65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, outubro 07, 2010
Quociente eleitoral na eleição de domingo para a Câmara Federal e para a Alerj
Ainda observando alguns grandes números das eleições de domingo, o blog identificou que o quociente eleitoral que valeu para a eleição de um deputado federal e estadual em nosso estado foram:
217,6 mil votos para deputado federal;
147,1 mil votos para deputado estadual.
Estes valores são obtidos pela divisão dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) pelo número de cadeiras a que o estado tem direito, de 46 para a Câmara Federal e 70 para a Alerj.
Estes números são bem maiores que o de 2006. Para este ano a expectativa era de que um partido ou coligação precisasse de cerca de 185 mil votos para eleger um deputado federal e 130 mil para estadual.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário