65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, outubro 20, 2010
Vilmar Rangel lança livro de poesia dia 27, no Sesi, em Campos
Abaixo o release recebido pelo blog que publica com prazer a informação. Abraço antecipado ao Vilmar:
“Resultado de uma experiência estética inteiramente nova e diferente”. É assim que o poeta Vilmar Rangel classifica o seu mais recente livro, que leva o instigante título de “Dança entre dorsos tensos”, cujo lançamento está confirmado para o dia 27, uma quarta-feira, às 20h, no Teatro do SESI (Guarus). Esclarece o autor que o evento não vai se limitar à clássica sessão de autógrafos, antecedida por pronunciamentos nos quais se resume uma biografia e se exalta o talento do autor. “Será uma noite de arte”, com define o próprio Vilmar. Para garantir essa característica, ele decidiu contratar um experiente e premiado diretor teatral — José Sisneiros — para idealizar e dirigir um espetáculo que apresenta poemas do livro com elementos de teatro e dança, além de outros recursos cênicos. A entrada é mediante convites expedidos pelo autor, mas não há restrições a quem aprecie literatura. Não serão vendidos ingressos, como esclarece Fernando Rossi, executivo dos espetáculos do SESI/Campos.
O elenco reúne atores, cantores e bailarinos, que dão expressão inovadora aos textos, deles extraindo significados e referências que à primeira vista possam passar despercebidos do leitor. “É uma experiência que sob certo prisma representa um divisor de águas na minha trajetória literária. Fascinou-me, pois jamais havia me utilizado de um processo de criação que provoca a palavra, conduzindo-a por uma trilha que não depende, no primeiro momento, da chamada inspiração e que extrai o máximo da riqueza semântica das palavras”, define Vilmar.
Este é o quarto livro de poesia do acadêmico (ACL e Pedralva), sendo que o segundo que publica em segunda edição, já que a primeira saiu há meses, juntamente com os livros de dois outros autores José Cunha Filho e Joel Soares, prosadores em noite de autógrafos na Academia, com tiragem limitada, integrante de um projeto diferente e com outra proposta gráfica. “Esta segunda edição, na verdade, estava pronta antes da iniciativa da ACL, e só agora posso mostrá-la do modo como foi projetada. Considero-a mais completa, pois traz, em resumo, textos de autores consagrados sobre aspectos do processo de criação poética. Publica também opiniões de respeitados escritores, mestres em literatura e ensaístas, que deram o seu beneplácito à minha intenção de editar o livro, e cujos textos são publicados na íntegra”, lembra o autor, bastante conhecido em Campos e região por seu perfil de jornalista, publicitário e relações públicas.
A capa, em cores vivas e contrastantes, chama de pronto a atenção e desperta curiosidade pelo conteúdo da obra. Toda a editoração leva a assinatura de Genilson Soares, o papel utilizado é politicamente correto e a apresentação gráfica traz algumas novidades, desde as chamadas “orelhas”. Vilmar diz que a noite de arte vai ser enriquecida com exposição de telas de autores campista, será regada a coquetel e a renda obtida com a venda dos exemplares (R$15,00 cada) será inteiramente doada a duas instituições filantrópicas."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário