66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, outubro 02, 2010
TRE-RJ sorteia urnas para processo de votação paralela
Do Portal da Agência Brasil:
"Rio de Janeiro - O presidente da Comissão da Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), juiz Sérgio Ricardo Arruda, sorteou hoje as quatro urnas que serão submetidas à auditoria. As urnas sorteadas são as da seção 73 da 157ª Zona Eleitoral, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, da seção 216 da 187ª Zona, de São João de Meriti, também na Baixada,da seção 95 da 255ªZona Eleitoral, de Copacabana, na zona sul do Rio e a da seção 121 da 170ª zona, no Maracanã, zona norte da cidade.
As quatro urnas vão ser substituídas por reservas e trazidas para a sede do TRE, para serem instaladas ao lado de quatro urnas de lona, onde vão ser depositadas, em cada uma, quinhentas cédulas de votação manual preenchidas por representantes de partidos. Em seguida, as urnas de lona serão lacradas.
A partir das 8 horas de amanhã (3), as urnas de lona são abertas, para que o voto manual seja digitado nas quatro urnas eletrônicas correspondentes. Às 17 horas, após o encerramento da votação, será feita a apuração das urnas de lona e a totalização das urnas eletrônicas.
Os resultados obtidos nas urnas de lonas serão comparados com a das urnas eletrônicas e deverão ser exatamente equivalentes, para provar que o programa inseminado nas urnas eletrônicas retrata fielmente o voto manual depositado na urna de lona. Todo o processo será filmado e acompanhado por uma auditoria externa, feita por uma empresa contratada pelo TSE, além da Procuradoria Regional Eleitoral e de representantes dos partidos e da sociedade civil."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário