65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, novembro 17, 2010
Sobre a implantação da UCN do Açu
Ainda do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do estaleiro a ser construído no Complexo Logístico-Industrial do Açu elaborado pela empresa Conestoga-Rovers e Associados:
"Como será a implantação?"
"Primeiramente será feita a limpeza do terreno, o que abrange as fases de obras de terraplenagem e retirada da vegetação. A cota de implantação do empreendimento
será de 5,0 metros, e nessa fase serão feitas obras de aterramento e a construção das fundações.
A retirada da vegetação será feita de forma cuidadosa e se restringirá à faixa de servidão do empreendimento, a qual envolve basicamente a unidade industrial, o canteiro de obras, a central de concreto e os canais de acesso e canais internos. Essas medidas têm como objetivo preservar a Fauna e a Flora, causando menor impacto no meio ambiente.
Devido às características do terreno, composto por solo arenoso e água subterrânea subaflorante, as fundações deverão ser construídas na forma de “estacas” a fim
de não restringir o fluxo de água subterrânea. A área de instalação do empreendimento é composta por terreno aplainado, onde não estão previstos grandes cortes e aterros.
Para a construção do canal de acesso, bacia de evolução e dos berços de atracação, serão necessárias atividades de dragagem marítima e escavação.
O volume total a ser dragado e escavado para abertura do canal será de 65.200.000 m3, sendo 13.700.000m3 provenientes da atividade de dragagem (cerca de 20,0% do total a ser escavado) e 51.550.000 m3 oriundos da atividade de escavação em terra.
O material originário da dragagem deverá ser totalmente utilizado na atividades de terraplenagem da UCN Açu e de outras unidades industriais. No caso de material excedente, será encaminhando a um botafora marinho2, já licenciado e em fase de expansão, do Complexo Portuário do Açu.
Do ponto de vista ambiental, está prevista no projeto a intersecção do canal de acesso com a Lagoa do Veiga. Essa intersecção será em sistema fechado, também por estaca prancha, evitando comunicação entre os diferentes ambientes, de forma a prevenir e minimizar potenciais alterações nos comportamentos ecológico e hidrodinâmico da Lagoa do Veiga."
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Um comentário:
É a vida que segue,
É o progresso que chega,
Aproveitem esse momento,
Senão voce fica na rabeira.
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