65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, novembro 01, 2010
Fascinante a votação eletrônica e apuração em pouco mais de 2 horas
Muito já se disse sobre os riscos da votação eletrônica, mas, não se pode deixar também de registrar a maravilha da apuração em mais de 90% das urnas, deste imenso país, em pouco mais que duas horas.
Ainda assim, é interessante observar, registrar e lembrar como é possível, de nossos computadores com o uso do software (Divulga 20101) disponibilizado pela Justiça Eleitoral, nós simples cidadãos, podermos acessar, no mesmo momento que as “poderosas corporações das mídias comerciais”, os resultados gerais do país, por estado, município ou zona eleitoral.
Bom que se investisse na auscultação da população sobre questões do nosso interesse com o uso deste importante mecanismo de participação popular. Particularmente, defenderia que este uso da auscultação à população começasse pelos municípios.
Nesta linha, o blog indaga do colaborador deste blog: qual o assunto que você sugeriria para um plebiscito do campista?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Vou mais além, penso que deveríamos defender a possibilidade de uma intervenção Federal no município de Campos. É uma vergonha essa situação de sucessiva cassação de prefeitos.
Inviabiliza qualquer projeto de desenvolvimento.
Digamos BASTA!!!
Também sou favorável a que se aumente o nível de participação popular, Roberto.
Acho que um tema importante para um plebiscito seria a tapagem do valão, com a construção de mais pistas, ciclovia e estacionamentos na Av. Visconde do Rio Branco.
Mas penso que esse tipo de consulta deve ser feito juntamente com as eleições municipais.
Um abraço.
OBS: a população não tem ideia da Logística empregada para se ter um resultado tão rápido...
Outro assunto: a Constituição proíbe que a União faça intervenção diretamente em Municípios (só o Estado pode fazê-lo)...
Postar um comentário