou a defender e expor sua opinião, misturando os assuntos da política com religião como alguns fanáticos e oportunitas passaram a fazê-lo, com interesses escusos e nefastos à democracia no entender deste blog. De forma clara e contundente, este blog deixa claro que não compactua com este tipo de mistura que tende a levar a uma visão fundamentalista ruim ao convívio em sociedade. Para o blogueiro, a religião e o que ela pode motivar na vida do cidadão tem fórum íntimo, e não deve ser por isto, motivador de encaminhamentos e/ou decisões políticas. Por conta disso, não vai dar espaço a este tipo de mobilização que condena veeementemente. Quem quiser que o faça em espaço próprio, mas não aqui.

46 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, fiquei sabendo agora que motoqueiros parados em um sinal atiraram contra um carro agora em frente a faculdade universo, aonde vamos parar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Boa noite, professor.
Desculpe-me,mas achei sua postura um tanto parcial.
Quando se comenta sobre uma política a qual envolve princípios religiosos e afetam os princípios de uma vida fundamentada na base cristã, há que se ter oportunidades de expormos nossos pensamentos e vivências, afinal de contas, vivemos num mundo entrelaçado de política e religião. Se o senhor não tem uma, não pode entender o que é defender o princípio da vida.
Ou então o senhor é ateu.
Quando surgem postagens relacionadas com política, rola muita falação baixa, e muitas vezes, o senhor as publica, por que quando se refere a posições de religião o senhor se torna tão severo?
Todos nós formamos o blog, ou não?
Se nos tiram a liberdade de expressão quanto a todos os assuntos, se tem um blog com uma atitude,vamos dizer, antipática...
Desculpe-me, acho que podemos participar comentando com liberdade de expressão, coisa difícil hoje em dia. É só o senhor ligar a moderação, e tudo bem.
Abçs. jane

Anônimo disse...

Eleitor de Serra:
Uma mentalidade que divide o mundo entre “empresários” e “trabalhadores”, porque não sabe que um empresário que realmente constrói alguma coisa, é também um trabalhador. Uma mentalidade que, apesar de não fazer parte nem dos 20% mais ricos do Brasil, se crê um membro da “elite”, e se coloca em oposição aos “trabalhadores”. Uma mentalidade que opõe os dois lados da equação, e não percebe que ao multiplicar o valor de um lado da equação, você também aumenta o valor do outro lado. Uma mentalidade que, em síntese, representa o passado, o andar para trás. Um dinossauro, no momento exato em que um cometa se choca com o planeta.
Por isso voto em Dilma!

Roberto Moraes disse...

Cara Jane,

A moderação já está ligada há tempo. O que importa não é se sou ateu, e não sou, o caso é o de uso de recursos baixos para a propagação de apoios baseados em posições religiosas de maneira torpe e vil, a meu juízo.

O blog é formado por todos que colaboram, lêem, comentam, provocam, elaboram, reelaboram, etc. e assim continuará, como aliás, há seis anos e dois meses.

Tudo isto, não me fará usar este espaço para, de alguma forma, permitir o avanço nefasto do fundamentalismo religioso.

O blog vem cumprindo sua função sem este viés, e assim, continuará.
Sds.

Anônimo disse...

Fundamentalismo religioso é nefasto na política e na vida do cidadão comum!

Anônimo disse...

Está certíssimo professor!

Rudy Klug disse...

E os seus comentários são típicos socialistas, apenas qualificar e acusar e nunca discutir. Discuta se for capaz! Ou censure o comentário, nesse caso seria coerente com os desejos do seu partido.

Egídio disse...

Muito bom, Roberto! Essa atitude lúcida deveria ser tomada por todos os blogs progressistas da região! Não dá mais para nos deixarmos envolver por essa cantilena de fundamentalistas religiosos diversos que, por hora, se utilizam do fajuto discurso de defesa da "liberdade de expressão". Todos nós sabemos os seus reais interesses!

Deixemos o poder nas mãos dessa gente pra ver o que eles fazem com a tal liberdade que, agora, defendem com tanta beligerância! No Brasil, nunca experimentamos um momento de tamanha liberdade de expressão como este, que garante inclusive o direito desses falsos cristãos inventarem informações e divulgá-las em prejuízo de uns e benefício de outros.

A última grande mentira foi a da candidata que desafiou Deus dizendo que nem Ele tiraria a sua vitória! E vimos o resultado! É pra isso que esses fundamentalistas querem liberdade de expressão? Para, diante de um falso testemunho, promoverem um Estado de insegurança e medo que, bem sabemos, é o fundamento para o avanço dos discursos religiosos?

O Estado é laico! A política não pode ser exercida a partir dos dogmas de qualquer religião! Se querem discutir dogmas, procurem a Igreja mais próxima e serão prontamente atendidos!

E se querem um canal de comunicação para expressar seus dogmas com a relevância deste blog, que aprendam a construir um igual! A liberdade de expressão se configura na própria ferramenta: todos nós podemos criar um blog!

Será que se exigissemos um espaço naqueles jornais religiosos (Folha Universal, Canção Nova, entre outros) para divulgar idéias, projetos ou produtos contrários aos princípios religiosos, a liberdade de expressão seria respeitada?

Parabéns pela atitude!

Anônimo disse...

mesmo assim nao publica meus comentarios... sao pessoais e assinados! o unico motivo de nao publicar é o medo de influenciar algumas pessoas que aqui...

Bom! para mim essa desculpa de nao publicar assuntos politicos religiosos é mera desculpa pois tive muitos outros comentarios barrados simplesmente por irem contra a ideologia partidaria deste blog, dou de exemplo algumas citacoes minhas sobre o collor esta apoiando a dilma, voce publicou ? NAO! tinha citacoes religiosas? NAO !

Nao te reconheco mais...

Helton

Zé -centro disse...

Concordo com a posição do blogueiro no que tange a questão de se misturar religião com política. Não podemos aceitar discursos políticos eivados de dogmas religiosos. Se as pessoas querem professar a sua fé que o faço dentro dos templos. O discurso político com o tom de religião é muito perigoso. O Estado Brasileiro é laico, não se aceita a intercessão religiosa. Cada um que tenha a sua. Fazer política no meu entender passa por uma discussão sobre o bem público, que jamais deve ser tutelado pelo discurso religioso. Não se pode misturar estas "tintas". O discurso religioso passa pelo viés pessoal, além de ter uma força manipuladora por trás. É inaceitável discutir qualquer assunto que envolva políticas públicas envolvendo argumentos religiosos. Isto é muito perigoso para qualquer país.Abrs.

Katia Silva disse...

Professor, como frequentadora assidua deste espaço senti-me confusa, daria de obter esclarecimentos mais detalhados sobre qual foi o estopim que motivou esta publicação? Que comentarios anteriores deixei de ler? Sinceramente não entendi e penso que deve ter acontecido algo de extrema gravidade, é posivel responder?
Abraços Kátia.

Anônimo disse...

Professor,
Quero dizer que sou cristão, porém concordo plenamente com o senhor. Acho vergonhoso que líderes religiosos, sejam padres, pastores... se utilizem de seus cargos eclesiásticos para dar eco à uma campanha sórdida e mentirosa contra a candidata Dima. Aliás, em breve estarei postando em meu blog, que é um sobre assuntos de natureza teológica, um post sobre este tema. Obrigado, Victor.

Anônimo disse...

Não sou PT, mas voto em Dilma com a plena convicção que é o melhor pra Brasil. Acho uma covardia, o sr. Serra usar da religião para tentar angariar votos desse pessoal fanático, que vive na igreja e não pratica o verdadeiro cristianismo, que é respeitar e amar oseu próximo, NÃO CALUNIAR E NÃO CHAMAR SEU NOME EM VÃO.
VOCÊ FEZ MUITO BEM,QUEM VISITA SEU BLOG, VEM DISCUTIR POLÍTICA, OU ASSUNTOS QUE INTERESSAM A VIDA COTIDIANA DA NOSSA CIDADE E NÃO RELIGIÃO.

Anônimo disse...

A mistura de política e religião não costuma ser democrática. A começar porque a democracia tem que estar acima dos credos, não deve traduzir diferenças de credo, de gênero ou de raça – ou outra qualquer na esfera privada – em diferenças de direitos políticos. Além de que a religião se funda em crenças, em dogmas, em fé – fatores subjetivos -, incapazes de dar fundamento a relações políticas democráticas.

Anônimo disse...

Estados fundamentalistas religiosos – como os islâmicos, assim como Israel - discriminam os que não são adeptos dos credos dominantes. Em um Estado de credo xiita, os sunitas são discriminados, assim como todas as outras tendências religiosas ou não religiosas. Da mesma forma, em Israel, os não judeus – como os 20% árabes da população – são cidadãos de segunda classe.

Anônimo disse...

Vejo com muita preocupação a posição de muitos líderes evangélicos ao manipularem suas membresias com o discurso de que fazer política partidária é também uma responsabilidade da igreja. Assim estão os tais se convertendo em políticos ao invés de converterem os políticos ao Evangelho.
Se também bem entendi o Velho Testamento, lá está escrito que Deus fez uma nítida separação entre a condução e administração dos negócios de Estado ou Nação dos negócios da religião, sendo que religião é ‘religare’: o processo de religar o homem a Deus (elo rompido no Jardim do Édem).

Anônimo disse...

Atenção José Serra: Uso eleitoral da “fé cristã” é lamentável, critica CNBB e sai em defesa de Dilma.

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

HIPOCRISIA

Será que alguns pastores,
Padres e bispos são decentes?
Pregam em nome da moral,
Perjuram sob o pecado carnal,
Mas estupram nossos inocentes.

Hoje, os santos são contra o aborto,
Deveras não existisse dúbia verdade,
Pois quem pratica a vil pedofilia
Esconde por traz uma biografia
De pecado, nojo e imoralidade.

Abominam ao sopé do sacro púlpito
Com pregações os atos de horror,
Reza e oram fácil – e em tom esnobe,
Porém lapidam o dinheiro do pobre
Dizendo que é para o Senhor.

Juram fácil! E encontram no outrem
Sempre a marca d’algum defeito,
Escondem sob o terno e a batina
Que são míseras aves de rapina
Tirando da miséria sempre proveito.

Dizem que pregam a verdade,
Mas escondem seu real roteiro,
Tiram sempre da sagrada escritura
Frases pra justificar a fértil usura
E encher suas cestas de dinheiro.

Esquecem estes torpes farsantes
Que a palavra de Deus não mente
Com o ferro que ferre, será ferido
Em breve alfim todos submetidos
E julgados ao pé do Onipotente.

Cairão as máscaras que escondem
O verídico escopo de tal intento
Ao dizer que é favor da vida
Mas violentam a infância, perdida
Nos porões das igrejas e conventos.

T. Barreto

douglas da mata disse...

Caro Professor,

Me permita participar desse importante debate, que aliás, é o principal trunfo desse democrático blog:

Ninguém de bom senso pretende ignorar que valores religiosos podem permear a disputa e o debate políticos, haja vista serem religião e política atividades eminentemente humanas.

Logo, é difícil estabelecer um limite aceitável, pois há um comportamento humano quase que natural de pretender que o poder sirva a propagação de sua visão de mundo. Nada demais, se não quisermos aniquilar a visão do outro.

É aqui o ponto de inflexão, onde devemos separar religião(de foro privado) de política (no sentido público da expressão).

Cada um vota no candidato que entenda que vá fazer a defesa dos valores que quiser, religiosos ou não, que fique também claro!

Mas é preciso desmascarar um fato que os religiosos, quando arvoram a defesa (generalista e proposital) da liberdade de expressão religiosa:

Religião é um conjunto de valores morais, que consistem em dogmas(verdades absolutas)sobre as quais não se permite dúvida.

Assim, querem repercutir esses valores religiosos na vida política, reivindicam um viés democrático nessa ação, mas esquecem que se permitirem uma ação de mão dupla, e formos discutir os valores políticos dentro da religão isso não é possível, explico:

Querem discutir a presença de "deus" na vida e, conseqüentemente, na política temporal.

Mas se política não se calca em verdades absolutas, como discutir política a partir de uma premissa que para os religiosos é imutável(a existência de deus)?

E os que não crêem em deus ou em um único deus, como os politeístas?

Como faremos um debate aberto sobre isso, se o início já está, para eles, definido?

Daí a difiuldade em adotar premissas religiosas como políticas públicas, e os Estados mais eficientes, no sentido da proteção de TODOS os direitos de TODOS, souberam afastar as teses teocráticas da administração.

Isso também não quer dizer abandonar valores caros aos religiosos, como direito a vida, não violência, segurança, liberdade, etc, etc.

Essa agenda é sempre bem-vinda, dada sua "universalidade" que a legitima, independentemente de cor religiosa!

Mas como já disse: o fato de eu não concordar que meu país seja antissemita, não implica em defender que o Ministério da Saúde imponha a circuncisão nas rede pública de saúde como obrigação, por exemplo!

Ou o fato de imaginar que a Igreja Católica também seja contra a tortura não implica em determinar que todos os supermercados não vendam carne na sexta-feira santa!

O debate sobre aborto ou qualquer outro tema pode e deve contar com a participação dos religiosos, desde que saibam respeitar(e pelos últimos acontecimentos, está provado que ainda não sabem) outros valores, porque ateus como eu também pagam impostos e não admitem que esses impostos sirvam para impor uma visão religiosa contra a qual eu discordo.

Mas eu acho que esse debate é mais uma prova de amadurecimento e nos torna cada vez melhores.

Lembremo-nos que países com muito mais tempo de instituições democráticas como nós, recorrentemente têm esse debate na sua cena política e nas suas ações de Estado, como acontece hoje na França, e nos EEUU, onde paradoxalmente unidades matam na pena de morte, apoiados pelos cristãos que proibem o aborto!

Um abraço.

Anônimo disse...

Misturar religião com política, ter Estados religiosos – Irã, Israel, Vaticano, como exemplos – desemboca em visões ditatoriais, até mesmo totalitárias. Na democracia, os direitos individuais e coletivos devem ser garantidos para todos, igualmente. Ninguém deve ter mas direitos ou ser discriminado, por suas opções individuais ou coletivas, desde que não prejudique os direitos dos outros.

Anônimo disse...

“Pior é trazer para a luta política brasileira um homem como o Serra … e o PSDB trazer em socorro de sua débâcle eleitoral a calhordice da mistificação religiosa.”
Ciro Gomes

Rudy Klug disse...

Pois é Roberto, você é mesmo um medroso. Só publicou o comentário que não tem o desenvolvimento do raciocínio.

Já os comentários dos que pensam como você, que são muito fracos também (Flábio Mussa e Douglas da MAta), esses não demoraram para aparecer aqui.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Quem é Rudy Klug?

Mostre a cara baby!

Ou então lá vai um "comentário" bem "forte", um argumento bem convincente para vc:

VÁ SE FUDER!!!

Roberto Moraes disse...

Meu (minha) caro(a)

Rudy ou (Ruth) quem usa pseudônimo não tem direito de chamar ninguém de medroso.

Outros adjetivos, talvez, neste democrático blog, mas nunca de medroso com 74 meses de exposição diária.

Sds.

Rudy Klug disse...

A bala de prata contra o petismo é a moral e a fé cristã. A primeira vez que nos mexemos foi na "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" e eles foram colocados nos seus devidos lugares. Agora parece ser a segunda vez, e os socialistas já estão com medo. Perdendo ou ganhando essa parada eles vão continuar trabalhando para diluir os valores cristãos. Vide a teologia da libertação com Leonardo Boff e Frei Beto e a teologia da prosperidade com Edir Macedo, diga-se de passagem que todos esses apoiam o lula. As duas vertentes mais heréticas e desilusórias do cristianismo.

Fábio Siqueira, já sei que você é revolucionário e que portanto pensa de trás pra frente. Qualquer coisa que eu disser estarei errado na sua visão porque você já sabe onde quer chegar com o seu discurso revolucionário e vai opinar e mudar de opinião por qualquer caminho para chegar onde quer. Essa é a lógica imoral do socialismo. Sinto te dizer mas essa herança que vocês têm de Mao (de quem Lula é declaradamente fã), Lenin, Fidel, Chaves e Evo é daí pra baixo. Os povos daquelas nações socialistas sofreram por serem pusilânimes, espero que o povo Brasileiro não caia no mesmo erro.

Flávio Mussa, não sabe pensar de verdade. Pode saber viver no seu dia a dia técnicamente e praticamente achando que é normal. Talvez você julgue que é normal pelas suas capacidades cognitivas, mas você é um parafrênico. Para um padre violentar um menino o primeiro requisito é ser gay, quem quer colocar gays dentro das igrejas são os revolucionários socialistas como você. Leia "good bye good men" e veja quem começou esse serviço. Os pastores exploradores são justamente aqueles da teologia da prosperidade, que presta o maior desserviço ao cristianismo ao reduzir e infantilizar a fé das pessoas até que a percam.

Para um apóstata qualquer religioso é fundamentalista.

Anônimo disse...

Faço das palavras de Fábio Siqueira as minhas!rs
Mariana Arêas Pedra

Anônimo disse...

Que coisa triste, só pensar que corremos o risco de ter esse tipo de primeira dama.
" A campanha religiosa contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estava em andamento e foi subestimada pelo comitê petista. O staff serrista prestou mais atenção nisso. No dia 14 de setembro, a mulher de José Serra, Mônica Serra, em campanha para o marido no município de Nova Iguaçu, no Rio, falou a um eleitor evangélico, para convencê-lo a não votar em Dilma: "Ela é a favor de matar criancinhas", disse, segundo relato do jornal "O Estado de S. Paulo". Mônica quis dizer, usando cores muito, muito fortes, que Dilma era a favor do aborto, e portanto não merecia o voto de um evangélico. Não deve ter sido da cabeça dela - falou porque as pesquisas qualitativas do PSDB já deviam mostrar que a onda "antiabortista" estava pegando, embalada por bispos e padres da Igreja Católica e pastores evangélicos."

Anônimo disse...

Maria Inês Nassif:
Serra chega aos pobres pelo medo.

A outra ironia da história é que, no momento em que perdem significativamente a força os chefes de política locais, em função dos programas de transferência de renda do governo, e o PT passa a ser o interlocutor preferencial junto aos pobres, os seus adversários tenham arrumado um “atalho” para chegar a esse eleitor humilde, via o temor religioso. O voto colocado como “pecado”, e a eleição como obra de um “poder satânico”, recolocam o eleitorado mais pobre e menos escolarizado nas mãos de líderes conservadores, mas pela força do medo.

Anônimo disse...

Rio – Candidatos a presidente e a vice, José Serra e Indio da Costa decidiram atender a pedidos de lideranças evangélicas e, durante a campanha do segundo turno, irão condenar o Projeto de Lei 122/2006, que transforma em crime a discriminação a homossexuais.

EU TENHO MEDO DO SERRA!!!!!!!!!!!!

Roberto Moraes disse...

O Rudy,

Já tem posição fechada a favor do Golpe Militar e de tudo que seja regime de execeção e quer falar em debate e diálogo?

Reclama que somos socialistas (digamos que hoje, mais sociais-democratas) e se coloca contra tudo que lhe contraria e reclama de quem lhe é contrário?

Ao ver o espaço que se dá a alguém cheio de verdades e defensor da Ditadura Miltar e tudo que a sucedeu, eu tenho todo o direito de considerar o blog liberal demais´...

Freud explica... quando se deixa falar as verdades vêem à tona. Para ele Serra é o que de menos pior existe, pois preferia um ainda mais à direita. Aliás, direito dele, desde que não queira impor isto aos outros.

Quem diria, o Serra acabou conseguindo juntar a direita adormecida...

Ainda veremos mais coisas. Acompanhem os próximos capítulos!

Sds.

Anônimo disse...

Essa tão prolatada "tolerância brasileira" e essa tal cordialidade não passa de hipocrisia bem disfarçada, que estava a tempos adomercida mais qque sempre vem a tona quando "convidada" como fizeram a dupla Serra/Marina.

Anônimo disse...

Professor, com todo respeito, sou contra a censura, mas está na hora de moderar esses comentários."Para um padre violentar um menino o primeiro requisito é ser gay, quem quer colocar gays dentro das igrejas são os revolucionários socialistas como você."
Pessoas como esse Rudy Klug são a escória da sociedade e votam na escória da política, como Serra e seu vice "Indiota' da Costa.

Mariana Arêas Pedra

Ana Paula Motta disse...

Pois é, companheiros, O Rudy ou KKK ou TFP, seja lá o que for se revelou.

Anônimo disse...

Gente, sinceramente!!!!!!!!!!!!!!
Estou estupefata!!!!
Perplexa!!!!
Choquei!!!!!!!!!!!!!!!!
Que loucura essa que está rolando por aí e por aqui!!!!

O que me garantiu a certeza de que estou no século XXI...foi a própria leitura do texto!!!! Estou frente a um computador...e isso é expressão absolutamente contemporânea!!!!!!!!

Ufa!
MAS VERDADE É QUE PENSEI ESTAR NA IDADE MÉDIA!!!

Pessoas se sentem aptas a JULGAR, CONDENAR,ROTULAR...
Estou temendo que ainda haja fogueira com direito a plateia para que a PEDAGOGIA DO MEDO possa garantir resultados mais amplos!!!!!


O MAIS INTERESSANTE de tudo...[e foi o que me causou a sensação "RETRO"]...em nome de DEUS!!!!!!!!!!!!!

JÁ VI ESSE FILME!!! Em nome de Deus [sem moral para tal!]

A PESSOA NÃO SE APRESENTA CLARAMENTE... Usa um outro nome...e se diz corajoso...

GENTE..por mais que o espaço aqui seja público...o BLOG tem um criador...que tem absoluto direito de impedir o retorno a Idade Média...até pq tive a sensação de que pode rolar um convite a condenação na FOGUEIRA...

O interessante de tudo...é que NA HISTÓRIA DESSE PAÍS SEMPRE RELIGIOSOS GOVERNARAM...inclusive durante a Ditadura Militar...
E esse foi a período mais aviltante da nossa história! COm uma desnutrição que atingiu mais de 70% em alguma regiões...

Há quem ache que foi um grande período, mas isso não quer dizer nada [pelo menos pra mim!],tem gente que pensa o mesmo sobre o Nazismo na Alemanha!!!

Por favor, me poupe!!!!

VOTO EM DILMA!

Assim como votei em Lula...[e é bom lembrar que esse papo de perdição também rolou naquela época!]

Anônimo disse...

Correto, Roberto!
VOTO EM DILMA!!!!!!!!!!!!!!

E abaixo a volta a Idade Média!
Abaixo o discuro moralista!

Abaixo o discurso que tem tante necessidade de apenas FAZER RUÍDO!!

Bom mesmo é ouvir o som dos pássaros, o canto...que encanta!

PARA QUEM NÃO ENTENDEU...O blog do falante corajoso que passa por aqui...já diz que quem BUSCA A HARMONIA DEVE ESTAR ATENTO AOS RUÍDOS...[são ruins]

PARE DE FAZER RUÍDDDDDDDDDDDDDDDDDDDO!
ISSO É PUERIL!

PARABÉNS, ROBERTO!

Anônimo disse...

"As formas de controle social em regimes totalitários geralmente envolvem o uso e exacerbação do medo a um grau extremo. Todos passam a vigiar a todos e todos se sentem vigiados e intimidados."
É ASSIM QUE ESTOU ME SENTINDO SÓ POR FALAR NO ORKUT QUE MEU VOTO É DE DILMA!

Rudy Klug disse...

Ao falar em fogueira devem estar falando da inquisição espanhola, onde o estado (que era católico)queimou e torturou vários hereges. A inquisição era feita dentro da Igreja e não condenava ninguém à morte, e sim ao Ato de Fé, em alguns casos professar a fé em público e em outros praticar penitência dentro de casa.

Acontece que o estado considerava todos os pecados como crimes. A Igreja nunca foi a favor disso e hoje tudo é contado com um viés inglês, em outras palavras anti-católico. E nada disso fez as igrejas anglicanas deixar de ter seus bancos vazios.

Judeus expulsos da Espanha encontraram abrigo em Roma, os fugidos de Hitler também encontraram abrigo em Roma. Ambos sobre a interferência do Papa da época. Eu sou católico e por isso procuro saber a verdade sobre a história da minha Igreja, conheço muitas mazelas também mas tento esclarecer o que é injusto. Vejo que muitas pessoas aqui se dizem cristãs mas atacam a moral cristã. A incoerência não é minha.

E para um padre abusar de um menino tem que ser gay sim. Até onde eu sei apenas os homossexuais têm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

O século XXI... Computadores... Tecnologia... Isso não quantifica modernidade da sociedade como um todo, apenas avanço tecnológico em ALGUMAS áreas. Segundo a profecia de Nossa Senhora de Lourdes o século XXI é o início da segunda época dourada, a época da fé e o fim da época da ciência. Não precisam acreditar em mim, quem transmitiu isso foi Santa Bernadete e o corpo dela está INCORRUPTO até hoje (mais de 100 anos) em uma urna transparente para que todos vejam. Isso é confirmação da doutrina de Deus, não sou eu quem diz, são os fatos que mostram.

Ah! E não sou TFP, não sou tradicionalista. Sou conservador assim como o Papa Bento XVI é.

Roberto, não sou a favor de todos os regimes de exceção, isso eu não falei, você inventou ou inferiu. Do golpe militar sim, pois poderia ter sido um golpe comunista e hoje sermos como Cuba. Sobre o que eu penso de Serra você tem razão, e quem diria... A situação despertou a direita adormecida, também tem razão.

E não venha me falar de Freud, ele não é a única vertente da psicologia. É a mais famosa porque vai ao encontro da estratégia Fabiana. Esse papo de "o importante é ser feliz" é obra dele e as novelas da globo, destruidoras da moral cristã, têm isso como verdade.

Viktor Frankl explica: "o homem busca significado e não felicidade". É a outra escola da psicologia, muito mais respeitada do que Freud.

Rudy Klug disse...

Ao falar em fogueira devem estar falando da inquisição espanhola, onde o estado (que era católico)queimou e torturou vários hereges. A inquisição era feita dentro da Igreja e não condenava ninguém à morte, e sim ao Ato de Fé, em alguns casos professar a fé em público e em outros praticar penitência dentro de casa.

Acontece que o estado considerava todos os pecados como crimes. A Igreja nunca foi a favor disso e hoje tudo é contado com um viés inglês, em outras palavras anti-católico. E nada disso fez as igrejas anglicanas deixar de ter seus bancos vazios.

Judeus expulsos da Espanha encontraram abrigo em Roma, os fugidos de Hitler também encontraram abrigo em Roma. Ambos sobre a interferência do Papa da época. Eu sou católico e por isso procuro saber a verdade sobre a história da minha Igreja, conheço muitas mazelas também mas tento esclarecer o que é injusto. Vejo que muitas pessoas aqui se dizem cristãs mas atacam a moral cristã. A incoerência não é minha.

E para um padre abusar de um menino tem que ser gay sim. Até onde eu sei apenas os homossexuais têm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.

O século XXI... Computadores... Tecnologia... Isso não quantifica modernidade da sociedade como um todo, apenas avanço tecnológico em ALGUMAS áreas. Segundo a profecia de Nossa Senhora de Lourdes o século XXI é o início da segunda época dourada, a época da fé e o fim da época da ciência. Não precisam acreditar em mim, quem transmitiu isso foi Santa Bernadete e o corpo dela está INCORRUPTO até hoje (mais de 100 anos) em uma urna transparente para que todos vejam. Isso é confirmação da doutrina de Deus, não sou eu quem diz, são os fatos que mostram.

Ah! E não sou TFP, não sou tradicionalista. Sou conservador assim como o Papa Bento XVI é.

Rudy Klug disse...

Roberto, não sou a favor de todos os regimes de exceção, isso eu não falei, você inventou ou inferiu. Do golpe militar sim, pois poderia ter sido um golpe comunista e hoje sermos como Cuba. Sobre o que eu penso de Serra você tem razão, e quem diria... A situação despertou a direita adormecida, também tem razão.

E não venha me falar de Freud, ele não é a única vertente da psicologia. É a mais famosa porque vai ao encontro da estratégia Fabiana. Esse papo de "o importante é ser feliz" é obra dele e as novelas da globo, destruidoras da moral cristã, têm isso como verdade.

Viktor Frankl explica: "o homem busca significado e não felicidade". É a outra escola da psicologia, muito mais respeitada do que Freud.

Anônimo disse...

É DILMA PARA O BRASIL CONTINUAR NO CAMINHO CERTO!
NÃO SE DEVE MISTURAR CRENÇA RELIGIOSA COM POLÍTICA!

Anônimo disse...

Triste ver a discussão eleitoral se resumir à essa discussão hipócrita sobre religião mais precisamente sobre aborto. O PSDB é um partido que não tem projeto de governo e que tem vergonha do seu governo passado tenta viver de boatos.
Triste fim de carreira para Serra.
É Dilma, não tem jeito!

Anônimo disse...

Uai! E havia Estado na IDade Média? O Tribunal Da Inquisição não mandou para fogueira?
Se isso é real...a cegonha ainda traz baby! Papai Noel vai descer pela chaminé! Homem aranha escalará meu prédio!!!! E hora de chamar os HE-MAN!!!!!!!!kkkkk

Tem gente dando uma de historiador...e nem estória [e olha que nem a palavra é mais usada] sabe contar...

kkkkk

Tem gente que não consegue IBOPE no próprio BLOG... vai para outro pra tentar plateia!!!

E VAMOS LÁ DILMA!!!!!!!

Só pra terminar...já vi esse filme nas eleições com Lula!

PEDAOGIA DO MEDO...Lamento no século XXI persistir! É por isso que muita gente vira ateu...muitos falsos cristãos que espalham o ateismo!

ABRAÇOS!!!!!!

É DILMAAAAAAAAAAAA!

Anônimo disse...

Sr.Rudy KLug, Victor Frankl relata suas experiências em um livro como interno de campo de concentração, descrevendo seu método psicoterapêutico para encontrar sentido em todas as formas de existência (mesmo as mais sórdidas) e, daí, uma razão para continuar vivendo.
A sua razão sórdida deve ser sua admiração por essa direita extremista e sem o mínimo de vergonha na cara e amor pelo Brasil!

Mariana Arês Pedra

Anônimo disse...

“A ideologia da direita é o medo”, já nos ensinava Simone de Beauvoir.

Anônimo disse...

Eu tenho medo de Serra!
Tenho medo de direita reacionária!
Tenho medo da igreja que sempre escondeu sua mazelas!
Tenho medo da midia que acusa e julga sem sem provas!
Tenho medo do retrocesso!
Tenho medo de pessoas "de boa fé" que repassam emails caluniosos!
Essa é a eleição do medo!

Provisano disse...

Esse tal de Rudy Klug está me parecendo mais um cadeadão de armário, incoerente, incongruente e intolerante, não dá para levar a sério o que ele escreve.